Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8628
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 2016
metadata.dc.creator: COSTA, Renato Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida
Title: Trajetória de consolidação na produção científica do Pesquisador sênior
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: COSTA, Renato Pinheiro da. Trajetória de consolidação na produção científica do pesquisador sênior. 2016. 274 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou compreender as trajetórias de consolidação das carreiras dos pesquisadores sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq vinculados à área de educação, bem como os interesses que os mobilizam no âmbito da produção científica. As finalidades específicas consistiram em: Analisar sob quais circunstâncias ocorrem a produção de pesquisadores no contexto científico; identificar os liames das diretrizes institucionais do CNPQ à política de incentivo e fomento à pesquisa no país; entender como o conhecimento científico vem sendo produzido aliado ao desenvolvimento dos interesses dos pesquisadores da área de educação e das políticas das instituições de fomento; refletir sobre a carreira e produtividade dos pesquisadores categoria sênior da Área Educação. O estudo está fundamentado na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aporte teórico Jürgen Habermas e sua discussão em torno da teoria do conhecimento e interesse; perscruta ainda fontes históricas de teses, dissertações, livros, artigos científicos publicados em periódicos, anais e eventos, e Currículo Lattes dos Pesquisadores Sênior, que apresentam a estrutura operacional dos órgãos de fomento à pesquisa. Como é construída historicamente a carreira do pesquisador sobretudo o da área de educação vinculados aos CNPq? Quais são os interesses envolvidos na constituição da carreira do pesquisador sênior? Quais as bases epistemológicas predominantes na produção científica dos pesquisadores da área de educação com esse perfil? O sênior constitui a referência no desenvolvimento de pesquisa e produtividade científica de acordo com as Resoluções Normativas do CNPq? Como delimitação de um tempo histórico a investigação é desenvolvida no período entre os anos de 2006 a 2016. Apresenta-se como tese o argumento segundo o qual as produções científicas dos pesquisadores sênior são forjadas mediante apropriações epistemológicas, ideológicas e de ordem políticas, desenvolvidas no contexto da modernidade que introduz a formação do sujeito a partir de relações estabelecidas com a sociedade e suas instituições, deixando rastros reveladores de seus perfis referente à trajetória formativa, a oscilação na linearidade da literatura que produzem, da opção pelo tipo de publicação do resultado de suas pesquisas, o que demonstra que o conhecimento que produzem é somente desenvolvido mediante interesses. Concluiu-se que, a carreira de pesquisador vem sendo construída historicamente entremeio a introdução de projetos políticos do Estado por meio dos órgãos de fomento e de instituições afins dessa estruturação, para a promoção da ciência e tecnologia e da constituição e organização de uma comunidade em torno do desenvolvimento do campo científico, fazendo com que estruturas institucionais como a classificação de pesquisadores fossem criadas a fim de promover o reconhecimento do intensivo trabalho daqueles que se dedicam à promoção do conhecimento científico, como no caso dos pesquisadores da modalidade sênior.
Abstract: This study aimed to understand the consolidation trajectories of the careers of senior researchers from the National Scientific and Technological Development Council - CNPq linked to the education sector as well as the interests that mobilize in scientific production. The specific objectives were: To analyze under what circumstances occur the production of researchers in the scientific context; identify the bonds of institutional guidelines CNPQ incentive policy and fostering research in the country; understand how scientific knowledge has been produced together with the development of the interests of researchers in the field of education and policies of development institutions; reflect on the career and productivity of senior category researchers Education Area. The study is based on documentary and bibliographical research, with the theoretical framework Jürgen Habermas and his discussion on the theory of knowledge and interest; still scrutinizes historical sources of theses, dissertations, books, scientific articles published in journals, proceedings and events and Lattes of researchers senior presenting the operational structure of the agencies for research. As is historically built the career of the researcher especially the education area linked to CNPq? What are the interests involved in the constitution of the senior research career? What are the prevailing epistemological basis in scientific production of the education sector researchers with this profile? The senior is the reference in the development of research and scientific productivity according to the Normative Resolutions of the CNPq? How delineation of a historical time research is developed in the period between the years 2006 to 2016. It is presented as a thesis the argument that the scientific productions of senior researchers are forged through appropriations epistemological, ideological and political order, developed in context of modernity which introduces the formation of the subject from relationships with society and its institutions, leaving telltale traces of their profiles related to the training course, the fluctuation in the linearity of the literature they produce, the choice of the type of publication of the result of his research, which shows that the knowledge they produce is only developed by interests. It was concluded that the research career has been built historicallybetween the introduction of political projects of the State through the funding agencies and related institutions that structure, to promote science and technology and the establishment and organization of a community around the development of the scientific field, making institutional structures as researchers classification were created in order to promote the recognition of the intensive work of those engaged in the promotion of scientific knowledge, as in the case of researchers from senior mode.
metadata.dc.description.resumen: Este estudio tuvo como objetivo comprender las trayectorias de consolidación de las carreras de los investigadores de alto nivel del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y - CNPq vinculado al sector de la educación, así como los intereses que movilizan en la producción científica. Los objetivos específicos fueron: Analizar en qué circunstancias se produzca la producción de los investigadores en el contexto científico; identificar los vínculos de las directrices institucionales de política de incentivos CNPQ de investigación y fomentar en el país; entender cómo el conocimiento científico se ha producido junto con el desarrollo de los intereses de los investigadores en el campo de la educación y las políticas de las instituciones de desarrollo; reflexionar sobre la carrera y la productividad de los investigadores categoría Senior Área de Educación. El estudio se basa en el documental y la investigación bibliográfica, con el marco teórico Jürgen Habermas y su discusión sobre la teoría del conocimiento y el interés; aún escruta fuentes históricas de tesis, disertaciones, libros, artículos científicos publicados en revistas, actas y eventos y Lattes de investigadores de alto nivel que presentan la estructura operativa de las agencias para la investigación. Como históricamente se construye la carrera del investigador especial la zona de la educación vinculada al CNPq? ¿Cuáles son los intereses que intervienen en la constitución de la carrera de investigación de alto nivel? ¿Cuáles son las bases epistemológicas que prevalece en la producción científica de los investigadores del sector educación con este perfil? La mayor es la referencia en el desarrollo de la investigación científica y la productividad de acuerdo con las Resoluciones Normativas del CNPq? ¿Cómo se desarrolla el trazado de una investigación de tiempo histórico en el periodo comprendido entre los años 2006 y 2016. Se presenta como una tesis el argumento de que las producciones científicas de investigadores de alto nivel se forjan a través de créditos epistemológico, ideológico y el orden político, desarrollados en contexto de la modernidad que introduce la formación del sujeto de las relaciones con la sociedad y sus instituciones, dejando rastros reveladores de sus perfiles relacionados con el curso de formación, la fluctuación en la linealidad de la literatura que producen, la elección del tipo de publicación del resultado de su investigación, lo que demuestra que el conocimiento que producen solamente es desarrollado por intereses. Se concluyó que la carrera de investigación se ha construido históricamente entre la introducción de los proyectos políticos del Estado a través de los organismos de financiación y las instituciones relacionadas con esa estructura, la promoción de la ciencia y la tecnología y la creación y organización de una comunidad en torno a la el desarrollo del campo científico, por lo que las estructuras institucionales como la clasificación investigadores fueron creados con el fin de promover el reconocimiento de la intensa labor de quienes se dedican a la promoción del conocimiento científico, como en el caso de investigadores de modo de alto rango.
Keywords: Educação superior
Historiografia institucional
Pesquisador sênior
Epistemologia
Pesquisa - Órgãos de fomento
Produção científica
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO SUPERIOR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Educação (Doutorado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_TrajetoriaConsolidacaoProducao.pdf2,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons