Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8690
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 21-Jun-2016
metadata.dc.creator: PAULA, Hulda Iza Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
Title: Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém/PA
Citation: PAULA, Hulda Iza Gonçalves de. Adaptações curriculares e a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência: um estudo de caso em escolas públicas localizadas no município de Belém/PA. 2016. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se insere na temática da Inclusão Educacional da pessoa em situação de deficiência. É resultado de estudo de caso realizado em duas escolas públicas do município de Belém do Pará no qual buscou-se analisar de que maneira as mesmas têm promovido adaptações curriculares de grande porte para responder as demandas da inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência. Os objetivos neste estudo foram analisar se o processo de implementação de adaptações curriculares de grande porte promove a inclusão educacional, acesso e permanência da pessoa em situação de deficiência em escolas públicas do município de Belém/PA, bem como problematizar sobre ações que as escolas pesquisadas têm efetivado para garantir o acesso ao currículo e a inclusão educacional destas pessoas. Procurou-se ainda analisar o posicionamento de educadores que trabalham nas escolas públicas estudadas em relação a necessidade de promoção de adaptações curriculares para a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência. Neste estudo, os procedimentos metodológicos utilizados durante a investigação foram de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas pesquisadas. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo. Como pressupostos teóricos nos orientamos a partir do modelo social de deficiência. Enquanto resultados deste estudo, elencase que as escolas pesquisadas têm implementado ajustes paliativos no âmbito da adequação de seus espaços físicos, estruturais e de recursos para a promoção da inclusão educacional, os ajustes efetuados, contudo, não suprem a demanda das necessidades dos estudantes em situação de deficiência nelas matriculados, em especial nos quesitos espaços, mobiliários acessíveis e recursos de acessibilidade. Neste aspecto, o fator investimento público despontou como determinante para que as escolas desenvolvam as adequações necessárias para a promoção do acesso e inclusão de todos os estudantes. No fator acesso ao currículo as ações de adaptação curricular realizadas nas escolas pesquisadas se focalizam em adaptações de provas, de avaliações e de conteúdos direcionadas aos estudantes em situação de deficiência, medidas, entretanto, que não estão resguardadas e nem previstas na proposta pedagógica de ambas as escolas, o que se entende não garantir sua implementação e nem definir o modo como nelas se dará o processo. Os educadores das escolas pesquisadas consideram que as ações de adaptação curricular estão associadas ao processo de ensino e aprendizagem, portanto, sendo responsabilidade dos docentes implementá-las. Adaptações curriculares de grande porte se constituem enquanto medidas adotadas para possibilitar a inclusão educacional da pessoa em situação de deficiência nas escolas pesquisadas, embora, assumam, nas referidas escolas, forma diferenciada da visão oficial brasileira.
Abstract: This work is part of the theme of Educational Inclusion of the person's disability status. It is case study results conducted in two public schools in the municipality of Belém do Pará in which we analyze how these have promoted large curriculum adaptations to meet the demands of educational inclusion of people in disability situation. We had as objectives in this study to analyze the large curriculum adaptations implementation process promotes educational inclusion, access and permanence of the person in a situation of disability in public schools in the city of Belém / PA and discuss on actions that schools surveyed they have made effective to ensure access to the curriculum and the educational inclusion of these people. We also seek to analyze on how to position the educators working in public schools studied regarding the need to promote curricular adaptations for educational inclusion of people in disability situation. In this study the methodological procedures used during the research were qualitative approach through desk research, observation and semi-structured interviews with teachers, coordinators and managers of the surveyed schools. The collected data were analyzed using content analysis method. As theoretical assumptions we orient ourselves from the social model of disability, also making an analysis of documents from the National Curriculum Standards for the Curricular Adaptations strategies for the education of students with special educational needs. While results of this study we list the schools surveyed have implemented palliative settings within the adequacy of its physical spaces, structural and resources to promote educational inclusion, the adjustments, however, do not meet the demand of the needs of students in a situation of disabilities enrolled in them, especially in the categories spaces, affordable furniture and accessibility features. In this regard, public investment factor emerged as crucial for schools to develop the necessary adjustments to promote access and inclusion of all students. In factor access to the curriculum the curricular adaptation actions carried out in the schools surveyed are focused on evidence adaptations, reviews and content directed to students in deficiency situation, measures, however, that are not shielded and not provided for in the pedagogical proposal of both schools which does not guarantee its implementation and does not define how to give them the process. Educators of the schools surveyed consider that the curricular adaptation actions are associated with the process of teaching and learning, therefore, it is the responsibility of teachers to implement them. Large curricular adaptations constitute as adopted measures to enable the educational inclusion in the surveyed schools, although whatsoever in these schools differently Brazilian official view.
Keywords: Educação especial
Inclusão escolar
Deficientes - Educação
Currículo escolar
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AdaptacoesCurricularesInclusao.pdf2,04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons