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dc.creatorSILVA, Paulo Sérgio Araújo da-
dc.creatorCHAVES, Sílvia Nogueira-
dc.date.accessioned2017-06-19T15:53:36Z-
dc.date.available2017-06-19T15:53:36Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Sérgio Araújo da ; CHAVES, Sílvia Nogueira. Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências. Ensino Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 259-276, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172009000200259&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jun. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110205>.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2117pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8721-
dc.description.abstractThis work is about the investigation developed during the process of continual formation of science teachers (from the subjects of Chemistry, Biology, Physics and Primary School's Sciences) in a public University. This work consists in a research in wich we try to understand the relations between epistemological refletion and teacher formation. We investigate, particularly, what kind of reflections the science teachers have built from the discussions about the process of production and social appropriation of science and the relations that they establish with the stories of their professional forming and performance. The analysis of this material pointed that among all the aspects in wich the epistemological debate simulated reflections the ethical-political dimension of science is always present. Such reflections led them to review their formative processes establishing relations between scientific production and social criterions of validation of science, as well as they accepted to analyse their own educative practices to these criterions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpistemologia da ciênciapt_BR
dc.subjectÉtica na ciênciapt_BR
dc.subjectPolitica na ciênciapt_BR
dc.subjectPraticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professores de ciênciaspt_BR
dc.titleEpistemologia, ética e política na formação de professores de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeEpistemology, ethical and political in the preparation of science teacherspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage259pt_BR
dc.citation.epage276pt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios.pt_BR
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