Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9066
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 23-May-2016
metadata.dc.creator: PAIXÃO, Cristhian Corrêa da
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Title: Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PAIXÃO, Cristhian Corrêa da. Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências. 2016. 150 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata de experiências docentes de professores que fizeram parte do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. Busco investigar para compreender em que termos essas experiências constituem contribuições à renovação do ensino de ciências. Em Tese, proponho que as experiências docentes desenvolvidas no Clube de Ciências da UFPA constituem contribuições à renovação do ensino de ciências, em termos de uma transformação epistemológica do sujeito-professor e reorientação didático-metodológica de sua prática, no sentido da organização do ensino com pesquisa. Assumo a abordagem narrativa de pesquisa e, assim, analiso experiências de professores, vividas entre 1979 e 2012, no Clube de Ciências, tomando por base as orientações da análise textual discursiva. Como marcas da transformação do sujeito-professor a atitude reflexiva assumida, que proporciona compreensões sobre aspectos significativos da profissão; a mediação de processos de ensino e aprendizagem, como um novo papel assumido em uma experiência de ensino; a ciência compreendida numa perspectiva crítica e coerente, em alguns aspectos, com o que a literatura propõe. As reorientações do ensino estão no sentido de fundamentação da prática pedagógica, a partir da pesquisa em educação em ciências, e desenvolvimento do estudante como sujeito no processo de aprendizagem, além de assumir o caráter de uma alfabetização científica. Nestes termos, as experiências de professores no Clube de Ciências constituem contribuições à renovação do ensino de ciências no contexto paraense. Permitem acenar para a inserção do trabalho reflexivo-crítico do professor no cerne de toda proposta de reforma educacional, abrem perspectivas para o estabelecimento de relações construtivas entre professor e estudantes no espaço de aprendizagem e revelam o potencial do ensino com pesquisa para a ampliação do movimento de melhoria da qualidade do ensino de ciências.
Abstract: This research deals with teaching experiences of teachers that were part of the Science Club of the University Federal of Pará. I investigate to understand how these experiences contributed to the renewal of teaching science. I propose that the teaching experiences developed in the Science Club of the UFPA had contributions to the renewal of teaching science in terms of epistemological transformation of the subject- teacher and didactic and methodological reorientation of his practice towards the organization of teaching with research. I assume a narrative approach research and like this I analyze experiences of teachers between 1979 and 2012 at the Science Club, based on the guidelines of textual and discursive analysis .I point as subject- teacher transformation's marks the reflexive attitude assumed for them that provides insights into important aspects of their profession; mediation teaching and learning , as a new role taken on a teaching experience ; science understood in a critical and coherent perspective, in some respects , as the literature suggests. The reorientation of teaching are towards the foundation of the pedagogical practices based in teaching with research and in the student's development as a subject in the learning process, besides taking a character of a scientific literacy. In these terms, the teaching experiences in the Science Club constitute contributions to the renewal of teaching science in the Pará context. Allow wave to the inclusion of reflective - critical work of teacher at the heart of all proposed educational reform, open up prospects for the establishment of constructive relations between teacher and students in the learning space and reveal the potential of teaching with research for the expansion of quality improvement moviment of teaching science.
Keywords: Educação científica - Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências - Práticas pedagógicas
Pesquisa narrativa
Experiências educativas
Clube de ciências
Universidade Federal do Pará
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ExperienciasDocentesClube.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons