Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9767
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 23-Jun-2017
Authors: FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães
First Advisor: VIEIRA, Lia Braga
Title: Memórias de professores de artes/música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA
Other Titles: Memories of arts/music teachers: conceptions, objectives and "strategies" in music education in state schools of basic education in Belém – PA
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: FAÇANHA, Tainá Maria Magalhaes. Memórias de professores de artes/música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9767>. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada em História Oral, que propôs como principal objetivo compreender o sentido da educação musical em escolas de educação básica em Belém do Pará, a partir de Memórias de Professores de Música. Especificamente, foram analisadas quais as concepções de professores de Arte/Música nessas escolas, quais os objetivos estabelecidos por esses professores para a educação musical na educação básica e quais as “estratégias” por eles desenvolvidas para efetivação do ensino de música na educação básica. Ainda foram relacionadas e analisadas de que forma as concepções, “estratégias” e objetivos eleitos pelo professor de Arte/Música direcionam o sentido do ensino da educação musical em escolas de educação básica. Por meio da história oral foi possível compreender as escolhas pedagógico-musicais dos professores de Arte no ensino da música, através da investigação de suas memórias, especialmente quanto às suas formações advindas de experiências de vida, de experiências institucionais e de práticas docentes, que aqui entendo serem a base de suas práticas como professores. Para desenvolvimento da pesquisa foram visitadas 29 escolas, com o intuito de identificar quantos professores de arte licenciados em música atuam nessas escolas. Tendo conhecimento dos professores, foram realizadas duas entrevistas: com uma professora licenciada em música que atua na rede pública de ensino há mais de 20 anos e um professor licenciado em música que atua na rede pública de ensino há mais de 10 anos. Essas entrevistas foram transcritas, textualizadas e transcriadas, resultando em duas narrativas, que posteriormente foram interpretadas e analisadas a partir de um olhar transdisciplinar que possibilitou um diálogo com o conceito de memória, à luz de autores da História, Sociologia, Antropologia, Filosofia e da Educação Musical. Pode-se concluir que os principais apontamentos desta pesquisa foram de que a educação musical escolar é trilhada não apenas por um caminho, mas por vários caminhos que os professores, superando obstáculos, constroem cotidianamente. Suas experiências de vida e formação institucional se mostraram como pilares de sua atuação como profissionais, ressignificando práticas de ensino e concepções de vida. Além disso, o diálogo entre gestão escolar e professores se torna imprescindível para efetivação do ensino da música na escola.
Abstract: This work consists of a research based on Oral History, which proposed as main objective to understand the meaning of music education in basic education schools in Belém do Pará, from Memories of Music Teachers. Specifically, it was analyzed the conceptions of teachers of Art / Music in these schools, the goals established by these teachers for music education in basic education and the "strategies" they developed for teaching music in basic education. It was also related and analyzed how the conceptions, "strategies" and objectives chosen by the Art / Music teacher direct the teaching of music education in primary education schools. Through oral history it was possible to understand the pedagogical-musical choices of art teachers in the teaching of music, through the investigation of their memories, especially regarding their formations arising from life experiences, institutional experiences and teaching practices. I understand that they are the basis of their practices as teachers. For the development of the research, 29 schools were visited, in order to identify how many art teachers licensed in music work in these schools. Two teachers were interviewed: a licensed music teacher who has worked in the public school for more than 20 years and a licensed music teacher who has worked in the public school system for more than 10 years. These interviews were transcribed, textualized and transcribed, resulting in two narratives, which were later interpreted and analyzed from a transdisciplinary view that enabled a dialogue with the concept of memory, in the light of authors of History, Sociology, Anthropology and Philosophy; And of education. It can be concluded that the main points of this research was that school music education is not only tracked by one path, perhaps not by many, but by teachers who, through obstacles, construct school music education on a daily basis. His life experiences and institutional formation are shown as pillars of his work as professionals, resignifying teaching practices and conceptions of life. In addition, the dialogue between school management and teachers becomes essential for effective teaching of music at school.
Keywords: Música
Instrução e estudo - Belém (PA)
Professores de arte - Belém (PA)
Educação básica - Belém (PA)
Música na educação - Belém (PA)
Música na escola - Belém (PA)
Concentration Area: ARTES
Research Line: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MemoriasProfessoresArtes.pdf6,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons