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Type: Dissertação
Issue Date: 29-Jun-2015
Authors: GIUSTI, Desiree Costa
First Advisor: SAMPAIO, Valzeli Figueira
Title: O que restou do olhar: reminiscência de um álbum de família
Other Titles: What's left of the see: reminiscent of a family album
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: GIUSTI, Desiree Costa. O que restou do olhar: reminiscências de um álbum de família. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9980>. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho se constitui como uma poética acerca das fotografias e memórias herdadas dos álbuns de família. Nesta perspectiva, analisei as representações da fotografia no contexto das relações familiares e o sentimento de pertença suscitado a partir do reconhecimento de identidades e de significados contidos nas imagens. Busquei na memória a relação com minha avó paterna, que convivi durante alguns anos e fui atravessada pelo amor que ela dedicava à fotografia, me tornando, também, colecionadora de fotos não só de minha como de qualquer família. fundamentando a pesquisa e a poética a partir dos teóricos da fotografia, como Roland Barthes, Susan Sontag, Jacques Aumont, Boris Kossoy, entre outros, e suas análises sobre as relações entre memória e morte na fotografia. Com vistas a compreender o valor afetivo que é atribuído às fotografias que se constituem como corpus da pesquisa, e o que confere a elas a aura de objetos únicos, utilizei a coleção dos álbuns de fotografias de família, constituídos, desde a década de 1950, por Filomena Giusti, maranhense, nascida em Codó, e moradora, por mais de sessenta anos em Belém do Pará.
metadata.dc.description.resume: Ce travail se constitue une poétique à propos des photographies et mémoires héritées des albums de famille. Dans cette perspective, j'ai analysé les représentations de la photographie dans le contexte des relations familiales et le sentiment d'appartenance suscité à partir de la reconnaissance des identités et des significations qui font partie des images. J'ai cherché dans la mémoire la relation avec ma grand-mère paternelle, avec qui j'ai vécu pendant quelques années, et j'ai été traversé par l'amour qu'elle dédiait à la photographie, ce qui m'a rendue, moi aussi, collectionneuse de photos, pas uniquement les miennes, mais de n'importe quelle famille. Je fonde la recherche et la poétique à partir des théoriques de la photographie, comme Roland Barthes, Susan Sontag, Jacques Aumont, Boris Kossoy, parmi d'autres, et ses analyses sur les relations entre mémoire et mort dans la photographie. En objectivant comprendre la valeur affectueuse attribuée aux photographies qui se constituent comme le corpus de la recherche, et ce qui les concerne l'aura d'objets uniques, j'ai utilisé la collection d'albums de photographie de famille, composés depuis la décennie de 1950, par Filomena Giusti, née à Codó, à l'Etat du Maranhão, et habitante, durant plus de 60 ans, à Belém du Pará.
Keywords: Fotografia
Memória
Poética da arte
Concentration Area: ARTES
Research Line: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Ciências da Arte
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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