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Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Jun-2015
Autor(es): GIUSTI, Desiree Costa
Primeiro(a) Orientador(a): SAMPAIO, Valzeli Figueira
Título: O que restou do olhar: reminiscência de um álbum de família
Título(s) alternativo(s): What's left of the see: reminiscent of a family album
Agência de fomento: 
Citar como: GIUSTI, Desiree Costa. O que restou do olhar: reminiscências de um álbum de família. Orientadora: Valzeli Figueira Sampaio. 2015. 46 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9980. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho se constitui como uma poética acerca das fotografias e memórias herdadas dos álbuns de família. Nesta perspectiva, analisei as representações da fotografia no contexto das relações familiares e o sentimento de pertença suscitado a partir do reconhecimento de identidades e de significados contidos nas imagens. Busquei na memória a relação com minha avó paterna, que convivi durante alguns anos e fui atravessada pelo amor que ela dedicava à fotografia, me tornando, também, colecionadora de fotos não só de minha como de qualquer família. fundamentando a pesquisa e a poética a partir dos teóricos da fotografia, como Roland Barthes, Susan Sontag, Jacques Aumont, Boris Kossoy, entre outros, e suas análises sobre as relações entre memória e morte na fotografia. Com vistas a compreender o valor afetivo que é atribuído às fotografias que se constituem como corpus da pesquisa, e o que confere a elas a aura de objetos únicos, utilizei a coleção dos álbuns de fotografias de família, constituídos, desde a década de 1950, por Filomena Giusti, maranhense, nascida em Codó, e moradora, por mais de sessenta anos em Belém do Pará.
Résumé: Ce travail se constitue une poétique à propos des photographies et mémoires héritées des albums de famille. Dans cette perspective, j'ai analysé les représentations de la photographie dans le contexte des relations familiales et le sentiment d'appartenance suscité à partir de la reconnaissance des identités et des significations qui font partie des images. J'ai cherché dans la mémoire la relation avec ma grand-mère paternelle, avec qui j'ai vécu pendant quelques années, et j'ai été traversé par l'amour qu'elle dédiait à la photographie, ce qui m'a rendue, moi aussi, collectionneuse de photos, pas uniquement les miennes, mais de n'importe quelle famille. Je fonde la recherche et la poétique à partir des théoriques de la photographie, comme Roland Barthes, Susan Sontag, Jacques Aumont, Boris Kossoy, parmi d'autres, et ses analyses sur les relations entre mémoire et mort dans la photographie. En objectivant comprendre la valeur affectueuse attribuée aux photographies qui se constituent comme le corpus de la recherche, et ce qui les concerne l'aura d'objets uniques, j'ai utilisé la collection d'albums de photographie de famille, composés depuis la décennie de 1950, par Filomena Giusti, née à Codó, à l'Etat du Maranhão, et habitante, durant plus de 60 ans, à Belém du Pará.
Palavras-chave: Fotografia
Memória
Poética da arte
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

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