Dissertações em Engenharia de Processos (Mestrado) - PPGEP/ITEC
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Navegando Dissertações em Engenharia de Processos (Mestrado) - PPGEP/ITEC por Orientadores "BATISTA, Clauderino da Silva"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação da análise de viabilidade econômica e financeira para venda de casas em um condomínio residencial no interior do Amazonas(Universidade Federal do Pará, 2021-08-18) SILVA, Aline Souza da; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622A Construção Civil foi um dos setores que teve maior impacto negativo desde a última crise econômica em 2014, em que fechou mais de 100 mil postos de trabalho, e consequentemente, a situação ficou bem mais alarmante, pois houve piora nos três anos subsequentes; contudo, ocorreu uma leve aquecida em 2018, com o auxílio da redução da taxa Selic, em que as pessoas retiravam o seu dinheiro dos investimentos que não tinham tanto rendimento e aplicavam em imóveis residenciais ou comerciais. Desta forma, novos investimentos serão viabilizados, sendo eles empreendimentos comerciais ou residenciais, criação de canteiros de obras, contratação de pessoal, maquinários e material. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo aplicar a análise de viabilidade econômica e financeira em um condomínio residencial no município de Iranduba, interior do Amazonas; evidenciando o detalhamento do projeto e os custos envolvidos na elaboração; analisando os indicadores de riscos econômicos e financeiros; apresentando o fluxo de caixa, Ebtida, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback para identificar e avaliar a viabilidade do empreendimento; demonstrar possíveis falhas na execução do projeto. Partindo-se de estudo de viabilidade, usando como método, uma pesquisa aplicada e quali-quantitativa; levantamentos bibliográficos, entrevistas e análises de dados. Os dados foram coletados na construtora e incorporadora no setor de incorporação e novos negócios. Os resultados evidenciaram que o empreendimento estudado é viável economicamente, e oferece grande potencial. A simulação foi efetuada com comercialização de todas unidades do empreendimento até o trigésimo mês de execução, ou seja, até a conclusão da obra. A hipótese de comercialização resultou em um VPL de R$3.542.284,98, TIR de 34,27% a.a, payback simples com retorno sobre o investimento no 26º mês de execução e índice de lucratividade de 1,10. Com base nesses dados, foi possível realizar a aplicação dos indicadores de viabilidade econômica no fluxo de caixa do empreendimento com o intuito de verificar que o retorno do investimento. Os cenários mostraram-se lucrativos e consistentes quanto a sua saúde financeira e interessante alternativa ao investidor, uma vez que todos os métodos de análise aplicados mostraram um resultado bastante positivo ao longo dos períodos mensais analisados, indicando um retorno financeiro razoavelmente rápido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidades inteligentes: principais rankings e propostas de melhoria para São Luís, Maranhão(Universidade Federal do Pará, 2020-12-11) COSTA, Belisa Souza; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622O conceito de cidade inteligente vem sendo difundido, atualmente, como um local adequado para as pessoas viverem, onde os recursos tecnológicos cooperam entre si para gerar bem-estar, inclusão social e participação de seus habitantes, além da sustentabilidade do meio ambiente, e onde há o crescimento sustentável, o monitoramento e integração de todos os componentes de infraestrutura; cabendo aos governos a otimização de recursos, a manutenção preventiva, garantindo segurança, enquanto maximizam seus serviços para os cidadãos. Há índices internacionais que medem o nível de desenvolvimento das cidades, utilizando critérios e dimensões que muito se aproximam, embora nem todos os índices utilizem os mesmos critérios e dimensões. Objetivo: o presente trabalho se configura como uma análise dos principais rankings que medem as condições das cidades e as classifica quanto à posição entre as cidades inteligentes, visando propostas de melhorias para a cidade de São Luís, frente à realidade destas cidades, buscando qualidade de vida, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Método: Usa a cidade de Curitiba como referência nacional, considerada em primeiro lugar em 2018, no Ranking Connected Smart Cities, enquanto São Luís não figurava entre as posições analisadas. Resultados: É proposto um plano de intervenção, a fim de tornar São Luís mais competitiva no que tange à sua classificação como cidade inteligente e sustentável, nos itens mobilidade urbana, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação, e viii segurança. Tais itens foram consolidados em três linhas estratégicas para organizar as intervenções propostas: Gestão da administração pública; Gestão do saneamento básico em sentido amplo; Adequação do uso do território e as relações entre o ambiente natural e o construído, bem como suas interferências sobre a mobilidade no município; além do tema transversal de gestão energética, como forma de incentivo à geração de emprego e renda, diminuição de gastos públicos municipais (iluminação pública, energia gasta nas áreas de saúde e educação), aliado à aplicação de práticas sustentáveis e saneamento ambiental. Conclusão: É possível transformar São Luís numa cidade inteligente e sustentável, através do plano de intervenção proposto, devendo haver investimentos, e parcerias a fim de que a mesma alcance estas metas, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Detecção de falhas no processo de comunicação e análise dos impactos sobre a segurança de vôo pelo controle de tráfego aéreo(Universidade Federal do Pará, 2019-05-07) LIMA, Robervandro Silva de; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622; https://orcid.org/0000-0002-8506-4534Sabe-se que a comunicação, apesar dos avanços tecnológicos ainda apresenta inúmeros gargalos que podem comprometer a segurança do tráfego aéreo atuados por piloto e controle; e piloto e outras aeronaves. No entanto, esse processo é mais complexo, pois envolve aspectos da comunicação referentes à linguagem, entendimento do idioma, ambiguidade, referência incerta, inferência implícita, homofonia, entonação, repetição (ou cotejamento) e etc. A presente dissertação tem o intuito de analisar as alternativas de detecção de falhas no processo de comunicação e os impactos sobre a segurança de vôos pelo controle de tráfego aéreo. Assim, cabe aqui destacar que o objetivo deste trabalho é o de analisar o processo de comunicação e suas falhas no controle de tráfego aéreo e propor dispositivos de detecção dessas falhas de maneira preventiva de modo a reduzir os impactos sobre a segurança dos vôos. Por isso, torna-se extremamente relevante a proposta de uma detecção de falhas na comunicação reduzindo possíveis riscos que podem levar a acidentes aéreos. Apesar dessa tecnologia aplicada no sistema de comunicação entre as estações de controle no solo, o modelo de comunicação usado entre controladores e pilotos, ainda é um segmento que necessita de muita atenção e novas formas de melhoria do processo comunicativo, que ainda tem características ultrapassadas e que gera influência negativa dos vários elementos descritos nos modelos de comunicação a serem estudados. Sua metodologia tem natureza bibliográfica com proposta experimental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Implementação do lean manufacturing em uma oficina de recuperação de componentes localizada em uma empresa do setor de mineração - São Luís - MA(Universidade Federal do Pará, 2022-01-28) MENDES, Claudia Gonçalves; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622O sucesso de uma empresa em um mercado competitivo e globalizado está na capacidade de identificar e eliminar desperdícios, reduzir custos, agregar valor para o cliente, estabilizar, inovar e melhorar continuamente seus processos. Justifica assim a realização do trabalho na qual com a crescente escassez de recursos e a necessidade de aperfeiçoar os processos de manutenção, busca-se planejar e melhorar as atividades visando obter um produto de qualidade satisfazendo os clientes e os colaboradores da empresa, quanto mais eficiente é o planejamento e a programação de uma manutenção, menores serão os índices de retrabalho e de manutenções não programadas. Os objetivos demonstrar a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing em uma Oficina de Recuperação de Componentes localizada no Terminal Portuário de Ponta da Madeira -TPPM em São Luís no Maranhão. Dentre as metodologias abordadas, esta pesquisa tem caráter qualitativo por ser centrada na realidade da empresa, além de ser bibliográfica, documental porque utilizam-se dados existentes, os dados coletados são predominantemente descritivos, o interesse do pesquisador ao estudar um determinado problema é verificar como ele se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas interações cotidianas, a análise dos dados tende a seguir um processo indutivo. Os resultados obtidos evidenciando assim trabalhos de melhoria contínua voltados para a excelência operacional, capacitação de várias equipes em vários processos, eliminação de desperdícios e resultados voltados para ganho financeiro. Também houve defesas de novos investimentos para a Oficina com novas tecnologias impactando positivamente na produtividade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepção de profissionais da segurança pública sobre a cadeia de custódia no estado do Amazonas(Universidade Federal do Pará, 2021-05-05) MARQUES, Thiago Soares; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622; https://orcid.org/0000-0002-8506-4534O objetivo dessa pesquisa é evidenciar a imprescindibilidade da cadeia de custódia frente à prova balística, uma vez que, em se tratando dos processos penais, é essencial apresentar provas e, para isso, deve-se garantir que elas sejam protegidas, embaladas e analisadas corretamente, processo este que é realizado através da cadeia de custódia. Também se buscou verificar se os profissionais envolvidos neste processo têm condições de executá-lo de forma adequada e, para tanto, realizou-se a coleta de dados através de questionário com servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas. Os resultados demonstram que uma parcela, mesmo que pequena, dos participantes não dominam plenamente onde se inicia a cadeia de custódia e/ou como lidar com as evidências balísticas. O questionário também retratou as dificuldades enfrentadas pelos servidores de Manaus, pois propiciou que esses pudessem relatar suas percepções em relação as condições de trabalho, muitas vezes deficitárias. Portanto, concluiu-se que os vícios aparentemente simples com as evidências balísticas e seu processo de cadeia de custódia podem comprometer sua autenticidade, causando impunidade ocasionada pela contestação de sua validade em processos criminais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Processo de planejamento e programação de manutenção em uma empresa de mineração em São Luís do Maranhão: estudo de caso(Universidade Federal do Pará, 2021-07-30) PENHA, Daniele Costa; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622; https://orcid.org/0000-0002-8506-4534; VIEGAS, Bruno Marques; http://lattes.cnpq.br/1196600058247902O planejamento e a programação das grandes manutenções ou revisões gerais (Major Overhaul) tem como objetivo de identificar as necessidades, coordenar as atividades e planejar recursos. O planejamento detalhado e eficiente, propicia o cumprimento dos prazos e dos critérios de manutenção ideais permitindo que o equipamento seja mantido com o mínimo de incidente ou acidentes, evitando, por consequência, a ocorrência de grandes prejuízos operacionais e financeiros para toda a planta. Desse modo, o presente trabalho estruturou-se no tipo de pesquisa exploratória que visou compreender a padronização dos processos de planejamento e programação de uma grande parada de manutenção do moinho de bauxita que está inserido no processo Bayer, processo esse de produção da Alumina, com utilização de ferramenta planejamento e controle. Buscou realizar estudos preliminares, objetivando a estruturação do contexto. Os resultados obtidos do desenvolvimento deste trabalho a afirmação de que o gerenciamento de projetos para obtenção de controle sobre a manutenção é o melhor caminho para o aprimoramento e qualidade, uma vez realizado de forma efetiva, maximiza a confiabilidade e previsibilidade das ações de prevenção e de correção, de segurança, bem como os recursos necessários para a execução destas ações. Outro fator de grande importância são os ganhos com os mapeamentos e controles seja das entregas de planejamento, dos recursos e das documentações. Com isso, a partir do desenvolvimento desta pesquisa pôde-se coletar um conjunto de lições aprendidas a serem usadas nas próximas grandes paradas de manutenção industrial, bem como as oportunidades dificuldades na realização de atividades pré parada do equipamento, ocorrendo alguns atrasos e também a inclusão de algumas atividades e melhorias no decorrer do projeto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Reflorestamento e recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do Tarumã-Açu e sua contribuição na redução dos gases efeito estufa.(Universidade Federal do Pará, 2020-09-14) VERAS, Eliana da Conceição Rodrigues; BATISTA, Clauderino da Silva; http://lattes.cnpq.br/1345689043203622A recuperação de áreas degradadas torna-se fator primordial na redução do aquecimento global, sendo necessário que o processo de reflorestamento passe por um planejamento de seleção de espécies com maior potencial de desenvolvimento em condições adversas. O objetivo da pesquisa é investigar o índice de sobrevivência e mortalidade das espécies frutíferas, plantadas em área degradada na Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu-BHT, e a estimativa da fixação de carbono no período de 20 anos. A metodologia adotada é a observação participante, com análise de 500 mudas de espécies frutíferas de caju (anacardium ocidentale), 500 de ingá (ingá edulis), 500 de buriti (mauritia flexuosa) e 500 mudas de açaí (euterpe oleracea) totalizando 2000 mudas analisadas quanto ao índice de sobrevivência e mortalidade. Utilizou-se mapeamento da área através de GPS - Global Position System, registro fotográfico, revisão bibliográfica através de consulta em dissertações, teses, artigos e livros relacionados ao tema, imagens de satélite, cartas topográficas e mapas pré-existentes. Ainda como metodologia, foi definido que o percentual de mortalidade aceitável para a continuidade do processo de reflorestamento é de até 20%. A seleção e acompanhamento das mudas ocorre no período de 2015 a 2019, obtendo-se resultado de 84,8% de sobrevivência do mauritia flexuosa, 87,2% da euterpe oleracea, 87% da Ingá Edulis e 100% do anacardium ocidentale. Todas as espécies analisadas ficaram abaixo do percentual definido, o que equivale dizer que os objetivos propostos foram bem atendidos. Para a análise da fixação de carbono, utilizou-se o menor e o maior índice encontrado na literatura, onde os autores definem que o menor índice de fixação é de 7,1kg de CO₂ por cada árvore/ano e o maior é de 15,6 kg de CO₂, onde uma única árvore pode absorver entre 142 kg e 312 kg de CO₂ em 20 anos. O sequestro de carbono realizado pelas árvores plantadas contribui na diminuição da concentração de gases de efeito estufa.
