Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/IFCH
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4031
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) é um programa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e teve início das suas atividades, em agosto de 2010. O PPGA contempla a formação de cientistas antropólogos em nível de Mestrado e Doutorado.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA/IFCH por Orientadores "MATOS, Beatriz de Almeida"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ecos de um Theatro Assombrado : um estudo de caso sobre as relações entre materialidade, visagens e o Theatro da Paz, Belém (PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-09-30) BARBOSA, Gabriel Rodrigues; MATOS, Beatriz de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5130782589745088Esta dissertação, divida em três atos, trata das relações entre materialidade e visagens no imaginário amazônico, utilizando como caso de estudo as histórias contadas por funcionários do Theatro da Paz, localizado na Praça da República em Belém (PA). O Ato I: Visagens Amazônidas busca conceituar o termo visagem, buscando entender as diferenças entre visagens e encantados. Para fazê-lo o Ato discute a territorialização da paisagem no imaginário, que conforma a tríade Centro, Margem e Fundo, parcialmente responsável pelas distâncias espaciais e sociais entre Santos, Visagens e Encantados. O Ato II: Theatros é voltado para a história do Theatro da Paz e dos teatros que o antecederam, tendo como objetivo explorar o papel social dos teatros nas estratégias de colonização da Amazônia e as mudanças econômicas, sociais e paisagísticas que ocorreram em Belém durante a segunda metade do século XIX, pois são noções intrínsecas aos processos que conferem ao Theatro da Paz as características físicas que ele hoje possui. Por fim, o Ato III: O Sentido e as Coisas une os elementos dos atos anteriores e se dispõe a explicar: o papel das visagens nas relações dos funcionários com o Theatro da Paz; quais características físicas e de funcionamento do Theatro ajudam a provocar o aparecimento visagens; o papel das coisas materiais ordinárias nas narrativas visagentas; e como isso tudo se emaranha em relações de maestria, que acabam por reforçar laços sociais entre sujeitos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O “pensamento concentrado”: concepções sobre saúde mental e bem viver na pajelança do povo Tembé/Tenetehar(Universidade Federal do Pará, 2024-03-11) MOREIRA JÚNIOR, Carlos Sérgio de Brito; MATOS, Beatriz de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5130782589745088Nesta dissertação propõe-se uma análise do que entendemos por saúde mental a partir da percepção do próprio povo Tembé/Tenetehar, assim como suas imbricações e formas de tratamento destes quadros levadas a cabo pela pajelança e seus muitos especialistas. Para tal, será realizado um levantamento bibliográfico acerca das diversas formas que a saúde mental pode assumir entre os povos indígenas, como suas imbricações com a cosmologia, sonhos e xamanismo, para permitir a comparação com a realidade do povo Tembé/Tenetehar e suas demandas. Ao tentarmos traduzir nosso entendimento do que seria saúde mental para a realidade ameríndia, encontramos diversas barreiras, com diversas tentativas resultando em situações onde as formas do pensamento ocidental se sobrepuseram às formas indígenas de refletir sobre o fenômeno. As sociedades ameríndias percebem o que entendemos por saúde mental a partir de suas próprias ontologias, cosmologias e formas de pensamento. Assim, espera-se contribuir para o conhecimento em saúde mental entre o povo Tembé/Tenetehar e suas demandas de forma que suas reflexões sejam respeitadas e levadas em consideração na análise, abordando as questões relacionadas ao tema sob uma perspectiva antropológica e tentando construir pontes entre as formas indígenas e as concepções médicas ocidentais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Piucquid nibëdec: el dinero entre los Matsés de Buenas Lomas Antigua, Amazonía peruana(Universidade Federal do Pará, 2025-01-29) DËSI, Roldán Dunú Tumi; MATOS, Beatriz de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5130782589745088O presente estudo baseia-se em um trabalho de campo etnográfico inspirado no que o antropólogo Tukano João Rezende e Ana Damásio chamam de “etnografia em casa”. Foi realizado entre os meses de fevereiro a maio de 2024 no anexo Buenas Lomas Antigua do povo Matses, no Peru, ao qual pertenço. O objetivo geral é compreender o entorno social e os múltiplos significados por trás da expressão matses: piucquid nibëdec/ “não há dinheiro”. Minha intenção é analisar como o povo Matses entende e utiliza o dinheiro a partir das suas próprias perspectivas e experiências, começando pela introdução do dinheiro entre os Matses após o contato em 1969 com as missionárias do Instituto Linguístico de Verão até as formas atuais em que o dinheiro, e a falta de dinheiro, através de mercadorias e programas sociais, impactam a vida de mulheres e homens de diferentes gerações.
