Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Orientadores "ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Formar para diferenciar professores do século XXI: explicitando o (im)previsível em Licenciaturas em Ciências Biológicas(Universidade Federal do Pará, 2013-08-16) PINHEIRO, Sheila Costa Vilhena; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5651914385447486Este estudo é atinente a uma pesquisa qualitativa que aborda para compreender, nos termos da investigação narrativa, ideias e percepções de formadores e licenciandos acerca de aspectos teórico-metodológicos e epistemológicos que constituem indicadores de diferenciação científico-pedagógica do século XXI presentes no território dual de uma Licenciatura em Ciências Biológicas, numa universidade pública federal do estado do Pará. A referida dualidade se traduz nessa Licenciatura como um contexto único formado por duas interfaces de formação situadas nas modalidades de ensino „presencial‟ e a „distância‟, que tem como eixo de intersecção os formadores de professores (dentre os quais a pesquisadora se insere). A interface presencial situa-se em Belém, e a interface „a distância‟ é ofertada nos municípios-polo de Marabá, Capanema, Oriximiná e Parauapebas, no tempo em que a pesquisa se desenvolveu. Sustento a tese de que „os parâmetros científico-pedagógicos que diferenciam a formação de professores de ciências no século XXI se expressam na diversidade, flexibilidade e inovação teórico-metodológica de ideias, proposições e práticas em transformação‟. Foram selecionados 10 estudantes (5 do lócus presencial e 5 da interface „a distância) e 07 formadores (03 do lócus presencial, 03 da interface à distância e 01 com experiência híbrida nos dois locus). A produção empírica foi feita, predominantemente, por entrevista semi-estruturada, com duração média de 50 minutos. A organização do material empírico foi feita em torno de questões recorrentes nos depoimentos que configuraram ênfases de fluxos analíticos expressivos de indicadores de diferenciação no contexto sob análise, quais sejam: a) Valores Pessoais e Profissionais, b) Concepções sobre docência e discência e, c) Práticas de Formação. A análise narrativa desses fluxos ideacionais possibilitou a explicitação de princípios de diferenciação docente na educação científica partilhados entre os sujeitos, os quais podem ser expressos em ideias-força como abertura à mudança, identidade docente no contexto, inteligência emocional, amor por si próprio, pelos alunos e pela própria prática, diálogo com os homens e com o mundo, comprometimento ético-político e ação entre riscos e incertezas. Na direção desses princípios, as práticas formativas se distinguem e se confrontam na complexidade do contexto investigado, ao mesmo tempo em que se atraem mutuamente como expressão das expectativas e sonhos compartilhados em busca da diferenciação científica e pedagógica almejada, que se expressa no território instável das práticas, na ousadia de inovar criteriosamente, na coerência em assumir a formação docente como prioridade, em conceber o currículo como práxis a ser construído coletivamente, em superar a racionalidade técnica vinculada a perspectivas empírico-indutivistas no ensino/formação, rompendo com práticas tradicionais de formadores em vista da qualidade positiva da formação docente e do ensino de ciências/biologia atinente aos desafios do século XXI.
