Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Orientadores "BRITO, Licurgo Peixoto de"
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Tese Acesso aberto (Open Access) CTS no contexto do novo ENEM e do ensino de química(Universidade Federal do Pará, 2016-10-07) SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/ 0000-0001-8363-8971O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998, tornou-se o principal processo de avaliação da Educação Básica no Brasil, projetando-se como um importante elemento de disseminação de novos valores educacionais. A concepção do exame incorpora uma proposta de avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, um dos objetivos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no ensino de Ciências, envolvendo conhecimentos de disciplinas do Nível Médio, em que a Química está inserida. Neste contexto, esta pesquisa qualitativa, que adota também padrões quantitativos, teve como principal objetivo analisar, com base nos pressupostos da perspectiva curricular CTS, as relações entre as competências e habilidades (C&H) de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem (CNT) com as questões associadas ao ensino de Química deste exame, no período compreendido entre 2009 a 2015 (novo Enem), e os fatores que influenciam estas relações. A leitura exploratória de documentos e textos científicos sobre o Enem e sobre CTS, assim como minha vivência docente, permitiu-me inferir, a priori, que existe algum nível de aproximação do enfoque CTS nos documentos e questões do Enem. Essa percepção me instigou a pesquisar como e em que medida isso ocorre. Assim, investiguei como ocorrem as aproximações entre os pressupostos teóricos do enfoque CTS com as competências e habilidades de CNT e com as questões associadas ao ensino de Química aplicada no novo Enem. Para isso, foi necessário verificar se as competências e as habilidades possuem associações com os pressupostos teóricos da perspectiva CTS, além de analisar o conteúdo e a estrutura das questões associadas ao ensino de Química, examinando se e como ocorreu a aproximação destas questões com os princípios da perspectiva educacional CTS, e que condições determinam a mediação desta relação de proximidade. Para a obtenção das informações, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: observação, verificação de documentos oficiais da educação brasileira e análise de questões aplicadas no novo Enem. Como instrumento de análise das questões, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Excertos de entrevistas com professores da UFPA elaboradores de questões do Enem foram aproveitados como apoio nas discussões dos resultados obtidos. Os 9 resultados mostraram que, enquanto as C&H de Ciências da Natureza e suas Tecnologias possuem forte associação com os pressupostos da perspectiva educacional CTS, as questões do novo Enem apresentam aproximação em diferentes níveis dos princípios teóricos do enfoque CTS. Os resultados também apontaram que entre as 156 questões analisadas, que são pertinentes ao ensino de Química, 46,1% não apresentaram aproximação com os princípios do enfoque CTS; 32,1% mostraram aparente relação com estes pressupostos e 21,8% estão associadas aos princípios do enfoque CTS. O modelo de educação no Brasil, a formação tradicional dos professores elaboradores e a pouca compreensão desta concepção curricular são fatores que convergem para esta frágil concordância. Apesar disso, esta pesquisa busca contribuir para um ensino de Química mais significativo para o aluno e fornecer uma análise detalhada sobre os itens de Química do Enem, objetivando subsidiar a construção de questões com conhecimentos que se aproximem da perspectiva educacional CTS, que se constitui em uma forte tendência atual no ensino de Química e Ciências Naturais.Tese Acesso aberto (Open Access) Ensino com abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente em uma escola de origem agrotécnica(Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) SANTOS, Deusivaldo Aguiar; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/0000-0001-8363-8971Esta pesquisa tem como objetivo analisar práticas pedagógicas no contexto da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma escola de origem agrotécnica construída no modelo escola-fazenda sob princípios eminentemente tecnicistas, localizada na cidade de Codó no Estado do Maranhão. Admitindo a hipótese de que há indícios da abordagem CTSA nessa escola, esta investigação é pautada na seguinte questão: Como uma escola de origem agrotécnica, predominantemente tecnicista, incorpora elementos da orientação CTSA? A pesquisa é de natureza qualitativa, que adota também informações quantitativas em apoio, quando necessário. A metodologia utilizada na investigação baseou-se na análise de conteúdo de Laurence Bardin, com uso de palavras-chave na procura de elementos indicativos da abordagem CTSA como primeiro nível de análise e leitura aprofundada do texto quando havia indicativos do contexto CTSA, mas que não possuíam termos característicos do nesse campo. Nesses termos, as análises das investigações estão fundamentadas em dois eixos: primeiro eixo - Documentos, incluindo Programa de Desenvolvimento Institucional, Projetos Político Pedagógicos de cursos técnicos do ensino médio e cursos superiores e Planos de Ensino; segundo eixo - Projetos e Eventos, que inclui os projetos de pesquisa e os eventos científicos e pedagógicos. Nesse contexto, o livro didático tem espaço de destaque e entrevistas são utilizadas para reforçar as ideias em cada eixo. Os resultados obtidos confirmam a tese de que existem elementos da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nas práticas pedagógicas e no cotidiano da instituição pesquisada, materializados em planos de ensino, aulas práticas interdisciplinares, eventos e projetos de pesquisa. Esses elementos são potencializados pelas vivências profissionais diferenciadas de alguns docentes, pelo livro didático e pelas orientações nacionais. Finalmente, entendo que esta pesquisa pode estimular iniciativas no contexto CTSA que sejam adequadas às novas orientações educacionais e que, com isso, provoquem mudanças mais profundas nas ações pedagógicas em escolas predominantemente tecnicistas.
