Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Orientadores "COELHO, Wilma de Nazaré Baía"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Um estudo nos projetos político-pedagógicos sobre diversidade étnico-racial nos anos finais do ensino fundamental no ensino de ciências(Universidade Federal do Pará, 2022-08-25) OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809XEste estudo de tese tem como objeto de pesquisa, a temática da Diversidade Étnico-Racial nos anos finais do Ensino de Ciências, nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) em três instituições públicas paraenses de ensino. O objetivo geral é analisar qual o lugar da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, no Ensino de Ciências, por meio dos Projetos PolíticoPedagógicos de três instituições públicas paraenses de ensino. Os objetivos específicos são: mapear a literatura especializada acerca da Educação Básica e Ensino de Ciências no Brasil; demonstrar o perfil das três instituições públicas paraenses de ensino; sopesar a organicidade dos projetos político-pedagógicos das instituições paraenses, em relação ao trato com a temática da Diversidade Étnico-Racial e apresentar as produções dos(as) professores(as) de Ciências das três instituições e as perspectivas do trato da ERER nos anos finais do Ensino Fundamental. A investigação se baseou na literatura especializada acerca das dimensões do Ensino de Ciências (KRASILCHIK, 1996; CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2013; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2017); Diversidade Étnico-Racial e suas dimensões (COELHO, 2005; GOMES N., 2008, 2011; VERRANGIA, 2009, 2016; COELHO; SOARES, 2016; COELHO; SILVA; SOARES, 2017; COELHO M.; COELHO W., 2018; REGIS; BASÍLIO, 2018) e Projeto Político-Pedagógico (VEIGA, 2006; VASCONCELLOS, 2009). A feição do estudo, consubstancia-se a partir das noções conceituais sobre campo, habitus e campo científico (BOURDIEU, 2004b, 2017), representação (CHARTIER, 1991) e metodologicamente, com vistas a uma perspectiva qualitativa, documental e bibliográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 2013; LIMA; MIOTO, 2007). Para a sistematização e organicidade dos dados empíricos, o estudo foi dividido em momento 1: pesquisa bibliográfica do objeto, momento 2: seleção dos lócus de investigação e dos materiais empíricos, momento 3: estudo da literatura especializada sobre Diversidade Étnico-Racial e Ensino de Ciências e momento 4: materialização e análise dos dados da pesquisa. Os dados dos três projetos político-pedagógicos de escolas públicas paraenses, foram analisados por meio de alguns apontamentos da técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontam uma demanda premente de pesquisas sobre a ERER e Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, pois à despeito do discreto avanço, ainda é um campo em crescimento. A partir da empiria, inferimos que os PPPs das escolas paraenses, no que tange ao Ensino de Ciências e ERER, clamam por um trabalho organicamente sistematizado, contínuo, pois os documentos, apresentam fragilidades e a urgência no trato e enfretamento pedagógico da temática, além da necessidade de aprofundamento circunstanciado nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino de Ciências.Tese Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a política de ação afirmativa: a implementação da Lei n.º 12.711/2012 nos IFETS (2014-2019)(Universidade Federal do Pará, 2020-03-19) FERREIRA, Anne de Matos Souza; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809XEste estudo teve como objetivo analisar a política de ação afirmativa, modalidade cotas raciais, implementada em 12 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e a sua relação com a Lei n.º 12.711/2012. Para isso, partimos do entendimento de que, com a aprovação dessa lei, também conhecida como “Lei de Cotas”, buscou-se promover um maior acesso dos estudantes negros aos Ifets. Nesse contexto, a implementação de cotas raciais promoveu alterações consubstanciais nas práticas dessas instituições. A partir dessa proposição, sustentamos, neste estudo, a tese de que os habitus incorporados pelos agentes incumbidos dos processos de implementação da referida lei determinam a forma como eles concebem a legislação e a implementação da política de ação afirmativa, modalidade cotas raciais, nos Ifets. Isso se justifica uma vez que os agentes responsáveis por elaborar, com a participação dos demais atores, as propostas com vistas à execução dessa lei, impõem, aos debates travados no campo educacional, modos de percepção acerca da legislação a ser implementada. Esses diferentes modos, internalizados sob a forma de habitus, engendram as práticas institucionais em relação à política de ação afirmativa, modalidade cotas raciais, implementada nesses espaços sociais. Com o ensejo de sustentarmos essa tese, recorremos ao aporte metodológico proposto por Laurence Bardin (2016), a técnica de análise de conteúdo, para a sistematização e a categorização dos dados. Além disso, valemonos da literatura especializada e da legislação para discutirmos sobre política de ação afirmativa e das noções conceituais de Pierre Bourdieu (1996; 2004; 2009) de campo e de habitus. Tais noções subsidiaram as nossas análises sobre os habitus incorporados às práticas institucionais pelos agentes durante os processos de implementação da Lei n.º 12.711/2012 no campo educacional dos 12 Ifets pesquisados. Os resultados obtidos com o presente estudo demonstraram que tais habitus, no período que antecede a implantação da lei, não diferem dos que foram utilizados pelas universidades públicas nas primeiras iniciativas de adoção de modalidades de ação afirmativa. Observa-se a predominância também da utilização do critério social e econômico para a seleção dos estudantes beneficiários da política de ação afirmativa em questão. Em relação à incorporação dos preceitos da Lei n.º 12.711/2012 ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento norteador das ações institucionais, identificamos que as menções incorporadas a esse documento pelos agentes elaboradores sinalizam uma predominância dos critérios social e econômico, ao se reportarem à política de ação afirmativa implementada no campo educacional.Tese Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores para as relações raciais: produção do conhecimento em livros, artigos qualis, teses e dissertações brasileiras(Universidade Federal do Pará, 2021-02-25) CRUZ, Felipe Alex Santiago; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809XEste estudo tem como temática a formação continuada de professores, e como objeto de investigação a produção do conhecimento sobre relações raciais em teses e dissertações publicadas no Brasil, entre os anos de 2004 a 2018, relativa às discussões sobre a temática. É complementado pelo levantamento de livros e artigos referentes às mesmas discussões. A pesquisa caracteriza-se como de natureza predominantemente qualitativa, do tipo bibliográfica e exploratória da produção do conhecimento. O objetivo geral incide em analisar a produção do conhecimento sobre a formação continuada de professores para as relações raciais em teses, dissertações, artigos qualis e livros. Em articulação a este, os objetivos específicos consistem em circunstanciar os aspectos teóricos e os principais aportes da temática da formação continuada de professores para as relações raciais, no que tange a literatura especializada e as publicações em livros e artigos qualis levantados no período; identificar a conformação dos trabalhos de teses e dissertações sobre formação continuada de professores para as relações raciais publicados no período citado, a origem regional e institucional desses trabalhos e as categorias advindas dos mesmos, considerando seus objetos em interface com a temática; abstrair a presença da temática nos programas de pós-graduação e as interlocuções realizadas pelos professores sobre a mesma, considerando a trajetória desses agentes no campo de seus projetos e produções científicas. O problema da pesquisa evidencia em que medida as produções acadêmicas sobre formação continuada de professores para as relações raciais, em teses e dissertações, definem o campo das pesquisas da área de Ciências Humanas no Brasil no período de 2004 a 2018. Em decorrência do problema apresentado, algumas questões de investigação emergem a partir da estruturação do estudo: em que aspectos e aportes teóricos se conforma a temática da formação continuada de professores e relações raciais na literatura especializada e nas publicações em livros e artigos qualis levantados? Como se configuram os trabalhos de teses e dissertações, em termos regionais, institucionais e as categorias advindas dos mesmos, considerando seus objetos em interface com a temática? De que modo se constitui a presença da temática nos programas de pós-graduação e as interlocuções assumidas pelos professores sobre a mesma, considerando as trajetórias no campo de suas produções científicas? Dada a problemática, a tese afirma que a conformação dos trabalhos de teses, dissertações, livros e artigos publicados no período de 2004 a 2018 constitui demandas emergentes da produção do conhecimento oriunda dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas, uma vez que os trabalhos orientados pelos professores dos programas, suas áreas de interesses e a produção do conhecimento dos mesmos, não consubstancia, especificamente, uma relação direta, estrutural e ampliada de pesquisas com a temática da formação continuada de professores para as relações raciais, no período, tendo se resumido, portanto, em experiências pontuais, reveladas por objetos de estudos distintos, e estruturadas por meio do habitus de pesquisa internalizados pelos professores orientadores. A leitura do objeto de estudo estrutura-se por meio do aporte teórico-metodológico a partir das formulações sobre campo, habitus e campo científico em Pierre Bourdieu (1983, 2003, 2004, 2007, 2011); representação, em Roger Chartier (1991, 2011), formação inicial e continuada de professores em Bernadete Gatti (2001, 2008, 2009) e Marli André et al (1999, 2002); formação de professores e relações raciais em Petronilha Silva (2003), Nilma Gomes (2005, 2012) e Wilma Coelho (2005, 2018). O aporte metodológico estrutura-se em Bardin (2016) por meio de algumas técnicas da Análise de Conteúdo, no que corresponde a organização e tratamento dos trabalhos levantados sobre a temática. Os resultados apontam para o avanço quantitativo de trabalhos defendidos e publicados sobre a temática no período, em relação a discussões trazidas anteriormente. Esses avanços conferem visibilidade às discussões de pesquisas relativas à formação continuada de professores e relações raciais nos PPG’s. Em que se considere o fato de os professores integrarem o campo da Educação para as relações raciais, conclui-se que a temática do estudo não constitui dimensão continuada e orgânica na trajetória de produção do conhecimento dos professores orientadores de teses e dissertações, a partir da leitura de seus currículos lattes.
