Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9399
Navegar
Navegando Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí por Orientadores "FÜLBER, Heleno"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH(Universidade Federal do Pará, 2025-04-30) ALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511Introdução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Interlib: ferramenta colaborativa para tradutores e intérpretes de libras(Universidade Federal do Pará, 2020-07-06) MACHADO, Ralfh Alan Gomes; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511O crescimento do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) tem revolucionado a maneira como compartilhamos informações, como exemplo podemos citar as ferramentas colaborativas. Essas são de grande importância para o ensino-aprendizagem em grupo, além de auxiliar na disseminação do saber e atividades direcionadas à transmissão do conhecimento. Na comunicação do professor com alunos Surdos, o tradutor e intérprete de Libras é o agente que desempenha o papel de mediador do conhecimento, porém, este especialista precisa superar diferentes desafios tais como a falta de sinais específicos. Diante disso, esta pesquisa consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta colaborativa a qual teve como principal objetivo a qualificação, interação e suporte com escolhas lexicais no processo interpretativo desses profissionais. Utilizou-se uma metodologia híbrida em seu processo de desenvolvimento baseada em técnicas comuns de engenharia de software e especificação de requisitos. Foi realizada uma avaliação qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico descritiva, mediante entrevistas semiestruturadas. Após análise de 12 especialistas em Libras, os avaliadores consideraram como principais resultados o auxílio no aperfeiçoamento de saberes e interação desses profissionais, catalogação e divulgação de sinais em regiões de difícil acesso possibilitando a variação linguística respeitando o regionalismo, contribuição na inclusão social e digital para a comunidade, possibilitar a validação de sinais, estreitamento de barreiras territoriais através da integração entre tradutores e intérpretes de diferentes áreas de atuação e experiência profissional. A ferramenta desenvolvida poderá ser utilizada na área computacional como modelo para construção de ferramentas colaborativas utilizadas para fins de compartilhamento de conhecimento para públicos específicos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Proposta e avaliação de um sistema assistivo para auxílio da pessoa com deficiência visual na seleção de produtos(Universidade Federal do Pará, 2019-05-24) SILVA, Andrei Luiz Demetrio e; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511O ato de realizar compras é encarado como uma simples tarefa para a maioria das pessoas. Entretanto, para alguém com deficiência visual pode significar algo complexo ou até mesmo impossível de ser realizado sem o auxílio de terceiros. Com intuito de superar essa barreira e viabilizar a realização da seleção de produtos de maneira autônoma pelos deficientes visuais desenvolveu-se o sistema proposto. Através da utilização de um microcontrolador interligado a um sensor de rádio frequência e um reprodutor de áudio construiu-se um sistema embarcado (acoplado a uma luva) que em conjunto com um serviço de consultas a bases de dados possibilitaram sua implantação. Sua utilização foi avaliada por dois grupos de participantes através da realização de um estudo de caso ambientado em um supermercado. O primeiro grupo foi composto apenas por deficientes visuais, enquanto o segundo por participantes videntes, que foram vendados para simular cegueira recém adquirida. Com a realização deste trabalho, possibilitou-se a pessoas com deficiência visual a realização autônoma de um processo de seleção de produtos, alcançando o índice médio de assertividade de 92,5%.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistematização de um mecanismo de busca especializado em conteúdos das séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem baseada em mineração de texto(Universidade Federal do Pará, 2021-11-08) PONTIN JUNIOR, Laercio; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-7227-0590; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511A tecnologia está inserida nos mais diversos ambientes da sociedade, porém, em alguns momentos seu uso pode ser melhorado, como no caso dos mecanismos de busca web. Ferramentas de pesquisa na web, quando utilizadas por crianças do ensino fundamental, podem acarretar um ambiente complexo e que desfavoreça a aprendizagem. Tal ocorrência ocorre devido a pouca familiaridade de crianças em formular perguntas relacionadas ao que precisa aprender e a dificuldade em interpretar os resultados. Devido a essa dificuldade, este trabalho propõem um mecanismo de busca que aperfeiçoa a string de busca considerando o que rege a Base Nacional Comum Curricular. Para implementar este mecanismo é utilizada a mineração de texto, de forma a tornar o ambiente aprimorado para aprendizagem infantil. Como forma de avaliação foram utilizados alunos do ensino fundamental juntamente com a colaboração de professores do mesmo perfil. Deste modo é possível avaliar a utilização da ferramenta e concluir a ocorrência de melhoramento nos resultados de buscas educacionais ao se utilizar uma ferramenta que aplique técnicas de mineração de texto em um motor de busca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Software educacional como ferramenta para o desenvolvimento motor fino em crianças com síndrome de Down(Universidade Federal do Pará, 2021-12-17) FERRAZ, Daniel de Oliveira; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511Observando o contexto social e educacional, e tendo em vista que as crianças com síndrome de down estão sendo inseridas no ensino regular de escolas públicas e privadas, este trabalho buscou identificar e aplicar uma ferramenta que ajude o professor a trabalhar a melhoria no movimento motor fino do aluno, almejando um ganho no processo de aprendizagem da escrita motora. Assim, foi selecionada uma ferramenta e aplicado um estudo de caso para avaliar as possibilidades deste ganho. Durante a pesquisa, utilizou-se como parâmetro de avaliação as considerações feitas por uma psicopedagoga que acompanhou o processo de intervenção e avaliou as mudanças observadas ao final do processo. Com isso, observou-se que o emprego de softwares educacionais como ferramenta de ensino, possibilitou um ganho no desenvolvimento da coordenação motora e do senso de lateralidade, levando a concluir-se que pode auxiliar no processo de alfabetização de crianças com síndrome de down.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uso de redes de sensores sem fio no monitoramento do comportamento nictemeral do caranguejo-uçá (Ucides cordatus Linnaeus, 1763)(Universidade Federal do Pará, 2020-12-18) CARDOSO, Gracielly Costa Fontes; LEMOS, Marcus Vinicius de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3407671588647224; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511As Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) vêm sendo aplicadas em ambientes de diferentes contextos. Uma das vantagens de sua utilização é a baixa intrusão, possibilitada pelo monitoramento remoto que permite a observação dos dados sem a necessidade de invasão do habitat de algumas espécies. Neste artigo, apresentamos o projeto e implementação de uma RSSF que realiza o monitoramento de variáveis ambientais e do comportamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). De acordo com os resultados obtidos no estudo foi identificado que as RSSF são adequadas para coleta de dados no ecossistema de manguezais de forma eficiente. Tais informações podem ser utilizadas na tomada de decisões das agências reguladoras que gerenciam o manejo deste recurso.
