Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

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  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aplicação de estratégias de gamificação personalizadas no ensino de algoritmos e programação em curso introdutório de computação
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-16) DINIZ, Patrícia Pinto; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960
    Esta dissertação, estruturada no formato de coletânea, investiga o uso de estratégias de gamificação personalizadas no ensino de programação, com foco na adequação pedagógica aos perfis motivacionais e estilos de aprendizagem dos estudantes. O trabalho é composto por três artigos interdependentes que abordam, de forma complementar, como personalizar o ensino de algoritmos e programação para promover maior engajamento, motivação e desempenho acadêmico. O primeiro artigo, intitulado “Estratégias de Gamificação Personalizadas no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura”, publicado nos anais do SBIE 2024, apresenta uma revisão sistemática da literatura que analisou 45 estudos publicados entre 2019 e 2023. O objetivo foi identificar os efeitos de elementos de competição, cooperação e abordagens híbridas da gamificação no ensino de programação. Os resultados revelaram padrões relevantes sobre o impacto dessas estratégias no engajamento discente e apontaram lacunas quanto à personalização e ao uso de feedback adaptativo, fornecendo base teórica para as aplicações práticas desenvolvidas nos estudos seguintes. O segundo artigo, “Gamificação Personalizada no Ensino de Programação: Relato de Experiência com Feedback Adaptativo”, premiado no EDUCOMP 2025, relata a aplicação de uma metodologia pedagógica baseada nos modelos HEXAD (perfis motivacionais) e GRSLSS (estilos de aprendizagem). A proposta foi implementada em uma turma de curso técnico em informática, onde os alunos foram classificados em perfis específicos e receberam atividades gamificadas alinhadas a essas características. A experiência evidenciou ganhos em engajamento, autonomia e participação ativa nas atividades propostas. O terceiro artigo, “Aplicação de Estratégias de Gamificação Personalizadas no Ensino de Algoritmos e Programação em Curso Introdutório de Computação”, representa a etapa final do projeto e foi apresentado à banca de defesa. Ele descreve a aplicação de duas atividades principais: a primeira voltada à lógica de programação (Duelo dos Animais) e a segunda baseada em Programação Orientada a Objetos (POO), planejada a partir do feedback adaptativo coletado na etapa anterior. A personalização das tarefas e o uso de feedback individualizado resultaram em melhorias significativas no desempenho acadêmico, compreensão dos conteúdos e motivação dos estudantes. De forma geral, os três artigos demonstram que a gamificação personalizada, aliada ao feedback adaptativo, é uma estratégia eficaz para tornar o ensino de programação mais inclusivo e centrado no estudante. A dissertação oferece contribuições relevantes à área da Educação em Computação, apresentando evidências empíricas e práticas pedagógicas replicáveis em diferentes contextos educacionais.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Melhoria contínua do processo de engenharia de requisitos em um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-24) SILVA, Luã Barros da; PEREIRA, Rodrigo Lisbôa; http://lattes.cnpq.br/0961152700140103; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-5217-908X; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Este estudo relata a experiência de melhoria contínua da Engenharia de Requisitos (ER) de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que visa desenvolver uma plataforma para análise de texto usando Inteligência Artificial (IA). Inicialmente, alguns problemas foram identificados, incluindo requisitos pouco claros, comunicação ineficaz entre as partes interessadas e documentação inadequada. Para lidar com esses desafios, implementou-se os resultados esperados do Modelo de Referência para Melhoria de Processos de Software (MR-MPS-SW) para garantir a qualidade nas práticas de ER seguidas. Os resultados indicam uma redução significativa nas mudanças de requisitos, aumento da satisfação das partes interessadas e melhoria da clareza da documentação. Por fim, conclui-se que as melhorias implementadas contribuíram decisivamente para o sucesso do projeto, fornecendo insights valiosos para futuros projetos de P&D.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    IZAP: redesign do aplicativo WhatsApp para o público idoso
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-17) MIRANDA, Samara da Rocha; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960
    Com o aumento da expectativa de vida e o avanço da tecnologia, cresce juntamente o acesso do público idoso à internet como meio de inserção ao mundo digital, movimento este acelerado pela pandemia do COVID-19. Em contrapartida, as condições inerentes à idade, como perda de memória, baixa visão e diminuição da capacidade motora que interferem no aprendizado do uso de tecnologias ocasionando no mercado a necessidade de adaptação das tecnologias já existentes. A partir de estudos prévios que analisaram a comunicabilidade do WhatssApp sob a perspectiva do público idoso, este trabalho traz a proposta de um protótipo de média fidelidade do WhatsApp sem a necessidade de um aplicativo final construído pela ferramenta Figma para dispor das funcionalidades que permitam simular os elementos necessários para avaliação de comunicabilidade entre usuário e designa partir do Método de Avaliação da Comunicabilidade – MAC da Engenharia Semiótica para comparar os resultados do trabalho anterior feito com o aplicativo nativo e o protótipo.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Logificação: ambiente gamificado para auxiliar no ensino de lógica de programação em cursos de computação
    (Universidade Federal do Pará, 2025-02-06) CASTRO, Maria Beatriz de Oliveira; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    A disciplina de Lógica de Programação exige abordagens pedagógicas inovadoras. Este estudo apresenta o LOGIFICAÇÃO, um ambiente gamificado pela adaptação do Moodle, que combina elementos de jogos com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget para facilitar a assimilação e acomodação do conhecimento. Utilizando recursos como avatares, pontos e rankings, o sistema visa motivar e engajar alunos no aprendizado. A pesquisa demonstrou bons resultados, com maior motivação, engajamento e desempenho no grupo experimental, destacando a gamificação integrada a uma teoria de aprendizagem como uma estratégia pedagógica promissora para o ensino de Lógica de Programação.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    PC_Edu: proposta de recurso educacional digital para formação continuada de professores em pensamento computacional
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-15) ARAÚJO, Katia Regina Pimentel; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960
    A presente pesquisa desenvolveu e validou um recurso educacional digital (RED) voltado à formação continuada de professores da educação básica em pensamento computacional (PC), com o objetivo principal de aprimorar as práticas pedagógicas sobre esse tema e contribuir à sistematização de seus paradigmas, conforme estabelecido pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A revisão de literatura contemplou produções relevantes sobre formação docente em PC, com destaque para trabalhos encontrados nas bases Mendeley, Periódicos CAPES e Google Scholar, além de publicações apresentadas nos eventos CBIE, SBIE e WIE. Esses estudos evidenciaram a exigência de ações formativas e recursos acessíveis que auxiliem os docentes na compreensão e aplicação do PC. A metodologia adotada foi de natureza descritiva e quali-quantitativa, ancorada na estratégia do Design Thinking, aplicado em cinco etapas: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. A coleta e análise de dados foi realizada por meio de três questionários distribuídos em diferentes fases da pesquisa, utilizando a plataforma Google Formulários. O primeiro questionário diagnosticou o conhecimento prévio dos professores sobre PC, revelando lacunas conceituais e práticas. O segundo, foi aplicado durante uma oficina presencial e exibiu a demanda por um recurso digital sobre o tema, resultando na concepção do protótipo do RED denominado PC_Edu. O terceiro questionário objetivou a validação do design do referido recurso, permitindo avaliar sua aplicabilidade e aceitação no contexto educacional. A análise da usabilidade do PC_Edu foi realizada com base no método System Usability Scale (SUS), reconhecido por sua eficácia na mensuração da experiência do usuário. Os resultados demonstraram boa aceitação por parte dos docentes, confirmando a pertinência do recurso para fins formativos e pedagógicos. Conclui-se que o PC_Edu apresenta potencial relevante para contribuir com a formação continuada de professores e para a inserção qualificada do Pensamento Computacional nas práticas pedagógicas da educação básica. A pesquisa também ressalta a importância de desenvolver recursos educacionais alinhados às diretrizes curriculares e às demandas reais dos educadores, promovendo uma formação mais contextualizada, acessível e inovadora.
  • DissertaçãoDesconhecido
    PredictmodelGUI: ferramenta para classificação de genes essenciais através de técnicas de aprendizado de máquina
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-06) MOIA, Gislenne da Silva; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-8280-2928; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; https://orcid.org/0000-0002-7227-0590
    As tecnologias de sequenciamento de DNA proporcionaram avanços significativos no conhecimento sobre o conteúdo gênico de inúmeros organismos, desde microrganismos até seres humanos. Dentre as análises realizadas pelas Ciências Ômicas, a Anotação se destaca como uma das mais importantes. Conceitualmente, esse processo consiste na inferência de informações biológicas a partir de sequências genômicas, o que permite aos Pesquisadores compreender a função de produtos genéticos, como os genes — Unidades Básicas da Hereditariedade responsáveis por características físicas e hereditárias de um organismo. Alguns genes desempenham funções vitais, pois codificam proteínas ou RNAs essenciais para processos como o Metabolismo Celular, que participam em vias cruciais como a Glicólise e o Ciclo do Ácido Tricarboxílico. As Plataformas de Sequenciamento passaram a gerar grandes volumes de dados, o que impulsionou avanços nas Áreas Ômicas e fomentou o desenvolvimento de métodos computacionais voltados às mais diversas análises. Mais recentemente, técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial têm sido aplicadas a esses dados, com estudos que demonstram a eficácia de abordagens inspiradas na Biologia. Esses modelos não exigem programação baseada em regras, embora sua criação ainda requeira habilidades avançadas em Programação e Computação. Com o objetivo de contribuir para a solução desse desafio, este estudo apresenta o PredictModelGUI, uma interface gráfica desenvolvida em Python que implementa nove modelos para classificar Genes Essenciais. A interface permite importar conjuntos de dados, re-treinar os modelos e ajustar parâmetros. As informações são armazenadas no banco de dados do software, o que assegura rastreabilidade e proporciona uma ferramenta simples e intuitiva para testar diferentes configurações.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Aplicação e avaliação de um jogo sério como alternativa metodológica para ensino de frações para alunos com TDAH
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-30) ALVES JÚNIOR, Fernando Cesar Chaves; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511
    Introdução: Este artigo descreve os resultados obtidos em uma pesquisa-ação sobre a aplicabilidade de um jogo sério com realidade virtual no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH. São descritas as estratégias de desenvolvimento e suas implicações práticas observadas na utilização do software. Objetivo: Aplicar e avaliar a contribuição do jogo no processo de aprendizagem do conteúdo de frações para alunos com TDAH do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Metodologia ou Etapas: Apresentação do jogo para orientadores, professores e pais de alunos; avaliação da aprendizagem do conteúdo de frações; utilização do jogo pelos alunos; reavaliação da aprendizagem do conteúdo. Resultados: Destaca-se a possibilidade de utilização do jogo como alternativa didática por professores para o ensino de frações, melhorando a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Trabalho remoto no pós-pandemia: benefícios e desafios no setor de TI do estado do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-11) COELHO, Eliezer Miranda; PEREIRA, Rodrigo Lisbôa; http://lattes.cnpq.br/0961152700140103; https://orcid.org/0000-0001-5217-908X; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    A adoção do trabalho remoto possibilitou que empresas e profissionais se ajustassem às exigências do distanciamento social, ao mesmo tempo em que trouxe benefícios como economia de tempo, redução de custos com deslocamento e melhoria na qualidade de vida. No entanto, essa transição também impôs desafios significativos, como dificuldades na comunicação, na colaboração entre equipes e na manutenção do bem-estar dos trabalhadores. Esta dissertação de mestrado investiga os benefícios e desafios no período pós-pandemia da Covid-19, por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) e um estudo empírico no setor de Tecnologia da Informação (TI) do estado do Pará. O MSL analisou 13 estudos de quatro bases de dados, indicando aumento da produtividade e desafios como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O estudo empírico com gestores e colaboradores, revelou que a flexibilidade e a economia de tempo foram os principais benefícios, enquanto o isolamento social e a adaptação às novas formas de gestão foram os desafios mais citados. Os achados oferecem insights para futuras investigações sobre modelos híbridos e políticas organizacionais para o setor de TI.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Um guia de requisitos de softwares educativos para mulheres
    (Universidade Federal do Pará, 2025-06-25) DIOGO, Carla Braga; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm demonstrado um papel crucial para possibilitar a igualdade de gênero, sendo também um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). Este trabalho apresenta um guia de recomendações para orientar desenvolvedores(as) no processo de especificação de softwares educativos para o público feminino, sendo assim, facilitar o levantamento de requisitos para este público. O guia foi feito com base na abordagem de Design Thinking e por meio da Empatia utilizou uma técnica baseada em Personas através de um estudo de caso de mulheres autônomas da Região do Lago de Tucuruí. Estima-se que através da adoção deste guia exista maior facilidade na definição de requisitos e incentivo na criação de aplicações educacionais para mulheres.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Implementação de modelos computacionais na predição temporal e espaço-temporal de parâmetros de qualidade de água
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-14) ALMEIDA, Anderson Francisco de Sousa; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; GONZÁLEZ, Marcos Tulio Amaris; http://lattes.cnpq.br/9970287865377659
    A qualidade da água esta diretamente relacionada com o nível de poluição causada pelas acoes antrópicas e industrias, destacando-se como consequência a redução da disponibilidade de uma água de qualidade. Por isso, são realizados os monitoramentos limnológicos dos parâmetros básicos da qualidade da água como forma de obtenção de dados que norteiam as tomadas de decisão dos órgãos de recursos hídricos. Neste contexto, o presente estudo tem a implementação de algoritmos de aprendizado de maquina para predizer de modo temporal e espaço-temporal os dados dos parâmetros da qualidade da água. As técnicas de aprendizado de maquina usadas foram regressão linear, ramdom forest, redes neurais MLP e L STM. Foram usados dois pontos de coletas de uma Unidade Gerenciamento de Recursos Hídricos em São Paulo, Brasil. Os modelos são avaliados atraves de métricas MAPE ( Erro percentual médio absoluto) e RMSE( Erro raiz quadrada média). Portanto, na predição temporal a técnica LSTM apresentou o melhor desempenho em relação as demais técnicas, pois tem menor resultado de RMSE médio, com 2,47. Porem, na predição espaço-temporal, o MLP tem os melhores desempenhos tanto em relação as demais técnicas quanto aos dados utilizados, pois tem menores resultados médios de MAPE e RMPE, respectivamente, 5,94% e 1,34. Desse modo, estes desempenhos neurais podem ser justificados pela não linearidade dos dados parâmetros. Além disso, os resultados dos experimentos visam contribuir com os processos de monitoramento da qualidade da água e auxiliar o planejamento da gestão hídrica de modo que atenda as legislações vigentes e possibilite a indicação de politicas publicas atraves de modelos de aprendizado de maquina na predição dos parâmetros de qualidade de água.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Aprendizado em conjunto aplicado à classificação da imagética motora
    (Universidade Federal do Pará, 2025-01-20) JORGE, Vitor da Silva; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; https://orcid.org/0000-0001-8280-2928
  • DissertaçãoDesconhecido
    Aplicação e comparação de técnicas de classificação automática de documentos: um estudo de caso com o dataset do domínio jurídico “Victor”
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-01) MARTINS, Victor Simões; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; https://orcid.org/0000-0001-8280-2928
    A aplicação do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artifical (IA) no contexto jurídico brasileiro é uma área em franco crescimento, que pode alterar o modo e rotina de trabalho dos profissionais da área, dada a quantidade de texto gerada. Dentre as possibilidades de aplicação da PLN e IA há a classificação automática de documentos, que dentre outras, pode ser empregada na automatização do processo de digitalização de Processos Judiciais que ainda estão apenas em meio físico. Assim, este trabalho aplica e compara algoritmos de IA para a classificação de documentos jurídicos. Os algoritmos são divididos em duas Abordagens diferentes, a primeira (I) separa o processo representação computacional do texto do treinamento do classificador em si aplicando SVM e Regressão Logística em conjunto com representações computacionais baseadas em: TF-IDF, Word2Vec, FastText e BERT. A segunda Abordagem (II) realiza em conjunto a representação computacional dos documentos e o treinamento do classificador, e para tal são aplicados algoritmos de Deep Learning baseados em redes neurais recorrentes, especificamente o ULMFiT (Universal Language Model Fine-tuning) e HAN (Hierarchical Attention Networks). O Dataset estudado é denominado VICTOR, composto por documentos do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. A pesquisa conclui pela possibilidade de aplicação de ambas abordagens para a classificação de documentos jurídicos do Dataset empregado, bem como, apesar de menos custosos computacionalmente, os pipelines de classificação da Abordagem I que empregam a representação computacional do documento com TF-IDF apresentam resultados equivalentes aos pipelines que empregam Deep Learning. Além disso, a especialização da representação computacional dos documentos com os dados do dataset em estudo, melhoram o desempenho dos pipelines que empregam Word2Vec, FastText e ULMFiT, quando comparados aos pipelines que aplicam as representações genéricas desses, ou seja, modelos pré-treinados com dados do contexto geral.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Clusterização de padrões espaço-temporais de precipitação na Amazônia via deep convolutional autoencoder
    (Universidade Federal do Pará, 2023-07-07) SILVA, Vander Augusto Oliveira da; TEIXEIRA, Raphael Barros; http://lattes.cnpq.br/4902824086591521; https://orcid.org/0000-0003-2993-802X
    Estudos utilizando diferentes métodos de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento e reconhecimento de padrões em séries temporais de precipitação são cada vez mais frequentes na literatura. Identificar e analisar padrões em séries temporais de precipitação em uma determinada região é fundamental para seu desenvolvimento socioeconômico. Logo, pode-se afirmar que o conhecimento e compreensão das características pluviométricas das regiões são importantes para viabilizar o planejamento do uso, manejo e conservação dos recursos hídricos. O fenômeno natural da precipitação é um processo fundamental de impacto direto nas bacias hidrográficas e no desenvolvimento humano e ambiental. A variabilidade desse fenômeno produz implicações importantes na navegabilidade dos rios, sobre a abundância do indivíduo e a riqueza das espécies. Nos últimos anos muitos estudos com essa abordagem foram realizados no Brasil, principalmente na região amazônica. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolvimento de um método computacional para análise de séries temporais de precipitação utilizando técnicas de machine learning com aprendizado não supervisionado, afim de propor um método capaz de realizar a extração de características complexas dos dados, obtendo um mapa de atributos em baixa dimensionalidade para reconhecimento de padrões, descoberta de regiões homogêneas com relação à precipitação e reconstrução aproximada de séries temporais de precipitação da Amazônia Legal. O modelo de rede neural de aprendizado profundo proposto é treinado para aprender as principais e mais complexas características dos dados originais e apresentá-los em baixa dimensionalidade no espaço latente. Após o treinamento os resultados se mostram promissores, as observações dos dados reconstruídos apresentaram um bom desempenho conforme avaliação da métrica de RMSE e NRMSE com valores resultantes iguais a 0.06610 e 0.3355 respectivamente. A análise da representação dos dados em baixa dimensão foi aplicada e analisada por uma estrutura de clustering usando aglomerativo hierárquico com método de Ward. Essa metodologia também apresentou bons resultados, pois realizou agrupamentos consistentes caracterizando regiões homogêneas com relação aos dados de precipitação. Desta forma, demonstrando que a representação em baixa dimensionalidade carregava as características principais das séries temporais dos dados analisados. Destaca-se que o método desenvolvido nesse estudo pode ser aplicado não apenas na região amazônica, mas também em outras áreas com desafios semelhantes relacionados à análise de séries temporais.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Definição e instanciação de um processo híbrido Scrum e RUP aderente ao ciclo PDCA
    (Universidade Federal do Pará, 2022-12-21) SILVA, Sabrina da; PEREIRA, Rodrigo Lisbôa; http://lattes.cnpq.br/0961152700140103; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-5217-908X; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480
    Uma das principais maneiras de lidar com problemas recorrentes em projetos de software consiste na adoção de frameworks de gestão de processo. No entanto, há projetos que são mais adequados às metodologias tradicionais e outros às metodologias ágeis. Algumas empresas têm combinado práticas tradicionais e ágeis em modelos híbridos de gestão de projetos. Neste contexto, este artigo apresenta uma pesquisa-ação que resultou na definição e instanciação de um processo híbrido constituído de práticas provenientes dos frameworks SCRUM e RUP em um projeto real de desenvolvimento de software. Esse processo foi avaliado através da técnica de revisão por pares, demonstrando-se satisfatório no seguimento das premissas de ambos os frameworks, na gestão do projeto e no atendimento do ciclo Plan, Do, Check e Act (PDCA). Por fim, foi feita a análise SWOT do processo pela equipe que seguiu suas atividades no projeto-alvo da pesquisa.
  • DissertaçãoDesconhecido
    A comunicabilidade da interação do usuário idoso com o aplicativo WhatsApp
    (Universidade Federal do Pará, 2021-10-25) OLIVEIRA, Regina Mares de Souza; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960
    Os avanços das tecnologias digitais e a ampla utilização de smartphones mudaram bastante o modo de comunicação das pessoas, principalmente, através das plataformas sociais. Ao mesmo tempo, o crescimento acentuado da população idosa levanta a questão sobre a relação dos idosos e os novos meios de comunicação digital, sobretudo, com a pandemia da Covid-19 que condicionou ao isolamento social. Esta pesquisa propõe-se a investigar a comunicabilidade da interação de usuários idosos com o aplicativo WhatsApp. Metodologicamente, iniciou-se com a realização de uma revisão sistemática da literatura, posteriormente, realizou-se um estudo de caso com um grupo de 10 idosos, que aplicou o Método de Avaliação da Comunicabilidade da Engenharia Semiótica com o objetivo de conhecer e explicar as problemáticas comunicativas de uso e relacioná-las às características dos idosos. Os resultados apontaram problemas de interação relacionados à atribuição de significado, percepção, reconhecimento de ícones; indicaram as rupturas de comunicabilidade mais frequentes; indicaram a baixa visão como mudança mais comum do envelhecimento; apresentaram relatos das experiências de uso dos idosos e também quanto à satisfação e classificação do serviço.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Proposição de um software para monitoramento do desempenho da sustentabilidade em municípios paraenses
    (Universidade Federal do Pará, 2023-12-06) CAMACHO, Marcelo Santana; SOUZA, Marcela Alves de; http://lattes.cnpq.br/5948064802257396; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-0241-1076; FARIAS, Fabricio de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953
    O Brasil está sendo cobrado e desafiado a melhorar seu controle e eficiência sobre projetos ambientais e sociais. No ano de 2023, a ONU confirmou que a COP-30, prevista para 2025, será sediada em Belém-PA, atraindo a atenção de vários chefes de Estado para a Amazônia, região enredada em discursos geopolíticos e ideológicos. Para atender as expectativas mundiais, autoridades locais precisarão mostrar que biodiversidade é riqueza de vida e de modos de vida. Para isso, será necessário identificar e mitigar os desafios destacados nas metas da Agenda 2030, sobretudo, harmonizando os interesses presentes no atendimento das metas com a realidade e expectativas locais, pois atualmente mesmo as Políticas Públicas (PP) implementadas a nível nacional ainda não conseguem ter a efetiva adesão de agentes locais, assim dificultando sua eficácia. Nesse sentido, entendemos que indicadores são importantes instrumentos de planejamento e avaliação de PP, no contexto do Desenvolvimento Sustentável, esses indicadores são mais complexos por lidarem com questões que superam a noção de localidade e temporalidade, pois eventos sociais e ambientais, não podem ser medidos e tratados como métricas econômicas ou organizacionais. Por isso, um bom indicador de sustentabilidade precisa ser de fácil implementação, entendimento e incorporação em projetos de PP. Nesse contexto, o Barômetro da Sustentabilidade (BS) é um indicador holístico de sustentabilidade muito útil e versátil, também sendo um indicador já aplicado em diversos estudos conduzidos no Estado do Pará e tendo predominância em estudos aplicados à assentamentos, empresas, municípios etc. Além disso, o BS possui vantagem pedagógica, pois comunica facilmente a situação, sendo de fácil interpretação e análise. Por essas razões, o BS foi implementado em software para servir como ferramenta no processo de geração de níveis de sustentabilidade por município e região. Por fim, neste trabalho foi conduzida uma investigação que permitiu aplicar de forma automatizada o método do BS aos 144 municípios paraenses. Na aplicação, foram utilizadas diversas variáveis das dimensões ambiental, econômica e social, permitindo aferir que o Estado e suas regiões apresentam um nível de sustentabilidade Intermediário, sendo a dimensão econômica a mais vulnerável. Também identificamos que, os municípios de Belém e Parauapebas apresentaram melhores desempenhos, enquanto que Viseu e Cachoeira do Piriá apresentaram os piores. O panorama demonstra que o Estado precisa investir em instrumentos de PP para melhorar o planejamento urbano, pois o crescimento populacional e o surgimento de novas áreas habitacionais não planejadas levam à diversos prejuízos humanos e ambientais. Por outro lado, o crescimento urbano ordenado e orientado pelo poder público minimiza o número de sub-habitações e erradica problemas sociais melhorando o acesso das populações mais vulneráveis aos bens e serviços garantindo Bem-Estar humano e ecossistêmico.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Sistematização de um mecanismo de busca especializado em conteúdos das séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem baseada em mineração de texto
    (Universidade Federal do Pará, 2021-11-08) PONTIN JUNIOR, Laercio; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-7227-0590; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511
    A tecnologia está inserida nos mais diversos ambientes da sociedade, porém, em alguns momentos seu uso pode ser melhorado, como no caso dos mecanismos de busca web. Ferramentas de pesquisa na web, quando utilizadas por crianças do ensino fundamental, podem acarretar um ambiente complexo e que desfavoreça a aprendizagem. Tal ocorrência ocorre devido a pouca familiaridade de crianças em formular perguntas relacionadas ao que precisa aprender e a dificuldade em interpretar os resultados. Devido a essa dificuldade, este trabalho propõem um mecanismo de busca que aperfeiçoa a string de busca considerando o que rege a Base Nacional Comum Curricular. Para implementar este mecanismo é utilizada a mineração de texto, de forma a tornar o ambiente aprimorado para aprendizagem infantil. Como forma de avaliação foram utilizados alunos do ensino fundamental juntamente com a colaboração de professores do mesmo perfil. Deste modo é possível avaliar a utilização da ferramenta e concluir a ocorrência de melhoramento nos resultados de buscas educacionais ao se utilizar uma ferramenta que aplique técnicas de mineração de texto em um motor de busca.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Kirn: proposta de abordagem de evolução tecnológica de sistemas legados
    (Universidade Federal do Pará, 2020-12-16) LISBOA JUNIOR, Luiz Antonio Leao; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372; https://orcid.org/0000-0002-3657-4175
    Com a finalidade de manter os sistemas de informação das instituições em conformidade funcional com os seus processos organizacionais, surge a necessidade de modernizá-los frequentemente. Porém, dificuldades como a falta de recursos diversos (técnicos, financeiros, humanos e outros), tornam essa tarefa difícil de ser executada. Diante das adversidades que as instituições encontram em modernizar os seus sistemas legados, esse trabalho propõe uma abordagem, definida como Kirn, para a evolução tecnológica desses sistemas, que tem como premissa a reengenharia de software de forma ágil, com uso eficiente dos recursos disponíveis objetivando a otimização dessa prática. Para auxiliar nessa atividade, foi desenvolvida uma ferramenta chamada Kirn Framework, que ajuda no mapeamento de requisitos dos sistemas legados e na criação de uma aplicação base, que será o ponto de partida da evolução tecnológica. Como proposta para a avaliação dessa abordagem, foi desenvolvido um experimento na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), utilizando conceitos de engenharia de software experimental, no qual foram comparados os protótipos desenvolvidos com a abordagem institucional e a abordagem Kirn, através do uso de indicadores pré-estabelecidos no planejamento do experimento.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Realidade aumentada no auxílio da terapia de exposição: uma visão clínica
    (Universidade Federal do Pará, 2024-03-08) RODRIGUES, Jocenildo Abreu; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960
    O medo de animais e insetos é uma condição generalizada que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. A doença pode ser tão grave que interfere consideravelmente na vida diária de uma pessoa. Este estudo objetivou examinar as limitações e perspectivas de especialistas clínicos acerca da aplicação da realidade aumentada (RA) no tratamento de fobias. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, envolvendo cooperação e participação entre pesquisadores e participantes, possibilitando a análise e resolução de problemas no âmbito clínico. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com terapeutas focados em fobias específicas. A análise temática dos dados revelou temas principais e secundários, abordando necessidades clínicas, requisitos de software e viabilidade da implementação da RA no tratamento de fobias. A partir dos requisitos identificados, foram criados cenários de realidade aumentada e desenvolvido o aplicativo móvel FobiAR. Os achados demonstraram que a RA pode ser uma alternativa promissora à terapia de exposição convencional, oferecendo um ambiente mais imersivo e controlado aos pacientes. O aplicativo FobiAR recebeu validação dos profissionais entrevistados, indicando potencial para aplicação clínica.
  • DissertaçãoDesconhecido
    Uso de redes de sensores sem fio no monitoramento do comportamento nictemeral do caranguejo-uçá (Ucides cordatus Linnaeus, 1763)
    (Universidade Federal do Pará, 2020-12-18) CARDOSO, Gracielly Costa Fontes; LEMOS, Marcus Vinicius de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3407671588647224; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511
    As Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) vêm sendo aplicadas em ambientes de diferentes contextos. Uma das vantagens de sua utilização é a baixa intrusão, possibilitada pelo monitoramento remoto que permite a observação dos dados sem a necessidade de invasão do habitat de algumas espécies. Neste artigo, apresentamos o projeto e implementação de uma RSSF que realiza o monitoramento de variáveis ambientais e do comportamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). De acordo com os resultados obtidos no estudo foi identificado que as RSSF são adequadas para coleta de dados no ecossistema de manguezais de forma eficiente. Tais informações podem ser utilizadas na tomada de decisões das agências reguladoras que gerenciam o manejo deste recurso.