Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "BARROS, Líliam Cristina da Silva"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Era tão bonito... conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro(Universidade Federal do Pará, 2011-03-02) LUZ, Jefferson Aloysio de Melo; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem o objetivo de investigar e discutir o conflito de sensibilidades musicais entre diferentes gerações de moradores das comunidades que ficam entre os quilômetros 21 e 23 da rodovia PA 136, nas proximidades do município Terra Alta, no Pará, como um fator importante no processo de nãoressurreição do Cordão de Azulão. Trata-se de um trabalho etnomusicológico de caráter etnográfico, onde a temática é desenvolvida a partir dos discursos desses moradores sobre um Cordão de Pássaro que acontecia nessas redondezas, o Cordão do Azulão, e que desapareceu há quarenta anos. A natureza da sensibilidade musical é abordada principalmente a partir dos escritos de John Blacking, enquanto que o trabalho de etnografia musical é inspirado naquilo que Clifford Geertz chama de etnografia densa. O trabalho revela que as mudanças na estrutura social, econômica, religiosa, política e no meio ambiente das comunidades pesquisadas afetaram diretamente o estilo de vida dos seus moradores facilitando com que valores culturais tradicionais, os quais conferiam sentido a expressões musicais como o Cordão do Azulão, deixassem der ser apreendidos por uma nova geração de moradores, fazendo com que esse cordão exista apenas na memória dos mais antigos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2011-03-01) MAIA, Gilda Helena Gomes; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Helena do Couto Nobre (1888-1965) faz parte da terceira geração da Família Nobre, que, assim como seus ancestrais e irmãos, seguiu a carreira musical, destacando-se na arte do canto lírico, interpretando, compondo, e também dando aulas particulares. Teve a oportunidade de subir ao palco com vários de seus parentes, em especial, com seu irmão Ulysses Nobre – dupla de cantores que até hoje é lembrada sob o título Irmãos Nobre. Com Ulysses, Helena dividiu não apenas sua carreira, mas também os estigmas da hanseníase: mesmo curados, ficaram as sequelas; mesmo cantando, foram enclausurados em seu domicílio na Travessa Campos Sales, batizado pela sociedade paraense de Gaiola Dourada, por guardar os Uirapurus Paraenses. Helena ficou conhecida como o Rouxinol Paraense em várias cidades brasileiras e na Europa, através dos programas musicais transmitidos pela Rádio Clube do Pará – PRC-5 – de que tomou parte. Ainda não se havia investigado a carreira dessa mulher que, mesmo com os estigmas da doença, teve a coragem de se expor e de assumir a profissão de cantora. A tendência atual do historiador é reconstruir seu objeto histórico a partir das representações sobre ele. Desta forma, a presente dissertação – Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX – objetivou investigar a história de vida de Helena Nobre e sua atividade musical, construindo, a partir do método biográfico e das representações sociais, sua biografia intelecto-musical. Esta pesquisa pretendeu também abordar o repertório musical interpretativo e composicional de Helena Nobre e os principais eventos artísticos de que tomou parte, percebendo sua presença no cenário-musical de sua época. As representações sociais da sociedade de seu tempo foram colhidas nas fontes históricas – orais, documentais e bibliográficas – através de entrevistas com familiares e amigos da cantora e de revisão sistemática da literatura em acervos públicos e privados de Belém, em fontes tais como: fotos, jornais, revistas, correspondências, partituras, programas de concerto, álbuns de recortes, objetos pessoais, telas (pinturas), poesias, homenagens póstumas. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se a aproximação com os estudos teóricos sobre: musicologia histórica, relações de gênero, patrimônio cultural e memória viva. Pretende-se, assim, ampliar a historiografia musical paraense, tirando o silêncio que tem pairado sobre a história da vida, formação e atuação musicais de Helena Nobre.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os Tupinambá no Brasil colonial: aspectos da transmissão musical(Universidade Federal do Pará, 2016-06-22) OLIVEIRA, Rafael Severiano de; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Estudo etnomusicológico no qual busquei compreender, a partir de relatos históricos, aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá no Brasil colonial. Estudos sobre tal sociedade evidenciam que os diversos saberes culturais eram mantidos e transmitidos mediante práticas rituais que ocorriam na sociedade. Estas práticas eram então, além de celebrações, o momento no qual um conjunto de saberes era transmitido às gerações mais novas pelas mais velhas, sendo um locus de circulação e apropriação de saberes: as gerações mais velhas educavam as mais novas para seguirem com o modelo social. A transmissão de saberes ocorria também no cotidiano da sociedade. Em ambos os casos a apropriação dos saberes tradicionais implicava na existência de processos de criação e recriação destes mesmos saberes. A suposição é que os saberes musicais eram transmitidos da mesma maneira: nas práticas cerimoniais, rituais e cotidianas. A metodologia constou de análises dos relatos históricos interpretados à luz de pressupostos da Etnomusicologia, Educação e Etnologia, e uma ampla contextualização da sociedade em questão, sobretudo dos contextos que chamei de contextos musicais. O recorte temporal focaliza os séculos XVI e XVIII, período no qual as principais fontes foram produzidas. Como contribuição geral, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre os Tupinambá, em especial sobre aspectos musicais, bem como contribuir com a Etnomusicologia das sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul. As conclusões alcançadas por este trabalho apontam que a transmissão musical ocorria nas práticas cerimoniais, rituais e cotidianas, e apresentam aspectos de tal transmissão.
