Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "BEZERRA, José Denis de Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1900 – O RANGER DA LIBERDADE: A memória como indutora de performances de rua(Universidade Federal do Pará, 2020-12-04) SANTOS JUNIOR, Paulo César Sousa dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente memorial dissertativo apresenta e analisa o processo criativo 1900 – o ranger da liberdade, um conjunto de performances desenvolvido pelo Zecas Coletivo de Teatro, nas ruas da região metropolitana de Belém do Pará no ano de 2019. A pesquisa objetivou evidenciar a importância e as multicamadas de significações de trabalhos de performances cênicas, como processo prático-teórico, em interface com os estudos da história e da memória social e cultural, a partir dos postulados de Le Goff (2013), Nora (1993), Candau (2011), e Assmann (2011). Sobre as questões referentes à linguagem, propusemos uma reflexão sobre a relação entre o teatro e a performance na perspectiva do “entre”, em Bonfitto (2013) e Féral (2015); e sobre as especificidades da linguagem da performance embasadas em Cohen (2013), Goldberg (2007), Glusberg (2009), Schechner (2006; 2010), e Pavis (1996; 2017). A partir desse universo, abordamos a noção de experienciar a rua na relação entre os performers, os transeuntes e a cidade, no diálogo com as discussões sobre práticas cênicas na rua, propostas por Carreira (2007; 2009; 2011; 2012; 2020), Teles e Carneiro (2005). Como resultados, apontamos: a) a realização de oito performances de rua; b) a proposição do método de instigação e do dispositivo de criação, agenciados durante a pesquisa, a partir dos estudos de Rangel (2015) e Sales (2011) sobre o processo criativo como metodologia de pesquisa em artes, Cypriano (2015) sobre a potência dos processos criativos em performance e Ribeiro (2019) sobre o conceito de lugar de fala; e c) a memória como indutora de performances de rua, como base de criação de obras artísticas desalienantes que, em um diálogo entre o passado e o presente, expõem, performaticamente, questões que potencializam o respeito com as diferençasDissertação Acesso aberto (Open Access) Da lamparina aos refletores: memórias e (in) performatividades em dança de salão de uma artista da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2019-09-10) ROSA, Edilene do Socorro Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente dissertação de mestrado se propôs estudar as inter-relações que envolvem saberes, manifestações culturais e produções artísticas no contexto sociocultural amazônico, a partir de memórias corporais intrafamiliar e cênicas que envolvem a pesquisa, através de vivências com a Dança de Salão. O percurso teórico-metodológico permite dilatar e fundamentar análises pautadas no campo dos Estudos da Performance, com Schechner (2003) e Ligiéro (2011); em atos/ações que permeiam os conceitos de performance e de performatividade com Galucci (2010) e Lopes (2010); e dos Estudos da Memória, com Le Goff (2003), Assman (2016), Pollak (1992), entre outros, ao refletirem sobre as funções sociais, culturais e comunicativas da memória. Assim, este trabalho procura discutir a experiência artística com e a partir da Dança de Salão, em diálogo com vivências pessoais e coletivas disparadas pelo envolvimento com reminiscências e observações que nos atravessaram durante o percurso da pesquisa. Dessa maneira, as experimentações e as vivências provocadas pela investigação proporcionaram repensar práticas e novas possibilidades de criação, de ensino de arte/dança no contexto pensados a partir de um dançar a dois, aconchegado em um abraço brasileiro, do convite feito por uma artista-pesquisadora da/na Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal Pará: memória e história do ensino do teatro em Belém do Pará (1962-1970)(Universidade Federal do Pará, 2019-09-26) SANTOS, Ana Maria da Gama; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Analisar sobre os sentidos socioculturais do ensino de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) é o ponto fundamental da presente pesquisa. O estudo objetiva compreender o processo de formação do ator e a prática de ensino de teatro na Amazônia paraense e seus sentidos históricos, através de análise documental, considerando as influências e as transformações do ensino do teatro na capital paraense, por meio da ETDUFPA, desde a sua fundação, em 1962 até o ano de 1970, trazendo a continuidade histórica do ensino para os dias atuais. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental, por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola; além de periódicos, fotografias e entrevistas com Carlos Eugênio Marcondes de Moura e Cláudio de Souza Barradas, professor e ex-aluno/fundador de que participaram da implementação do curso de Formação de Ator, e da trajetória da Escola de Teatro no período acima citado. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória, a partir das reflexões propostas por Halbwachs (2013), Nora (1993) e Pollak (1992); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Bezerra (2013), Faria (2012), Jacobbi (2012), Magaldi (2004), Prado (2008) e Salles (1994). Assim, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido a essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Iracema Oliveira: Mestra da Cultura e do Teatro Popular no Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-04-29) JORGE, Sâmela Cristina de Souza; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente pesquisa investigou a trajetória da Mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e os sentidos socioculturais de seu trabalho junto ao movimento artístico popular da cidade de Belém do Pará. Guardiã do Pássaro Junino Tucano, coordenadora da Pastorinha Filhas de Sion e do grupo parafolclórico Frutos do Pará, Iracema Oliveira apresenta uma metodologia própria de transmissão de saberes, uma organização de processos artísticos que contribuem para o entendimento da cultura popular como um processo dinâmico, construído ao longo do tempo e atravessado pela política e pelas mudanças sociais. Metodologicamente, lançamos mão da observação participante (Minayo, 2001; Whyte, 2005) e da pesquisa documental, transitando entre epistemologias sobre arte, música, teatro, cultura popular, história cultural amazônica, para debater sobre identidade, memória e cultura local a partir do fenômeno da pesquisa, baseando-nos em questões levantadas por Joël Candau (2012), Stuart Hall (2006), Bezerra (2016), Fares e Rodrigues (2017) entre outros. Como resultado, esperamos que a pesquisa contribua com novas perspectivas sobre o sistema da arte popular paraense, a partir da trajetória da Mestra Iracema Oliveira, reunindo um potencial acervo de memórias, que contam sobre suas experiências de arte e vida, e os sentidos socioculturais de práticas artísticas populares da capital paraense, semeadas historicamente e mantidas no tempo presente pelo desejo coletivo de fazer, cantar e dançar as tradições.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memória e performance: por uma educação sensível em processos de ensino/aprendizagem artes(Universidade Federal do Pará, 2020-12-14) MODESTO, Amanda Nascimento; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente pesquisa de mestrado discorre sobre experiências que emergem do encontro entre memória e performance, tanto no campo teórico-metodológico, quanto na prática de pesquisa, e suas relações com o ensino de arte. Neste trabalho, buscamos compreender o espaço da sala de aula como lugar de formação de sensibilidades, a partir de experiências com a arte, em especial a performance enquanto linguagem, compreendendo a sala de aula como um espaço liminoíde e a própria educação como um ato performativo. Desse modo, o objetivo principal desse trabalho é refletir sobre as vivências de formação e de interação realizadas com três turmas do ensino fundamental da E.E.E.F 15 de Outubro no bairro do Guamá, em Belém-PA, e analisá-las no contexto das discussões dos estudos da memória como lugar potencializador de sujeitos e de suas histórias de vida, suas narrativas, suas experiências de vida e de arte. Temos enquanto campo teórico-metodológico a chamada pesquisa-ação (TRIPP, 2005) que partiu de pesquisa bibliográfica, e também autobiográfica, ao propor a discussão de conceitos de memórias, pautados em autores como Halbwachs (1994) que inicia as discussões sobre a memória ser uma função social e comunicativa, Pollak (1992) e Assman (2011), quando propõem reflexões sobre os sentidos socioculturais dos lugares e formas de memórias, de silenciamento e sobre as experiências culturais de sujeitos sociais; e dos estudos da performance, tais como Schechener (1985) e Icle (2017), que analisam e refletem sobre a linguagem performativa e suas dimensões plurais. Nosso procedimento de coleta de dados se deu a partir de diário de bordo, relatos de experiência e registros de áudio e fotografia. Desse modo, este trabalho revela a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas em e com a arte, no envolvimento com histórias, reminiscências, experiências de vida em suas dimensões individuais e coletivas, contempladas na pedagogia performativa; e que revelam a força que tem um processo educativo que aconteça por meio da coparticipação dos sujeitos envolvidos, marcando um importante território, a Escola, espaço da experimentação das mais diversas linguagens, inclusive a artística que, quando trabalhada por meio de processos sensíveis de ensino/aprendizagem, se tornam potentes no cenário de transformações que vive a educação e os processos de escolarização na contemporaneidade.
