Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "BRITTO, Rosangela Marques de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) ELF: CONSTITUIÇÃO DA GALERIA DE ARTE DE 1980-1999 E SUA RESSONÂNCIA A PARTIR DE BELÉM (PA)(Universidade Federal do Pará, 2023-03-31) CHAVES, Luena Cordeiro de Souza Müller; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta pesquisa se propõe a compreender os processos de constituição da Elf Galeria no sistema da Arte local e suas ressonâncias na formação de colecionadores e coleções de artes visuais, na dimensão privada, no período de 1981-1999, em Belém, Pará. Para tanto, parte-se dos registros materiais do galerista e idealizador da Elf, Gileno Müller Chaves (1943-2006), a fim de construir a sua trajetória de vida associada ao processo de constituição e atuação da Elf Galeria e sua contribuição ao sistema da arte local. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, abordagem teórico empírica que tem os acervos do galerista como fonte primária, baseada na pesquisa documental. No desenvolvimento da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, o eixo conceitual adotado são os estudos sobre memória, com base em Maurice Halbwachs e Pierre Nora. Recorro, ainda, a Ulpiano Bezerra de Meneses, para aprofundar questões sobre patrimônio cultural na relação público e privado e a François Dosse para a abordagem Biográfica. Realizou-se entrevista semiestruturada com a viúva de Gileno Chaves. As ressonâncias foram observadas a partir da atuação do galerista na criação do Museu de Arte do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos. Nas considerações finais, apresento o intuito do galerista pela preservação das memórias por intermédio da produção de documentos.Tese Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas em artes visuais e as questões ambientais na Escola Bosque(Universidade Federal do Pará, 2024-10-30) FONSECA, Nelia Lucia; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0310909316607481; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; https://orcid.org/0000-0001-9458-3515A presente tese tem como temática o ensino/aprendizagem da Arte em diálogo com o meio ambiente, tendo como objeto de pesquisa as práticas educativas em Artes Visuais articuladas ao eixo ambiental. O objetivo geral é analisar como estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Escola Bosque, em Outeiro (Belém-PA), revelam, por meio de seus processos de criação artística, o tema do meio ambiente e seus desdobramentos. A pesquisa fundamenta-se no contexto sociopolítico regional e nacional, também influenciados pela crescente preocupação mundial com as mudanças climáticas, com o desmatamento da Amazônia, com a expressiva produção de resíduos sólidos nos centros urbanos e com a poluição dos oceanos por microplástico; considerando esse cenário, propõe caminhos que se fundamentam na pedagogia freireana e na transversalidade das questões ambientais, com ênfase na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia adotada possui enfoque qualitativo e descritivo, tendo sido utilizados, como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo, questionários aplicados via Google Forms, blog, planos de ensino e de aula com experiências artísticas, estéticas e culturais, além de documentos oficiais, como o Estatuto e o Projeto Político Pedagógico da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Funbosque), bem como diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec). Durante a pesquisa, foram analisados os materiais artísticos produzidos pelos(as) alunos(as) da EJAI e pela professora, como fotografias, pinturas, desenhos e vídeos, a fim de compreender como são produzidos registros por meio de dispositivos técnicos para expressar as marcas territoriais do ambiente em que vivem, investigando se essas criações apontam para linhas de fuga frente às formas e formatos vigentes ou se apenas refletem clichês visuais. É importante destacar que as aulas ocorreram no contexto da pandemia de Covid-19, em 2021, o que exigiu uma revisão das formas de ensinar e aprender Arte, considerando os desafios impostos pelo cenário pandêmico. Esses desafios demandaram resistência e criatividade para superar as dificuldades didático-pedagógicas, socioeconômicas e sanitárias do período.
