Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amanheceu, paid’égua!: o sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense(Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) PUGET, Dayse Maria Pamplona; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas. Em se tratando de uma pesquisa cujo objeto está inserido em escolas de samba, ela se embasa no contexto da Etnomusicologia a partir do olhar de teóricos que a fundamentaram. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas enredo. Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, etnomusicologia, samba, samba de enredo, ditadura militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens. O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes no carnaval paraense. Após a obtenção dos dados procedi à análise dos sambas e dos processos criativos dos seus compositores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.Tese Acesso aberto (Open Access) Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo(Universidade Federal do Pará, 2021-11-05) BEZERRA, José Maria Carvalho; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A presente pesquisa de doutorado visa compreender como é realizada a tradução para o violão, de padrões rítmicos da cultura musical paraense, na obra do compositor e violonista Sebastião Tapajós, através do estudo de sua obra autoral registrada em fonogramas a partir de 1962 e como essa compreensão e estudo diário foram traduzidos, resultando na criação de uma nova obra, a “Rio Surubiú Suíte”, composta por mim, com base no estudo e entendimento de características musicais encontradas na obra pesquisada. Mostra o quanto a pesquisa contribui para a inserção do nome e obra do artista para a academia. Nesse universo musical, procuro mostrar as facetas composicionais de Sebastião Tapajós, que nomeio como: O Concertista Intérprete, o Compositor Brasileiro e o Amazônida, sendo essa última o lugar de busca em que procuro evidenciar aspectos da criação musical, performance, uso de técnicas violonísticas e estilo na obra do artista. Os autores que me ajudaram no entendimento e escrita são: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani e Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva e Rolkouski e Thompson (2004). A metodologia usada na pesquisa foi a de campo, com encontros e entrevistas com o artista, com músicos, amigos e produtores que, de alguma forma, estão ligados a Sebastião Tapajós e sua obra; audição da obra e leitura de partituras de parte dessa obra. Junto à tese, foi lançado um canal no YouTube com entrevistas, performances, ensaios, que aconteceram durante a pesquisa de campo, com o próprio compositor e outros artistas.Tese Acesso aberto (Open Access) Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)(Universidade Federal do Pará, 2023-01-26) VENTURIERI, Leonardo Vieira; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Na tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)”, o autor busca promover um diálogo entre a obra musical de Clemente Ferreira Júnior (seu tataravô), compositor, pianista e maestro, com a sua própria obra, considerando vias epistemológicas ligadas ao estudo da música e da imagem. O autor apresenta um apanhado histórico, com um panorama do cenário sociocultural do entorno do compositor, e realiza a análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica (musical e visual), objetivando desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos), ao considerar as capas das partituras, o objeto musical e alguns aspectos históricos. O estudo desenvolve, por fim, um produto musical, resultado do diálogo epistemológico e fenomenológico: o catálogo Paisagens imaginárias , que, através de processos artísticos e composicionais (“transmelodias” e “pictopartituras”), transforma e ressignifica a obra do compositor Clemente, lançado paralelamente à publicação da tese. O autor buscou estabelecer, ademais, um diálogo artístico e epistemológico transdisciplinar, que envolve estudos da semiologia musical e semiótica musical e propõe o esboço de uma teoria do signo sinestésico, munido de noções de autores de diversas áreas, como Nattiez (1990), Molino (1990) e Tarasti (1994).Tese Acesso aberto (Open Access) Ecologia de um Sukiya Sonoro: discurso poético polifônico na música tradicional japonesa.(Universidade Federal do Pará, 2021-06-29) CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa tem por objetivo compreender discurso musical no repertório da música tradicional japonesa. Esse objetivo é desenvolvido através de uma ideia de discurso poético polifônico, observado por meio de inter-relações entre elementos de diversos domínios socioculturais nipônicos transversalizados representativamente nos dois repertórios em voga: o repertório de tsugaru shamisen e no repertório sōkyoku, para Koto. Esses aspectos constituem-se de forma orgânica como elementos de multiplicidade e diversidade que habitam diversos domínios culturais nipônicos (princípios ético-estéticos presentes na cerimônia do chá, na literatura japonesa, na música, na literatura, etc). Dessa forma a perspectiva de pesquisa almeja compreender noções e modos de organização elementais entendidas e observadas a partir de uma perspectiva em que as inter-relações podem ser observadas nos diversos domínios da cultura japonesa. A construção metodológica desenvolvida na pesquisa tem similaridade (ou mesmo atua como) a construção metodológica em processos criativos artísticos, pré estabelecendo então a Musecológica, que é definida como a concepção de pesquisa que se constrói pela busca d’uma compreensão além do conhecimento enquanto objetividade e partindo de uma organicidade construída no processo e na relação com o objeto de pesquisa, estabelecendo como elemento norteador o conhecimento do objeto a partir do exercício, da submersão, da inserção e do aprendizado não-distanciado das práticas musicais estudadas. A pesquisa opera por meio de um princípio constituído por múltiplos elementos, trazendo isso explicitamente no formato que se encerra, derivando em cadernos. Tal ideia parte das noções de Gumbrecht (2016) sobre a relação da arte com a produção de conhecimento, e alcança força máxima dentro da pesquisa ao ser utilizada como estrutura esquelética para a organização dos demais elementos desta pesquisa. Pode então ser precisada ao dizer que nessa pesquisa, mais do que construir conhecimento sistematicamente racionalizado, se almeja produzir conhecimento sensível.Tese Acesso aberto (Open Access) O Ensino de música nas escolas públicas do município de Soure : um estudo de caso do Instituto Stella Maris(Universidade Federal do Pará, 2023-04-28) CONCEIÇÃO, Juliano Cássio da Silva; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes e tem como objetivo analisar como está sendo desenvolvido o ensino de música nas escolas públicas de educação básica do município de Soure Marajó-Pa, num estudo de caso do Instituto Stella Maris, levando em consideração alguns aspectos como o cumprimento da legislação, a utilização dos aspectos da musicalidade regional no ensino de forma interdisciplinar e a elaboração e implementação de políticas públicas sobre o ensino de música. Dentro de uma perspectiva etnomusicológica, pretende-se observar se as expressões musicais regionais, bem como as vivências musicais dos alunos são consideradas no processo de ensino de música. Utiliza-se no referencial teórico autores da área da etnomusicologia como Blacking (1974; 1981; 1995), Nettl (1983; 2005), Lühning (2014); Lühning; Tugny (2016) e Queiroz (2004, 2020). A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória e utiliza tanto dados primários, através das atividades de campo e realização de entrevistas, quanto dados secundários, através de pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer um diagnóstico do ensino de música nas escolas do município de Soure a partir deste estudo de caso e possam conduzir a reflexão e avaliação das políticas públicas voltadas para educação musical nesse município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O feitiço caboclo de dona Onete: um olhar etnomusicológico sobre a trajetória do carimbó chamegado de Igarapé-Miri à Belém(Universidade Federal do Pará, 2014-06-11) MORAES, Patrich Depailler Ferreira; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784O presente trabalho tem como título - O feitiço caboclo de Dona Onete: um olhar Etnomusicológico sobre a trajetória do Carimbó Chamegado; de Igarapé-Miri a Belém, sendo o objeto de estudo a cantora, compositora, e historiadora Professora Ionete Gama, conhecida na música paraense como Dona Onete, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de “Carimbó Chamegado”. Nesse processo, que consiste em três fases de sua produção, analiso três composições: - A primeira construida no Municipio de Igarapé-Miri no Grupo Folclórico Canarana, no qual suas primeiras letras surgiram; - A Segunda, já na capital Belém, onde participou do Projeto Terruá Pará; - e a terceira, onde sua obra ganhou o caráter comercial por meio de seu 1º CD. Interessa investigar o Carimbó Chamegado de Dona Onete, a partir da análise de três composições, a luz da Etnomusicologia. Utilizo como referencial teórico os estudiosos da Etnomusicologia, entre eles destaco Blacking (1973) e Behague (1992), que são subsídios para compreender como se processa a criação musical dentro do Carimbó Chamegado, assim como Lévi-Strauss, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini discutindo identidade. Metodologicamente, realizei consultas a livros e documentos, composições, gravações, vídeos, bem como pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas com a compositora em questão, que me forneceu informações sobre sua participação no Projeto Terruá Pará e no CD Feitiço Caboclo, lançado em 2011, possibilitando a analise das composições, observando particularidades musicais de execução e de interpretação que estão sendo propostos nesse Carimbó.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Grupo Muzenza: um estudo em performance no jogo da capoeira(Universidade Federal do Pará, 2014-06-30) SOUSA, Joelson Silva de; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784O presente trabalho, de natureza qualitativa, investigou a Capoeira do Grupo Muzenza, de Belém do Pará, à luz dos Estudos da Performance, contribuindo, assim, com as pesquisas sobre Capoeira e Performance no âmbito acadêmico das Artes Cênicas, no Brasil. Ao compreender a Capoeira como performance, privilegiando a análise de alguns de seus elementos constitutivos, tais como jogo e a luta – categorias nativas utilizadas pelos capoeiristas em praticamente todos os grupos do país –, a pesquisa filia-se a uma rede de teóricos voltada para a construção epistemológica da performance enquanto categoria analítica. São eles: Victor Turner, Richard Schechner, Paul Zumthor, Jorge Glusberg e Aldo Terrin. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira corresponde a uma revisão bibliográfica da literatura (livros e teses) sobre Capoeira produzida no Brasil, dentre os quais citamos: Waldeloir Rego, Nestor Capoeira, Eusébio Silva, além das referências dos Estudos da Performance já citados. A segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, de caráter etnográfico. Após coleta de dados e análise desse material, chegou-se a seguinte apontamentos: de que os elementos constitutivos para realização do jogo de capoeira do Grupo Muzenza transcendem a peformance puramente corporal (habilidades motoras), para revelar outras características mais sutis, tais como improviso, risco, surpresa, susto, etc. Esses elementos, considerados fundamentais para a cultura praticante, assim, foram identificados na performance (jogo, luta) dos capoeiristas do Grupo Muzenza, tanto nas rodas públicas de Capoeira (apresentações artísticas e acrobáticas) quanto em seus treinos cotidianos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém(Universidade Federal do Pará, 2016-06-24) CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel; SATOMI, Alice Lumi; http://lattes.cnpq.br/2073986486219986; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre (ou o que é) a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar esta prática musical, realizando uma cartografia que visa compreender este objeto de pesquisa. Pareyson (2005) emerge na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há vivências, relatos e dados de pesquisa, e do próprio instrumento musical (o koto) para desenvolver as Invocações que constituem o corpo principal do texto. Parto da imersão enquanto membro do grupo e de autores da etnomusicologia que estudaram o instrumento musical koto. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (PELINSKI apud SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005), três dos principais conceitos utilizados para dialogar com essa realidade, esse objeto de pesquisa dentro da abordagem etnomusicológica. A pesquisa mostrou diversas particularidades da prática musical em questão. No decorrer que as invocações vão sendo apresentadas, questões vão sendo levantadas de modo que possam desencadear reflexões sobre a pesquisa e a prática musical.Tese Acesso aberto (Open Access) Klitores Kaos e o grito das mulheres: o Punk/HC desemboca numa cena musical feminista em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-03-20) MONTEIRO, Keila Michelle Silva; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A presente pesquisa tem como foco a cena musical do punk/hc, subgênero do rock, em Belém do Pará, constituída por mulheres como um fazer musical necessário no combate a preconceitos existentes entre pessoas que fazem ou frequentam os ambientes desse gênero, em que predomina, ainda, o sexo masculino, pois o rock e suas vertentes, apesar de representarem transgressão e irem contra opressões e violências do Estado e da sociedade, por vezes, invisibilizam a produção feminina e seus atores ainda praticam machismo, misoginia, dentre outras atitudes que ofendem mulheres. Nesta etnografia abordo a trajetória do punk/hc em Belém do Pará, enfatizando a produção musical feminina/feminista, sendo necessário valorizar essa produção e enfatizar a necessidade do respeito à mulher nesse cenário, pois conforme Rosa e Nogueira “a poesia e a música nascem das rupturas e da dor que transformam. É um processo criativo no sentido amplo onde, ao criarmos caminhos artísticos e de produção de conhecimento próprios, também nos reinventamos como pessoas” (2015, p. 27). Farei uma análise da trajetória, performance, estética e de composições musicais da banda Klitores Kaos que atua reivindicando direitos e empoderando mulheres, num diálogo com Chada (2011), Béhague (1992,1999), Blacking (1973) e Merriam (1964) para tratar de fatores socioeconômicos presentes nas canções; O´Hara (2005) e Caiafa (1985) para abordar o contexto do gênero punk rock . Além da bibliografia estudada, utilizei arquivos de mídia e material da pesquisa de campo antes da pandemia. Conforme análise de performance e estética da banda, sua trajetória e principalmente a análise musical nessa pesquisa, os dados apontam uma produção de protesto, um ‘grito’ de combate ao feminicídio, ao machismo, à misoginia e ao racismo com tomada de espaços por mulheres e o crescente respeito pelo gênero feminino na cena punk/hc, que muitas vezes se confunde com a vida particular dessas mulheres.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Lágrimas de boas-vindas: o repertório musical Ahãdeakü das comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro, AM(Universidade Federal do Pará, 2012-02-10) BRAGA, Mariana Gabbay Martins; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Esta pesquisa é voltada para o repertório musical Ahãdeakü também chamado de Hãde Hãde pelas comunidades indígenas Tukano Oriental da região do Alto Rio Negro, em especial da localidade de São Gabriel da Cachoeira no extremo noroeste do Amazonas. Sua importância está no desenvolvimento e aprofundamento dos trabalhos etnomusicológicos relacionados à música indígena da região norte do Brasil. O objetivo principal deste trabalho é buscar relações entre música e sistema social no Alto Rio Negro, associando as posições sociais de homens e mulheres indígenas ao repertório musical. Através da análise do repertório Ahãdeakü, pretende-se oferecer um olhar sobre a expressão dos valores socioculturais que se manifestam na música. Para tal, sua fundamentação está calcada na Etnomusicologia, lançando mão também dos estudos da antropologia cultural e etnologia amazônica.Tese Acesso aberto (Open Access) ONDE ESTÁ AQUELE POVO BARULHENTO? Uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus em Maracanã-PA.(Universidade Federal do Pará, 2024-01-31) LUZ, Jefferson Aloysio de Melo; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Neste trabalho, de cunho etnomusicológico, o autor lança um olhar sobre suas memórias com o objetivo de compreender a natureza, significados, função litúrgica e estruturas musicais dos corinhos pentecostais no culto. Através de uma cartografia da memória mesclada a uma abordagem autoetnográfica. os caminhos percorridos atravessaram as noções de acustemologia, de Feld (2015, 2020) conjugada a doutrina do Ethos musical (SILVA, 2019; GROUT e PALISCA, 2007), conectada a noção mito fundador (SALDANHA, 2018), levando em conta a trajetória do movimento pentecostal e da Igreja Assembleia de Deus na história (FRESTON, 1994; MATOS, 2006; OLIVEIRA 2013), além de buscar entender a dinâmica icônica dos elementos rituais na liturgia pentecostal que conduz o crente à experiência de entusiasmo religioso (STEPHENSON, 2019; ALBRECHT, 1999). Sua conclusão é de que os corinhos pentecostais são elementos estruturantes da liturgia pentecostal dispostos entre elementos litúrgicos fixos a fim de dinamizar o caminho até o entusiasmo ou êxtase religioso, que é o alvo principal da espiritualidade pentecostal; e que a simplicidade da estrutura, contornos musicais e das letras configura uma estratégia de conversão simbólica que transmuta os valores e crenças fundamentais da fé pentecostal em ícones sonoros rituais para realizar função análoga a um dos ícones medievais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior(Universidade Federal do Pará, 2018-06-26) VENTURIERI, Leonardo Vieira; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho investiga a presença do gênero musical Schottisch no Brasil e em Belém durante o final do século XIX e início do século XX, com foco no trabalho do compositor, professor, maestro e pianista Clemente Ferreira Júnior. Na investigação são utilizadas ferramentas ligadas ao estudo etnomusicológico, além de ferramentas analíticas relacionadas ao universo da teoria e composição musical. O problema de pesquisa se apresenta a partir da proposição: Como ocorrem os processos de criação musical de Clemente Ferreira? Quais são os elementos constituintes do schottisch feito pelo compositor? Como ocorre a relação dessa criação musical com seu contexto socio-econômico? Neste ínterim, a partir do conceito de “Prática Musical” de Sônia Chada (2007), busca-se a compreensão acerca da prática musical do compositor, tendo como parâmetro principal seu contexto social. De maneira complementar, o trabalho oferece um quadro sobre o fenômeno de transformação da música brasileira ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, propondo a elaboração do termo “novidades musicaes” para designar a constante importação de gêneros musicais estrangeiros para o país, durante o período. Por último, é apresentada uma composição musical acompanhada de memorial que detalha as decisões composicionais do autor, onde se propõe o conceito de “Transmutação”, que utiliza características da música de Clemente Ferreira Júnior como material para composições inéditas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Três legendas de Jayme Ovalle: contribuições para o estudo e técnica do piano(Universidade Federal do Pará, 2013-06-14) CANTÃO, Felipe Novaes; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Esse trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico das obras musicais “I. Legenda Op. 19”, “II. Legenda Op. 22” e “III. Legenda Op. 23”, todas escritas para piano solo pelo compositor paraense Jayme Ovalle. Visa o estudo, a análise e a divulgação de uma particularidade da música erudita paraense para piano composta no século XX, colaborando com a bibliografia sobre o assunto. Com a abordagem analítica de John D. White, procura-se investigar as estruturas e formas de cada Legenda bem como os procedimentos composicionais adotados e como o referido compositor os desenvolve. De acordo com estudo analítico, também se pretende verificar as habilidades técnicas que as obras analisadas podem proporcionar aos interpretes e alunos de piano, focalizando os níveis de ensino básico, intermediário e avançado, como encontrados no estudo de Marienne Uszler e Ingrid Barancoski.Tese Acesso aberto (Open Access) Uirapurus Paraenses: O legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953)(Universidade Federal do Pará, 2023-06-16) MAIA, Gilda Helena Gomes; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A tese Uirapurus Paraenses: o legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953) propõe refletir sobre o legado histórico desses artistas, identificando sua prática artístico-musical a partir dos acervos públicos e privados de Belém. Tem-se como acervos públicos: Museu do Estado do Pará; Biblioteca Arthur Vianna (Seções de Obras Raras, de Microfilmes e Jornais); Museu da Universidade Federal do Pará (Coleção Vicente Salles); Theatro da Paz; Instituto Estadual Carlos Gomes; Cemitério de Santa Izabel; e Academia Paraense de Música. E, como acervos particulares, os de: Maria do Céo Nobre Gomes; Helena Maia; Maria Gilda Nobre; Maria Helena Nobre; Jorge Nobre de Brito; Vicente Salles; Gilda Maia; Lenora Brito; e Urubatam Castro. A tese propõe ainda: 1) verificar a situação em que esses acervos se encontram e a atual acessibilidade ao legado histórico e artístico de Helena Nobre e Ulysses Nobre; 2) investigar quem eram Helena e Ulysses, sua trajetória, atividade artístico-musical e espaços de atuação; 3) destacar as composições, o repertório interpretativo de Helena e Ulysses e a rede de relações ¿ sociedade de seu tempo ¿ que os manteve atuantes, ajudou na difusão de sua atividade artístico-musical e permitiu sua trajetória artística, apesar de suas desvantagens sociais e de saúde; 4) propor o mapeamento, a reunião virtual e a divulgação desse legado, contribuindo para a acessibilidade, a rememorização e a apropriação dessa história pela sociedade atual: por uma memória viva. A pesquisa referencia autores como: V. Borges (2006) e K. Oliveto (2007), no campo do gênero biográfico em música, através da coleta e da interpretação de fontes históricas documentais, bibliográficas e orais; S. Freitas (1983) e E. Bosi (1994), em História Oral; R. Laraia (2001), C. Geertz (1975) e J. Blacking (2006. 2021), no campo da Música como Cultura; P. Castagna (2004, 2006, 2008, 2016), L. Oliveira (2012) e L. Heymann (1997, 2012), no campo da Arquivologia Musical; E. Santos (2004), J. Santos (1996), J. Ferreira (1983), D. Silva (2009) e C. Batista (2005), no campo do Patrimônio Cultural, Memória e Identidade; P. Nora (1993), no campo do Lugar de Memória; M. Sant¿Anna (2006), L. Lévi-Strauss (2006) e F. Maia (2003), no campo da Memória Viva; P. Bourdieu (1974, 1996, 1998, 2007), no campo do Capital Cultural e Social. Conclui-se que dar acessibilidade ao que está guardado em um museu ou biblioteca ¿ lugar de memória ¿ é alcançar a sociedade atual, mostrando ¿ a partir da atividade artístico-musical de Helena Nobre e Ulysses Nobre ¿ parte da produção cultural da primeira metade do século XX em Belém, contribuindo para futuras investigações acadêmicas
