Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "COSTA, Luizan Pinheiro da"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Barcarena cidade-obra: cartografia de uma cidade entontecida(Universidade Federal do Pará, 2012-03-09) CARDOSO, Sebastião de Jesus; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Este trabalho se constitui em uma leitura artístico-estético-crítica da cidade de Barcarena na busca de uma compreensão do seu espaço urbano. Ela se vale de três momentos: a cidade histórica, a cidade imagem e a cidade estética, buscando em uma leitura com Mumford, Argan, Guimarães, Lynch, Rossi, Deleuze,Guattari, Calvino o modo como ela se instaura na história.Esta leitura aponta como essa urbe se encontra hoje, mas ao mesmo tempo do que projeta no modo específico de vê-la daí a ideia de uma cartografia de seus espaços numa escritura entontecida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cenas poéticas da Marambaia(Universidade Federal do Pará, 2014-06-27) COSTA, Francisco de Assis Weyl Albuquerque; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184As cenas poéticas da Marambaia pulsam a condição ontológica desta pesquisa que se desafia por si própria, pela via de escrituras erráticas e cujos fragmentos revelam/refletem a produção de poetas/criadores de uma possível e invisível arte periférica, aqui afirmada dionisiacamente por uma estilística aforismática (Nietzsche) e por uma filosofia rizomática (Deleuze) que ressignificam as leituras dos percursos espontâneos e das vivências dos artistas da Marambaia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cidade, processos de criação e intervenções: práticas poe[lí]ticas na dimensão ordinária da experiência estética(Universidade Federal do Pará, 2012) AZEVEDO, Fernando de Pádua Mesquita de; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Nesta dissertação, proponho experimentar o experimentável nos deslocamentos possíveis de uma pesquisa atravessada por vivencias e outros acontecimentos na dimensão ordinária da experiência estética. Os assuntos aqui abordados tratam de questões relativas às práticas do fazer criativo vivenciado no cotidiano da cidade. Proposições de numa abordagem rizomática no víeis deleuze-guattariano sobre os aspectos referentes aos processos artísticos que ocorrem em paralelo aos mecanismos de agenciamento coletivo. Aproprio-me do sentido de escritura disseminado por Jacques Derrida, como estratégia para trafegar por sobre as tramas que envolvem as situações cotidianas na temporalidade própria do fazer.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Corpos desejantes: acontecimentos esteticulturais na Praça da República(Universidade Federal do Pará, 2012-03-20) SOUZA, Lídia Matilde Santana de; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta dissertação é uma experimentação teórica e prática do conceito deleuzeano de acontecimento e tem como objeto de estudos os “corpos desejantes” identificados na Praça da República em Belém do Pará. Nas práticas corporais e performances sociais se pretende identificar estéticas contemporâneas que afetam e ampliam a percepção da visualidade urbana. O objetivo geral do estudo é contribuir com reflexões acerca dos processos de criação, transmissão e recepção em arte através do imbricamento teórico-conceitual e poético-visual das relações entre arte e vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Deslocamentos cotidiano: corpo-cidade-arte-educação(Universidade Federal do Pará, 2012-03-29) PORTO, Priscilla Fragoso da Silva; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184É uma narrativa do cotidiano de uma professora de artes que vive a cidade de Belém do Pará com um olhar estético, têm o objetivo de instigar as pesquisas sobre a cidade, sobre estética e sobre a arte-educação tudo isso atrelado à estética do cotidiano e relacional, onde todas as vivencias são aproveitadas ( percepto e afecto) , uma apreensão do mundo. A arte é uma forma de criar mundos através de uma escritura que revela a os espaços como um suporte artístico onde os próprios acontecimentos que se dão nele já conduzem a uma poética. Usando como referencias teóricas Bachelard, Guattari, Sartre, Walter Benjamin além de alguns autores que percebem a rua, o espaço publico, como um suporte de fruição artística. A cidade, abordada de forma poética e subjetiva. A rua e o cotidiano urbano e a arte-educação conduzem a um pensamento e olhar intenso e denso sobre os espaços que um corpo percorre. As imagens da cidade (especificamente Belém: centro e periferia) e as imagens do cotidiano ( cotidiano urbano e cotidiano escolar) atuam como dispositivos de subjetivação segundo as perspectivas teóricas abordadas nesta pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Do clic na EJA ao furo da lata: experimentações fotográficas na educação e no cotidiano(Universidade Federal do Pará, 2012-03-01) RODRIGUES JUNIOR, Walter Gomes; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184O presente trabalho revela dois processos de experimentações com a imagem através da fotografia: o primeiro direcionado a uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Pública de Belém/PA, e o segundo direcionado a um grupo de jovens de uma comunidade do Bairro da Terra Firme da periferia de Belém/PA. Buscando deflagrar novas interpretações e subjetividades a partir de experimentações com a fotografia em seus múltiplos aspectos, apontamos nossas lentes para além de uma produção técnica, na direção de uma percepção que adentre o que se vê daqueles que constroem a sua própria identidade. Todo o processo vivenciado esteve preocupado em desenvolver o senso estético dos alunos e principalmente em reeducar o olhar a uma postura mais sensível, atenta aos detalhes do dia-a-dia e crítica, partindo dos princípios da observação, experimentação e pesquisa. Optamos por este tipo de abordagem por acreditar que a fotografia, dada toda uma trajetória imagética, histórica e conceitual, dentro e fora de um contexto escolar, pode contribuir para a formação dos indivíduos na sociedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Grupo de teatro Palha: trajetória e identidade teatral(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) FURTADO, Paulo Roberto Santana; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Estudo da trajetória do Grupo de Teatro Palha ao longo de seus 34 anos de história (1980 a 2014), abordando sua produção artística, atividades culturais e inserção no panorama do teatro paraense. A pesquisa objetivou entender os desafios do Grupo, que se originou com jovens integrantes na e da periferia de Belém, procurando traduzir o movimento teatral paraense durante os seus trinta e quatro anos de construção de uma identidade teatral. As produções do grupo têm como referência a teoria do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht, no intuito de levar a realidade para a cena teatral. Utilizou-se como fonte de pesquisa, material do grupo, como: programas, recortes de jornal, fotografias, vídeos, críticas, textos, roteiros e depoimento de seus integrantes e fundadores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A imagem por fora: uma experiência “verbivocovisual” pelos caminhos da errância(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) TAVARES, Mara Rodrigues; FRANCA-HUCHET, Patricia Dias; http://lattes.cnpq.br/9065267896846482; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184A linguagem fotográfica, quando chega ao limite de seu uso funcional, abre as potencialidades para a produção de uma nova imagem, uma abertura para o campo da arte, dentro do domínio das imagens. Uma imagem estrangeira. Tal qual a linguagem verbal que “sai” de seu uso corriqueiro para ser linguagem essencial. Quando esses processos de aberturas ou de dobras se realizam, pode-se dizer que essas estruturas sofrem um delírio em seus sentidos. Dentro dessa perspectiva, a presente pesquisa funda suas bases no conceito do fora para apontar um caminho de onde se pode pensar essas aberturas delirantes da imagem, assim como as visões dos paradoxos para observar como elas acontecem e a noção do devir para entender em que elas se transformam, com o objetivo de mostrar e narrar as interações que existem entre: fotografia-documento, fotografia-expressão, linguagem coloquial e linguagem essencial. Relações essas existentes na linguagem fotográfica e na linguagem literária, que compõem interfaces que se entrelaçam na pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Naif urbano: percepção visual no trânsito de Bragança, Castanhal e Belém(Universidade Federal do Pará, 2012-12-20) ROSÁRIO, Daniely Meireles do; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa está centrada em uma construção estético-poético-visual da cidade contemporânea a partir da percepção de naïfs urbanos – pinturas feitas à mão – presentes no trânsito de três cidades: Bragança, Castanhal e Belém. As pinturas percebidas são apresentadas como manifestações de uma estética popular e caracterizadas pelo seu aspecto artesanal. A captura e a compreensão destas manifestações aconteceram por meio de registros fotográficos, utilizados como instrumentos de coleta para uma construção visual das cidades, a partir dos naïfs que a compõem e sustentados por um método fenomenológico de percepção no qual o corpo é agente no mundo e o olho é o principal instrumento na construção da memória.Dissertação Acesso aberto (Open Access) [Nu]-: aparelho: relatos sobre coletivo, arte e colaboração(Universidade Federal do Pará, 2013-06-24) BARROS, Bruna Suelen Silva; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa se constitui em relatos de experiências poético-conceituais, expondo-os para revelar processos colaborativos advindos das ações da Rede [aparelho] -: em que predomina o uso de dispositivos tecnológicos, tais como a internet, rádio, celulares e grafismos (stickers e stencils) como forma de questionamentos nos planos político, artístico, cultural e econômico, pautados na livre distribuição e circulação de informações na Amazônia Brasileira. Este trabalho tem a cartografia como suporte metodológico, onde o pesquisar não pretende o “saber sobre”, mas se trata do “saber junto”, buscando nas experiências, aquilo que movimento um estado de coisas. Deste modo, ouvidos, narizes, bocas e mãos vasculham os acontecimentos, dando-lhes corpo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Olhando pro muro, enxerguei o mundo! : uma visão sobre a poética de quatro grafiteiros do cosp tinta crew(Universidade Federal do Pará, 2015-06-29) MACHADO, Carmen Maria Bragança de Souza; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Olhando pro muro, enxerguei o mundo! É assim que começa esta dissertação, uma pesquisa disposta a redescobrir os artistas que se inscrevem nas ruas, nos murospeles de uma cidade-suporte. Quatro grafiteiros do Cosp Tinta Crew, George, Marcelo Bokão, Edpaulo e Fábio Graf, que com suas diferenças, criam espaços nas tramas que se intercruzam no universo do grafite em Belém do Pará. Descobrir como estes Manus se encontram, se completam e circunscrevem as trilhas poéticas de seus trampos foi um dos objetivos conquistados; constatou-se como o conhecimento artístico/estético ampliou e possibilitou que estes rapazes se descobrissem artistas reconhecidos por seus pares e permitiu a aproximação dos universos das realidades teóricas com as realidades práticas, do ensinar o grafite e viver o grafite. Para tanto ressaltou-se as falas e opiniões dos manus, permitindo com que estes escolhessem as imagens que os representavam e interferissem esteticamente nas inscritas, demonstrando perante a academia e através desta, que estes jovens possuem identidade em seus traços e desenhos, sem a pretensão de decifra-los ou fazer análises sobre os significados de seus trampos. Autores como Jan Christiaan Smuts, com o conceito de olhar holístico; Oswald de Andrade e Michel Melamed, com os conceitos do Manifesto Antropofágico e Regurgitofagia; experiência-distante e experiência-próxima, de Clifford Geertz; Leda Guimarães e Romulo Avelar, com seus conceitos da escritas (drawings) em uma dissertação em artes são alguns dos suportes teórico que permitiram o desenvolvimento de uma pesquisa prazerosa e perto da realidade, tanto dos grafiteiros, quanto das escolas em que trabalho como professora de artes. Mas para que esta ponte ocorra é necessário fortalecer a base das crews que se espalham pela cidade e para tanto a academia e suas pesquisas são fontes fundamentais de apoio. Nesses aspectos somos levados a creditar que este trabalho, de caráter acadêmico, não poderá ficar limitado à universidade em um âmbito recolhido. Ele foi realizado com o intuito de uma postura de autorreconhecimento, abrindo a possibilidade de que os grafiteiros se identifiquem e se aproximem cada vez mais da academia, em trocas constantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O traço da traça num troço chamado livro: processo de pesquisa e criação poética(Universidade Federal do Pará, 2014-06-27) SOUZA, Bárbara Lívia Damasceno de; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Trata-se do processo de pesquisa e criação poética da obra Transgressões de Margem, livro-arte de minha autoria, concebido através do heterônimo Lívia Thysanura. O núcleo poético da obra discute o livro enquanto elemento poético além-suporte da palavra, da normalização da informação e da verdade científica. Faço isso no decorrer de todo texto e pela criação de um livro de memórias do heterônimo em que suscito, verbal e visualmente, reflexões sobre as estruturas simbólicas presentes no sistema de certificação da vida e do ensino escolar formal. São desenhos e palavras que se misturam a registros e signos normativos, questionando o espaço no livro e o olhar daquele que o experiencia. O Traço da Traça num troço chamado livro é, portanto, um trabalho de pesquisa e processo de criação que funde realidade e ficção, ato poético e pensamento científico. Um projeto inspirado, principalmente, nos pensamentos de Pierre Bourdieu e Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari, e Maurice Blanchot e na obra Olho desarmado de Sonia Rangel.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Travestidas formas: arte, beleza e erotismo em corpos de travestis no Bairro do Reduto em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2012-02-28) SOUZA, Paulo Sérgio das Neves; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Este estudo aborda a dimensão poética e estética presentes em corpos de travestis que trabalham e transitam no bairro do Reduto, na cidade de Belém do Pará, discutindo questões de arte, beleza e erotismo, sua exibição e constituição na cidade. Contribui para estabelecer debates acerca do corpo na cidade se embasando em diálogos de campos teóricos oriundos da Antropologia, Filosofia e, fundamentalmente, da Arte. Entendemos a importância de pensar o tema Travesti a partir de um estudo acadêmico em Artes e sua contribuição na construção e desconstrução de ações, pensamentos e conceitos em arte na contemporaneidadeDissertação Acesso aberto (Open Access) Vamos comer Oswald: por uma desterritorialização da antropofagia Oswaldiana.(Universidade Federal do Pará, 2014-06-25) GUIMARÃES, Juan Pablo Freire; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Através de uma abordagem feita por viés histórico, estético, identitário e linguístico, esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a proposição antropofágica elaborada por Oswald de Andrade, na sua relação com os discursos históricos, e com os discursos nacionalistas dos anos 30 no Brasil. A mesma demonstra como Oswald de Andrade constrói uma narrativa sobre a nacionalidade na qual a relação entre a identidade étnica e a nacional estão constante conflito. Partindo desse fato, a dissertação localiza duas maneiras pelas quais a antropofagia oswaldiana vem sendo narrada: uma que a territorializa no campo dos discursos nacionalistas, outras que tentam lhe retirar desse espaço, dando-lhe novos significados e potencialidades de transformação estética e sociocultural. Em outras palavras – lhe desterritorializando.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ver-o-Peso: poesia em postais do[s] submundo[s](Universidade Federal do Pará, 2014-06-30) OLIVEIRA, Raphaella Marques de; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa valoriza o acaso e os encontros cotidianos a partir de uma experiência corpo[+]gráfica pelos labirintos do Complexo do Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina, localizada em Belém do Pará e considerada artão postal. Encontro as pessoas e os lugares que não estão nos cartões postais da cidade, mas que constroem diariamente as narrativas sub-escritas da história [!] artisticamente o trabalho localiza-se no tempo da poesia e constitui uma coleção de crônicas feitas a partir das experiências estéticas vivenciadas no Ver-o-Peso. [Além de uma escrita intuitiva, inspirada por obras de poetas brasileiros, locais e nacionais]. Cientificamente os campos da Arte, filosofia e Comunicação e compila metodologias, sendo ao mesmo tempo uma poética autoetnográfica e uma corpografia rizomática poética. [:] juntas, articiência, fazem deste caderno de afetos uma reunião de escritos e colagensdo mundo sub-escrito do Ver-o-Peso, do resultado dos encontros com as pessoas de lá do submundo. O que dizem e não dizem estampam postais poético-narrativos.
