Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Orientadores "FARIAS, Edison da Silva"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A capa do século XX: um estudo sobre a estética e a linguagem visual da revista Belém Nova(Universidade Federal do Pará, 2011-06-29) MOURA JÚNIOR, Gidalti Oliveira; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766A dissertação sobre o aspecto visual da revista ‘‘Belém Nova’’, que circulou entre as décadas de 1920 e 1930, analisa a sintaxe visual presente nesse impresso, permitindo que se destaque de forma crítica - com base nos conceitos presente nos estudos de Dondis A. Donis (2003), Fayga Ostrower (1983) e Wassily Kandinsky (2005), dentre outros - as matrizes estéticas e formais presentes no seu projeto gráfico notadamente nas capas das edições pertencentes ao acervo da bibliotéca da Acadêmia Paraense de Letras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O imaginário amazônico na joalheria paraense: joias do Polo joalheiro(Universidade Federal do Pará, 2012-03-16) CHAGAS, Clarisse Fonseca; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766As coleções de joias produzidas pelos participantes do programa governamental Polo Joalheiro de Belém/PA, catalogadas nos impressos “Pará Expojoia” de 2002 a 2010, constituem o objeto de estudo desta pesquisa, que tem a finalidade de observar de qual maneira o imaginário amazônico foi apropriado em cada coleção, por meio de uma abordagem semiótica aplicada ao design, segundo as categorias simbólicas da autora Lucy Niemeyer. A pesquisa também analisa itens das joias tais como: história, processo produtivo, elemento de inspiração e tendências os quais refletem na utilização de matérias primas e técnicas do artesanato regional tradicional, gerando novas tecnologias e consolidando a identidade paraense na joalheria local. Baseado nessa pesquisa é possível analisar melhor como o repertório amazônico é absorvido em forma de arte e transformado em um produto vendável, sem resultar em uma negativa descaracterização.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As transformações do panorama artístico de Belém – 1960 e as repercussões nas obras de Valdir Sarubbi e Branco de Melo(Universidade Federal do Pará, 2011-03-03) SANTOS, Ilton Ribeiro dos; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766Esta pesquisa aborda as transformações ocorridas no panorama artístico da cidade de Belém na década de 60, para tanto destaca as obras Xumucuís e a série Lúmens, repectivamente de Valdir Sarubbi e Branco de Melo no momento em que foram selecionadas para XI Bienal de São Paulo em 1971. O objetivo da pesquisa é, a partir dessa abordagem, categorizar e analisar os, processos e contradições artísticas ocorridas no pensamento dos sujeitos, na cidade e na região onde se localiza a metrópole amazônica. Utilizando a esteira teórica de BERMAN (1986), BENJAMIN (1991, 1995) e CANCLINI (2003), o estudo demonstra que tais obras tiveram participação importante no campo cultural das artes visuais, especificamente em Belém, e, por extensão, contribui para o entendimento do impacto da modernidade na produção artística na América Latina.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As voltas do tempo: as reminiscências de um projeto de identidade nacional na cerâmica “marajoara” de Icoaraci(Universidade Federal do Pará, 2011) SANTOS, Telma Saraiva dos; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766A cerâmica “marajoara” produzida no Distrito de Icoaraci (Belém), inspirada nas cerâmicas arqueológica encontradas na Ilha do Marajó, é um dos símbolos que definem hoje a identidade do paraense. Essa produção artesanal ao receber incentivos governamentais conquistou reconhecimento público e contribuiu para a sobrevivência de um projeto nacional, iniciado no período Imperial, que preconizava a criação de uma identidade brasileira amparada na imagem do indígena como um dos referentes marcantes. Refletir sobre a construção de identidades partindo de um objeto material da cultura popular, pressupõe levantar questões e reflexões sobre alguns conceitos como tradição, cultura, identidade, multiculturalismo, circularidade cultural, heterogeneidade ou hibridação. São considerações cuja base teórica encontra-se, entre outros, nos trabalhos de Nestor Canclini, Carlos Ginzburg, Milton Santos, Ulpiano Meneses e Marcos Areválo, cujas contribuições serviram de base para o desenvolvimento de uma nova leitura sobre a identidade do paraense a partir da sua cultura material: a cerâmica artesanal icoaraciense.
