Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Orientadores "COHEN, Líliam Cristina Barros"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amanheceu, paid’égua!: o sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense(Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) PUGET, Dayse Maria Pamplona; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas. Em se tratando de uma pesquisa cujo objeto está inserido em escolas de samba, ela se embasa no contexto da Etnomusicologia a partir do olhar de teóricos que a fundamentaram. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas enredo. Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, etnomusicologia, samba, samba de enredo, ditadura militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens. O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes no carnaval paraense. Após a obtenção dos dados procedi à análise dos sambas e dos processos criativos dos seus compositores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O feitiço caboclo de dona Onete: um olhar etnomusicológico sobre a trajetória do carimbó chamegado de Igarapé-Miri à Belém(Universidade Federal do Pará, 2014-06-11) MORAES, Patrich Depailler Ferreira; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784O presente trabalho tem como título - O feitiço caboclo de Dona Onete: um olhar Etnomusicológico sobre a trajetória do Carimbó Chamegado; de Igarapé-Miri a Belém, sendo o objeto de estudo a cantora, compositora, e historiadora Professora Ionete Gama, conhecida na música paraense como Dona Onete, executora de uma forma particular de interpretar o Carimbó, batizado por ela de “Carimbó Chamegado”. Nesse processo, que consiste em três fases de sua produção, analiso três composições: - A primeira construida no Municipio de Igarapé-Miri no Grupo Folclórico Canarana, no qual suas primeiras letras surgiram; - A Segunda, já na capital Belém, onde participou do Projeto Terruá Pará; - e a terceira, onde sua obra ganhou o caráter comercial por meio de seu 1º CD. Interessa investigar o Carimbó Chamegado de Dona Onete, a partir da análise de três composições, a luz da Etnomusicologia. Utilizo como referencial teórico os estudiosos da Etnomusicologia, entre eles destaco Blacking (1973) e Behague (1992), que são subsídios para compreender como se processa a criação musical dentro do Carimbó Chamegado, assim como Lévi-Strauss, Stuart Hall e Nestor Garcia Canclini discutindo identidade. Metodologicamente, realizei consultas a livros e documentos, composições, gravações, vídeos, bem como pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas com a compositora em questão, que me forneceu informações sobre sua participação no Projeto Terruá Pará e no CD Feitiço Caboclo, lançado em 2011, possibilitando a analise das composições, observando particularidades musicais de execução e de interpretação que estão sendo propostos nesse Carimbó.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Grupo Muzenza: um estudo em performance no jogo da capoeira(Universidade Federal do Pará, 2014-06-30) SOUSA, Joelson Silva de; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784O presente trabalho, de natureza qualitativa, investigou a Capoeira do Grupo Muzenza, de Belém do Pará, à luz dos Estudos da Performance, contribuindo, assim, com as pesquisas sobre Capoeira e Performance no âmbito acadêmico das Artes Cênicas, no Brasil. Ao compreender a Capoeira como performance, privilegiando a análise de alguns de seus elementos constitutivos, tais como jogo e a luta – categorias nativas utilizadas pelos capoeiristas em praticamente todos os grupos do país –, a pesquisa filia-se a uma rede de teóricos voltada para a construção epistemológica da performance enquanto categoria analítica. São eles: Victor Turner, Richard Schechner, Paul Zumthor, Jorge Glusberg e Aldo Terrin. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira corresponde a uma revisão bibliográfica da literatura (livros e teses) sobre Capoeira produzida no Brasil, dentre os quais citamos: Waldeloir Rego, Nestor Capoeira, Eusébio Silva, além das referências dos Estudos da Performance já citados. A segunda correspondente a uma pesquisa exploratória, de caráter etnográfico. Após coleta de dados e análise desse material, chegou-se a seguinte apontamentos: de que os elementos constitutivos para realização do jogo de capoeira do Grupo Muzenza transcendem a peformance puramente corporal (habilidades motoras), para revelar outras características mais sutis, tais como improviso, risco, surpresa, susto, etc. Esses elementos, considerados fundamentais para a cultura praticante, assim, foram identificados na performance (jogo, luta) dos capoeiristas do Grupo Muzenza, tanto nas rodas públicas de Capoeira (apresentações artísticas e acrobáticas) quanto em seus treinos cotidianos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém(Universidade Federal do Pará, 2016-06-24) CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel; SATOMI, Alice Lumi; http://lattes.cnpq.br/2073986486219986; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre (ou o que é) a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar esta prática musical, realizando uma cartografia que visa compreender este objeto de pesquisa. Pareyson (2005) emerge na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há vivências, relatos e dados de pesquisa, e do próprio instrumento musical (o koto) para desenvolver as Invocações que constituem o corpo principal do texto. Parto da imersão enquanto membro do grupo e de autores da etnomusicologia que estudaram o instrumento musical koto. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (PELINSKI apud SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005), três dos principais conceitos utilizados para dialogar com essa realidade, esse objeto de pesquisa dentro da abordagem etnomusicológica. A pesquisa mostrou diversas particularidades da prática musical em questão. No decorrer que as invocações vão sendo apresentadas, questões vão sendo levantadas de modo que possam desencadear reflexões sobre a pesquisa e a prática musical.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Lágrimas de boas-vindas: o repertório musical Ahãdeakü das comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira no Alto Rio Negro, AM(Universidade Federal do Pará, 2012-02-10) BRAGA, Mariana Gabbay Martins; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Esta pesquisa é voltada para o repertório musical Ahãdeakü também chamado de Hãde Hãde pelas comunidades indígenas Tukano Oriental da região do Alto Rio Negro, em especial da localidade de São Gabriel da Cachoeira no extremo noroeste do Amazonas. Sua importância está no desenvolvimento e aprofundamento dos trabalhos etnomusicológicos relacionados à música indígena da região norte do Brasil. O objetivo principal deste trabalho é buscar relações entre música e sistema social no Alto Rio Negro, associando as posições sociais de homens e mulheres indígenas ao repertório musical. Através da análise do repertório Ahãdeakü, pretende-se oferecer um olhar sobre a expressão dos valores socioculturais que se manifestam na música. Para tal, sua fundamentação está calcada na Etnomusicologia, lançando mão também dos estudos da antropologia cultural e etnologia amazônica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior(Universidade Federal do Pará, 2018-06-26) VENTURIERI, Leonardo Vieira; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho investiga a presença do gênero musical Schottisch no Brasil e em Belém durante o final do século XIX e início do século XX, com foco no trabalho do compositor, professor, maestro e pianista Clemente Ferreira Júnior. Na investigação são utilizadas ferramentas ligadas ao estudo etnomusicológico, além de ferramentas analíticas relacionadas ao universo da teoria e composição musical. O problema de pesquisa se apresenta a partir da proposição: Como ocorrem os processos de criação musical de Clemente Ferreira? Quais são os elementos constituintes do schottisch feito pelo compositor? Como ocorre a relação dessa criação musical com seu contexto socio-econômico? Neste ínterim, a partir do conceito de “Prática Musical” de Sônia Chada (2007), busca-se a compreensão acerca da prática musical do compositor, tendo como parâmetro principal seu contexto social. De maneira complementar, o trabalho oferece um quadro sobre o fenômeno de transformação da música brasileira ocorrida a partir da segunda metade do século XIX, propondo a elaboração do termo “novidades musicaes” para designar a constante importação de gêneros musicais estrangeiros para o país, durante o período. Por último, é apresentada uma composição musical acompanhada de memorial que detalha as decisões composicionais do autor, onde se propõe o conceito de “Transmutação”, que utiliza características da música de Clemente Ferreira Júnior como material para composições inéditas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Três legendas de Jayme Ovalle: contribuições para o estudo e técnica do piano(Universidade Federal do Pará, 2013-06-14) CANTÃO, Felipe Novaes; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Esse trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico das obras musicais “I. Legenda Op. 19”, “II. Legenda Op. 22” e “III. Legenda Op. 23”, todas escritas para piano solo pelo compositor paraense Jayme Ovalle. Visa o estudo, a análise e a divulgação de uma particularidade da música erudita paraense para piano composta no século XX, colaborando com a bibliografia sobre o assunto. Com a abordagem analítica de John D. White, procura-se investigar as estruturas e formas de cada Legenda bem como os procedimentos composicionais adotados e como o referido compositor os desenvolve. De acordo com estudo analítico, também se pretende verificar as habilidades técnicas que as obras analisadas podem proporcionar aos interpretes e alunos de piano, focalizando os níveis de ensino básico, intermediário e avançado, como encontrados no estudo de Marienne Uszler e Ingrid Barancoski.
