Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Capoeirando: um processo de criação em dança contemporânea induzido pela ressignificação dos movimentos básicos de Capoeira Regional(Universidade Federal do Pará, 2011) SANTOS, Lindemberg Monteiro dos; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Esta pesquisa propõe um processo de criação a partir da ressignificação dos movimentos corporais da capoeira regional, por meio de práticas laboratoriais experimentais como procedimentos para a apreensão e ressignificação de movimentos corporais básicos desta manifestação pelos corpos de bailarinos, sistematizando relações entre saberes teóricos e práticos de bailarinos, capoeiras e estudiosos da dança. Desse modo, a pesquisa respondeu ao problema sobre como desenvolver um processo de criação em dança a partir da ressignificação de movimentos corporais da capoeira regional. A investigação envolveu este pesquisador e dois bailarinos, em laboratórios semanais realizados em quatro etapas, no período de abril de 2010 a novembro de 2011. Os dados foram coletados por meio de depoimentos escritos e fotografias. Os resultados da pesquisa apontam contribuições para a sistematização de processo de criação na área da dança contemporânea.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte na TV: reflexões sobre matérias de arte em telejornais paraenses(Universidade Federal do Pará, 2011) ANDRADE, Ana Paula Dias; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Arte e comunicação, duas áreas do conhecimento capazes de provocar reflexões e questionamentos sobre a realidade humana, ainda precisam afinar o (com)passo. Esta dissertação propõe uma parceria entre os dois campos, para que juntos possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade crítica e enriquecida culturalmente. O ponto de convergência escolhido para o estudo é a mediação de informações sobre arte pelo telejornalismo paraense. Será que os telejornais valorizam, incentivam e dão visibilidade às pautas sobre arte, principalmente locais? Na tentativa de responder esta e outras perguntas, mergulha-se em uma pesquisa bibliográfica abordando temáticas referentes à linguagem artística e à televisiva, à crítica de arte e ao jornalismo cultural, levantando pilares para compreensão de como a TV, enquanto veículo de comunicação de massa, deve atuar para a correta mediação da informação artística. A partir de levantamento teórico, observa-se, na prática, matérias jornalísticas veiculadas em telejornais de emissoras paraenses de canal aberto: TV Liberal (Rede Globo); TV RBA (BAND) e TV Cultura do Pará (emissora pública); escolhidas para esta análise de conteúdo. Na pesquisa, as matérias trazem temáticas artísticas, parte do cenário contemporâneo. Coletar material de canais distintos colabora com a observação de como é abordada a informação artística em cada emissora; se é dada visibilidade à temática, valorizando-a; e se há incentivo, motivação ou colaboração com a formação do público de arte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Deslocamento e apropriações do design no território da arte: os Campana a partir de Duchamp(Universidade Federal do Pará, 2011) NEVES, Maryclea Carmona Maués; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Esta dissertação tem como objeto de estudo os processos de apropriação e deslocamento de objetos de design no território da arte, presentes em trabalhos de Fernando e Humberto Campana tendo como perspectiva o mesmo tipo de procedimento verificado na obra de Marcel DuchampDissertação Acesso aberto (Open Access) As voltas do tempo: as reminiscências de um projeto de identidade nacional na cerâmica “marajoara” de Icoaraci(Universidade Federal do Pará, 2011) SANTOS, Telma Saraiva dos; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766A cerâmica “marajoara” produzida no Distrito de Icoaraci (Belém), inspirada nas cerâmicas arqueológica encontradas na Ilha do Marajó, é um dos símbolos que definem hoje a identidade do paraense. Essa produção artesanal ao receber incentivos governamentais conquistou reconhecimento público e contribuiu para a sobrevivência de um projeto nacional, iniciado no período Imperial, que preconizava a criação de uma identidade brasileira amparada na imagem do indígena como um dos referentes marcantes. Refletir sobre a construção de identidades partindo de um objeto material da cultura popular, pressupõe levantar questões e reflexões sobre alguns conceitos como tradição, cultura, identidade, multiculturalismo, circularidade cultural, heterogeneidade ou hibridação. São considerações cuja base teórica encontra-se, entre outros, nos trabalhos de Nestor Canclini, Carlos Ginzburg, Milton Santos, Ulpiano Meneses e Marcos Areválo, cujas contribuições serviram de base para o desenvolvimento de uma nova leitura sobre a identidade do paraense a partir da sua cultura material: a cerâmica artesanal icoaraciense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-02-09) OLIVEIRA, Domingos Sávio de Castro; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A arquitetura da cidade de Belém, no Pará, da segunda metade do século XVIII é marcada pela obra do arquiteto italiano Antônio José Landi responsável pelo projeto e construção, ou reforma, de edificações que marcam a paisagem da cidade até os dias atuais. Ao analisar a bibliografia publicada a respeito do artista, é possível notar uma flutuação entre os autores no que diz respeito à classificação de seu estilo artístico. É possível atribuir esse fato às influências recebidas pelo arquiteto ao longo de sua vida na Europa, o que imprimiu em sua linguagem elementos de várias correntes artísticas. É objetivo desse trabalho, a partir de um estudo sistematizado dos ornatos utilizados pelo arquiteto, perceber seu vocabulário ornamental e fornecer então fundamentos para estudos a respeito das influências que a obra landiana pode ter provocado na arte paraense. Para tanto, reuniram-se os ornatos em quatro grupos a fim de facilitar a visualização de seu vocabulário e, consequentemente, de sua linguagem ornamental. Vasta foi sua produção entre Itália, Portugal e Brasil, entretanto, foram priorizados os ornamentos utilizados na obra realizada em terras brasileiras, suas características, sua utilização e suas variações. A metodologia empregada consistiu de pesquisa bibliográfica, levantamento e análise dos desenhos realizados no Brasil e registro fotográfico e análise das obras executadas em Belém. Ao final da pesquisa, conclui-se que o italiano desenvolveu sua arte, com o uso de um vocabulário ornamental cuja origem teve suas raízes nas influências artísticas europeias que se amoldaram ao ambiente amazônico, suas limitações de materiais e mão-de-obra.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma experiência de ensino coletivo de violino no Projeto Vale Música em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-02-24) BATISTA, Antonio de Pádua Araújo; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310A metodologia do ensino coletivo de instrumentos musicais tem ganho um significativo espaço dentro do contexto da Educação Musical no Brasil. No Estado do Pará, essa prática vem desde o final da década de 1970, com a implantação do Projeto Espiral no Instituto Estadual Carlos Gomes. Atualmente, essas iniciativas têm ocorrido mais frequentemente através de instituições do terceiro setor da sociedade civil, como as fundações, dentre as quais destacamos a Fundação Amazônica de Música e a Fundação Vale, responsáveis pela implantação do Projeto Vale Música (PVM), objeto desta pesquisa, que tem como objetivo investigar como é desenvolvido o ensino coletivo de violino no PVM/PA. Este ensino, desenvolvido em várias etapas, vem a oportunizar aos seus integrantes a aquisição de várias habilidades, dentre as quais se destaca e execução instrumental na recém criada Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), a qual fez seu recital de estréia em dezembro de 2009. O projeto atende um alunado formado por crianças oriundas de famílias de baixa renda, que integram a rede pública de ensino da Grande Belém. O nível musical alcançado pelos alunos do projeto nestes seis anos de existência foi o principal aspecto motivador desta pesquisa. Para entendermos os aspectos que têm contribuído para o alcance deste nível de musicalidade dentro do projeto, procuramos identificar o perfil sócio cultural dos agentes envolvidos no processo de ensino coletivo do violino – alunos, professores, pais e/ou responsáveis -, bem como identificar outros aspectos como objetivos, conteúdos e atividades desenvolvidas, repertório, procedimentos metodológicos, espaço físico e carga horária empregados no projeto. Nesta pesquisa, foi utilizado o método descritivo, tendo como suporte a pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise documental. O resultado esperado é uma compreensão do que é o Projeto Vale Música, desenvolvido no Estado do Pará, e do modelo utilizado no desenvolvimento do ensino coletivo de violino no mesmo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O peixe vivo na Amazônia: um mundo-açu nas canções da Banda Cravo Carbono(Universidade Federal do Pará, 2011-02-24) MONTEIRO, Keila Michelle Silva; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Esta pesquisa focaliza a banda de música urbana Cravo Carbono que atuou em Belém do Pará no final dos anos 90 e início de 2000 com destaque para o álbum Peixe Vivo, lançado em 2001. Esse álbum apresenta em suas composições traços literários diversos e gêneros musicais que se articulam resultando num produto musical próprio e híbrido. Consiste basicamente em contextualizar social e culturalmente a banda para estudar o seu produto, cujo conteúdo literário e musical é dotado de elementos “tradicionais”, “modernos”, “locais”, “globais” que dialogam entre si. O objetivo da pesquisa é partir dessa contextualização para revelar alguns elementos desse multiculturalismo, em determinados momentos, no texto poético e principalmente na música em algumas faixas do álbum Peixe Vivo. Questões como as diversas identidades que causam dúvidas na atual sociedade e o multiculturalismo característico do processo de hibridação cultural que se apresenta na Amazônia são tratadas sob um olhar etnomusicológico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O fazer arte (são) de Guilherme Augusto dos Santos Júnior: interfaces artesanato, design e arte(Universidade Federal do Pará, 2011-02-28) ANTUNES, Isis de Melo Molinari; MALHEIROS, Ubiraelcio da Silva; http://lattes.cnpq.br/1918222033161849Este estudo é um olhar sobre o Artesanato como uma manifestação cultural importante para se refletir as relações entre alguns saberes que confluem na contemporaneidade: Design e Arte. Discute-se, etnograficamente a produção artesanal de Guilherme Augusto dos Santos Junior, um artesão paraense, contemporâneo, e ilustra-se, com o exemplo de seu “fazer arte(são)”, que os limites entre os campos citados são construções cada vez mais tênues. Como técnicas de abordagem foram estabelecidas entrevistas na sua casa que também é o local de seu trabalho com o intuito de conhecer a sua história de vida e o seu método criativo. A teoria que sustenta a pesquisa deriva dos Estudos Culturais, porque oferece maior flexibilidade para tratar das inter-relações entre as culturas em que o artesão está imerso e são os pilares da sua identidade híbrida. Afirma-se que o ato criativo do artesão segue uma metodologia projetual semelhante à do artista e do designer, mas por ter um caráter empírico ainda é discriminada no mundo acadêmico. O estudo apresenta-se dividido em três capítulos: História de vida do artesão Guilherme Augusto dos Santos Junior; Caminhos da criação e, finalmente, Artesanato, Design e Arte. A conclusão aponta para a quebra dos conceitos tradicionais do Artesanato, colocando em xeque a validade das divisões hierárquicas atribuídas ao campo da Arte e do Design.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desdobrando a dança imanente: imanência, organicidade e técnica na construção de uma poética cênica(Universidade Federal do Pará, 2011-02-28) SOUZA, Luíza Monteiro e; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692A presente pesquisa traz em seu cerne apontamentos referentes à continuidade das abordagens teóricas e práticas concernentes ao trabalho desenvolvido pela Companhia Moderno de Dança. Visando a um desdobramento das questões tratadas na tese de doutorado da professora Ana Flávia Mendes, diretora artística do grupo, observou-se, então, a construção da poética da companhia a partir de outros aspectos relativos ao objeto desta pesquisa. O enfoque reside no encadeamento de três conceitos-chave norteadores das reflexões e análises elaboradas durante o processo de investigação. Essa tríade, composta das noções de imanência, organicidade e técnica, sustentou o desenvolvimento de experimentações junto aos bailarinos da companhia no intuito de verificar as possibilidades de investigação e pesquisa em dança cujo processo tivesse como ponto de partida as subjetividades dos bailarinos nele imbricados. A interrelação conceitual dessas noções serviu como base para o desenvolvimento de experimentações artísticas pautadas na imanência enquanto estímulo primeiro para a aplicação de laboratórios experimentais de cunho prático e teórico, a fim de promover a ativação de estados de corpo diferenciados, tendo em vista as implicações destes estados corporais nas resultantes suscitadas no processo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2011-03-01) MAIA, Gilda Helena Gomes; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Helena do Couto Nobre (1888-1965) faz parte da terceira geração da Família Nobre, que, assim como seus ancestrais e irmãos, seguiu a carreira musical, destacando-se na arte do canto lírico, interpretando, compondo, e também dando aulas particulares. Teve a oportunidade de subir ao palco com vários de seus parentes, em especial, com seu irmão Ulysses Nobre – dupla de cantores que até hoje é lembrada sob o título Irmãos Nobre. Com Ulysses, Helena dividiu não apenas sua carreira, mas também os estigmas da hanseníase: mesmo curados, ficaram as sequelas; mesmo cantando, foram enclausurados em seu domicílio na Travessa Campos Sales, batizado pela sociedade paraense de Gaiola Dourada, por guardar os Uirapurus Paraenses. Helena ficou conhecida como o Rouxinol Paraense em várias cidades brasileiras e na Europa, através dos programas musicais transmitidos pela Rádio Clube do Pará – PRC-5 – de que tomou parte. Ainda não se havia investigado a carreira dessa mulher que, mesmo com os estigmas da doença, teve a coragem de se expor e de assumir a profissão de cantora. A tendência atual do historiador é reconstruir seu objeto histórico a partir das representações sobre ele. Desta forma, a presente dissertação – Helena Nobre: uma musicista paraense da primeira metade do século XX – objetivou investigar a história de vida de Helena Nobre e sua atividade musical, construindo, a partir do método biográfico e das representações sociais, sua biografia intelecto-musical. Esta pesquisa pretendeu também abordar o repertório musical interpretativo e composicional de Helena Nobre e os principais eventos artísticos de que tomou parte, percebendo sua presença no cenário-musical de sua época. As representações sociais da sociedade de seu tempo foram colhidas nas fontes históricas – orais, documentais e bibliográficas – através de entrevistas com familiares e amigos da cantora e de revisão sistemática da literatura em acervos públicos e privados de Belém, em fontes tais como: fotos, jornais, revistas, correspondências, partituras, programas de concerto, álbuns de recortes, objetos pessoais, telas (pinturas), poesias, homenagens póstumas. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se a aproximação com os estudos teóricos sobre: musicologia histórica, relações de gênero, patrimônio cultural e memória viva. Pretende-se, assim, ampliar a historiografia musical paraense, tirando o silêncio que tem pairado sobre a história da vida, formação e atuação musicais de Helena Nobre.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Por onde se vê: a performance na dança na cena contemporânea(Universidade Federal do Pará, 2011-03-02) GOMES, Erika Silva; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692Instigada pelas novas produções artísticas, vivenciadas principalmente no universo da dança, lancei-me no desafio de pesquisar que caminhos esses artistas percorrem, que instrumentos de trabalho utilizam e principalmente que ideias os fazem mover-se em busca de transformações neste meio artístico. Nesse sentido, elegi, como objeto de estudo, o espetáculo “Por onde se vê”, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, da qual faço parte, por ter dançado na primeira versão deste espetáculo, também me incluo como objeto de estudo deste trabalho. Minha investigação nesta pesquisa objetivou analisar a linguagem da performance nesta obra, - cujo referencial teórico encontra-se assentado principalmente nos pensamentos de autores como Renato Cohen e Roselee Godlberg - onde tive como hipótese que a utilização desta linguagem poderia ser uma pista no que diz respeito à construção desta inusitada e instigante produção artística. O texto aponta algumas contribuições trazidas por essa arte de fronteira, no sentido de ampliar o universo criativo na cena. A metodologia utilizada baseou-se numa abordagem qualitativa descritiva, por meio do levantamento de dados coletados durante entrevistas padronizadas e estruturadas com a diretora e os intérpretes, sobre o processo de criação e a realização das quatro versões do espetáculo, bem como os depoimentos dos espectadores da obra em questão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Era tão bonito... conflitos de sensibilidade musical e o desaparecimento de um Cordão de Pássaro(Universidade Federal do Pará, 2011-03-02) LUZ, Jefferson Aloysio de Melo; BARROS, Líliam Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem o objetivo de investigar e discutir o conflito de sensibilidades musicais entre diferentes gerações de moradores das comunidades que ficam entre os quilômetros 21 e 23 da rodovia PA 136, nas proximidades do município Terra Alta, no Pará, como um fator importante no processo de nãoressurreição do Cordão de Azulão. Trata-se de um trabalho etnomusicológico de caráter etnográfico, onde a temática é desenvolvida a partir dos discursos desses moradores sobre um Cordão de Pássaro que acontecia nessas redondezas, o Cordão do Azulão, e que desapareceu há quarenta anos. A natureza da sensibilidade musical é abordada principalmente a partir dos escritos de John Blacking, enquanto que o trabalho de etnografia musical é inspirado naquilo que Clifford Geertz chama de etnografia densa. O trabalho revela que as mudanças na estrutura social, econômica, religiosa, política e no meio ambiente das comunidades pesquisadas afetaram diretamente o estilo de vida dos seus moradores facilitando com que valores culturais tradicionais, os quais conferiam sentido a expressões musicais como o Cordão do Azulão, deixassem der ser apreendidos por uma nova geração de moradores, fazendo com que esse cordão exista apenas na memória dos mais antigos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) (Des)territórios da Arte contemporânea: multiterritorialidades na produção artística paraense(Universidade Federal do Pará, 2011-03-02) COSTA, Gil Vieira; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522Esta pesquisa analisa a constituição de territorialidades na arte contemporânea, observando práticas artísticas desenvolvidas mais especificamente a partir da segunda metade do século XX. Aplico o conceito de multiterritorialidade à arte contemporânea, observando de que forma espaços convencionais e não convencionais são utilizados nas práticas artísticas analisadas. Alguns exemplos são mencionados, para explicitar os processos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialização da arte na contemporaneidade, priorizando-se as práticas artísticas desenvolvidas no estado do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As transformações do panorama artístico de Belém – 1960 e as repercussões nas obras de Valdir Sarubbi e Branco de Melo(Universidade Federal do Pará, 2011-03-03) SANTOS, Ilton Ribeiro dos; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766Esta pesquisa aborda as transformações ocorridas no panorama artístico da cidade de Belém na década de 60, para tanto destaca as obras Xumucuís e a série Lúmens, repectivamente de Valdir Sarubbi e Branco de Melo no momento em que foram selecionadas para XI Bienal de São Paulo em 1971. O objetivo da pesquisa é, a partir dessa abordagem, categorizar e analisar os, processos e contradições artísticas ocorridas no pensamento dos sujeitos, na cidade e na região onde se localiza a metrópole amazônica. Utilizando a esteira teórica de BERMAN (1986), BENJAMIN (1991, 1995) e CANCLINI (2003), o estudo demonstra que tais obras tiveram participação importante no campo cultural das artes visuais, especificamente em Belém, e, por extensão, contribui para o entendimento do impacto da modernidade na produção artística na América Latina.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A estética da media art: as obras de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau(Universidade Federal do Pará, 2011-03-04) RABELLO, Rafaelle Ribeiro; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522As tendências teóricas e atividades de criação procuraram de alguma forma caminhar lado a lado com as descobertas e os desenvolvimentos tecnocientíficos. Os pensamentos científicos e tecnológicos contemporâneos ampliam e transformam as bases materiais e os potenciais dos modos de produção estético. Tais transformações podem ser observadas no campo da Media Art, manifestação concernente ao contexto contemporâneo, cujas principais investigações artísticas centram-se na Arte Computacional, Arte da Telepresença, Imersão, Realidade Virtual, Arte Transgênica e Arte Genética. Portanto, a presente dissertação tem como objetivo pesquisar as Teorias Estéticas que emergem do contexto da Media Art fundamentadas na ideia de interatividade e interface, assim como os resultados estéticos de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau construídos na interseção dos pensamentos científicos, tecnológicos e artísticos. Em linhas gerais, utiliza-se a noção de “Arte como sistema vivo” como recurso para compreender o processo interativo como um conjunto de elementos interconectados, sujeito à constante intervenção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Trânsitos (in) visíveis diálogos na arte contemporânea paraense(Universidade Federal do Pará, 2011-03-10) COUSTON JUNIOR, John Fletcher; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A presente pesquisa visa traçar uma reflexão crítico e teórica em torno de obras de arte contemporâneas expostas em salões e exposições na cidade de Belém, Pará. Tal cartografia visual possibilitará um viés de compreensão acerca do papel de indício antropológico que a arte possui num mundo fluido, híbrido e interconectado. Nesse sentido, a discussão será amparada pelo conceito de Dialogismo, proposto por Mikhail Bakhtin e seu círculo de pesquisa, de forma que o respectivo conceito será atualizado por operações intertextuais e intersemióticas. As operações mencionadas, em uma relação filosófico-conceitual, se proporão em servir de rota para se compreender os processos culturais das sociedades contemporâneas. Associa-se à discussão o papel que esses processos de culturalidade trazem como desdobramentos nas sociedades da América Latina, não mais empreendendo uma trajetória uniforme e contínua, mas uma teia rizomática de apropriações, lealdades transitórias e visualidades.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade(Universidade Federal do Pará, 2011-03-18) SILVA, Edson Fernando Santos da; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692Esta dissertação analisa as proposições do visionário francês Antonin Artaud sobre o teatro ritual numa estreita relação com os acontecimentos de sua vida, categorizando-o como figura liminar, para extrair de sua própria experiência de vida os elementos relevantes que justifiquem a re-sacralização do palco exigida por ele. A partir da etimologia do termo “rito”, dimensiona-se o projeto teatral de Artaud no âmbito dos ritos religiosos, âmbito no qual serão tecidas considerações sobre os conceitos fundamentais do seu pensamento tais como Duplo, Crueldade, Metafísica, Magia e Sagrado. Apresenta-se ao final a formulação pnp vale i no contexto pc, procedimento gestado e aplicado na poética de cena do espetáculo Quando a musica terminar... A formulação aponta os limites e possibilidades de se realizar o teatro ritual como atividade liminóide.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A gambiarra na cena: uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-03-18) SOUZA, Iara Regina da Silva; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761O objeto de estudo desta pesquisa é a reflexão sobre a apropriação da gambiarra de luz para a cena expositiva. De forma específica serão tratados os mecanismos culturais favoráveis a esse processo, transversal na sua essência, sua contribuição para uma cena expositiva dramatizada, com um recorte no final do século passado até os nossos dias, delimitando-se o problema estudado à realidade de Belém do Pará. Tem como finalidade a compreensão dos processos de criação, construção e recepção das gambiarras como artefato iluminante na ativação de obras de arte. Para tanto, é discutida a iluminação dentro do universo da galeria de arte a partir da apropriação das gambiarras de luz que fazem parte do cotidiano urbano de Belém do Pará, a fim de avaliar a iluminação enquanto potência na ativação de obras de arte. Na sequência argumentativa do estudo, articulam-se o entendimento da relação do iluminante com os outros elementos da exposição de arte, visto que o mesmo opera como agente de ativação não só da obra, mas da situação espacial em que ela se encontra, com o intuito de produzir teoria e fortalecer a arte como campo de conhecimento. A gambiarra tem caráter de implicação conceitual de sentido, não apenas enquanto objeto, mas a partir do que ela produz, o que denominamos de efeitos socioestéticos. Estes deverão ser lidos a partir dos quinze anos de experiência desta pesquisadora na apropriação, ressignificação e recondução de artefatos luminosos para a função de ativadores de espaços expositivos, em uma afirmação da práxis como elemento principal de articulação dos caminhos da pesquisa, tendo em vista que, no decorrer deste tempo, um método foi se desenhando e encontra-se em consonância com esta pesquisa. Para operar de maneira mais eficiente dentro da complexidade dos campos da materialidade e reprodutividade do objeto, dos dispositivos de instauração das obras de arte, da gambiarra como caminho inventivo e de solução investigativa que acontece num campo de subjetividade, empregou-se a abordagem metodológica da bricolage.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O inferno dantesco e o inferno digital: jogo, fantasia e realidade(Universidade Federal do Pará, 2011-06-23) CAVALCANTE, Acilon Himercírio Baptista; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Esta dissertação trata dos parâmetros possíveis entre o Inferno de Dante e a Cibercultura, através dos resultados de uma pesquisa desenvolvida por em três pontos: A Imagem do Infeno, legado da narrativa dantiana expressa ao longo dos séculos por artistas em diferentes estilos, mas dotados de elementos singulares propostos pelo autor florentino. A Cibercultura e seus conceitos: o ciberespaço, a imagem digital, a cultura de convergência e as transformações em curso que essa cultura produz na sociedade. E por último, a fantasia possível entre os conceitos e a imagem do inferno medieval com o mundo contemporâneo, através da atualização dos mesmos presentes no Inferno do projeto de hipernarrativa que se desenvolve tendo como base em tais definições.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A capa do século XX: um estudo sobre a estética e a linguagem visual da revista Belém Nova(Universidade Federal do Pará, 2011-06-29) MOURA JÚNIOR, Gidalti Oliveira; FARIAS, Edison da Silva; http://lattes.cnpq.br/4500138216841766A dissertação sobre o aspecto visual da revista ‘‘Belém Nova’’, que circulou entre as décadas de 1920 e 1930, analisa a sintaxe visual presente nesse impresso, permitindo que se destaque de forma crítica - com base nos conceitos presente nos estudos de Dondis A. Donis (2003), Fayga Ostrower (1983) e Wassily Kandinsky (2005), dentre outros - as matrizes estéticas e formais presentes no seu projeto gráfico notadamente nas capas das edições pertencentes ao acervo da bibliotéca da Acadêmia Paraense de Letras.
