Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Orientadores "FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do aprendizado musical de crianças com transtorno do espectro do autismo em aulas de percussão(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) OLIVEIRA, Glaucia Freire de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Sabe-se que a educação musical possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como a percepção, ritmo e improvisação. No que diz respeito à musicalização para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a educação musical vai além dos conteúdos formais. Com este trabalho, pretendeu-se analisar o aprendizado musical de crianças com TEA em aulas de percussão. Para o alcance do objetivo prosposto, foi realizado um curso de treinamento teórico e prático para graduandos a fim de introduzi-los à pesquisa científíca e para que estes pudessem atuar como monitores. Foi repassada a estrutura da intervenção e a forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre seis e nove anos, sendo oito com autismo e 12 típicos (sem o transtorno). Cada responsável assinou um termo de consentimento livre esclarecido, onde constavam os objetivos desta pesquisa e preencheram o relatório que traçou o perfil comportamental de cada criança. A coleta de dados foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Cada dia de intervenção tinha duração de uma hora e ocorria uma vez por semana, durante três meses, constando de dez atividades fundamentadas nos métodos de Carl Orff e Zoltán Kodály. Para realizar a avaliação do aprendizado musical desses alunos, foi utilizado a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical-Percussão, construída por Oliveira, Pantoja, DeFreitas Jr., Espírito Santo e Nascimento (2011), a partir da adaptação da Escala de Verificação do Aprendizado Musical no Instrumento Violoncelo (DEFREITAS Jr., 2007), a qual vem composta por instruções e ilustrações para melhor compreensão do avaliador. Podemos com esta pesquisa observar o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos com TEA e melhoras significativas em seu comportamento e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caminhos de formação em música de estudantes com transtorno do espectro do autismo em uma escola técnica em música(Universidade Federal do Pará, 2014-06-26) RODRIGUES, Jessika Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A abordagem emergente nesta pesquisa relaciona aspectos que direcionam o olhar à trajetória no curso técnico em música de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para adquirir um diploma em música. Este é um estudo de caso do processo de formação no curso técnico em música de pessoas com TEA, para tanto foi escolhida a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) por ser uma escola técnica em música que já formou estudantes com TEA. A pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo de formação em música de estudantes com TEA no curso técnico da EMUFPA. Se desdobrando especificamente em identificar o papel do Programa Cordas da Amazônia (PCA) na inserção de pessoas com TEA para o aprendizado musical; descrever a ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da EMUFPA, relacionada aos estudantes com TEA; e analisar o processo de formação em música de estudantes com TEA no curso técnico da EMUFPA. Para o alcance do objetivo proposto foi adotada a abordagem qualitativa e como técnica de coleta de dados foram utilizados a entrevista semi-estruturada e análise documental. Os interlocutores de pesquisa foram: o diretor do PCA, o coordenador do NAPNE na EMUFPA, a diretora da EMUFPA, dois (n=2) estudantes com diagnóstico de TEA formados no curso técnico da EMUFPA e suas respectivas cuidadoras. Os dados obtidos nas entrevistas semi-estruturadas foram transcritos literalmente, categorizados e analisados juntamente com os documentos evocados na pesquisa. O pesquisador da presente investigação aponta o PCA com um ação efetiva diante da inserção de pessoas com TEA na aprendizagem e atividade musical; dificuldade na implantação do NAPNE na EMUFPA pela falta de recursos materiais, humanos, didáticos, estruturais e financeiros, bem como a falta de definição de papeis entre a DIS e o NAPNE e apoio da escola; também demonstra caminhos diferentes percorridos pelos estudantes com TEA, mas destaca o interesse, a oportunidade, as barreiras, conquistas e continuidade como partes relevantes do processo de formação. A contribuição desta pesquisa ultrapassa os casos particulares dos atores envolvidos, emergindo na elaboração de propostas concernentes à educação musical de pessoas com TEA, culminando na sua formação profissional e em seus efeitos podendo se referir também as diversas necessidades específicas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Do cinema à educação: trânsitos musicais na concepção de videoaulas(Universidade Federal do Pará, 2016-06-16) SAMPAIO, Nilze de Sá; SOUZA, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Esta pesquisa teve como objetivo fazer o estudo da concepção musical de videoaulas a partir dos usos musicais do cinema, utilizando-se como referência principal os conhecimentos de Michel Chion, por meio das obras “A audiovisão” (2011) e “La música en el cine” (2014). Embasaram também este estudo, no que se refere: à estrutura da linguagem cinematográfica, Martin (2013) e Mascelli (2010); à semiótica discursiva, Barros (2005) e Souza (2015, 2008, 2006); à arte e educação, Duarte (2000); à educação a distância, Litto (2010), Santos, Fassbender e Evangelista (2015) e Moran (2002); à videoaula, Santos, Fassbender e Evangelista (2015), Moran (1995, 2009, 2015), Anderson e Dron (2011, tradução 2012), Mattar (2014), Filatro (2009), Silva (2015), Spanhol e Spanhol (2009), Vargas, Rocha e Freire (2007). A presente pesquisa se justificou pela mudança que vem ocorrendo no âmbito da educação, fortemente influenciada e dinamizada pelas tecnologias da informação e da comunicação, e ainda pela necessidade de unir a estética à educação, em busca de processos de ensino-aprendizagem que considerem as particularidades humanas, incluindo a dimensão do sentir nesse processo. Para a análise realizada foi utilizado o percurso gerativo de sentido, conforme a semiótica discursiva, e dois instrumentos criados pela pesquisadora que foram o Mapa sonoro/musical e a Lista sintética dos usos musicais. O Mapa sonoro/musical procurou identificar de um modo geral o discurso e questões didáticas, e de um modo específico, aspectos musicais como a questão das dominantes sonoras, dos usos musicais e dos pontos de utilização e sincronização da música na produção de sentido. Na Lista sintética dos usos musicais foram apresentados os usos musicais segundo Chion, a descrição e a exemplificação respectiva, inclusive com indicação de links na internet. Também para auxílio na análise foi definida uma tipologia de videoaulas em que foram identificadas semelhanças nas estruturas das videoaulas disponíveis na internet, chegando-se à seguinte classificação: videoaula informativa/ instrutiva, videoaula educativa modelo presencial e videoaula educativa com recursos de pós-produção. Mediante esses conhecimentos buscou-se esclarecer a questão de “Como a música pode ser utilizada na concepção de videoaulas, a partir dos seus usos no cinema?”. Percebeu-se após as análises que a presença da música varia conforme o tipo de videoaula e o seu momento de utilização. Assim, nas videoaulas com maior variedade de recursos discursivos, como os tipos videoaula informativa/ instrutiva e videoaula educativa com recursos de pós-produção, notou-se maior presença da música para a materialização do discurso. Inversamente, nas videoaulas com menor variedade desses recursos, notou-se uma menor presença musical, como no tipo videoaula educativa modelo presencial. Quando a música é pensada na concepção da videoaula, de um modo geral, também é maior sua possibilidade de uso do que quando trabalhada na videoaula já gravada. Esses são processos de trabalho distintos, mas que deverão ter em vista o uso da música para reiteração e materialização do discurso. Os usos musicais mais frequentes foram: continuidade e fluência do filme; representação simbólica; continuidade e descontinuidade dos planos sonoros; sincronização; temporalização da imagem; coestruturação e coirrigação; e movimentação das imagens. Diante do exposto, concluiu-se que a música é um recurso pedagógico, um componente discursivo da videoaula que pode ser utilizado para a sua coestruturação e para questões audiovisuais fundamentais, possibilitando uma educação estética.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e inclusão: a experiência do Programa Cordas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) ALBUQUERQUE, Tássila Crystiane Freitas; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica de inclusão de alunos com Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem na Educação Musical do Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA, assim como descreveu o processo de inclusão deste Programa e conheceu o tipo de inclusão desenvolvida no mesmo. Foi fundamentada com pressupostos teóricos sobre inclusão, sobre educação musical, sobre educação musical inclusiva, sobre Transtornos do Desenvolvimento Humano e Dificuldades de Aprendizagem. Foi realizada uma revisão sistemática sobre os pesquisadores que já publicaram sobre o Programa Cordas da Amazônia assim como os dispositivos legais brasileiros e internacionais sobre inclusão e garantia de direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, documental e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com (a) o coordenador do PCA, (b) um técnico e (c) um aluno selecionado a partir de critérios estabelecidos. Os resultados foram computadorizados, organizados e descritos em forma de quadros para análise descritiva. Os resultados mostraram que as etapas que os alunos passam, garantem o acesso de todos à educação, conforme predispõe a legislação. O PCA promove educação musical inclusiva com alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de Autismo, de Síndrome de Down, Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e o ensino de violino para crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems.(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) PINHO, Vivian Ferreira.; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217No âmbito legislativo, está em vigor a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seu artigo 3º estabelece que são direitos da mesma o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Nessa perspectiva, o professor precisa estar preparado para assumir os desafios da docência para esse público. Este estudo visa contribuir com essa questão ao abordar estratégias metodológicas para a educação musical e ensino do violino para crianças autistas, inspiradas na proposta pedagógico-musical de Edgar Willems e consequentemente fornece diretrizes para o docente que pretende se especializar no campo da educação musical para turmas inclusivas com crianças autistas. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa investigar quais as contribuições do método de Edgar Willems para o processo de musicalização e ensino do violino em turmas inclusivas com crianças autistas. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, que são: propor atividades musicais, por intermédio da revisão da literatura, baseadas no método de Willems; e verificar o aprendizado musical dos alunos autistas alcançado por meio de uma escala avaliativa. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada, em artigos, dissertações, teses e livros nos idiomas português e espanhol, disponíveis em plataformas on-line, para identificar o que a literatura trata sobre a educação musical, na perspectiva da educação inclusiva direcionada a pessoas com TEA, envolvendo temáticas como a legislação inclusiva, educação musical inclusiva, autismo, relações entre a educação musical e a psicomotricidade na perspectiva inclusiva, educação musical e ensino de violino e a educação musical para Edgar Willems. Esta é uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e tem caráter exploratório. Os participantes desta pesquisa são oriundos do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA), em atividade na Universidade Federal do Pará (UFPA), como técnica de coleta foi realizada a observação participante e estruturada uma escala avaliativa baseada nos pilares da proposta pedagógico musical de Edgar Willems, são eles: a canção, o ritmo, o movimento sonoro (altura do som) e a audição. Ocorreram 11 aulas e 3 avaliações, as aulas foram planejadas previamente e baseadas nos pilares do método revelados na revisão de literatura. Os resultados do aprendizado das crianças autistas coletados nas avaliações foram expressos em gráficos e foi realizada a descrição mediante à pesquisa participante dos avanços musicais e quanto ao comportamento de todos os participantes. O estudo revelou que a turma como um todo, tanto os alunos autistas quanto os típicos, evoluiu. As crianças autistas demonstraram desenvoltura e entendimento das práticas musicais, experimentaram os elementos musicais e com autonomia transferiram esse conhecimento para o estudo do violino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical no Programa Cordas da Amazônia: descrição analítica dos procedimentos metodológicos das turmas de violoncelo(Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) PAIVA, Adriana Catarina de Carvalho de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217A pesquisadora deste trabalho objetivou verificar como se dá a educação musical de crianças e adolescentes do Programa Cordas da Amazônia através do violoncelo (PCA). O ensino do instrumento violoncelo realizado no PCA direcionado a pessoas nesta faixa etária alcança também alunos com transtornos do desenvolvimento (autismo, TDAH, dislexia, síndrome de Down), além de outros com dificuldades de aprendizagem (considerando dificuldades financeiras, sociais, de transporte), que normalmente não prosseguiriam no estudo de um instrumento musical, o que torna o Programa um dos poucos a oferecer ensino musical gratuito para alunos com transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. A pesquisa objetivou, pois, verificar como se dá o ensino musical de violoncelo de crianças e adolescentes com e sem transtornos do desenvolvimento pela aplicação desses procedimentos metodológicos do PCA; sistematizar sua gênese e estrutura, buscando essas informações através de pesquisas que tomaram como centro de discussão este Programa; observar os pressupostos teóricos de ensino musical que sustentam tais procedimentos identificando o conteúdo programático e o modus operandi dos seus participantes; e, por fim, analisar o consequente resultado de aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas ferramentas de pesquisa, tais como entrevistas e a aplicação de uma Escala de Avaliação que verifica o aproveitamento do aprendizado. De fato, os resultados alcançados quanto ao aprendizado de alunos com transtornos do desenvolvimento corroboram o que a literatura específica preconiza: a possibilidade de apreensão musical deste público é possível e real, devendo haver continuidade e estímulo musical para esses alunos no esforço de superação das limitações impostas pelas condições. Em relação à gênese e estruturação do Programa, as fontes teóricas de estudos já realizados sobre o PCA permitiram uma esquematização de informações para responder ao objetivo proposto. Diante destas constatações positivas já desenvolvidas e constatadas no ambiente de ensino do PCA, espera-se contribuir para o fortalecimento das práticas desse Programa, e de uma forma mais abrangente, contribuir para a orientação de políticas públicas educacionais mais eficazes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino coletivo de cordas friccionadas: uma análise da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2012-02-13) RODRIGUES, Társilla Castro; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Estudos sobre o ensino coletivo de cordas friccionadas estão cada vez mais em evidência no contexto da educação musical no Brasil, mas revelam ser esta uma vertente ainda em fase exploratória. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia. E como objetivos específicos descrever a Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas do Programa Cordas da Amazônia, investigar o processo de ensino-aprendizagem dos instrumentos violino e viola por meio da aplicação da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do referido Programa e identificar na Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia aspectos que caracterizam o ensino coletivo. A pesquisa foi uma abordagem qualitativa, um estudo descritivo da referida Proposta Metodológica e utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical nos instrumentos Violino e Viola do Programa Cordas da Amazônia e a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos com a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical de Violino e Viola na aplicação da Proposta Metodológica foram organizados e analisados a partir do programa estatístico Microsoft Office Excel, foram computados e descritos em forma de gráfico para a análise descritiva. Os resultados encontrados na presente pesquisa a partir da análise descritiva revelaram o valor do ensino coletivo para a expansão do alcance do ensino de instrumentos de cordas friccionadas, entendendo que o ganho do estudo em grupo se estende para a vida e no aprendizado do instrumento pode se tornar um início para uma carreira musical promissora. Também indica possibilidades e oportunidades para elaboração de ações, no sentido de mobilização de políticas públicas para viabilização de ensino musical de qualidade nas escolas do Brasil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação inicial e continuada de professores de artes/música na educação básica: um estudo na USE 11 de Icoaraci em Belém/PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) COSTA, Lucian José de Souza Costa e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada no estudo de caso a respeito da formação inicial e continuada de professores de Artes/música na educação básica, estudo este realizado na USE 11 (Unidade SEDUC na Escola) no Distrito de Icoaraci na cidade de Belém. A formação do professor de Artes/música deve ser refletida com muito cuidado, a começar por suas experiências na área de educação musical tanto em sua formação inicial como na formação continuada. Objetivou-se Investigar como ocorre a formação inicial e continuada dos professores de Artes/música na Educação Básica na Use 11. Os objetivos específicos desdobram-se em: Verificar como ocorre a formação inicial dos professores de artes/música nas escolas de educação básica na Use 11; Averiguar como ocorre a formação continuada de professores nas escolas de educação básica na Use 11; Descrever estratégias e metodologias utilizadas pelos professores nas escolas de educação básica na Use 11. A coleta de dados realizou-se através de questionário no formato da escala Likert de 5 pontos aos professores de artes/música do ensino fundamental e médio, a fim de coletar os dados da pesquisa. Foi utilizada a técnica estatística análise exploratória de dados, para descrever as características da formação inicial musical, da formação continuada e da metodologia utilizada atualmente em sala de aula pelos professores de artes/música. Além disso, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico denominado de teste do sinal. Verificou-se se as metodologias e estratégias utilizadas atualmente em sala de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação continuada dos professores de artes/música. De acordo com os principais resultados obtidos por meio da análise exploratória de dados, verificou-se que a maioria dos professores de artes/música iniciou sua formação musical por intermédio da igreja e de participação em projetos sociais, a maioria dos professores afirma que o aprendizado em teoria ou escrita musical influencia de forma positiva na formação inicial musical como professor. Todos os professores participaram de grupos musicais, seja na formação musical inicial e/ou na formação musical continuada, e também todos os professores afirmaram que as disciplinas cursadas durante sua formação na licenciatura em música estão colaborando com seu ensino em sala de aula. Após a aplicação do teste de sinal, verificou-se que, de acordo com os dados coletados, não se pode afirmar que metodologias e estratégias utilizadas atualmente em salas de aula possuem influência da formação musical inicial e da formação musical continuada, ao nível de significância de 5%. Na Fundamentação teórica para a formação de professores de música foram acolhidos alguns autores: Wazlawick et al (2013); Marinho e Queiroz (2006); Machado (2003); Oliveira (2007) e Beineke (2004), entre outros. A partir desta pesquisa, conclui-se que existem “lacunas” a serem vencidas pelos professores da área de artes, por não ter uma politica pública atuante e consistente em nosso país, desta forma, este trabalho contribui para a reflexão em campo profissional e de tudo o que está sendo manifestado em relação à formação inicial e continuada nas escolas de ensino básico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inclusão em educação musical: uma proposta de adaptação metodológica para disléxicos(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) SILVA, Letícia Silva; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O aprendizado da linguagem envolve múltiplas variáveis, consistindo em um processo de criação complexo que relaciona aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, socioculturais, socioeconômicos e educacionais. Deficiências em um destes aspectos podem refletir em distúrbios da aprendizagem. A dislexia é um destes distúrbios e se caracteriza por dificuldades específicas na realização da leitura e da escrita. A importância da educação musical para indivíduos com dislexia como forma de prática educativa pode viabilizar-se um importante componente auxiliador durante o processo de aprendizagem da escrita e da leitura, propiciando o desenvolvimento da autoestima e da interação com o outro. Após a revisão sistemática da literatura com referência à relevância da Educação Musical com a Dislexia nas Bases de Dados SciELO, BIREME PsicInfo, MEDLINE e LILACS. O objetivo com este trabalho foi investigar adaptações metodológicas necessárias ao aprendizado musical e desenvolvimento da linguagem de disléxicos. Participaram deste estudo 12 crianças e/ou adolescentes com idades entre 09 e 14 anos. As avaliações da Escala de Avaliação do Aprendizado Musical (EAAM) compreenderam a apreensão de conhecimento teórico e prático, mensurados a partir de um protocolo de observação e foi realizada individualmente. Já as Avaliações Teórico-Musicais I e II (ATM I e ATM II) abarcaram o aprendizado da leitura e escrita musical, sendo realizadas respectivamente após cada aplicação da EAAM. Quanto as ATM I, essas ocorreram de forma coletiva com todos os presentes em sala. Já na ATM II, a turma foi dividida em dois grupos contendo 6 alunos cada para aplicação. Os resultados de ambas as avaliações citadas acima foram submetidos à análise, categorizados e expostos em gráficos para demonstrar o desempenho do aprendizado musical dos alunos com dislexia. O pesquisador do estudo em questão assinala o PCA como um viabilizador no auxílio quanto ao desenvolvimento da leitura e escrita para disléxicos através do aprendizado musical, destacando a importância e contribuições que este possui ao proporcionar a adaptação de metodologias com equipe multiprofissional de apoio para assistir às necessidades de estudantes com dislexia, assim como na capacitação de profissionais interessados na educação musical inclusiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Motivação para aprender música: um estudo com alunos do ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2017-07-07) SILVA, Silene Trópico e; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217; HENDERSON FILHO, José Ruy; http://lattes.cnpq.br/1843981362271021Nesta pesquisa, realizou-se um estudo exploratório com a finalidade de conhecer os direcionamentos empíricos aplicados na área de educação musical e outros aplicados em conformidade com a Teoria da Autodeterminação (TAD) possíveis para este estudo. Foi importante revelar o estado da motivação dos alunos e descrever o comportamento do estudante de acordo com as influências internas e externas, para predizer-lhes a orientação motivacional para aprender música no ensino médio. A teorização sobre o sentimento autodeterminado, realizado pelos psicólogos Deci e Ryan (1985), aproximou-se da perspectiva sociocognitiva da motivação e da visão humanista das necessidades e da aplicação do conceito autodeterminado, favorecendo ao sujeito interagir consigo e com seu mundo de forma dialética e organísmica. O sujeito ao se identificar, bem como endossar pessoalmente as informações recebidas do contexto como próprias de si, tornou-se capaz controlar e direcionar seu aprendizado á realização de suas metas e objetivos futuros. Com o emprego do survey para 64 alunos do ensino médio, objetivou-se compreender as contribuições da motivação para aprendizagem musical e conhecer o estado e estilo da motivação, para: (a) explicar as influências internas e externas que motivam o envolvimento do aluno em práticas musicais; (b) verificar por intermédio da literatura os mecanismos psicológicos básicos que motivam o educando a aprender música; (c) descrever como os fatores educacionais e socioculturais influenciam a compreensão dos conteúdos; e (d) averiguar a natureza (intrínseca e extrínseca) que origina a motivação para aprender conteúdos musicais. Ao se depreender a motivação do estudante do ensino médio é considerado aplicar avaliação qualitativa no intento de conhecer a qualidade da aprendizagem conceitual dos estudantes. Neste sentido, foi a pesquisa de survey, uma alternativa bastante válida, para aprofundar esta questão e projetar os fatores que motivaram a amostra de estudantes de música do ensino médio regular aprender música na escola. Como estas questões foram abordadas no ensino médio, acredita-se que as ações empreendidas nessa pesquisa, fazem a diferença para melhorar a qualidade do ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa de survey e análise quantitativa dos dados, foi constatada na amostra pesquisada o estado e estilo motivacional orientado para motivação controlada em estágio de autorregulação introjetada, em lócus causal externo. A contribuição da motivação para aprender música foi determinada pela percepção de atendimento das necessidades psicológicas básicas, avaliadas pelos estudantes, em grau moderadamente baixo e próximo de 45% do índice total da escala, bem como pela frustração moderada destas mesmas necessidades, avaliadas próximas de 55% do índice de frustração total da escala. Os sentimentos de autonomia se aproximaram na escala Likert do nível de 32% apontados na escala, o sentimento de competência ao nível de 37% e o de relacionamento ao nível de 31% de atendimento. Confirmou-se no estudo ser o atendimento das necessidades psicológicas básicas uma característica inata das pessoas, cuja contribuição aumenta o aprendizado conceitual, melhora a disciplina escolar diminuindo quadros de evasão e repetência escolar que em seus desdobramentos motivacionais ajusta e modifica o comportamento do sujeito positivamente, sendo, portanto, um incremento ao aprendizado musical que corrobora com a condução de futuras pesquisas e com a educação musical.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo(Universidade Federal do Pará, 2018-06-29) SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O presente estudo trata-se de uma compreensão sobre o processo de ensino e aprendizagem de música de crianças com Síndrome de Down, visando entender as expectativas, necessidades e particularidades de aprendizagem destes. O objetivo central desta pesquisa é compreender como ocorre a aprendizagem musical de crianças com Síndrome de Down em uma turma com crianças neurotípicas (sem transtornos do desenvolvimento que envolva distúrbios significativos no funcionamento psíquico) através do ensino de violino em grupo desenvolvido pelo Programa Cordas da Amazônia – PCA do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará – PPGARTES. Para isto, foi realizado um estudo de caso, com a coleta de dados realizada por meio de observação participante, na qual foram coletadas anotações em um caderno de campo e também por meio de registros fotográficos e audiovisuais. Para avaliar a aprendizagem dos estudantes de violino, usou-se Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do Violino. No que concerne aos resultados da pesquisa dos participantes B e C com SD, pode-se dizer que eles alcançaram excelentes níveis de aprendizagens nas aulas de violino. Demonstraram entendimento dos comandos ministrados, respondiam às perguntas realizadas pelos professores, observavam os professores e os imitavam na execução das atividades, algumas vezes observavam os colegas e copiavam os gestos realizados por estes. Os resultados, assinalam ainda, que a técnica do pizzicato denominada pelos professores do projeto como “bico de pato” foi muito bem assimilada pela grande maioria dos alunos. Observou-se que os participantes SD memorizaram bem as canções que determinavam o início e o fim das atividades com a retenção de prazos curtos e longos de aprendizagem e assimilação das funções de cada melodia (música de entrada/música levantar o braço/e música de despedida). Quanto aos termos da aprendizagem técnica no instrumento, apresentaram eficácia nas atividades de acolhimento, coordenação motora grossa nas danças de aquecimento e relaxação. Uma estratégia de ensino muito válida utilizada pelo projeto, e que merece ser destacada, foi a utilização de recursos visuais (figura 9) para facilitar a aprendizagem de toda a turma. Percebe-se que o ensino coletivo de violino praticado pelo projeto promove a integração e socialização das crianças, além de facilitar a aprendizagens de todos, principalmente das crianças SD. Refletindo sobre estas questões, buscou-se evidenciar as especificidades dos portadores da SD contribuindo com informações para a área da educação musical garantindo o direito do aluno em situação de inclusão de receber ensino de qualidade. Consideramos que ainda há muito a se contribuir para a formação de professores, estratégias, metodologias e práticas pedagógicas para as pessoas com Síndrome de Down.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A música na educação de pessoas com deficiência visual: uma experiência na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo(Universidade Federal do Pará, 2012-02-13) BERNARDO, Sérgio Figueiredo; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O objetivo com este estudo é compreender a dinâmica da educação musical na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (UEES JAA), situando a música e sua dimensão criativa no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na concepção de professores e de alunos com Deficiência Visual, na perspectiva da educação inclusiva. A UEES JAA localiza-se no Estado do Pará, uma referência no AEE de alunos com Deficiência Visual. Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em 2009, esta instituição atendeu cerca de 347 alunos provindos da Região Metropolitana de Belém. Os docentes e técnicos da unidade atuaram em várias ações: (a) no atendimento de alunos com Deficiência Visual; (b) na formação de educadores da Rede Estadual de Ensino; e (c) na organização de Jornadas Pedagógicas envolvendo a sociedade para discussão de temas relacionados à arte. Referindo-se à arte, inclui-se a música como importante elemento no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Embora se constate inicialmente estas práticas de trabalho com música, verifica-se que no campo da sistematização e produção científica destas práticas há uma lacuna, dada a riqueza das experiências e especificidades de sua atuação. Em se tratando da busca dos processos criativos dos alunos com Deficiência Visual por intermédio da música, percebe-se que a Unidade apresenta muitas possibilidades de estudo e de produção de conhecimento. Considerando a percepção complexa dos fenômenos a serem estudados, os pesquisadores utilizaram uma abordagem Qualitativa, estruturada em torno de um Estudo de Caso. Como técnica de pesquisa, foi utilizada a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A documentação direta baseou-se na (a) observação direta intensiva por intermédio de técnicas de observação, e (b) roteiro de entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que: (a) A UEES JAA vem passando por um processo de mudança em sua forma de organização como tentativa de adequar-se ao processo de normalização do AEE. Esta mudança, em andamento, tem no centro de sua concepção a perspectiva inclusiva na qual o conceito de inclusão social tem um papel significativo e a inclusão escolar apresenta-se em processo de desenvolvimento crescente sendo que sua consolidação demanda a superação de desafios ainda presentes na dinâmica institucional, sobretudo na relação com o ensino regular; (b) O Coral Cantarte, como campo de atuação musical, afirma-se como fazendo parte do conjunto de atividades ofertadas aos alunos com Deficiência Visual, manifestando uma organização pedagógica específica que busca considerar as necessidades educacionais especiais dos educandos, valorizando formas de abordagem multi sensorial, processos de memorização e repetição e repertório de baixa complexidade técnica como princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem; (c) A dimensão criativa da música, por meio da composição, do improviso e da inovação musical manifesta-se de forma diferenciada na prática pedagógica musical, compondo um quadro geral de ausências e presenças, possibilidades e perspectivas. Neste sentido, a criação musical não compõe o leque de objetivos educacionais propostos para o Canto Coral, sendo a natureza criativa da música o principal agente desencadeador de sua tímida manifestação. Desta forma, produz-se conhecimento de uma experiência educacional que contribui para o enriquecimento da relação da música com o processo de construção da inclusão de alunos com Deficiência Visual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas psicopedagógicas na educação musical de alunos com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) SIQUEIRA, Danihellen Prince Dias; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Este trabalho trata sobre a prática psicopedagógica na educação musical em alunos com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) existente no Programa Cordas da Amazônia (PCA) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Fundamentou-se a partir de duas áreas do conhecimento das ciências sociais: a Psicopedagogia e a Educação Musical dialogando teóricos abordados no PCA como Vygotsky, Suzuky e Piaget. Possui abordagem qualitativa descritiva e quantitativa usando como método o estudo de caso e tem por objetivo investigar as práticas existentes da psicopedagogia nas oficinas de violoncelo por meio do estudo de caso aplicado em alunos com TDAH inseridos no Projeto Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem. Na investigação pretende-se descrever as práticas psicopedagógicas; apresentar os motivos pelos quais o Programa Cordas da Amazônia desenvolveu essas práticas; analisar se estão adequadas à finalidade das oficinas de violoncelo e por fim demonstrar através de resultados empíricos o progresso de aprendizagem musical desses alunos. Nessa pesquisa foi utilizado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para os devidos usos legais das informações e registros extraídos durante a coleta de dados A coleta de dados foi realizada no laboratório da EMUFPA e teve a participação de 24 alunos na faixa etária de 8 a 14 anos divididos em duas turmas, cada uma com 8 alunos com desenvolvimento neurotípico e 4 com TDAH, dentre os quais foram selecionados 2 pares por turmas. Nesse estudo adotou-se a entrevista semi-estruturada e análise documental; os interlocutores da pesquisa foram: o coordenador geral do PCA que também é o coordenador do NAPNE na EMUFPA, dois monitores e quatro estudantes com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos de avaliação foram as entrevistas e suas análises e também a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do PCA. Os resultados demonstram que há existência de práticas psicopedagógicas no PCA, no projeto Transtorno do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem em alunos com TDAH corroborando a pesquisa.
