Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por Orientadores "COSTA, Thiago Dias"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise de um modelo de dimensionamento da força de trabalho dos servidores técnico-administrativos da UFPA com ênfase na gestão por competência(Universidade Federal do Pará, 2016-06-28) ALMEIDA, Walquiria Corrêa de; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Dimensionar o quadro de servidores de uma organização é uma tarefa das mais significativas da área de recursos humanos, porém, de difícil execução, já que contabilizar a força de trabalho pode não ser suficiente para colocar pessoas capacitadas em locais estratégicos ou com perfis específicos para atender as necessidades da organização. A partir de 2005, com o Plano de Carreira dos cargos técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino, o dimensionamento de pessoal tornou-se tarefa obrigatória para a eficiência da gestão, pois a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Técnicos, aprovado em 2006 requer a adequação do quadro de servidores a partir de um modelo de alocação de cargos. No mesmo ano do Plano de Carreira dos técnicos o Governo Federal lançou as diretrizes para implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal e trouxe para o serviço público, a Gestão por competência, cuja finalidade é propiciar a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, dando ênfase a eficiência, eficácia por meio do desenvolvimento permanente do servidor e pela adequação de suas competências aos objetivos da organização. Considerando este contexto, a pesquisa em questão teve um caráter exploratório ao buscar discutir a integração da Gestão por Competências com o subsistema dimensionamento de pessoal, assim como, utilizou-se do mapeamento de competências para mapear as competências e entregas dos servidores lotados nos Programas de Pós-graduação da UFPA, de modo a auxiliar qualitativamente o dimensionamento. As entregas também foram testadas como variável quantitativa para utilização na matriz de cálculo. O resultado quantitativo foi obtido por meio da estatística descritiva, levantando-se o perfil dos servidores no que tange ao vínculo com a UFPA, escolaridade, tempo de serviço e carga horária de trabalho. Para o cálculo da matriz utilizou-se as medidas de tendência central média aritmética e mediana para verificar o quadro ideal de servidores, com a aplicação dos dados em um modelo já utilizado pela própria UFPA para dimensionar o pessoal técnico-administrativo. O trabalho resultou no mapeamento de competência e entregas e no dimensionamento de pessoal das secretarias dos programas de pós-graduaçãoDissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação das competências gerenciais descritas pelo GESTCOM para a UFPA com as competências de gestão extraídas do critério governança do modelo de excelência em gestão pública(Universidade Federal do Pará, 2016-10-13) ROCHA, Gualter de Oliveira; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O presente trabalho teve como objetivo avaliar o alinhamento das competências gerenciais descritas pelo GESTCOM para a UFPA com as competências de gestão extraídas do critério governança do MEGP. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, que utilizou de procedimentos de coleta de dados bibliográficas e documentais, com o uso da técnica de análise de conteúdo para responder aos objetivos propostos. O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram selecionadas as alíneas da dimensão governança do MEGP, extraídos seus requisitos, aplicado o modelo proposto por Carbone et al. (2009) para a formação das competências profissionais e, por último, registrado as práticas de gestão relacionados a cada competência. No segundo momento, foram realizadas comparações entre as competências gerenciais extraídas do MEGP com as identificadas no mapeamento de competências da IFES pelo GESTCOM. Também foram cotejadas as competências identificadas pelo GESTCOM com o referencial de governança e gestão do TCU. Foram descritas nove competências e práticas gerenciais com base no MEGP, perfazendo um total de vinte e cinco práticas de gestão que os gestores devem executar para observar os requisitos sugeridos pelo Modelo. As análises evidenciam que servidores em cargos de gestão necessitam desenvolver competências de gestão e liderança para maximizarem seus desempenhos frente aos desafios expostos no serviço público; sendo que o principal deles é o de ser capaz de liderar pessoas por meio de propósitos acordando consciências em busca de mudanças culturais. Esta investigação também confirmou que os esforços empreendidos no mapeamento de competências da UFPA, que culminou com a identificação de competências gerenciais para a Instituição, estão vigorosamente alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão Pública e as práticas de governança e liderança preconizadas no Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da UniãoDissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de estágio probatório por competências: Proposta de metodologia de diagnóstico de desempenho para os servidores Técnico – Administrativos em Educação da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2017-04-05) MIRANDA, Karla Andreza Duarte Pinheiro de; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O estudo que será apresentado é resultado da necessidade de adoção de um modelo de gestão que referencie conceitual e metodologicamente a avaliação de estágio probatório. A complexidade presente no contexto de gestão das organizações públicas federais brasileiras, carregadas de extenso arcabouço legal, carece de pesquisas, que revelem a efetividade da aplicação do texto legal ao ambiente de trabalho. A pesquisa considera a possibilidade da adoção da gestão por competência como modelo, apoiada na publicação do Decreto 5.707/2006 que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal à gestão da capacitação. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a possibilidade de aplicação desse modelo à avaliação de estágio probatório, estabelecida pela Lei 8.112/1990, e que até a atualidade, não definiu o referencial de gestão a adotar para sua execução. A UFPA foi a instituição escolhida para o estudo dessa avaliação por já ter iniciado a implantação da gestão por competências, por meio do mapeamento das competências dos seus servidores, condição indispensável à realização da pesquisa. Para compreensão conceitual do presente estudo foram utilizados referenciais teóricos sobre a nova administração pública, modelo gerencial, gestão de pessoas, gestão por competências, avaliação de desempenho e gestão do desempenho. A pesquisa realizada é de natureza aplicada, e quanto aos objetivos é exploratória e descritiva, tendo utilizado como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental, além de coleta de dados por meio de questionário estruturado. A pesquisa possibilitou a identificação da percepção das pessoas-chave da instituição quanto à proposta de metodologia de avaliação de estágio probatório por competências, revelando que esse modelo é viável de ser implantado. As principais contribuições da pesquisa apresentadas nas considerações finais dizem respeito: ao processo de aplicar o método por competências ao estágio probatório, as consequências positivas da sua adoção e a validação de nova proposta de instrumento de avaliaçãoDissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do concurso público para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-11-10) TEIXEIRA, Aline Abreu; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O concurso público é uma etapa fundamental para selecionar futuros servidores para instituições públicas. Essa seleção precisa ser capaz de escolher candidatos mais aptos para alcançar resultados positivos, atender as demandas políticas e sociais da organização. Para verificar se o atual método de seleção é eficaz, essemtrabalho visou avaliar as técnicas utilizadas no último concurso público dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará. Para tanto, foi avaliado o desempenho dos servidores recém-nomeados para os cargos de Administrador, Assistente em Administração e Secretário Executivo para a competência “elaborar documentos”. Ao total, participaram dessa pesquisa 41 servidores, os quais foram submetidos a realizar a tarefa de elaborar um memorando. Os candidatos tinham acesso a computador sem internet e com o corretor ortográfico desligado. Após instruções de como realizar a tarefa, os participantes tiveram 30 minutos para realizá-la. A maioria dos participantes não apresentou um desempenho satisfatório na citada tarefa, apesar do bom desempenho na prova objetiva do concurso. Os resultados não indicaram uma relação clara entre o desempenho na tarefa e outras variáveis como realização de cursos de elaboração de documentos, experiência anterior e formação. Os dados demonstraram que apenas a utilização da prova objetiva e da avaliação de títulos não foram suficientes para avaliar os servidores para mencionada competência. Sugere-se a utilização de mais técnicas de seleção, treinamento com os participantes dessa pesquisa e a adoção de um método de avaliação constante do processo de seleçãoDissertação Acesso aberto (Open Access) Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Francisco Jorge Rodrigues; SERIQUE JUNIOR, Daniel Paulo; http://lattes.cnpq.br/6349967101840998; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O mapeamento das competências individuais relativas a execução do orçamento público foi aplicado na Universidade Federal do Pará, Região Norte do Brasil. Foram considerados servidores técnico-administrativos e terceirizados que desenvolvem suas atividades nas unidades da Administração Superior, Órgãos Suplementares, Hospitais Universitários e nas Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) dos Institutos, Núcleos e Campi do Interior. As informações foram obtidas de documentos oficiais baseado nas técnicas de análise documental e do grupo focal, permitindo definir características específicas, estabelecendo relações entre as diversas variáveis de atribuições dos servidores. A abordagem qualitativa considerou a subjetividade na interpretação, atribuindo significados gerais aos fenômenos para a identificação das competências setoriais e individuais, alinhadas com os objetivos estratégicos da Instituição. A análise quantitativa usou as competências individuais essenciais para a organização, traduzidas em números e baseadas no resultado dos questionários. A primeira e segunda fase da pesquisa identificou e validou as competências setoriais e individuais. A terceira e quarta fase definiram o grau de importância da competência para a unidade e o grau de domínio dos servidores nessas competências. Na última fase foi gerado o Grau de Necessidade de Capacitação (GNC) dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. Em geral, os resultados indicaram o GNC em relação as competências individuais, mas o principal resultado foi a obtenção do GNC das unidades da administração superior, dos órgãos suplementares, dos institutos, dos núcleos, dos campi do interior e dos hospitais universitários. Este GNC final poderá subsidiar a elaboração de programas direcionados para os setores mais necessitados de capacitação na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Universidade Federal do ParáDissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de trilhas de aprendizagem por meio da metodologia de decomposição comportamental: estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-03-25) SOARES, Luciana Cristina Padilha; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326A pesquisa trata sobre a temática de Gestão por Competências, mais precisamente sobre o desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem. Conforme Freitas (2002) Trilhas de Aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento de pessoas e surge como alternativa ao modelo de grades de treinamento, possibilitando maior autonomia para os profissionais. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo propor e avaliar se a metodologia de decomposição comportamental proposta por Santos (2009) é viável para a elaboração das trilhas de aprendizagem. A pesquisa ocorreu na Universidade Federal do Pará, contando com a participação de 68 servidores técnico-administrativos pertencentes ao cargo de Assistente de Administração. Foram propostas duas trilhas de aprendizagem a esses servidores, na forma de um curso presencial de Português e Redação Oficial e um curso de Português e Redação Oficial à distância. Os resultados das avaliações de aprendizagem e de competências apontam que, a metodologia de decomposição comportamental é viável para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem. A pesquisa tem caráter exploratório, e foi realizada em duas fases para a obtenção dos resultadosDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Atualmente a Administração Pública Federal do Brasil está em fase de mudanças para uma estrutura mais estratégica, orientada para resultados e melhorias nos serviços prestados. A área de gestão de pessoas tem papel fundamental nesse processo de mudanças. Com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), as organizações públicas federais devem adotar o modelo de gestão por competências para a gestão da capacitação. A capacitação proporciona para as organizações públicas o desenvolvimento e a aquisição de competências pelos servidores, apresentando como resultados a melhoria do desempenho organizacional. Por conta disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou o processo de implantação do modelo de gestão por competências em 2011, com o mapeamento de competências através da realização de entrevistas com 832 servidores técnico-administrativos. A presente pesquisa desenvolveu uma proposta de diagnóstico de necessidades de capacitação com base em competências por meio da elaboração de um questionário de autoavaliação e heteroavaliação (é quando o gestor avalia o sujeito). Através desse instrumento avaliou-se o grau de importância e domínio das competências identificadas para as unidades (Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação e Coordenadoria de Infraestrutura) dos campi do interior. Com as avaliações de importância e domínio, calculou-se o grau de necessidades de capacitação, conforme proposto por Brandão (2012). A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, considerando a realização da análise documental e entrevistas individuais, com a finalidade de descrever o atual levantamento de necessidades de capacitação (LNC) da UFPA. Os resultados da pesquisa oriundos da aplicação dos questionários foram descritos como médias e desvio padrão, assim analisou-se haver similaridade de percepção nas autoavaliações e heteroavaliações. Observaram-se também como resultados da pesquisa que o nível de alinhamento do LNC da UFPA com os objetivos estratégicos foi baixo (6,8%) e do Diagnóstico de Necessidades de Capacitação (DNC) por competências o alinhamento apresentado é de 93,16%Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de competências dos secretários de programas de Pós- Graduação, via análise de processos(Universidade Federal do Pará, 2016-05-30) ANDRADE, Maria do Socorro Sales de; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326As organizações têm buscado novos modelos de gestão para atender às demandas, cada vez mais intensificadas, da sociedade. Neste cenário, os mapeamentos de processos e de competências surgem como ferramentas necessárias ao atendimento das mudanças a serem implementadas nas organizações que buscam o acompanhamento dessas transformações. Entretanto, há poucas informações na literatura a respeito da importância do mapeamento de processos na identificação de competências na administração pública. Diante do exposto, a pesquisa teve o objetivo de mapear as competências necessárias aos secretários de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPA, identificando se as competências descritas em grupo focal atendem todas as atividades desses servidores. Após coleta e análise dos dados obtidos com grupos focais e aplicação de questionário, competências foram validadas como necessárias a esses servidores, junto à instituição em que atuam, no caso, a UFPA. Os resultados demonstraram que ao se relacionar os processos às competências identificadas por grupo focal, apenas uma nova competência foi acrescentada. E, nesse caso, o mapeamento de processos não foi considerado como uma forma eficaz para se mapear competênciasDissertação Acesso aberto (Open Access) O mapeamento de competências na área de gestão de pessoas da fundação HEMOPA(Universidade Federal do Pará, 2015-01-26) SILVA, Gleydson dos Santos; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Esta dissertação tinha por objetivo geral mapear as competências individuais dos servidores ocupantes de cargos na área de gestão de pessoas na Fundação HEMOPA, além de objetivos específicos como: Inventariar o nível atual das competências dos servidores que atuam na área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA, identificar as competências setoriais no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas - NEGEP obtidas a partir do Mapeamento de Competências na Fundação HEMOPA, identificar o nível atual das lacunas de competências dos servidores do NEGEP e descrever o processo utilizado para o mapeamento de competências utilizado na Fundação HEMOPA e no NEGEP. Esta pesquisa tratou-se de um estudo do tipo descritivo com pesquisa de campo, que buscou analisar a relação entre fatores intrínsecos à organização pesquisada, e sua relação com o ambiente da tarefa (clientela-usuário, servidor) através de uma primeira fase e de uma segunda fase subdivididas em etapas. Na primeira fase da pesquisa foram analisados os dados acerca da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPA. Na fase seguinte, foram analisados os dados do inventário e avaliação das competências atuais, visando delimitar quais as competências individuais numa equipe de gestão de pessoas podem favorecer o mapeamento de competências na Instituição. Como resultados da pesquisa, apresentaram-se: as competências setoriais e os respectivos indicadores de desempenho da área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA; a delimitação das competências individuais dos cargos de administrador, economista, pedagogo e agente administrativo da área de gestão de pessoas, num contexto de implantação de gestão por competências; as principais competências a desenvolver e o respectivo nível de necessidade para os cargos mapeados, e por fim, os procedimentos para mapeamento de competências utilizados pela equipe de Gestão de Pessoas da Fundação HEMOPA. Como resultados, foram descritos os principais resultados alcançados com a concretização da pesquisa na Fundação HEMOPA, com a descrição das competências individuais dos servidores que ocupam cargos no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas (NEGEP), os quais favorecem a implantação do ciclo de Gestão por Competências, e a partir destes dados foram inventariados os níveis atuais de competência dos servidores da área de gestão de pessoas, com a identificação das principais lacunas de competência, além disso, foram apresentados os documentos da qualidade, gerados a partir da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPADissertação Acesso aberto (Open Access) Variáveis relacionadas à rotatividade dos servidores públicos em uma IFE no interior do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-06-28) BALIEIRO, Suelen da Silva; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O objetivo deste trabalho é analisar os principais fatores que levam os servidores a deixarem o Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará. No serviço público o processo de rotatividade segue legislação específica e com isso o tempo compreendido entre a saída e a admissão de servidores tende a ser maior quando comparado a iniciativa privada. Isto pode gerar a interrupção das atividades e a perda da produtividade da organização, principalmente quando o servidor que deixa a mesma é considerado um talento valioso. Nas IFES, em geral, a rotatividade é alta considerando as saídas e as remoções. Estas últimas afetam principalmente as unidades do interior chamados de “Campus fora de sede”. Fato este que justifica a realização do presente estudo em um Campi do interior do Pará. Para tanto, 24 servidores que deixaram o campus no período de janeiro 2010 a março 2016 foram entrevistados, assim como 19 servidores que fazem parte do quadro atual do Campus de Breves. Os resultados indicaram como o principal fator gerador da rotatividade a distância da família e a falta de infraestrutura do município para receber a família do servidor. Dificuldade de acesso à cidade: meio de transporte, tempo e custo da viagem, também aparecem como resultado. Os dados são comparados com a literatura já existente a respeito do assunto
