Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do concurso público para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-11-10) TEIXEIRA, Aline Abreu; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O concurso público é uma etapa fundamental para selecionar futuros servidores para instituições públicas. Essa seleção precisa ser capaz de escolher candidatos mais aptos para alcançar resultados positivos, atender as demandas políticas e sociais da organização. Para verificar se o atual método de seleção é eficaz, essemtrabalho visou avaliar as técnicas utilizadas no último concurso público dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará. Para tanto, foi avaliado o desempenho dos servidores recém-nomeados para os cargos de Administrador, Assistente em Administração e Secretário Executivo para a competência “elaborar documentos”. Ao total, participaram dessa pesquisa 41 servidores, os quais foram submetidos a realizar a tarefa de elaborar um memorando. Os candidatos tinham acesso a computador sem internet e com o corretor ortográfico desligado. Após instruções de como realizar a tarefa, os participantes tiveram 30 minutos para realizá-la. A maioria dos participantes não apresentou um desempenho satisfatório na citada tarefa, apesar do bom desempenho na prova objetiva do concurso. Os resultados não indicaram uma relação clara entre o desempenho na tarefa e outras variáveis como realização de cursos de elaboração de documentos, experiência anterior e formação. Os dados demonstraram que apenas a utilização da prova objetiva e da avaliação de títulos não foram suficientes para avaliar os servidores para mencionada competência. Sugere-se a utilização de mais técnicas de seleção, treinamento com os participantes dessa pesquisa e a adoção de um método de avaliação constante do processo de seleçãoDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Atualmente a Administração Pública Federal do Brasil está em fase de mudanças para uma estrutura mais estratégica, orientada para resultados e melhorias nos serviços prestados. A área de gestão de pessoas tem papel fundamental nesse processo de mudanças. Com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), as organizações públicas federais devem adotar o modelo de gestão por competências para a gestão da capacitação. A capacitação proporciona para as organizações públicas o desenvolvimento e a aquisição de competências pelos servidores, apresentando como resultados a melhoria do desempenho organizacional. Por conta disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou o processo de implantação do modelo de gestão por competências em 2011, com o mapeamento de competências através da realização de entrevistas com 832 servidores técnico-administrativos. A presente pesquisa desenvolveu uma proposta de diagnóstico de necessidades de capacitação com base em competências por meio da elaboração de um questionário de autoavaliação e heteroavaliação (é quando o gestor avalia o sujeito). Através desse instrumento avaliou-se o grau de importância e domínio das competências identificadas para as unidades (Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação e Coordenadoria de Infraestrutura) dos campi do interior. Com as avaliações de importância e domínio, calculou-se o grau de necessidades de capacitação, conforme proposto por Brandão (2012). A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, considerando a realização da análise documental e entrevistas individuais, com a finalidade de descrever o atual levantamento de necessidades de capacitação (LNC) da UFPA. Os resultados da pesquisa oriundos da aplicação dos questionários foram descritos como médias e desvio padrão, assim analisou-se haver similaridade de percepção nas autoavaliações e heteroavaliações. Observaram-se também como resultados da pesquisa que o nível de alinhamento do LNC da UFPA com os objetivos estratégicos foi baixo (6,8%) e do Diagnóstico de Necessidades de Capacitação (DNC) por competências o alinhamento apresentado é de 93,16%Dissertação Acesso aberto (Open Access) Clima organizacional: um estudo realizado na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará/SEDE (SEDUC-PA/SEDE)(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) PINHO, Brenda Caroline Piedade; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709O estudo do clima organizacional trata-se de um instrumento de diagnóstico utilizado para identificar as percepções dos servidores em relação ao seu ambiente de trabalho através de levantamentos de dados que proporcionam a compreensão de como estão as várias relações entre a organização e as pessoas, e com base nisso propor melhorias e mudanças qualitativas para a organização e seus servidores. O entendimento desse constructo pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos servidores no seu ambiente de trabalho, para a otimização do desempenho da organização e para o esclarecimento das relações entre este e as variáveis do ambiente de trabalho. Diante desse contexto, o objetivo desta dissertação foi analisar e avaliar a percepção do clima organizacional dos servidores lotados na sede da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Desta forma, buscou identificar áreas ou focos nos quais devam ser implementadas melhorias, visando aumentar a satisfação e a motivação dos servidores da secretaria e, consequentemente, a prestação de serviços com qualidade para os usuários e favorecimento da obtenção dos objetivos organizacionais. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de abril a junho do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida na forma de questionários, a partir da Escala de Clima Organizacional (ECO) de autoria de Martins et al. (2008), e teve a participação de 1.465 servidores lotados na SEDUC-PA/SEDE (efetivos, comissionados, temporários e estagiários). O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariada, em especial análise fatorial exploratória (AFE) e a análise de agrupamento (AA), a partir do levantamento das informações gerais necessárias para a compreensão do clima organizacional da SEDUC-PA/SEDEDissertação Acesso aberto (Open Access) Qualidade em serviços de Bibliotecas Universitárias: uma investigação entre os docentes de pós-graduação a partir da Matriz Importância X Desempenho(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) BASTOS, Vilma Costa; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709A busca pela qualidade em serviços é uma forte característica da sociedade contemporânea. Nesse contexto, este estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas na percepção dos docentes dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará em relação ao atendimento de suas necessidades específicas de informação e obter contribuições para a gestão bibliotecária. O estudo foi classificado como descritivo e exploratório, sendo a coleta de dados desenvolvida na forma de pesquisa de campo, onde o instrumento utilizado foi o questionário estruturado. O tratamento dos dados foi quantitativo, utilizando técnicas da Matriz Importância X Desempenho. Os resultados apontaram três dimensões com elevado desempenho dentre as cinco dimensões da qualidade do modelo de avaliação utilizado na pesquisa. São relacionadas com a Confiança, Relações pessoais e Resolução de problemas, que se revelaram como importante vantagem competitiva para as bibliotecas. Evidenciaram-se também lacunas de qualidade inferior na prestação dos serviços em relação às dimensões Infraestrutura física e à Comunicação. O estudo evidenciou que as bibliotecas devem ampliar o diálogo com a pós-graduação, criar estratégias de articulação e observar que a avaliação da qualidade em serviços de bibliotecas universitárias deve ser um processo contínuo, para não ocorrer perda de clientes. Devem ser desenvolvidas ideias e ações para a oferta de produtos e serviços diferenciados, de acordo com o atual contexto acadêmicoDissertação Acesso aberto (Open Access) Competências necessárias para a gestão do orçamento público na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) NOGUEIRA, Francisco Jorge Rodrigues; SERIQUE JUNIOR, Daniel Paulo; http://lattes.cnpq.br/6349967101840998; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326O mapeamento das competências individuais relativas a execução do orçamento público foi aplicado na Universidade Federal do Pará, Região Norte do Brasil. Foram considerados servidores técnico-administrativos e terceirizados que desenvolvem suas atividades nas unidades da Administração Superior, Órgãos Suplementares, Hospitais Universitários e nas Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) dos Institutos, Núcleos e Campi do Interior. As informações foram obtidas de documentos oficiais baseado nas técnicas de análise documental e do grupo focal, permitindo definir características específicas, estabelecendo relações entre as diversas variáveis de atribuições dos servidores. A abordagem qualitativa considerou a subjetividade na interpretação, atribuindo significados gerais aos fenômenos para a identificação das competências setoriais e individuais, alinhadas com os objetivos estratégicos da Instituição. A análise quantitativa usou as competências individuais essenciais para a organização, traduzidas em números e baseadas no resultado dos questionários. A primeira e segunda fase da pesquisa identificou e validou as competências setoriais e individuais. A terceira e quarta fase definiram o grau de importância da competência para a unidade e o grau de domínio dos servidores nessas competências. Na última fase foi gerado o Grau de Necessidade de Capacitação (GNC) dos servidores técnico-administrativos e terceirizados. Em geral, os resultados indicaram o GNC em relação as competências individuais, mas o principal resultado foi a obtenção do GNC das unidades da administração superior, dos órgãos suplementares, dos institutos, dos núcleos, dos campi do interior e dos hospitais universitários. Este GNC final poderá subsidiar a elaboração de programas direcionados para os setores mais necessitados de capacitação na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Universidade Federal do ParáDissertação Acesso aberto (Open Access) Sistema de apoio a decisão da gestão municipal - SADGM: software gerencial para a melhoria da tomada de decisão nos municípios com até 50.000 habitantes do nordeste paraense(Universidade Federal do Pará, 2014-12-03) MENINO, Pedro Paulo Ferreira; PONT VIDAL, Josep; http://lattes.cnpq.br/4415362518177732Gestores públicos, “tomadores de decisão” precisam de ferramentas tecnológicas mais adequadas como um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), que possua mais recursos para as suas análises. Espera-se auxiliar na forma dos gestores de tomarem decisões na administração pública, onde a partir de analises de número maior de informações que correspondam às suas demandas e exigências eles possam dispor de alternativas melhores para dar soluções as demandas social, econômico e ambiental dos nossos municípios. Apresenta-se um plano de trabalho para a construção de um sistema de apoio à decisão denominado Sistemas de Apoio à Decisão a Gestão Municipal (SADGM). O público alvo são os gestores dos municípios com menos de 50.000 habitantes do nordeste paraenses. Este será apoiado na teoria de Niklas Luhmann dos Sistemas Sociais. Da teoria de Luhmann, abordaremos sistemas abertos e o acoplamento estrutural, que se trata do mecanismo pelo qual um sistema utiliza, para colocar em funcionamento seus próprios elementos, as estruturas de outro sistema, sem com isso, no entanto, confundir os limites entre elesDissertação Acesso aberto (Open Access) Possibilidades e limitações para as compras públicas sustentáveis na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-03) SILVA, Adriana Bastos Silva; BENATTI, José Heder; http://lattes.cnpq.br/6884704999022918Os problemas econômicos, sociais e ambientais estão impulsionando à formulação de novos modelos de desenvolvimento. A escassez de água e o aquecimento global são apenas dois exemplos de diversas circunstâncias que nos alertam para a busca de soluções. Por esse motivo, os acordos internacionais estão propondo um modelo de produção e consumo que considere o melhor aproveitamento dos recursos, a qualidade de vida da população e a redução dos impactos ambientais, de forma que atendam as necessidades atuais sem impactar nas gerações futuras. Este propósito será mais facilmente alcançado quando as instituições públicas o incentivarem, devido à relevância e poder de indução destas organizações. O Governo Federal já está elaborando políticas de promoção do desenvolvimento sustentável, exemplo disto é a exigência nas leis para inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações públicas. Dessa forma, a pesquisa objetivou conhecer as principais possibilidades e limitações para as Compras Públicas Sustentáveis (CPS) na Universidade Federal do Pará (UFPA), o que propiciou sugerir melhorias no processo, que também servirá de base para as demais instituições públicas. Para embasar essa análise, utilizou-se referencial jurídico, administrativo e conceitual, além de pesquisa documental e aplicação de entrevistas, visando à convergência dos dados. Dentre as limitações, identificou-se: a dificuldade de especificação do produto no Sistema de Catalogação do Governo (CATMAT), a necessidade de diretrizes mais claras na legislação e melhor articulação das leis, a imprescindibilidade de mudança da cultura, de capacitação e do desenvolvimento da política interna de sustentabilidade na UFPA. As principais possibilidades dessa política são: a indução aos padrões de consumo e produção mais sustentáveis, a diminuição dos preços dos produtos por meio da economia de escala, a melhoria do sistema de compras governamentais, o fortalecimento da política de sustentabilidade dos órgãos públicos e a constante sensibilização e capacitação dos servidores. Por fim, concluiu-se que o mercado e preço não são mais impeditivos para a aplicação dessa políticaDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão ambiental no município de Nova Esperança do Piriá-PA: perspectivas e desafios(Universidade Federal do Pará, 2014-12-05) BORGES, Aerlen Clíssia Freitas; ELIAS, Leila Márcia Sousa de Lima; http://lattes.cnpq.br/4908432047840911Analisa o status quo da gestão ambiental no município de Nova Esperança do Piriá-PA, partindo do princípio da importância da gestão em nível local, uma vez que, entendemos ser o município a unidade mais próxima dos problemas, logo, o mais indicado para tratá-los. Entende-se a gestão ambiental no município um fator determinante na busca de alternativas sustentáveis para a dinamização da economia, visto que, uma das principais atividades de geração de renda gira em torno de uma atividade ilegal, no caso, a extração madeireira da Terra Indígena do Alto Rio Guamá. No trabalho em questão, a partir da elaboração de um diagnóstico da gestão ambiental construído com base na proposta metodológica da Matriz de Acompanhamento e Avaliação para o Sistema de Gestão ambiental, verificou-se que a gestão ambiental no município de Nova Esperança do Piriá encontra-se em estágio regular, porém, após análise mais aprofundada das variáveis trabalhadas na referida Matriz, constatou-se que os pontos positivos apresentados ainda são incipientes para garantir uma gestão ambiental efetiva e de qualidade, capaz de dar suporte à atividades econômicas pensadas para o município, sendo necessárias ações que visem maior participação popular e que promovam a regularização das atividades já existentes, além de investimentos em infraestrutura e corpo técnico qualificadoDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão em saúde: proposta de controle de material médico hospitalar em centro cirúrgico de um hospital universitário(Universidade Federal do Pará, 2014-12-09) SILVA, Maria José do Nascimento; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139Em meio ao desperdício e o desabastecimento testemunhado nos serviços de saúde, este estudo analisa os desperdícios de materiais médico-hospitalares no Centro Cirúrgico de um hospital público e de ensino a fim de propor estratégias de controles de materiais e redução de custo. A relevância desta pesquisa se justifica pela natureza dos serviços prestados pelo hospital e pela importância que a logística hospitalar vem assumindo sendo fundamental que o gerenciamento de materiais seja eficaz. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa onde participaram profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico no período de realização compreendido de junho a agosto de 2014. Os resultados encontrados comprovam a existência de desperdícios de materiais utilizados e estocados no CC, os motivos desses desperdícios e o impacto no orçamento hospitalar e apontam também as disfunções que os fatores organizacionais, estruturais e gerenciais da organização em estudo e a maneira como esses fatores interferem nos desperdícios. Espera-se que os resultados deste estudo forneçam subsídios para um planejamento da gestão com qualidade, através do uso racional de materiais, com a eliminação dos desperdícios, redução dos custos, aumentando a eficiência e eficácia da gestão na instituição hospitalarDissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da política pública de ação afirmativa na UFRA: análise do desempenho das cotas sociais no campus Belém (PA)(Universidade Federal do Pará, 2014-12-09) PACHECO, Emilce Nascimento; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718Esta pesquisa tem por objetivo avaliar comparativamente o desempenho dos estudantes de cinco cursos de graduação da UFRA, no período de 2002 a 2004, referentes aos estudantes oriundos de escola pública e privada e o período de 2005 a 2007, referente aos estudantes cotistas e não cotistas, para saber se houve mudança no desempenho acadêmico dos estudantes com a adoção de cotas na universidade, a partir de 2005. Foram utilizadas as informações existentes na Pró-Reitoria de Ensino, por meio dos relatórios de vestibulares e Sistema Acadêmico (SISCA). Na metodologia, utilizou-se a construção de três indicadores: Indicador de Desempenho no Acesso, Indicador de Eficiência e Rendimento e Indicador de Perdas, para submetê-los aos testes comparativos no programa estatístico BioEstat 5.0. Os resultados mostraram que não houve decréscimo no desempenho dos estudantes após adoção de cotas na UFRA. Ou seja, não há diferença entre os estudantes aprovados por escola de origem, com base na Taxa de Sucesso da Graduação, Taxa de Evasão, Frequência de Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) e Taxa de Retenção para escola pública. Houve diferença apenas na Taxa de Retenção dos estudantes oriundos de escola privadaDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da coleta de resíduos sólidos na cidade universitária Prof. José da Silveira Netto da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-12-09) MACEDO, Silza Lena Fagundes; PEREIRA, José Almir Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9918600634569244Análise da gestão da coleta de Resíduos Sólidos na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, da Universidade Federal do Pará. Na pesquisa foram realizados levantamentos documentais e visitas de campo para análise do diagnóstico operacional e dos custos das coletas regular e seletiva de Resíduos Sólidos; para verificação do atendimento do Decreto 5.940/2006, que institui a coleta seletiva na administração pública; e para proposta de ações para a gestão da Coleta de Resíduos Sólidos na Cidade Universitária. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de registro e sistematização dos dados de volume e peso de resíduos sólidos relacionados ao setor operacional, e de gastos com combustíveis, manutenção de veículos e equipamentos da planilha de custo das coletas regular e seletiva. Também foi verificada a grande proximidade dos valores totais dos custos das coletas regular (R$ 198.349,75) e seletiva (R$ 218.431,77) no período de setembro de 2013 a agosto de 2014, apesar de do peso da coleta regular de 773.610 kg/ano e da coleta seletiva de 172.584 kg/ano. Com relação ao cumprimento da legislação, é possível concluir que a UFPA já institucionalizou a Comissão da Coleta Seletiva, porém ainda não atende integralmente ao Decreto 5.940/06, existindo a necessidade de diversas ações, como a complementação de infraestrutura, controle e avaliação dos serviços de Coleta Seletiva Solidária. Com o trabalho foram propostas ações de curto, médio e longo prazos, destacando-se a necessidade de maior controle dos volumes e dos custos dos serviços de coleta de resíduos sólidos, bem como o estabelecimento de cooperação com outros órgãos públicos federais localizados na Av. Perimetral para a gestão integrada da coleta seletiva de resíduos sólidosDissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento institucional da educação superior no Marajó: um estudo sobre a implementação dos programas REUNI, PROUNI, PARFOR E UAB no Município de Breves-Pa, no período de 2009 a 2013(Universidade Federal do Pará, 2014-12-12) BEZERRA, Mathusalem Macedo; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718Esta pesquisa objetiva analisar o papel dos programas Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais PROUNI no processo de ampliação de vagas na educação superior no Marajó no período de 2009 a 2013, a partir das instituições de ensino superior públicas e/ou privadas presentes no município de Breves, que polariza no Marajó pelo menos oito municípios. A base teórica da pesquisa é composta por estudos que abordam o processo de desenvolvimento humano proporcionado pela ampliação do acesso à educação superior em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para a realização dos objetivos da pesquisa, aplicou-se a metodologia qualitativo-exploratória de levantamento e análise de dados primários e secundários, obtidos por meio de estudo documental em bases de dados diversas, e observação sistemática do ambiente organizacional das instituições de educação superior do município de Breves. Essas informações foram cruzadas a dados censitários e a metas definidas para os programas pesquisados, contextualizando o panorama atual de ampliação de acesso à educação universitária no Marajó. Os resultados demonstram as características da implementação dos programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Marajó, identificando a importância, as limitações e as possibilidades de desenvolvimento institucional da educação superior no MarajóDissertação Acesso aberto (Open Access) O plano municipal de educação de Benevides-PA: processo de monitoramento e avaliação(Universidade Federal do Pará, 2015-01-05) MORAES, Mary Ellen Costa; FERNANDES, Rosana Pereira; http://lattes.cnpq.br/9953146275467028O propósito dessa investigação foi analisar o Plano Municipal de Educação (PME) de Benevides, na perspectiva do processo monitoramento e avaliação, enquanto mecanismos indispensáveis à implementação e revisão do Plano. As principais contribuições teóricas para a análise advêm de estudiosos como: Saviani, Klaus Frey, Maria das Graças Rua, Marta Arretche, Jefferson Mainardes, Carlos Aurélio Faria, Tereza Cotta, Dalila Oliveira, entre outros, que forneceram reflexões acerca do Ciclo de Políticas Públicas, Planejamento no Brasil e Avaliação de Políticas Sociais. A escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa, com aferição de dados e análise documental. Os resultados apontaram a ausência de mecanismos e estratégias de monitoramento e avaliação do PME, sendo apresentada proposição de indicadores para o monitoramento e avaliação das diretrizes/metas, visando ao fortalecimento da dinâmica de planejamento educacional do município. A partir do estudo, foi possível compreender que é fundamental a adoção de postura comprometida com a perspectiva do monitoramento e avaliação, elementos de conexão indispensáveis com o planejamento público. Observa-se que a construção de um instrumento avaliativo conduz ao fortalecimento da prática do planejamento, evidenciando o movimento de planificação e efetividade do planoDissertação Acesso aberto (Open Access) Proposta de ações de capacitação técnica para servidores públicos municipais de Curucá/PA, Inhangapi/PA, Terra Alta/PA(Universidade Federal do Pará, 2015-01-14) SOUZA, Eber Barreto de; FERNANDES, Rosana Pereira; http://lattes.cnpq.br/9953146275467028O presente estudo buscou propor ações de capacitação técnica que atenda às necessidades básicas dos servidores públicos municipais de Curuçá/PA, Inhangapi/PA e Terra Alta/PA, tendo em vista o cenário de competitividade e exigência ao qual estão imersas as organizações públicas. Desta forma, a gestão estratégica de pessoas no serviço público, em especial a gestão por competência e capacitação, constituiu-se importante parâmetro que possibilitou vislumbrar os principais aspectos relacionados com o treinamento, desenvolvimento e educação para este setor. Assim, a revisão bibliográfica foi de fundamental importância, pois contribuiu para elucidação de conceitos e categorias relevantes para embasar o presente estudo, bem como norteou a pesquisa de campo realizada com 150 servidores públicos dos municípios mencionados, com o intuito de identificar suas necessidades básicas de capacitação técnica para aperfeiçoar a prestação dos serviços disponibilizados aos munícipes. O trabalho identificou, em última instância, que a realidade vivenciada por esses trabalhadores do setor público é preocupante e necessita de intervenção imediata, o que ensejou a elaboração de competências genéricas, indicadores de desempenho e ações específicas para cada uma das áreas identificadas como vulneráveisDissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU): usabilidade sob a ótica dos usuários de um hospital público de Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-01-15) CARDOSO, Josianne Correa; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139Atualmente, alguns dos Hospitais Universitários Federais (HUF) brasileiros já possuem inovações tecnológicas que auxiliem seus processos administrativos e assistenciais, que são consideradas ferramentas que auxiliam a gestão. Uma delas é o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que se trata de um grande projeto do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Enfocou-se a usabilidade deste software (fácil de aprender, usar, rápido, agradável, eficaz e possibilidade de reparação a erros) por meio da ótica de quem manipula o referido aplicativo. Os sujeitos foram apenas os operadores que manipulam o AGHU de modo intenso e diário, pertencentes ao campo de estudo. Para tal, além de revisão na literatura, projetou-se e aplicou-se um questionário básico, com perguntas fechadas, aos respondentes da pesquisa, sendo que, deste modo, chegou-se aos resultados necessários a serem repassados para o gestor do campo de estudo e publicação. Concluiu-se que, pelos quesitos de usabilidade pesquisados, ainda há lacunas precisando de reparos e de estudos qualitativos para aprofundar a causalidade disto. A referida pesquisa demonstrou a importância de averiguar e atentar para a usabilidade do AGHU, a fim de que o aplicativo não seja subutilizado ou até mesmo abandonado, o que poderia prejudicar a gestão o a atendimento adequado à clientela do Sistema Único de Saúde (SUS)Dissertação Acesso aberto (Open Access) Governança territorial: diretrizes para o fortalecimento do núcleo gestor da pesca do Rio Canaticu, município de Curralinho(Universidade Federal do Pará, 2015-01-16) OLIVEIRA, Vivian Marilia da Silva; AGUIAR, Ponciana Freire de; http://lattes.cnpq.br/6520306050708912; FERNANDES, Rosana Pereira; http://lattes.cnpq.br/9953146275467028A pesquisa tem como objetivo principal apresentar como os elementos da Governança Territorial podem contribuir para minimizar os problemas de ordem pessoal, institucional, política e religiosa, identificados durante o processo de implementação dos acordos de pesca do Rio Canaticu, Município de Curralinho. Para isso, a pesquisa utilizou a metodologia observação participante, dispondo de relatos que apontaram para um possível cenário de escassez do recurso pesqueiro. Foi realizado, também, o georreferenciamento das localidades do rio Canaticu com o uso do GPS Garmin, permitindo a geração de dois mapas com o uso do programa Arc Giz 9.1 e, por fim; uma revisão bibliográfica com respectivas discussões. A coleta de dados ocorreu no período de Outubro/2013 a Outubro de 2014. Os relatos foram obtidos por meio de conversas informais junto a três moradores locais, três lideranças locais e quatro representantes de entidades da sociedade local e do poder público. Os relatos apontam uma possível escassez do pescado, bem como a existência desses problemas, comprometendo o processo de discussão dos acordos. Neste sentido, a pesquisa propõe algumas diretrizes pautadas na governança territorial, para o fortalecimento de desenvolvimento local do Rio Canaticu, bem como uma estrutura de gestão dos acordos, por meio de oficinas de governançaDissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da qualidade: um estudo base na avaliação dos pacientes de um hospital universitário em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-01-16) ANDRADE, Rosa Cristina Autran; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/7083873767582124A avaliação da qualidade percebida pelo cliente configura-se como uma ferramenta estratégica para a gestão dos serviços, inclusive os serviços de saúde, utilizada para identificar a percepção dos clientes (pacientes e acompanhantes) em relação aos serviços prestados pelos hospitais, através de levantamento de dados que possibilitem a identificação de lacunas em determinadas áreas e a correta resolução dos problemas. A compreensão deste constructo poderá contribuir com melhorias significativas para o hospital, seus clientes e corpo funcional. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi o de avaliar a qualidade dos serviços prestados através da percepção dos clientes em relação ao atendimento do HUF de estudo. Assim, busca-se obter informações que possibilitem identificar pontos fortes e fracos de áreas específicas nas quais devam ser implantadas melhorias ou aproveitadas vantagens de forma a aumentar a satisfação do cliente atendido no setor e a prestação de serviços com qualidade para essa clientela e, consequentemente, o alcance de visão de futuro e objetivos da organização. A metodologia adotada para a pesquisa foi a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de outubro a dezembro do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida através da aplicação de questionários estruturados. O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariadaDissertação Acesso aberto (Open Access) O mapeamento de competências na área de gestão de pessoas da fundação HEMOPA(Universidade Federal do Pará, 2015-01-26) SILVA, Gleydson dos Santos; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326Esta dissertação tinha por objetivo geral mapear as competências individuais dos servidores ocupantes de cargos na área de gestão de pessoas na Fundação HEMOPA, além de objetivos específicos como: Inventariar o nível atual das competências dos servidores que atuam na área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA, identificar as competências setoriais no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas - NEGEP obtidas a partir do Mapeamento de Competências na Fundação HEMOPA, identificar o nível atual das lacunas de competências dos servidores do NEGEP e descrever o processo utilizado para o mapeamento de competências utilizado na Fundação HEMOPA e no NEGEP. Esta pesquisa tratou-se de um estudo do tipo descritivo com pesquisa de campo, que buscou analisar a relação entre fatores intrínsecos à organização pesquisada, e sua relação com o ambiente da tarefa (clientela-usuário, servidor) através de uma primeira fase e de uma segunda fase subdivididas em etapas. Na primeira fase da pesquisa foram analisados os dados acerca da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPA. Na fase seguinte, foram analisados os dados do inventário e avaliação das competências atuais, visando delimitar quais as competências individuais numa equipe de gestão de pessoas podem favorecer o mapeamento de competências na Instituição. Como resultados da pesquisa, apresentaram-se: as competências setoriais e os respectivos indicadores de desempenho da área de gestão de pessoas da Fundação HEMOPA; a delimitação das competências individuais dos cargos de administrador, economista, pedagogo e agente administrativo da área de gestão de pessoas, num contexto de implantação de gestão por competências; as principais competências a desenvolver e o respectivo nível de necessidade para os cargos mapeados, e por fim, os procedimentos para mapeamento de competências utilizados pela equipe de Gestão de Pessoas da Fundação HEMOPA. Como resultados, foram descritos os principais resultados alcançados com a concretização da pesquisa na Fundação HEMOPA, com a descrição das competências individuais dos servidores que ocupam cargos no Núcleo Estratégico de Gestão de Pessoas (NEGEP), os quais favorecem a implantação do ciclo de Gestão por Competências, e a partir destes dados foram inventariados os níveis atuais de competência dos servidores da área de gestão de pessoas, com a identificação das principais lacunas de competência, além disso, foram apresentados os documentos da qualidade, gerados a partir da implantação do ciclo de gestão por competências na Fundação HEMOPADissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão de processo de compras na UFPA: o paradigma da eficiência na aquisição de equipamentos, com financiamento da CAPES(Universidade Federal do Pará, 2015-01-29) BAIA, Simone Andréa lima do Nascimento; BENATTI, José Heder; http://lattes.cnpq.br/6884704999022918A pesquisa desenvolvida propõe-se a identificar como aspectos da eficiência administrativa têm influenciado nos processos de aquisições de equipamentos, direcionadas à pesquisa no âmbito da Universidade Federal do Pará, com financiamento da CAPES por meio do Programa Pró-Equipamentos. Para tanto o estudo está orientado no sentido de perceber se os processamentos das aquisições ocorrem com celeridade; se os preços pagos otimizam o orçamento público e se os produtos adquiridos atendem aos anseios da comunidade de pesquisa. Para alcance dos objetivos propostos, a metodologia de estudo possui natureza aplicada, no intuito de gerar conhecimentos e aplicá-lo na solução de problemas; é descritiva, por observar e interpretar os fatos e, exploratória, por tratar-se de área pouco conhecida. O construto da pesquisa tem natureza bibliográfica e documental, sendo classificado como estudo de caso. Possui abordagem quantitativa e qualitativa, sendo os dados coletados e interpretados através de medições objetivas e subjetivas. Por fim, conclui-se que, com os resultados obtidos os objetivos da pesquisa foram alcançados e poderão constitui-se em instrumento de gestão para aprimoramento dos processos de comprasDissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de trilhas de aprendizagem por meio da metodologia de decomposição comportamental: estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-03-25) SOARES, Luciana Cristina Padilha; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326A pesquisa trata sobre a temática de Gestão por Competências, mais precisamente sobre o desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem. Conforme Freitas (2002) Trilhas de Aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento de pessoas e surge como alternativa ao modelo de grades de treinamento, possibilitando maior autonomia para os profissionais. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo propor e avaliar se a metodologia de decomposição comportamental proposta por Santos (2009) é viável para a elaboração das trilhas de aprendizagem. A pesquisa ocorreu na Universidade Federal do Pará, contando com a participação de 68 servidores técnico-administrativos pertencentes ao cargo de Assistente de Administração. Foram propostas duas trilhas de aprendizagem a esses servidores, na forma de um curso presencial de Português e Redação Oficial e um curso de Português e Redação Oficial à distância. Os resultados das avaliações de aprendizagem e de competências apontam que, a metodologia de decomposição comportamental é viável para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem. A pesquisa tem caráter exploratório, e foi realizada em duas fases para a obtenção dos resultados
