Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por Orientadores "MATTOS, Carlos André Corrêa de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Assédio moral e assédio sexual: Investigação sobre as formas de violência laboral baseadas nas relações de poder(Universidade Federal do Pará, 2017) FONSECA, Dielly Débora Farias; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709O ambiente organizacional é composto pela multiplicidade de princípios éticos e morais dos seus membros, coadunados com os preceitos empregados pela organização. Assim, naturalmente, podem emergir conflitos expressados por meio de violências baseadas nas relações de poder, a exemplo, o assédio moral e o assédio sexual. Nessa perspectiva, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a percepção de homens e mulheres quanto ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A partir dos objetivos específicos, busca-se identificar quais fatores caracterizam essas formas de violência e classificar os entrevistados quanto à incidência dos fenômenos. Além disso, propõe-se medidas que reduzam os assédios moral e sexual no âmbito da Universidade Federal do Pará. A revisão de literatura baseia-se nas principais pesquisas acerca das duas formas de violência advindas do desequilíbrio das relações de poder. A pesquisa é classificada como uma investigação exploratória e descritiva, feita na forma de pesquisa de campo, com questionários. Os dados foram tratados de forma quantitativa com técnicas estatísticas, especificamente análise fatorial exploratória, análise de agrupamento e análise de regressão. Os resultados revelaram três grupos: entrevistados que nunca viveram ou perceberam o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, entrevistados que se encontram na fase inicial do espiral de assédio e o terceiro grupo de entrevistados que se encontram nas fases finais do processo assedioso.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Clima organizacional: um estudo realizado na Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará/SEDE (SEDUC-PA/SEDE)(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) PINHO, Brenda Caroline Piedade; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709O estudo do clima organizacional trata-se de um instrumento de diagnóstico utilizado para identificar as percepções dos servidores em relação ao seu ambiente de trabalho através de levantamentos de dados que proporcionam a compreensão de como estão as várias relações entre a organização e as pessoas, e com base nisso propor melhorias e mudanças qualitativas para a organização e seus servidores. O entendimento desse constructo pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos servidores no seu ambiente de trabalho, para a otimização do desempenho da organização e para o esclarecimento das relações entre este e as variáveis do ambiente de trabalho. Diante desse contexto, o objetivo desta dissertação foi analisar e avaliar a percepção do clima organizacional dos servidores lotados na sede da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA). Desta forma, buscou identificar áreas ou focos nos quais devam ser implementadas melhorias, visando aumentar a satisfação e a motivação dos servidores da secretaria e, consequentemente, a prestação de serviços com qualidade para os usuários e favorecimento da obtenção dos objetivos organizacionais. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de abril a junho do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida na forma de questionários, a partir da Escala de Clima Organizacional (ECO) de autoria de Martins et al. (2008), e teve a participação de 1.465 servidores lotados na SEDUC-PA/SEDE (efetivos, comissionados, temporários e estagiários). O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariada, em especial análise fatorial exploratória (AFE) e a análise de agrupamento (AA), a partir do levantamento das informações gerais necessárias para a compreensão do clima organizacional da SEDUC-PA/SEDEDissertação Acesso aberto (Open Access) Cultura e mudança organizacional: uma análise a partir da Lei de Acesso à Informação(Universidade Federal do Pará, 2016-06-07) GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709Esta pesquisa busca analisar as condições de operacionalização do acesso à informação na UFRA, decorrente da Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, no campus sede da Universidade Federal Rural da Amazônia. A publicação da Lei 12.527/2011 inaugurou um novo modo de tratamento das informações públicas, ao estabelecer as regras para seu acesso. Nesse sentido, os órgãos públicos precisarão mudar e se adaptar ao novo cenário imposto pela lei. Os elementos facilitadores desse processo estão fundamentados na cultura organizacional, uma vez que a cultura do serviço público brasileiro tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma cultura forte, resistente às mudanças e avessa à transparência. Assim, nesse processo de regulamentação do aceso à informação é importante compreender os fatores que permeiam essa transformação e propor mecanismos que facilitem a sua operacionalização. Para esse propósito, a metodologia classificada como exploratória e descritiva utilizou a pesquisa de campo como forma de coleta de dados em amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e multivariada. Os resultados possibilitaram revelar aspectos da cultura organizacional que caracterizam o processo de mudança organizacional. Identificaram-se quatro fatores de influência sobre o acesso à informação (Legitimidade da Administração Pública, Utilização indevida da informação pública, Domínio social da informação e Poder e controle do servidor público), além da presença de dois grupos (moderados e adaptativos), um mais aberto e outro mais receoso com relação ao acesso à informação. Ao final, são propostas sugestões para operacionalização da Lei 12.527/2011 na universidadeDissertação Acesso aberto (Open Access) O Engajamento no teletrabalho dos servidores do Tribunal Regional da Oitava Região(Universidade Federal do Pará, 2022-04-04) FRANCO, Bianca Suelem do Nascimento; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; http://orcid.org/0000-0002-3027-7479Esta pesquisa buscou analisar a intensidade do engajamento entre servidores que atuam no teletrabalho normativo do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, além de identificar as características desse ambiente e as mudanças causadas pelo ato de “teletrabalhar” na rotina dos profissionais que atuam na justiça do trabalho. A literatura aponta que a inserção do teletrabalho na Administração Pública brasileira surge com o propósito de alcançar melhores resultados organizacionais, provocando transformações que afetam as organizações, trabalhadores e sociedade. Desse modo, compreender como os teletrabalhadores têm reagido no contexto do teletrabalho, a partir do equilíbrio das demandas e recursos do teletrabalho, e suas consequentes implicações no engajamento e na saúde psicossomática, torna-se um diferencial para alcançar melhores resultados organizacionais e a promoção de um ambiente laboral saudável. A aplicação de survey quali-quantitativa contou com 61 servidores em amostragem não probabilística por acessibilidade e utilizou a Ultrech Work Engajament Scale (UWES-09). O tratamento de dados envolveu técnicas descritivas, multivariadas e análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa permitiram classificar os respondentes em quatro diferentes grupos: dois apresentaram escores muito altos (53%) e altos (28%) de vigor, dedicação e absorção, enquanto outros dois grupos apresentaram escores medianos (16%) e baixíssimos (2%) de engajamento no trabalho. As conclusões demonstram a necessidade de intervenção no ambiente laboral, visando ao equilíbrio entre os recursos e demandas que atingem os grupos com baixo engajamento, tendo em vista o risco de desenvolverem estresse crônico e, consequentemente, burnout. No mesmo sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias que garantam a manutenção do engajamento nos demais grupos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Engajamento no trabalho e autoeficácia: um estudo com servidores de uma universidade federal de ensino superior na região norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-10-29) OLIVEIRA, Mariana Antunes; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; http://orcid.org/0000-0002-3027-7479O presente estudo tratou sobre o engajamento e a autoeficácia no trabalho, construtos positivos emergentes na agenda científica internacional, responsáveis pela melhoria de resultados e desempenho para as organizações e para as pessoas. A pesquisa tem como objetivo analisar o engajamento no trabalho e a autoeficácia e estabelecer a relação entre esses construtos, norteado pelas seguintes questões: quais são as características do engajamento no trabalho e da autoeficácia entre os servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como esses construtos se relacionam? Para tanto realizou-se uma revisão de literatura que fundamentasse teórica e metodologicamente a investigação de como se ocorre e o que influencia o engajamento e a autoeficácia no trabalho. Para levantamento de dados foram aplicados questionários a servidores da Universidade Federal do Pará com perguntas adotadas em outras pesquisas de mesmo caráter para avaliar o engajamento e a autoeficácia em uma amostra de 326 servidores, dentre eles docentes e técnicos. Dos resultados inferiu-se índices gerais medianos para a intensidade de engajamento e autoeficácia da amostra. As hipóteses do estudo foram testadas indicando que não há diferenças significativas nos escores de homens e mulheres quanto ao engajamento no trabalho e a autoeficácia, índices semelhantes para ocupantes de cargo de chefia e cargos docentes e técnicos administrativos e servidores mais velhos mais engajados e crenças de autoeficácia maiores. Um grupo se revelou de maior em intensidade de crenças de autoeficácia e elevadas intensidades de vigor, dedicação e absorção, sendo classificado com “elevada crença de autoeficácia e engajamento no trabalho”. Os resultados deste estudo permitiram propor desdobramento para outras pesquisas e intervenções no âmbito da instituição lócus da pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Engajamento no trabalho e clima organizacional: relação de causa e efeito entre os construtos nos órgãos superiores da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-03-06) PASTANA, Ícaro Duarte; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709Este estudo buscou aferir a relação entre engajamento no trabalho e clima organizacional dos trabalhadores no âmbito da administração superior da Universidade Federal do Pará, no intuito de verificar uma possível relação de causa e efeito entre ambos os construtos. Neste intuito, foi realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo, com levantamento transversal de dados via questionário aplicado a 211 entrevistados no ano de 2019. A abordagem foi de natureza quantitativa, com utilização de técnica estatística descritiva, análise de correlação e regressão linear múltipla para tratamento dos dados. O engajamento no trabalho é definido como um estado positivo de realização laboral caracterizado pela presença de vigor, dedicação e absorção. Entende-se que trabalhadores engajados se sentem mais envolvidos com o trabalho, experimentam emoções positivas e desfrutam de boa saúde mental e psicossomática. Esses aspectos colaboram para o aumento do desempenho desses profissionais. Em contrapartida, o clima organizacional corresponde ao estado de ânimo ou satisfação dos trabalhadores com respeito a diversos aspectos de sua organização. O resultado da análise de regressão confirmou a existência de relações de dependência entre variáveis dos dois construtos, reveladas especialmente pelo relacionamento de causa e efeito entre o engajamento e o fator “satisfação com o trabalho”, comprovando que determinadas variáveis do clima organizacional podem influenciar no comportamento dos trabalhadores de maneira relevante. A descoberta amplia a compreensão sobre os preditores do engajamento na Administração Pública, podendo fundamentar estratégias aplicáveis pela área da gestão de pessoas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão da qualidade: um estudo base na avaliação dos pacientes de um hospital universitário em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-01-16) ANDRADE, Rosa Cristina Autran; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/7083873767582124A avaliação da qualidade percebida pelo cliente configura-se como uma ferramenta estratégica para a gestão dos serviços, inclusive os serviços de saúde, utilizada para identificar a percepção dos clientes (pacientes e acompanhantes) em relação aos serviços prestados pelos hospitais, através de levantamento de dados que possibilitem a identificação de lacunas em determinadas áreas e a correta resolução dos problemas. A compreensão deste constructo poderá contribuir com melhorias significativas para o hospital, seus clientes e corpo funcional. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi o de avaliar a qualidade dos serviços prestados através da percepção dos clientes em relação ao atendimento do HUF de estudo. Assim, busca-se obter informações que possibilitem identificar pontos fortes e fracos de áreas específicas nas quais devam ser implantadas melhorias ou aproveitadas vantagens de forma a aumentar a satisfação do cliente atendido no setor e a prestação de serviços com qualidade para essa clientela e, consequentemente, o alcance de visão de futuro e objetivos da organização. A metodologia adotada para a pesquisa foi a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de outubro a dezembro do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida através da aplicação de questionários estruturados. O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariadaDissertação Acesso aberto (Open Access) Impactos da atividade produtiva de flores e plantas ornamentais no desenvolvimento local no Município de Santa Bárbara do Pará(Universidade Federal do Pará, 2017) YOSHIOKA, Soraya Feio; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709As relações produtivas, comerciais e sociais entre os diversos agentes do aglomerado de municípios podem contribuir para desenvolver uma região. No caso de atividades produtivas agrícolas, a proximidade geográfica entre produtor e mercado consumidor pode contar tanto para a viabilidade econômica do negócio, quanto para a qualidade percebida pelo consumidor que obtém produtos mais frescos. O negócio de flores e plantas ornamentais no Brasil concentra-se no mercado interno, estratégia que ocorre na maioria dos estados brasileiros, incluindo o Estado do Pará. A presente investigação teve como objetivo analisar como esta atividade produtiva tem impactado para o desenvolvimento local, a partir de suas contribuições e limitações para a melhoria da qualidade de vida dos produtores envolvidos, e sob a perspectiva dos próprios produtores. A metodologia desta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com tratamento de dados de abordagem qualitativa, e se concentrará sob a perspectiva dos produtores de flores e plantas ornamentais da região periurbana de Belém, particularmente o município de Santa Bárbara. Os resultados encontrados são de que o modelo de produção vigente apresenta a limitação de ser de baixa escala e variedade de espécies, fato que dificulta a capacidade dos produtores locais para atender a demanda dos canais de distribuição, relegando-os a obter rendimentos financeiros por meio de vendas diretamente para o consumidor final em feiras e eventos do setor, que ocorrem de forma espaças e, além disso, a renda oriunda da atividade, apesar de ser considerada complementar pelos produtores, contribui para o desenvolvimento local na medida em que se mostra como de importância relevante para a percepção de qualidade de vida das entrevistadas, melhorando seu acesso a alimentação, remédios, vestuário, mobilidade e, principalmente, promovendo autonomia para as mulheres produtoras. Conclui-se que a atividade contribui para o desenvolvimento local, porém com contribuição muito limitada, devido a fatores de ordem competitiva, baixo capital social, carência de experiência associativa e deficiência de políticas públicas adequadas e de longo prazo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Qualidade em serviços de Bibliotecas Universitárias: uma investigação entre os docentes de pós-graduação a partir da Matriz Importância X Desempenho(Universidade Federal do Pará, 2014-12-01) BASTOS, Vilma Costa; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709A busca pela qualidade em serviços é uma forte característica da sociedade contemporânea. Nesse contexto, este estudo tem o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas na percepção dos docentes dos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará em relação ao atendimento de suas necessidades específicas de informação e obter contribuições para a gestão bibliotecária. O estudo foi classificado como descritivo e exploratório, sendo a coleta de dados desenvolvida na forma de pesquisa de campo, onde o instrumento utilizado foi o questionário estruturado. O tratamento dos dados foi quantitativo, utilizando técnicas da Matriz Importância X Desempenho. Os resultados apontaram três dimensões com elevado desempenho dentre as cinco dimensões da qualidade do modelo de avaliação utilizado na pesquisa. São relacionadas com a Confiança, Relações pessoais e Resolução de problemas, que se revelaram como importante vantagem competitiva para as bibliotecas. Evidenciaram-se também lacunas de qualidade inferior na prestação dos serviços em relação às dimensões Infraestrutura física e à Comunicação. O estudo evidenciou que as bibliotecas devem ampliar o diálogo com a pós-graduação, criar estratégias de articulação e observar que a avaliação da qualidade em serviços de bibliotecas universitárias deve ser um processo contínuo, para não ocorrer perda de clientes. Devem ser desenvolvidas ideias e ações para a oferta de produtos e serviços diferenciados, de acordo com o atual contexto acadêmicoDissertação Acesso aberto (Open Access) Resistência à mudança organizacional: uma investigação em uma instituição federal de ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2016-06-28) CARDOSO, Heloisa Gomes; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709A resistência à mudança no âmbito organizacional é o resultado de um processo do comportamento humano no qual um ou mais indivíduos procuram defender-se dos possíveis efeitos negativos de mudanças no ambiente de trabalho. Esse processo estrutura-se a partir de um amplo conjunto de fatores, que tem sido objeto de diversos estudos organizacionais. A partir dessa perspectiva, o objetivo geral desta dissertação foi analisar as características da resistência à mudança organizacional entre os servidores públicos lotados na Universidade Federal do Pará. Dentre os objetivos específicos estão, identificar a reação dos servidores frente a processos de mudança e identificar os principais fatores de resistência dos servidores da UFPA relacionados à mudança. A revisão da literatura fundamenta-se no comportamento organizacional, mais especificamente nos aspectos que envolvem a mudança organizacional e gestão pública. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com ex post facto, realizada na forma de pesquisa de campo entre os meses de dezembro/2015 a janeiro/2016 e utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado, desenvolvido por Bortolotti (2010), para avaliar a resistência entre os servidores da UFPA, propondo um indicativo de medida de resistência com apoio na Teoria da Resposta ao Item (TRI), a fim de verificar características dos respondentes, diagnosticar a resistência à mudança na UFPA e, principalmente, levantar as causas, as variáveis relacionadas com este comportamento, fornecendo subsídios relevantes e necessários para serem utilizadas no planejamento estratégico da mudança. O tratamento de dados foi quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariada, em especial Análise Fatorial Exploratória (AFE), a partir do levantamento das informações gerais necessárias para compreensão da resistência à mudança na UFPA. Os resultados indicam que a reação dos servidores demonstra significativa facilidade em perceber os benefícios da mudança na UFPA, fato que favorece as ações de gestão, pela aptidão, segurança, capacidade e grande habilidade dos servidores para lidar com a mudança. Além disso, mesmo diante da necessidade de manter o status quo, aspecto desencadeador de resistência, as repostas apontam que os servidores públicos da UFPA não temem correr riscos, não receiam em contribuir com as mudanças no trabalho, não tendem a perder interesse pelo trabalho, nem agem com indiferença ou surpresa diante da mudança e não se queixam da gerência em situações de insucesso ou resultados ruins da mudança. Apenas uma pequena parcela da amostra demonstra resistência passiva. A maioria dos servidores entrevistados demonstra abertura à experiência de mudança, aceitação e cooperação voluntáriaDissertação Acesso aberto (Open Access) Sistema de controle interno como elemento estratégico para o fortalecimento da governança organizacional: um estudo de caso no Tribunal de Justiça do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-08-26) VALE, Keila Wirginia Malheiro; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a implantação do sistema de controle interno organizacional no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com base ao atendimento da Meta nº 16-2013 do Conselho Nacional de Justiça, e analisar a atuação da Secretaria de Controle Interno diante dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, ações consideradas necessárias para o fortalecimento da governança pública (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, 2013). Para tanto, foi utilizada uma metodologia mista (quali-quanti). Para a abordagem qualitativa utilizou-se a base de dados primários coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 7 (sete) servidores integrantes da SCI/TJPA e dos Núcleos de Controle Interno/TJPA, que necessariamente participaram direta ou indiretamente da estruturação do sistema de controle interno do órgão. O exame dos dados nesta fase da pesquisa se deu por meio de análise de conteúdo, com a elaboração de codificações centrais e categorização seletivas. Com relação à abordagem quantitativa à pesquisa de campo fundamentou-se também na base de dados primários coletados em amostragem probabilística aleatória simples, através da aplicação de questionários a 237 (duzentos trinta e sete) servidores das unidades administrativas do TJPA, com exceção daqueles lotados na SCI/TJPA e Núcleos de Controle Interno/TJPA. O tratamento dos dados utilizou estatística multivariada, com ênfase na análise fatorial exploratória (AFE). Os resultados possibilitaram revelar que tanto a implantação do sistema quanto o fortalecimento das ações de controle do TJPA fazem parte de um movimento compreendido pelo corpo funcional do órgão. Foi constatado ainda, que apesar do TJPA possuir um sistema de controle interno estruturado, ainda não é possível garantir que foi consolidada no órgão uma cultura de controle, baseada em uma política de gestão de riscos e controle interno. E por último, que os servidores do TJPA possuem confiança na atuação da unidade central de controle do órgão, e que a SCI/TJPA apresenta-se como um elemento estratégico para o fortalecimento da governança organizacional
