Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2296
O Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pertence ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES) foi implantado em 1977 e foi pioneiro dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de humanidades e ciências sociais aplicadas na Amazônia.
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Navegando Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA por Orientadores "FIGUEIREDO, Silvio José de Lima"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A construção do discurso jornalístico sobre a sustentabilidade das cidades: o caso do Jornal Diário do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016) CURCINO, Wanderson dos Anjos; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800Esta dissertação apresenta um estudo de caso que discute a construção do discurso de sustentabilidade das cidades pelo jornal Diário do Pará. Entende-se que tal discussão é pertinente por ser o jornalismo uma das instâncias sociais de construção social da realidade, e por tanto, ser estratégico na legitimação de determinados discursos sociais, como este apresentado. Pretende-se responder mais objetivamente, a seguinte questão: como é construído o discurso de sustentabilidade das cidades no jornal Diário do Pará? Para chegar a estas respostas, nos guiamos por meio de mais duas questões: Qual o discurso dominante de cidade sustentável no jornal? De que forma este discurso se apresenta? E qual o papel dos agentes na construção destes discursos? Foram analisadas matérias que correspondam ao período de julho de 2012 a julho de 2015. A teoria do campo social foi o ponto de partida para a análise. Entre os resultados obtidos podemos destacar que o discurso predominante enfatiza a racionalidade econômica e material da cidade e se distancia de uma perspectiva social, socioambiental ou de justiça ambiental e se desenvolve a partir de premissas como as da racionalidade econômica dos recursos da cidade; da ênfase tecnológica como solução para os problemas ambientais urbanos e da conscientização ambiental como forma de promover a racionalização dos recursos. Quanto ás fontes, encontramos ao menos quatro categorias delas: fontes oficias (Secretaria de Estado, Municipal, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Governo Federal), fontes populares (entrevistados avulsos), fontes institucionais (Entidades de Classe, Associações, Cooperativas, ONGs) e fontes especialistas (pesquisadores de Universidades e Institutos de pesquisa), e fontes institucionais (representantes de entidades de classe, de Cooperativas e Associações). Dentre estas, as fontes que mais interferem no discurso de sustentabilidade estão as fontes especialistas, especialmente sob a função de dar legitimidade a argumentações própria do campo jornalístico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entalhadores do efêmero: a vida associativa na criação dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba(Universidade Federal do Pará, 2015-01-09) FERREIRA JUNIOR, Amarildo; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800Esta pesquisa analisa as relações sociais que ocorrem no processo criativo desenvolvido pelos artesãos que produzem os denominados Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, referenciados como artesãos de miriti, e demonstra de que forma se organizam socialmente em torno de seu(s) processo(s) de criação e como constroem as estruturas de proximidade que conformam sua vida associativa. Caracterizado como uma pesquisa interdisciplinar, este estudo realiza uma intersecção teórico-metodológica cujo marco referencial é a abordagem do Campo Social, associada ao uso do estudo dos ajuntamentos e das interações sociais. Realizada no município de Abaetetuba (Pará), coletou dados em trabalhos de campo mediante o uso das técnicas de entrevista não diretiva, entrevista diretiva e observação direta, com prévia pesquisa bibliográfica. Em seu decorrer, o estudo apresenta os processos identitários e criativos que caracterizam a vida associativa dos artesãos de miriti, a dinâmica da vida associativa no Campo de Relações no Artesanato de Miriti de Abaetetuba, e a descrição das ocasiões sociais compósitas que nele ocorrem. Finalmente, conclui que a vida associativa dos artesãos de miriti se desenvolve a partir de seus núcleos criativos familiares e conflui com uma série de significados e práticas para as ocasiões sociais em que se inserem, permitindo-lhes manter-se e reproduzirem-se no Campo de Relações ao reconhecerem mais suas próprias determinações do que as intervenções e imposições dos agentes responsáveis pelo controle mercadológico e pelas políticas públicas por reatualizarem e recontextualizarem práticas próprias de seu modo de vida e de seus saberes e fazeresDissertação Acesso aberto (Open Access) Os espaços de representação na produção do espaço urbano em Belém: um olhar sobre o Punk e o Hardcore(Universidade Federal do Pará, 2018-05-14) OLIVEIRA, Benison Alberto Melo; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800A presente pesquisa tem por objetivo entender como se dá à resistência a produção hegemônica do espaço por meio do Punk e do Hardcore em Belém tendo como base a concepção de produção do espaço desenvolvida por Henri Lefebvre. As manifestações culturais do Punk e Hardcore aqui estudadas são entendidas como um movimento musical e social que tem como características músicas rápidas, diretas com teor de revolta e contestação contra o sistema. Neste trabalho temos como abordagem metodológica uma análise baseada no neomarxismo. Os procedimentos metodológicos aqui desenvolvidos consistiram em levantamentos bibliográficos de obras e artigos em periódicos relevantes ao tema para construção de uma análise qualitativa entre o que foi levantado como referencias e as entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas a 13 pessoas, sendo que 11 eram envolvidos na produção de eventos e/ou tocavam em bandas e 3 eram público. Em meio a essas 11 entrevistas temos 4 as quais classificamos como mais velhos da cena (mais de 20 anos na cena) e 7 como mais novos na cena (menos de 20 anos na cena). Nosso estudo em Belém apontou que a produção do espaço sob a lógica neoliberal influenciou na produção do espaço público o qual se torna cada vez menos acessível a diversas manifestações culturais. Mediante a esse contexto o Punk e o Hardcore acabam se direcionando ao espaço privado e lá criando uma estratégia de sobrevivência, enquanto que a medida eu ocupam o espaço púbico criam espaços de resistência e esperança, assim como se mantem existindo e contestando o modo de produção e sua forma de produzir o espaço. Apesar de se encontrar atualmente mais no espaço privado aos poucos o Punk e o Hardcore estão voltando a ocupar os espaços públicos em Belém.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Museus e colonialidade: uma análise da exposição de longa duração o Museu do Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2021-09-15) LEÃO, Andrey Manoel Leão de; BRITTO, Rosângela Marques de; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639O trabalho busca discorrer sobre como a colonização no estado paraense firmou diversas narrativas sobre a região, fazendo com que se colocasse no centro os grupos de origens europeias e seus estilos de vida, e todos os outros grupos na margem. Isso se manteve durante toda a história do estado do período colonial até a época conhecida como Belle Époque, período de um boom econômico na região que, buscando o desenvolvimento urbano local, baseou suas políticas públicas em um ideal de vida de cidades europeias. Portanto, discuto como essas visões estão postadas no Museu do Estado do Pará que é cunhado como museu histórico, e, por isso, tem por objetivo contar a história do estado. Essa hierarquização de culturas e povos em detrimento de outras, a partir da ideia de raça, que se mantém mesmo com a independência dos países ou com a descolonização é conhecida como colonialidade. Com isso, a análise se dá criticamente sobre a expografia de longa duração do museu, vendo quem está em destaque, quem não está, como os grupos culturais são mostrados, o que é mostrado, como é feita a sensibilização, etc. Estas ações são feitas para mostrar como a colonialidade estar postada nas representações do museu . O trabalho também aponta como deveriam ser certas representações para combater essas perspectivas colonializantes, se baseando que a noção de decolonialidade seria o modo de desfazer a perspectiva de hierarquização cultural construída. Para isso, as novas perspectivas museológicas apontam que os museus, principalmente os de histórias que tem um papel de legitimador do que é a verdade, devem ter um papel social que busque resolver problemas atuais, sobretudo os discursivos, que se deram historicamente de forma unilateral e tem alto poder coercitivo sobre a sociedade. Por fim, quando não há equivalência discursiva e quando as perspectivas colonializantes são transportada para a atualidade da região, ao não discuti-las e nem ligá-las aos problemas locais, o museu acaba sendo, em certos momentos, um reforçador destas perspectivas hierárquicas e preconceituosas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As redes sociais online como arenas de embate e o papel da campanha “Veta Dilma” no processo de elaboração do novo Código Florestal Brasileiro(Universidade Federal do Pará, 2016-06-13) GIBSON JUNIOR, Alexandre; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800A presente dissertação busca compreender qual foi o papel das redes sociais online no processo de elaboração do novo Código Florestal Brasileiro. Para tanto, analisa-se duas arenas públicas que tiveram papel relevante no debate político para construção desse arcabouço jurídico: a arena da Comissão Especial Temporária do Código Florestal, instalada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de Lei nº 1.876, e os comentários e posts publicados na arena do Facebook. O trabalho evidencia, a partir de uma contextualização histórica das leis florestais brasileiras, como foi o processo de elaboração do novo código na arena do legislativo. Além disso, busca-se, por meio da análise das notas taquigráficas das audiências públicas realizadas pela Comissão Especial Temporária observar como se constituiu esse campo político. Ademais, o estudo apresenta o movimento “Floresta faz a diferença”, cujo principal slogan era “Veta Dilma”, e tenta compreender como a mobilização, por meio da comunicação pela Internet, pode mudar o processo de participação política da sociedade. Para isso, foram analisados 98 posts e 2.848 comentários de duas páginas no Facebook: “Floresta Faz a Diferença” e “Veta Dilma”. O método utilizado para a classificação e sistematização da pesquisa foi o de Análise de Conteúdo, com o objetivo de delinear o perfil quantitativo e as principais tendências do movimento. Dessa forma, esta pesquisa buscou problematizar a importância do surgimento de plataformas e de estratégias na internet que possibilitem uma maior participação da sociedade nas questões públicas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes tradicionais como patrimônio imaterial na Amazônia intercultural; saberes, fazeres, táticas e resistência dos ceramistas de Icoaraci(Universidade Federal do Pará, 2012-05-06) TAVARES, Auda Edileusa Piani; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800O Presente estudo parte dos saberes tradicionais dos ceramistas de Icoaraci-Belém-Pará, com o objetivo de explicitar a dinâmica da produção de cerâmica, a interação de homens e mulheres, velhos e jovens com suas habilidades, dedicação, criatividade, resistência e táticas, assim como, a interrelação com as políticas circunscritas aos saberes tradicionais e ao artesanato. O percurso metodológico buscou a revelação de práticas que estão silenciadas na ordem excludente do processo modernizador acelerado da sociedade capitalista. Esse movimento foi analisado aplicando um enfoque teórico-metodológico que trabalha com memórias e narrativas sobre o cotidiano, vislumbrando a possibilidade de (re) escrever histórias e contemplar visões sobre outras formas de trabalho e modos de vida. O resultado explicita processos de mudança, criação e reinvenção da tradição, a falta de alcance de políticas públicas, assim como, intervenções que desconsideram dinâmicas próprias do grupo, demonstrando que o tratamento designado à diversidade cultural na perspectiva de sustentabilidade deve considerar saberes tradicionais, assim como tradições que se reinventam na necessidade de vivência e no desejo de criar e recriar, considerando-se que os sujeitos portadores desses saberes, seja no fazer cerâmica em Icoaraci ou em outros fazeres, seja nas comunidades rurais ou urbanas, vivem realidades muito diferentes hoje e têm se posicionado diante daquilo que consideram importante para siDissertação Acesso aberto (Open Access) O Som automotivo: patrimonialização, política e mercado(Universidade Federal do Pará, 2019-09-24) MORAIS, Vanessa Malheiro; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639Esta pesquisa investiga o pedido de patrimonialização do som automotivo que ocorreu pela Câmara Municipal de Belém-PA, em especial no levantamento das condutas dos agentes nos instrumentos utilizados no processo, e analisa as relações de valorização que envolvem os bens culturais imaterais. Em seu decorrer, apresenta o movimento cultural do Som Automotivo, sua prática, sua produção e suas representações sociais, o que aprofunda as relações entre a cultura e o consumo moderno. Foram coletados dados de campo sobre cultura, identidade e bem cultural nas cidades de Belém (PA), Imperatriz (MA), Chapecó (RS) e Osasco (SP). O trabalho de campo utilizou das técnicas de entrevista, observação direta, com levantamento em jornais, sites, redes sociais, pesquisa bibliográfica, participação em eventos do movimento cultural (festas, encontros e campeonatos), além de uma exposição dos carros automotivos na Universidade Federal do Pará, em 2018, e da criação de uma rede de interação virtual e presencial, por meio da rede social WhatsApp. Finalmente, reflete sobre as condutas e os instrumentos utilizados sob a chancela do Estado para o reconhecimento de valores e interesses culturais constítuídos socialmente durante o processo patrimonial, a partir de sujeitos históricos e de uma política e prática nacional, e que confluem para uma desordem no modo de fazer patrimonial em que se inserem. Observa-se, outrossim, a formação de expressões culturais sonoras na sociedade moderna, a partir de um imaginário político-cultural e de uma cultura híbrida de massa com estilos de vida diversificados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Turismo e transformações socioambientais na Amazônia: um estudo sobre a percepção dos residentes da Vila de Algodoal - Pa(Universidade Federal do Pará, 2022-08-31) MORAIS, Ana Paula Melo de; FIGUEIREDO, Silvio José de Lima; http://lattes.cnpq.br/2578700144404800; https://orcid.org/0000-0002-6810-1639Com o passar dos anos, o turismo tem demonstrado um crescimento constante, o que evidencia sua ascensão como atividade econômica mundial. Entretanto, torna-se necessário estudar seus efeitos, sejam eles negativos, sejam positivos. Nesse sentido, a presente dissertação teve como objetivo investigar a percepção dos moradores da vila de Algodoal, frente as transformações ambientais decorrentes nos últimos 30 anos na região. Para tanto, foram utilizados conceitos sobre turismo, desenvolvimento, percepção, turismo de massa e transformações socioambientais. Em relação às técnicas de investigação, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Para a coleta de dados em campo utilizou-se como instrumentos de análise a escala Likert e Phrase completion, para o método de análise a teoria do Campo Social, de Pierre Bourdieu, visando um melhor entendimento e mensuração dos dados coletados. Como resultado, podemos compreender que as formas de desenvolvimento turístico na vila de Algodoal, suas consequências e a percepção dos moradores perante as transformações socioambientais dentre 1991 – 2021, foram sentidas com o decorrer dos anos evidenciando mudanças demostrada pelos moradores através do relato oral da comunidade, essas transformações interferem positiva e negativamente no campo social a qual está inserida.
