Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Autor "ABREU, Maria Milena de Oliveira"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Iniciação científica no clube de ciência da UFPA: interligando a cultura científica e a humanística(Universidade Federal do Pará, 2023-09-05) ABREU, Maria Milena de Oliveira; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274Nesta pesquisa, investigo a Iniciação Científica de estudantes da Educação Básica ao longo de quatro décadas do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA), tendo em vista responder a seguinte questão de pesquisa: Em que termos se configura a Iniciação Científica de estudantes da Educação Básica no Clube de Ciências da UFPA? Meu objetivo principal é compreender a Iniciação Científica de estudantes da Educação Básica por meio de análises de documentos institucionais e produções científicas no marco temporal de 1979 a 2019, para explicitar os princípios educativos desenvolvidos no CCIUFPA, com vistas a caracterizar, historicamente, este espaço educativo e contribuir com a educação em ciências em outros espaços educacionais. Nessa perspectiva, defendo a tese de que a Iniciação Científica de estudantes da Educação Básica, no CCIUFPA, se configura por meio do trabalho investigativo interativo, interdisciplinar e reflexivo, a partir de situações do cotidiano, interligando a cultura científica e humanística, com vistas à formação cidadã crítica. Assumo a pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, considerando como metodologia analítica a Análise Textual Discursiva (ATD) com apoio técnico do software IRAMUTEQ para o processamento de informações constantes na documentação que constitui o corpus da pesquisa, tais como projetos, relatórios, dissertações, teses e artigos publicados em anais de eventos e periódicos. Desse processo, emergiram duas categorias analíticas: i) Iniciação Científica conectada a situações do cotidiano de estudantes da Educação Básica e ii) Divulgação Científica do CCIUFPA: disseminando princípios educativos. Desse modo, elementos como criatividade, afetividade, protagonismo e divulgação científica da Iniciação Científica possibilitaram desvelar como princípios educativos do CCIUFPA: o ensino de ciências com investigação, trabalho interativo, interdisciplinar e reflexivo que favorecem o processo de ensino e aprendizagem para a alfabetização científica e cidadã crítica. Portanto, compreendo que o CCIUFPA é um espaço educativo relevante para a educação científica no Estado do Pará, que vem consolidando e disseminando seus princípios educativos ao longo do tempo, partindo de atividades de Iniciação Científica que, para além da metodologia de pesquisa, considera essencial para o desenvolvimento integral de alunos da Educação Básica uma cultura humanística em prol da construção da cidadania.
