Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Autor "ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Uma revisão sistemática sobre a “noção de realidade” nas pesquisas de modelagem matemática na educação matemática.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-26) ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; BRAGA, Roberta Modesto; NUNES, José Messildo VianaO objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão sistemática com a finalidade de discutir e revelar como o fenômeno ‘realidade’ se mostra nos estudos de Modelagem Matemática na Educação Matemática no âmbito epistemológico. Para tal, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa pautada em uma revisão sistemática da literatura pertinente ao campo da Modelagem Matemática na Educação Matemática. As buscas foram realizadas em sete fontes de buscas, entre bases de dados, portais, bibliotecas virtuais, anais de eventos da área e buscas por citação, a saber: o catálogo de teses e dissertações e o portal de periódicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Scielo, Eric Research, Google scholar, Google e a Conferência Nacional de Modelagem Matemática - CNMEM. A revisão sistemática foi orientada por um protocolo de revisão sistemática pautado na estratégia POT (população, Outcome e Tipos de estudos) adaptado para uso em pesquisas qualitativas. O Mendeley foi um recurso utilizado para organizar, gerenciar as referências e excluir as duplicatas dos estudos selecionados para a revisão. Utilizamos a Análise Textual Discursiva – ATD apoiada pelo software IRAMUTEC para realizar parcialmente a análise do corpus textual. Como resultado desta análise obtivemos três categorias: 1) REALIDADE: seus objetivos e características no âmbito da Modelagem Matemática; 2) A realidade como um dos elementos norteadores da Modelagem Matemática: suas dimensões e seus aspectos epistemológicos; 3) A realidade vista como uma unidade temática interdisciplinar e o papel do professor na escolha do tema nas atividades de Modelagem Matemática. Os resultados deste estudo mostraram que as noções sobre realidade no contexto da Modelagem Matemática são plurais. Encontramos evidências de algumas raízes filosóficas-epistemológicas da realidade no platonismo como por exemplo a realidade do mundo sensorial ou (realidade platônica) e a ideia de realismo. Frente a essas evidências, a partir da imersão na literatura evidenciamos as dimensões de realidade presentes nas concepções de Modelagem Matemática como: realidade inicial (realidade dada), a realidade intermediária (realidade a ser modelada) e o modelo matemático (pseudorealidade).
