Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Autor "BACURY, Gerson Ribeiro"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Práticas investigativas na formação de futuros professores de matemática(Universidade Federal do Pará, 2017-07-12) BACURY, Gerson Ribeiro; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668; https://orcid.org/0000-0002-2704-5853As vivências, experiências e reflexões provenientes do contato com o real contexto da sala de aula, configuram-se como essenciais no processo de tornar-se professor de Matemática. Nessa perspectiva, se faz necessário que a disciplina de Estágio Supervisionado propicie oportunidades, estabelecendo nexos entre os conhecimentos teóricos adquiridos durante o processo de formação do futuro professor de Matemática e a realidade das escolas de Educação Básica, consolidando as relações presentes no fazer docente, de modo a materializá-las em ações mobilizadoras, nas salas de aula. Consideramos a realização das Práticas Investigativas, constituídas no Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Investigativas em Educação Matemática (GEPIMat), balizadas pelo trabalho colaborativo crítico reflexivo, como o catalizador de mudança e transformação nas atitudes docentes dos futuros professores de Matemática. A partir destes, buscamos o entendimento para responder à questão que norteou esta pesquisa: Qual(is) a(s) relação(ões) entre as Práticas Investigativas e as mudanças e transformações na formação de futuros professores de Matemática? Para tanto, objetivamos: Analisar a relação entre a introdução da Prática Investigativa e as mudanças e transformações na formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, durante o Estágio Supervisionado. Nesse sentido, recorremos aos aportes teóricos realizados, primeiramente, o mapeamento em teses e em dissertações que abordam o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática; e, em seguida, recorremos a artigos científicos de periódicos especializados na área da Educação Matemática. Dessa forma, a investigação se desenvolveu de modo a constituir uma compreensão epistêmica acerca das Práticas Investigativas em Educação Matemática. O caminho metodológico percorrido para atender ao nosso objetivo e, portanto, responder à questão de pesquisa, foi trilhado pela pesquisa colaborativa, na perspectiva crítico reflexiva, proposta por Ferreira (2012a) e Ibiapina (2008), junto aos onze partícipes – acadêmicos regularmente matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os resultados obtidos em sessões reflexivas evidenciaram que só é possível configurar o Estágio Supervisionado em agente mobilizador de mudança e de transformação nas atitudes docentes de futuros professores de Matemática, desde que se efetive por meio das Práticas Investigativas em Educação Matemática, como a materialização efetiva da relação teoria e prática; do conteúdo matemático e da ação pedagógica – tão discutidos na academia – mediadas por um grupo de estudos e pesquisas, pautado no trabalho colaborativo crítico reflexivo, integrando o professor coordenador da disciplina, os estagiários e os estudantes das escolas parceiras.
