Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3775
O Doutorado Acadêmico pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI por Autor "BARREIRA, Jonas Souza"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Expedição pedagógica: sentidos construídos na formação contínua de professores de Matemática do Campo.(Universidade Federal do Pará, 2024-01-21) BARREIRA, Jonas Souza; MOURA-SILVA, Marcos Guilherme; GONÇALVES, Tadeu OliverO objetivo desta pesquisa é compreender os processos e condições através dos quais os educadores constroem sentidos sobre suas práticas pedagógicas, ao articular a Educação Matemática e a Educação do Campo em processo de formação contínua. A fundamentação teórica está alicerçada nos princípios da Educação Popular Crítica conforme os escritos de Paulo Freire (2014, 2019, 2019b, 2020). Além disso, subscrevo a perspectiva da Educação Matemática Crítica, conforme delineada por Skovsmose (2014). A Educação do Campo é compreendida nesta pesquisa como uma abordagem pedagógica e política voltada para atender às necessidades educacionais específicas das populações do campo, bem como valorizar suas tradições culturais, sociais e econômicas, conforme sublinham Arroyo, Caldart e Molina (2004). Para tanto, adoto a metáfora de uma expedição pedagógica, para integrar esta investigação à prática educativa, viabilizando aos docentes o contato com diferentes contextos educacionais, o compartilhar de experiências e a expansão de seus respectivos horizontes. Trata-se de uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação conforme exposto por Josso (2004). A pesquisa ocorreu no período de março a setembro de 2022, no município de Marabá-PA, os participantes da pesquisa são 200 professores lotados em 92 escolas do campo, dos quais 47 são professores de Matemática. Para esta Expedição Pedagógica, organizei e desenvolvi um novo modelo teórico e epistemológico de formação, o qual intitulo de Movimento de Reorientação DidáticoPedagógica, ou MRDP. Assim, o MRDP é estruturado em quatro estações interconectadas: Percepção do Mundo Vivido; Problematização; Aprofundamento Teórico e Ação Reorientada. As estações são compostas por um conjunto de atividades planejadas e desenvolvidas com os professores de Matemática do Campo. Durante cada estação, os docentes são incumbidos de desenvolver as tarefas sugeridas antes de avançar para a estação seguinte. Os resultados indicam que os professores e as professoras de matemática constroem sentidos sobre: a) A experiência de ser professor/a em escolas do campo; b) A relação entre a cultura e o conhecimento matemático; c) A interdisciplinaridade nas estratégias didáticopedagógicas; d) Autonomia dos professores na promoção do currículo praticado; e) Articulação da Educação Matemática com a Educação do Campo; f) Projetos pedagógicos interdisciplinares; g) A contextualização no ensino de Matemática. Em resumo, os resultados apontam para a construção de sentidos ricos e variados pelos professores acerca de suas práticas pedagógicas, evidenciando a eficácia deste modelo teórico e epistemológico de formação, o MRDP. Ao promover a conexão entre o conteúdo curricular e o contexto vivido dos estudantes, nesta pesquisa defendo com sucesso a tese de que a articulação entre a Educação Matemática e a Educação do Campo em processos de formação contínua produz um movimento reflexivo de construção de sentidos pelos professore e professoras sobre as suas práticas didático-pedagógicas. Isto possibilita uma conexão entre o conteúdo curricular de Matemática e o contexto sociocultural de comunidades campesinas.
