Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Autor "CASTRO, Jetur Lima de"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspectos epistemológicos da ciência da informação: a transcendência da teoria crítica de habermas e os paradigmas da ciência da informação(Universidade Federal do Pará, 2016-06) CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira daA pesquisa visa compreender os paradigmas da Ciência da Informação (CI) através da teoria crítica de Habermas, buscando através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas epistemológicas desses paradigmas a partir de um olhar histórico-hermenêutico. O objetivo do estudo é investigar os paradigmas da CI identificados por Capurro considerando a perspectiva histórico-hermenêutica e a interlocução com a teoria crítica de Habermas, visando oferecer uma percepção mais crítica destes paradigmas. No percurso metodológico abordamos a investigação teórica, com auxílio da hermenêutica com base bibliográfica. Os resultados mostram que pode ser empregado dentro dos paradigmas da informação os estudos emancipatórios através de uma ação comunicativa. Por fim, devemos pensar nos terrenos tomados como verdade na CI na Biblioteconomia de modo a pensar em uma reforma necessária para reconstruir os paradigmas dirimidos da CI.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Bibliotecário imagem social ou clichê: um estudo prático do marketing informacional do curso de Biblioteconomia/UFPA na Escola Brigadeiro Fontenelle(Universidade Federal do Pará, 2015) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deApresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Enfoques da revolução francesa, nazismo e ditadura militar no Brasil: repressão e censura à informação(Universidade Federal do Pará, 2015-06) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deTrata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Entre a censura e a disseminação: uma análise crítica sobre a prática profissional bibliotecária fundada na emancipação de informação e dignidade humana(Universidade Federal do Pará, 2017) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deA aplicabilidade profissional do bibliotecário, em norma, fundamenta-se sobre a liberdade científica em seu disseminar, totalizando, dessa maneira, o acesso à informação para os seus usuários que procuram nas bibliotecas determinados conhecimentos e, sobretudo, podem encontrar obstáculos em algumas formas de obtenção da informação, em face de algumas práticas profissionais do bibliotecário. Neste sentido, objetiva-se discutir sobre os reflexos da censura na prática profissional do bibliotecário, apresentando alguns arcabouços conceituais, a partir do estado da arte, através de questionamentos e ações interpretativas, das variáveis do conhecimento sobre práticas de censura e disseminação da informação em bibliotecas. Trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica, uma vez que procura discutir por intermédio da análise indiciária as evidências interpretativas, no sentido de encontrar pistas no processo da disseminação informacional que componha os pressupostos da prática de censura, sob o ponto de vista explícito e implícito (censura velada). Como resultado, avalia-se que a censura se perdura ao tempo, além de camuflar-se, assim, aparecendo de maneira implícita em lugares que deveriam estar reforçando-se contra quaisquer vestígios que lembrem o comportamento censório. Ao final, contextualiza que o bibliotecário como profissional da informação, juramentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana, tem a responsabilidade e compromisso de lutar para que este juramento não seja só em teoria, e sim, que este recorra para a prática do nosso cotidiano nas bibliotecas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das revistas do portal de periódicos da Universidade Federal do Pará: uma abordagem sobre a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital(Universidade Estadual de Londrina, 2018-12) BARROS, Diego Bil Silva; CASTRO, Jetur Lima de; ARELLANO, Miguel Ángel MárderoIntrodução: Aborda a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital, a partir de uma avaliação realizada no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará. Atualmente, esse portal de periódicos é composto por onze revistas, a saber: Complexitas, Margens Interdisciplinar, Arteriais, Revista Amazônia, Revista Agroecossistemas, MOARA, Amazônica, Novos Cadernos NAEA, Hendu, Revista Brasileira de Análise ao Comportamento, Revista Ver a Educação. Objetivo: Propõe a mapear as revistas do Portal de Periódicos da UFPA, identificando possíveis estratégias e políticas de preservação, além de gerar contribuições práticas e teóricas para a instituição. Metodologia: Utilizou-se os métodos científicos da pesquisa-ação, envolvendo métodos quantitativos e qualitativos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Observou-se que todas as revistas adotam o padrão SEER/OJS (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas), utilizam o Digital Object Identifier (DOI) e estão integradas ao link institucional do portal. Porém, apenas 45% dos periódicos estão com habilitação do manifesto LOCKSS para preservação digital através da Rede Cariniana. Resultados: Constatou-se, também, que o Portal de Periódicos da UFPA possui políticas editoriais bem definidas com vistas à qualidade científica e ainda está em busca de institucionalizar uma política de preservação digital. Conclusões: Assim, concluímos que a preservação digital se apresenta como um fator em crescimento e decisivo para a garantia da produção pretérita e a respectiva manutenção desses conhecimentos com o objetivo de disponibilizá-las para as gerações presentes e futuras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A moda como objeto de informação: o caso do Movimento Feminista Punk Riot Grrrl(Universidade Federal do Pará, 2015-09) CASTRO, Kedma Lima de; CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deIntrodução: Ao se considerar que a moda pode ser entendida como objeto de informação, o objetivo do trabalho é apresentar as características de indumentária e de comportamento do movimento feminista punk Riot Grrrrl como constituintes espaço de discurso e de linguagem e, portanto, no escopo de investigações na área de Ciência de Informação e Biblioteconomia. Método: Trata-se de pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental. Resultados: apresenta-se o momento histórico do movimento punk Riot Grrrl no contexto punk, analisando-se a temática do feminismo, a discussão de gênero e suas relações com a moda entendendo-se a indumentária das riots grrrls como forma de protesto e discurso político em seu contexto histórico-social. Conclusão: as releituras visuais do movimento feminista punk, sustentadas em seus ideários radicais e seu impacto no universo da moda, revelam a representatividade da indumentária e do comportamento como formas emancipatórias no social, configurando-se como espaços de discurso e, portanto, de informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A música como fonte representativa de informação: o caso da Fonoteca Satyro de Mello no CENTUR/FCPTN(Universidade Federal do Pará, 2016-06) CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deIntrodução: Ao se considerar a música como fonte interpretativa de informação. Objetivo: Discute a importância da música como aspecto representativo na Fonoteca Satyro de Mello e como processo social e informacional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental. Discussões: Apresenta a Fonoteca Satyro de Mello como instrumento de representação cultural e a música como fonte informativa no contexto social do bibliotecário. Conclusões: Finaliza relatando a experiência que o bibliotecário precisa ter para desempenhar seu papel de mediador e agente cultural na Fonoteca Satyro de Mello.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Narrativas da censura informacional registrada sob a ótica historiográfica: apreciações a partir da influência do Terceiro Reich Alemão(Universidade Federal do Pará, 2018-04) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; CASTRO, Jetur Lima deO artigo investiga o contexto historiográfico do Terceiro Reich Alemão situando os caminhos da censura, sua influência com a propaganda política nazista e seu clímax com a ação bücherverbrennung (queima de livros) que envolveu as bibliotecas alemães. Configura-se como uma abordagem teórica de cunho histórico, bibliográfico e documental, adotando o conhecimento indiciário, evidenciando os aspectos interpretativos de outras formas do saber que partilham das pistas e pegadas através do conhecimento indireto. Apresenta o contexto da censura em livros a partir das narrativas historiográficas do Terceiro Reich Alemão, destacando a intenção da intolerância nazista, a qual ficou marcada contra a liberdade de expressão e do conhecimento, que se propagou por estratégias propagandistas empregadas a influenciar adeptos às práticas do extremismo nazista. Resgata à memória dos bibliotecários alemães que no exercício de sua função foram perseguidos pela barbárie nazista e, ao mesmo tempo, cativos de um regime ultrajante nas realizações de suas funções como disseminadores do conhecimento e dos seus aspectos científico, técnico e humanista.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Nas causas de um sintoma social o bibliotecário atua: a mediação e uso da informação como fonte de interposição sobre o vírus HIV(Universidade Federal do Pará, 2015-08) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deTrata da importância que o profissional bibliotecário possui como mediador da informação, frente à realidade dos casos sociais, no que se refere aos conceitos sobre o HIV/AIDS. E a sua seriedade em grupo, para levar assistência através das informações, como alicerces contra as crendices e equívocos a respeito do vírus HIV. A temática é relevante para todas as áreas, pois, apresenta as discussões sobre os preconceitos e mitos no início dos anos 80. Sobretudo tem seus objetivos pautados em abordar a formação social dos próprios profissionais da informação, sobretudo a contribuição do bibliotecário diante de ações sociais concernentes ao contexto e a disseminação do vírus HIV. A metodologia utilizada foi exploratória sobre uma revisão bibliográfica dos, Almeida Júnior (1997) e Marques (2002), entre outros. Em resumo a pesquisa utilizou duas fontes de informações como as bases a MEDLINE, e BVS em que buscou artigos publicados na década de 80, dentre outros encontrados artigos referentes às drogas inibidoras do Vírus HIV entre elas a chamada Zidovudine (AZT). Os resultados mostram a falta de informação, o preconceito no qual ainda perduram no contexto social. Porquanto os profissionais da informação, neste ponto ressalto o bibliotecário, que é imprescindível neste contexto, onde contribui com os profissionais da saúde, para tirar as incertezas, auxiliando nas informações convalidadas para os próprios portadores do vírus e a sociedade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Preservação digital em coleções bibliograficas da biodiversidade: o caso da Biodiversity Heritage Library no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)(Universidade Federal do Pará, 2016-04) CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deRelata a experiência do "Projeto de digitalização e publicação online da coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade do Museu Paraense Emílio Goeldi" (MPEG). A iniciativa é da Biodiversity Heritage Library (BHL), cuja finalidade é subsidiar, o fortalecimento e desenvolvimento da infraestrutura de informação e comunicação científica, em biodiversidade e meio ambiente. O objetivo de estudo é mostrar o projeto de digitalização e publicação online da coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade do Museu Paraense Emílio Goeldi e estudar o papel da preservação digital no acervo bibliográfico especial, utilizando os critérios de preservação digital e as políticas de digitalização. Permitindo, a construção de um esquema conceitual para agregar e conservar a informação em formato digital, dando acesso imediato, por meio das redes e fontes de informação, nacionais e internacionais. O percurso metodológico adotado foi realizado, por meio de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com base na literatura como em livros, periódicos, dissertações, teses e artigos científicos já publicados abordando a temática. Deste modo, é analisado as questões mais relevantes no estudo, com relação aos métodos relacionados com a preservação de um acervo bibliográfico em formatos digitais. Neste sentido, a digitalização é aliada à preservação digital na coleção em biodiversidade, e trará enorme contribuição à biblioteca do MPEG, tornando as informações cientificas mais acessíveis, dando continuidade à memória e certificando a absoluta excelência dos suportes digitais, abarcada pelas inovações tecnológicas que remediarão suas perdas futuras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Quando a biblioteconomia virou manchete: uma análise documental das notícias em jornais brasileiros(Universidade Federal do Pará, 2016-12) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Reflexão Bibliotecária no ato de mediar: entre a racionalidade e a concepção representacionista da informação(Universidade Federal do Pará, 2018) CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deDiscute a mediação bibliotecária a partir da ação informacional em Fred Dretske, a encontrabilidade e usabilidade da informação por meio das affordances em Jerome Gibson e ação comunicativa na base do pensamento Habermasiano, a partir de um enfoque crítico e interpretativo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem crítica e interpretativa, que tenta se desenvolver a percepção informacional do bibliotecário em ambientes informacionais, a qual é responsável pela formação de padrões de informação que direcionam a percepção-ação dos usuários. Em conclusão, considera-se que a informação como fenômeno de uma ação cognitiva, emerge fissurando as estruturas técnicas da teoria da informação desenvolvendo-se no ato discursivo e no diálogo intersubjetivo do bibliotecário como mediador e nos sujeitos que buscam o conhecimento disponível nas bibliotecas.
