Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Autor "AZEVEDO, Thiago Guimarães"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Instagram: entre o excesso de imagens e a fluidez da memória(Universidade Federal do Pará, 2014-06-10) AZEVEDO, Thiago Guimarães; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522Este trabalho visa compreender a relação existente entre imagem e memória no universo do Instagram. Para isso, verificou-se primeiramente o universo da imagem e sua interação com o indivíduo, dialogando com as modificações quanto sua constituição a partir do desenvolvimento da tecnologia, em especial de dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, principais meios pelos quais se pode utilizar o Instagram. Com isso, frisou-se a relação dos indivíduos em Rede, com os atores que atuam em zonas de interconexão, entretanto, percebe-se um encaminhamento para uma relação individualizada com outros atores sociais, onde, os grupos são montados de forma auto-referente e dessa forma, as relações se tornam mais fluidas e menos presenciais. Dessa forma, a memória a partir da relação com a imagem, em especial, das que são oriundas de suportes tecnológicos como, por exemplo, a fotografia também é afetada, pois, o que corresponderia a uma construção de memória coletiva, visto que o ato de recordar através da imagem fotográfica é marcado por esse tipo de relação, do grupo que senta ao redor da imagem para relembrar. No momento atual, quando a imagem passa a ser digital e instantânea, essa relação do grupo se perde e passa dar lugar ao individual, nesse caso a postagem e compartilhamento e ao invés de construir uma memória coletiva, a expectativa é de ser curtido e comentado. Para verificação desse quadro apresentado acima, buscou-se utilizar como recurso metodológico o Discurso do Sujeito Coletivo, elaborado por Fernando Lefrèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefrèvre e tem como princípio construir uma narrativa individual a partir de discursos de uma coletividade, extrai-se elementos de ancoragem e elaboração de um tema central que permeia cada discurso e a partir disso, elabora-se uma fala única, como se o todo se tornasse um só. Como também a pesquisa ressalta a questão do fenômeno da memória a partir da imagem, tem-se como abordagem metodológica a fenomenologia, em especial a de Merleau-Ponty, visto que representa a construção de um imaginário a partir das experiências vividas. A relevância deste trabalho está em ver que há uma relação entre indivíduos que transcende a questão do aparelho e o Instagram se manifesta como suporte que auxilia ao indivíduo explorar sua criatividade em forma de imagens.
