Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4190
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 2004 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::CONFLITOS E COALIZOES POLITICAS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vigiando, divulgando e reprimindo: o papel da imprensa no cotidiano dos moradores de Belém (1897-1910)(Universidade Federal do Pará, 2017-06-01) GOMES, João Arnaldo Machado; SARGES, Maria de Nazaré dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2076421409418420O centro de discussão neste trabalho de investigação é o tema do controle social exercido pelas elites econômica e política na Belém que se pretendia modernizar e civilizar durante a gerência municipal do intendente Antônio Lemos entre os anos de 1897 a 1910. Visto pela perspectiva da imprensa, a proposta foi tentar compreender como o exercício desse controle era reforçado, de modo particular, pelos jornais A Província do Pará e Folha do Norte, por meio da publicação diária de crônicas policiais que noticiavam crimes e transgressões ocorridos no espaço urbano. O objetivo é compreender a dinâmica da relação dos dois jornais com os ideais de civilidade e modernidade defendidos pelas elites no exercício da repressão a hábitos e costumes populares por meio da divulgação de notícias que denunciavam espaços e indivíduos considerados suspeitos, a fim de perceber como as diferentes camadas da sociedade interagiam no ambiente urbano, e como o trabalho policial se desenvolvia no dia a dia da cidade no trato com a população em geral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Voces de pervivencia, el territorio de resguardo indígena en la Amazonia colombiana, apuesta colectiva para resistir a la violencia política: experiencia del Resguardo Indígena Panuré-Guaviare (1894-1998)(Universidade Federal do Pará, 2017-05-12) PLAZAS SIERRA, Andrés Mauricio; NEVES, Fernando Arthur de Freitas; http://lattes.cnpq.br/1491729914353266
