Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4190
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 2004 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em História (Mestrado) - PPHIST/IFCH por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Civilizar a nação pela instrução pública: formação de professores e ensino primário no Pará (1891-1909)(Universidade Federal do Pará, 2015-08-07) COSTA, Edivando da Silva; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957O presente trabalho discute a formação de professores para o ensino primário no Pará, durante os anos iniciais do regime republicano. Nesse contexto, a educação, de acordo com as autoridades políticas e intelectuais republicanos, seria um dos mecanismos para a construção de uma sociedade que se pretendia: moderna e civilizada. Analisa-se, assim, a formação de professores e professoras, os sujeitos sociais que seriam os responsáveis pela formação dos futuros cidadãos da pátria, bem como um pouco do trabalho docente nas escolas primárias. Tem-se como foco de pesquisa a educação recebida na Escola Normal de Belém do Pará, visando à formação de professores e, igualmente, a formação que estes deveriam repassar nas escolas para seus alunos. Compreendemos que se trata de um processo em que estavam presentes formações diferenciadas bem como resistências e conflitos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sesmarias, índios e conflitos de terra na expansão portuguesa no Vale do Parnaíba (Maranhão e Piauí, séculos XVII e XVIII)(Universidade Federal do Pará, 2018-02-09) ROLAND, Samir Lola; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952As capitanias do Maranhão e do Piauí foram alvo da expansão da fronteira de conquista e ocupação luso maranhense e luso baiana desde o final do século XVII até a primeira metade do século XVIII. Esta dissertação trata dessa nova organização territorial que ocorreu durante a expansão portuguesa na região. A pesquisa procura analisar como o espaço das capitanias do Maranhão e do Piauí é representado no decorrer do processo de conquista e ocupação da região. A dissertação discute como as autoridades e os moradores percebiam o espaço que ora estava sendo disputado com os diversos grupos indígenas. Outra discussão realizada pela dissertação trata dos conflitos fundiários entre sesmeiros e posseiros durante a distribuição de cartas de sesmarias pelos governadores do Estado do Maranhão, bem como as ações e decisões da Coroa portuguesa no que diz respeito ao ordenamento da ocupação e do povoamento no período elencado.
