Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí
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Navegando Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação e comparação de técnicas de classificação automática de documentos: um estudo de caso com o dataset do domínio jurídico “Victor”(Universidade Federal do Pará, 2024-02-01) MARTINS, Victor Simões; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; https://orcid.org/0000-0001-8280-2928A aplicação do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artifical (IA) no contexto jurídico brasileiro é uma área em franco crescimento, que pode alterar o modo e rotina de trabalho dos profissionais da área, dada a quantidade de texto gerada. Dentre as possibilidades de aplicação da PLN e IA há a classificação automática de documentos, que dentre outras, pode ser empregada na automatização do processo de digitalização de Processos Judiciais que ainda estão apenas em meio físico. Assim, este trabalho aplica e compara algoritmos de IA para a classificação de documentos jurídicos. Os algoritmos são divididos em duas Abordagens diferentes, a primeira (I) separa o processo representação computacional do texto do treinamento do classificador em si aplicando SVM e Regressão Logística em conjunto com representações computacionais baseadas em: TF-IDF, Word2Vec, FastText e BERT. A segunda Abordagem (II) realiza em conjunto a representação computacional dos documentos e o treinamento do classificador, e para tal são aplicados algoritmos de Deep Learning baseados em redes neurais recorrentes, especificamente o ULMFiT (Universal Language Model Fine-tuning) e HAN (Hierarchical Attention Networks). O Dataset estudado é denominado VICTOR, composto por documentos do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. A pesquisa conclui pela possibilidade de aplicação de ambas abordagens para a classificação de documentos jurídicos do Dataset empregado, bem como, apesar de menos custosos computacionalmente, os pipelines de classificação da Abordagem I que empregam a representação computacional do documento com TF-IDF apresentam resultados equivalentes aos pipelines que empregam Deep Learning. Além disso, a especialização da representação computacional dos documentos com os dados do dataset em estudo, melhoram o desempenho dos pipelines que empregam Word2Vec, FastText e ULMFiT, quando comparados aos pipelines que aplicam as representações genéricas desses, ou seja, modelos pré-treinados com dados do contexto geral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizado em conjunto aplicado à classificação da imagética motora(Universidade Federal do Pará, 2025-01-20) JORGE, Vitor da Silva; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; https://orcid.org/0000-0001-8280-2928Dissertação Acesso aberto (Open Access) A comunicabilidade da interação do usuário idoso com o aplicativo WhatsApp(Universidade Federal do Pará, 2021-10-25) OLIVEIRA, Regina Mares de Souza; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960Os avanços das tecnologias digitais e a ampla utilização de smartphones mudaram bastante o modo de comunicação das pessoas, principalmente, através das plataformas sociais. Ao mesmo tempo, o crescimento acentuado da população idosa levanta a questão sobre a relação dos idosos e os novos meios de comunicação digital, sobretudo, com a pandemia da Covid-19 que condicionou ao isolamento social. Esta pesquisa propõe-se a investigar a comunicabilidade da interação de usuários idosos com o aplicativo WhatsApp. Metodologicamente, iniciou-se com a realização de uma revisão sistemática da literatura, posteriormente, realizou-se um estudo de caso com um grupo de 10 idosos, que aplicou o Método de Avaliação da Comunicabilidade da Engenharia Semiótica com o objetivo de conhecer e explicar as problemáticas comunicativas de uso e relacioná-las às características dos idosos. Os resultados apontaram problemas de interação relacionados à atribuição de significado, percepção, reconhecimento de ícones; indicaram as rupturas de comunicabilidade mais frequentes; indicaram a baixa visão como mudança mais comum do envelhecimento; apresentaram relatos das experiências de uso dos idosos e também quanto à satisfação e classificação do serviço.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um sistema web para auxílio do processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação aplicado ao novo ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2024-06-28) MEDEIROS, Ederson José Andrade; ALVES, Elton Rafael; http://lattes.cnpq.br/8408339809247090; https://orcid.org/0000-0003-2148-8941As tecnologias educacionais têm desempenhado um papel fundamental no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando soluções inovadoras que contribuem para uma educação mais dinâmica e eficaz. Apesar do desenvolvimento de várias ferramentas voltadas para diferentes áreas do conhecimento, ainda existem lacunas em determinadas disciplinas, como a lógica de programação no contexto do Novo Ensino Médio. Este trabalho propõe a criação de um sistema web para o ensino e aprendizado de lógica de programação, voltado especificamente para alunos do Novo Ensino Médio. O sistema foi projetado para ser uma ferramenta eficiente e acessível, capaz de facilitar a compreensão de conceitos complexos de programação. Com base em um levantamento de requisitos educacionais e em testes de usabilidade, a plataforma foi desenvolvida para atender às necessidades dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado intuitiva e interativa. Este estudo foi realizado na cidade de Belém do Pará. Os resultados obtidos em relação ao uso da aplicação pelos participantes, evidenciam nível considerável de satisfação (mais de 60%), possibilitando ainda que a mesma possa ser utilizada por qualquer aluno que queira aprender lógica de programação dentro e fora do ambiente escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiência na implementação de um modelo de gestão de PD&I em um grupo de empresas paraenses com o uso de ferramentas digitais e práticas ágeis(Universidade Federal do Pará, 2024-08-05) OLIVEIRA, Aline Santos de; COSTA, Anderson Jorge Serra da; http://lattes.cnpq.br/7707885586024191; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372; https://orcid.org/0000-0002-3657-4175Esta dissertação explora a implementação de um modelo de gestão da inovação em um grupo de empresas paraenses por meio do uso de ferramentas digitais e práticas ágeis. O objetivo da pesquisa é avaliar a eficácia dessas abordagens na melhoria dos processos de inovação, um fator essencial para o crescimento econômico e a competitividade das organizações. O estudo centrou-se na aplicação de metodologia aderente ao Modelo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (MGPDI) da SoftSul em três empresas selecionadas por meio de um edital de um Parque de Ciência e Tecnologia. A metodologia de pesquisa incluiu uma revisão sistemática da literatura, estudo de caso, reuniões com líderes de projetos, além de uma análise qualitativa dos dados coletados. Os resultados revelam que a adoção de ferramentas digitais como Trello, Jira, Ocomon e Taiga, aliadas às práticas ágeis, proporcionam benefícios como maior adaptabilidade, melhor colaboração, maior transparência e redução de custos operacionais. No entanto, deve-se ressaltar que a implementação desse modelo de gestão traz desafios, como a resistência organizacional à mudança e a necessidade de capacitação contínua das equipes. Portanto, deve-se partir do pressuposto de que a integração de ferramentas digitais e práticas ágeis na gestão de PD&I pode melhorar consideravelmente a capacidade de inovação das empresas, fomentando uma cultura organizacional de adaptabilidade e resiliência. Assim, as recomendações geradas por esta pesquisa possibilitaram a elaboração de um resumo executivo, descrevendo como a implementação do MGPDI contribui para a sustentabilidade e competitividade no contexto empresarial do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fatores críticos para a implantação de melhorias de serviço de TI: um estudo em instituições públicas de ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2020-12-14) MENEZES, Gilberto Fabricio Malheiros; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372; https://orcid.org/0000-0002-3657-4175A presente pesquisa se dedicou à área da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (GSTI), mais especificamente no estudo sobre os fatores que influenciam o processo de implantação de melhorias em processos de serviços de TI, diante do crescimento da área de gestão de serviços baseados em Tecnologia da Informação (TI). Hoje é exigida das organizações a contínua busca pela melhoria dos serviços de TI, de modo a fornecê-los com qualidade, e para atender às necessidades internas e externas. Pelo exposto, os objetivos deste estudo são: 1) diagnosticar quais fatores críticos de sucesso (FCS) e de resistência (FCR) são determinantes para a implantação de melhorias de serviços de TI; 2) identificar o grau de relevância dos FCS e FCR dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; 3) definir estratégias para a superação e/ou potencialização dos FCS e FCR. A fim de atingir tais objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa de três etapas. A primeira buscou, por meio da realização de um mapeamento sistemático da literatura, identificar quais são estes FCS e FCR. Como resultado foram identificados 41 FCS e 13 FCR. Na segunda etapa foram realizados surveys com 110 profissionais de TI de 24 IES públicas do estado do Pará e da Rede de Cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados reafirmaram a relevância dos fatores: apoio da Alta Administração (FCS1); alinhamento entre TI e negócio (FCS9); processos bem definidos (FCS2); falta de recurso técnicos e de apoio (FCR2); falta de conhecimento e habilidades (FCR3). A terceira etapa coletou dados por meio de entrevistas com 11 gestores e ex-gestores de TI de IES públicas da região Norte do Brasil para estabelecer quais ações podem ser desenvolvidas ou aprimoradas para enfrentamento dos fatores. Todas as descobertas feitas pelo autor resultaram na escrita de três artigos, cujos resultados, resumidamente, apontam para uma percepção comum dentro das IES públicas sobre a importância dos fatores críticos e que os enfrentar é possível na medida em que são adotadas estratégias que combinam elementos como: sensibilização da alta gestão por intermédio da exposição dos benefícios; realização de atividades de capacitação e de qualificação; cultivo de relacionamentos interpessoais saudáveis; mapeamento de processos; administração adequada dos recursos; uso de ferramentas específicas; implementação de técnicas gerenciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Implementação de modelos computacionais na predição temporal e espaço-temporal de parâmetros de qualidade de água(Universidade Federal do Pará, 2021-12-14) ALMEIDA, Anderson Francisco de Sousa; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960; GONZÁLEZ, Marcos Tulio Amaris; http://lattes.cnpq.br/9970287865377659A qualidade da água esta diretamente relacionada com o nível de poluição causada pelas acoes antrópicas e industrias, destacando-se como consequência a redução da disponibilidade de uma água de qualidade. Por isso, são realizados os monitoramentos limnológicos dos parâmetros básicos da qualidade da água como forma de obtenção de dados que norteiam as tomadas de decisão dos órgãos de recursos hídricos. Neste contexto, o presente estudo tem a implementação de algoritmos de aprendizado de maquina para predizer de modo temporal e espaço-temporal os dados dos parâmetros da qualidade da água. As técnicas de aprendizado de maquina usadas foram regressão linear, ramdom forest, redes neurais MLP e L STM. Foram usados dois pontos de coletas de uma Unidade Gerenciamento de Recursos Hídricos em São Paulo, Brasil. Os modelos são avaliados atraves de métricas MAPE ( Erro percentual médio absoluto) e RMSE( Erro raiz quadrada média). Portanto, na predição temporal a técnica LSTM apresentou o melhor desempenho em relação as demais técnicas, pois tem menor resultado de RMSE médio, com 2,47. Porem, na predição espaço-temporal, o MLP tem os melhores desempenhos tanto em relação as demais técnicas quanto aos dados utilizados, pois tem menores resultados médios de MAPE e RMPE, respectivamente, 5,94% e 1,34. Desse modo, estes desempenhos neurais podem ser justificados pela não linearidade dos dados parâmetros. Além disso, os resultados dos experimentos visam contribuir com os processos de monitoramento da qualidade da água e auxiliar o planejamento da gestão hídrica de modo que atenda as legislações vigentes e possibilite a indicação de politicas publicas atraves de modelos de aprendizado de maquina na predição dos parâmetros de qualidade de água.Dissertação Acesso aberto (Open Access) PredictmodelGUI: ferramenta para classificação de genes essenciais através de técnicas de aprendizado de máquina(Universidade Federal do Pará, 2025-06-06) MOIA, Gislenne da Silva; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-8280-2928; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; https://orcid.org/0000-0002-7227-0590As tecnologias de sequenciamento de DNA proporcionaram avanços significativos no conhecimento sobre o conteúdo gênico de inúmeros organismos, desde microrganismos até seres humanos. Dentre as análises realizadas pelas Ciências Ômicas, a Anotação se destaca como uma das mais importantes. Conceitualmente, esse processo consiste na inferência de informações biológicas a partir de sequências genômicas, o que permite aos Pesquisadores compreender a função de produtos genéticos, como os genes — Unidades Básicas da Hereditariedade responsáveis por características físicas e hereditárias de um organismo. Alguns genes desempenham funções vitais, pois codificam proteínas ou RNAs essenciais para processos como o Metabolismo Celular, que participam em vias cruciais como a Glicólise e o Ciclo do Ácido Tricarboxílico. As Plataformas de Sequenciamento passaram a gerar grandes volumes de dados, o que impulsionou avanços nas Áreas Ômicas e fomentou o desenvolvimento de métodos computacionais voltados às mais diversas análises. Mais recentemente, técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial têm sido aplicadas a esses dados, com estudos que demonstram a eficácia de abordagens inspiradas na Biologia. Esses modelos não exigem programação baseada em regras, embora sua criação ainda requeira habilidades avançadas em Programação e Computação. Com o objetivo de contribuir para a solução desse desafio, este estudo apresenta o PredictModelGUI, uma interface gráfica desenvolvida em Python que implementa nove modelos para classificar Genes Essenciais. A interface permite importar conjuntos de dados, re-treinar os modelos e ajustar parâmetros. As informações são armazenadas no banco de dados do software, o que assegura rastreabilidade e proporciona uma ferramenta simples e intuitiva para testar diferentes configurações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistematização de um mecanismo de busca especializado em conteúdos das séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem baseada em mineração de texto(Universidade Federal do Pará, 2021-11-08) PONTIN JUNIOR, Laercio; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-7227-0590; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511A tecnologia está inserida nos mais diversos ambientes da sociedade, porém, em alguns momentos seu uso pode ser melhorado, como no caso dos mecanismos de busca web. Ferramentas de pesquisa na web, quando utilizadas por crianças do ensino fundamental, podem acarretar um ambiente complexo e que desfavoreça a aprendizagem. Tal ocorrência ocorre devido a pouca familiaridade de crianças em formular perguntas relacionadas ao que precisa aprender e a dificuldade em interpretar os resultados. Devido a essa dificuldade, este trabalho propõem um mecanismo de busca que aperfeiçoa a string de busca considerando o que rege a Base Nacional Comum Curricular. Para implementar este mecanismo é utilizada a mineração de texto, de forma a tornar o ambiente aprimorado para aprendizagem infantil. Como forma de avaliação foram utilizados alunos do ensino fundamental juntamente com a colaboração de professores do mesmo perfil. Deste modo é possível avaliar a utilização da ferramenta e concluir a ocorrência de melhoramento nos resultados de buscas educacionais ao se utilizar uma ferramenta que aplique técnicas de mineração de texto em um motor de busca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uso de redes de sensores sem fio no monitoramento do comportamento nictemeral do caranguejo-uçá (Ucides cordatus Linnaeus, 1763)(Universidade Federal do Pará, 2020-12-18) CARDOSO, Gracielly Costa Fontes; LEMOS, Marcus Vinicius de Sousa; http://lattes.cnpq.br/3407671588647224; FÜLBER, Heleno; http://lattes.cnpq.br/5018616409948511As Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) vêm sendo aplicadas em ambientes de diferentes contextos. Uma das vantagens de sua utilização é a baixa intrusão, possibilitada pelo monitoramento remoto que permite a observação dos dados sem a necessidade de invasão do habitat de algumas espécies. Neste artigo, apresentamos o projeto e implementação de uma RSSF que realiza o monitoramento de variáveis ambientais e do comportamento do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). De acordo com os resultados obtidos no estudo foi identificado que as RSSF são adequadas para coleta de dados no ecossistema de manguezais de forma eficiente. Tais informações podem ser utilizadas na tomada de decisões das agências reguladoras que gerenciam o manejo deste recurso.
