Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
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O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Itinerário de influências ibero-italianas na arte e na arquitetura: retábulos da Belém do século XVIII(Universidade Federal do Pará, 2012-01-31) HAMOY, Idanise Sant'Ana Azevedo; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Os retábulos constituem um bem que integram a arte e a arquitetura, e inicialmente utilizados como instrumento pedagógico de propagação da fé cristã atingiram seu apogeu no período da Contra Reforma. Esses modelos foram trazidos da Europa para as colônias e em Belém existem exemplares que se destacam por suas características insólitas. Com a mudança na liturgia proposta pelo Concílio Vaticano II, perderam sua função original, mas como exemplares reveladores da condição histórica, artística e religiosa de uma época e que apresentam uma evolução em sua composição e forma, necessitam de documentação e estudos analíticos na região amazônica que evidenciem os fazeres e saberes que propiciaram a feitura desses retábulos com mão de obra local. Este trabalho tem por objetivo analisar, a partir das tipologias de cinco retábulos da Belém do século XVIII, as influências iberoitalianas na produção artística e arquitetônica com ênfase nos processos de mestiçagens dos encontros culturais ocorridos entre colonizadores, religiosos, técnicos (com destaque para o arquiteto bolonhês Antonio Landi), indígenas e negros. Neste sentido, com base em documentos históricos, desenhos de Landi, tratados de Arquitetura, História da Arte, análise iconográficas dos retábulos se apresenta o contexto histórico e social local e ibero-italiano, o estudo evolutivo dos retábulos, as referências acadêmicas e culturais e os cinco retábulos com base na metodologia de leitura de imagem iconográfica de Panofsky, a partir de um novo modo de olhar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-02-09) OLIVEIRA, Domingos Sávio de Castro; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A arquitetura da cidade de Belém, no Pará, da segunda metade do século XVIII é marcada pela obra do arquiteto italiano Antônio José Landi responsável pelo projeto e construção, ou reforma, de edificações que marcam a paisagem da cidade até os dias atuais. Ao analisar a bibliografia publicada a respeito do artista, é possível notar uma flutuação entre os autores no que diz respeito à classificação de seu estilo artístico. É possível atribuir esse fato às influências recebidas pelo arquiteto ao longo de sua vida na Europa, o que imprimiu em sua linguagem elementos de várias correntes artísticas. É objetivo desse trabalho, a partir de um estudo sistematizado dos ornatos utilizados pelo arquiteto, perceber seu vocabulário ornamental e fornecer então fundamentos para estudos a respeito das influências que a obra landiana pode ter provocado na arte paraense. Para tanto, reuniram-se os ornatos em quatro grupos a fim de facilitar a visualização de seu vocabulário e, consequentemente, de sua linguagem ornamental. Vasta foi sua produção entre Itália, Portugal e Brasil, entretanto, foram priorizados os ornamentos utilizados na obra realizada em terras brasileiras, suas características, sua utilização e suas variações. A metodologia empregada consistiu de pesquisa bibliográfica, levantamento e análise dos desenhos realizados no Brasil e registro fotográfico e análise das obras executadas em Belém. Ao final da pesquisa, conclui-se que o italiano desenvolveu sua arte, com o uso de um vocabulário ornamental cuja origem teve suas raízes nas influências artísticas europeias que se amoldaram ao ambiente amazônico, suas limitações de materiais e mão-de-obra.
