Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor(Universidade Federal do Pará, 2018-12-21) SILVA, Adriele Cristine Silva da; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças, e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015), Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas produções escritas, visuais, de suas falas, seus corpos e de toda poesia que são.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal Pará: memória e história do ensino do teatro em Belém do Pará (1962-1970)(Universidade Federal do Pará, 2019-09-26) SANTOS, Ana Maria da Gama; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Analisar sobre os sentidos socioculturais do ensino de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) é o ponto fundamental da presente pesquisa. O estudo objetiva compreender o processo de formação do ator e a prática de ensino de teatro na Amazônia paraense e seus sentidos históricos, através de análise documental, considerando as influências e as transformações do ensino do teatro na capital paraense, por meio da ETDUFPA, desde a sua fundação, em 1962 até o ano de 1970, trazendo a continuidade histórica do ensino para os dias atuais. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental, por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola; além de periódicos, fotografias e entrevistas com Carlos Eugênio Marcondes de Moura e Cláudio de Souza Barradas, professor e ex-aluno/fundador de que participaram da implementação do curso de Formação de Ator, e da trajetória da Escola de Teatro no período acima citado. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória, a partir das reflexões propostas por Halbwachs (2013), Nora (1993) e Pollak (1992); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Bezerra (2013), Faria (2012), Jacobbi (2012), Magaldi (2004), Prado (2008) e Salles (1994). Assim, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido a essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escritos sobre a gravura contemporânea em Belém(Universidade Federal do Pará, 2017-08-22) SOBRAL, Armando Sampaio; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Esta pesquisa insere-se no campo da historiografia da arte. Analisa o movimento da gravura artística em Belém no período que compreende os primeiros projetos de difusão do ensino dessa modalidade de arte na região, nos anos 80, à retomada do movimento, a partir de 2001, com a implantação do núcleo de gravura da Fundação Curro Velho - iniciativa que trouxe à Belém um modelo de ensino pautado no trabalho colaborativo praticado nos coletivos de arte e ateliês públicos de gravura –, e a formação dos espaços autônomos, o Atelier do Porto e o Aparelho, instâncias sociais que, hoje, respondem pela produção e a inserção da gravura produzida em Belém no circuito de arte contemporâneo. O estudo averigua o papel dos espaços autônomos na conformação dos novos fluxos de produção da gravura na cidade e a efetividade da atuação dos coletivos como organizações sociais propositoras de novos campos de compartilhamento de experiências com a arte. Nesse percurso, uma nova geração de artistas com propostas identificadas com a gráfica apontam tendências que marcam o mapa da gravura produzida em Belém na atualidade. Diversos artistas são citados, porém cinco deles tiveram suas obras estudadas, são eles: Jocatos, Alexandre Sequeira, Elaine Arruda, Pablo Mufarrej e Ronaldo Moraes Rêgo. No último capítulo, encontram-se reunidos fotos e ensaios críticos sobre a gravura, escritos no período que compreende o seu restabelecimento em Belém, entre 2003 e 2016.Tese Acesso aberto (Open Access) Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-02-13) MENEZES, Joaquim Augusto Souza de; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778A tese analisa por meio da subjetividade e de forma narrativa, a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes, visando elaboração de referencial teórico que subsidie o fortalecimento de Política Educacional para a melhoria da Educação Básica. Para tanto foi necessário estudar e refletir, respectivamente, acerca das vinte e cinco produções textuais e produtos dissertativos; além de identificar um conjunto mínimo de diretrizes. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na análise das vinte e cinco produções geradas pelos mestrandos das turmas de 2014 e 2016. Os referenciais teóricos estão embasados na Sistematização da Educação Brasileira. Os resultados dos estudos enfatizam que o Estado paraense, por meio das Universidades Públicas, pode e deve fortalecer os Programas de Pós-Graduações centrados na Educação Básica. E recomenda a necessidade de estudos futuros, tais como: identificar quais os cursos de formação profissionais necessários para a promoção do desenvolvimento dos municípios e das mesorregiões estudadas, tanto em nível de graduação e pós-graduação; analisar os impactos provenientes pela participação dos docentes no Curso de Mestrado Profissional em Artes; como também, avaliar a capacidade das Universidades Públicas do Estado do Pará em instalar o Curso de Mestrado Profissional em Artes, e outros Cursos de Mestrados Profissionais nas diversas mesorregiões do Estado do Pará.Tese Acesso aberto (Open Access) O olhar na periferia: A trajetória de Luiz Braga através de Retumbante Natureza Humanizada(Universidade Federal do Pará, 2022-03-10) AZEVEDO, Thiago Guimarães; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A vasta obra do fotógrafo paraense Luiz Braga representa a construção do olhar de um artista que desenvolve uma identidade a partir de uma estética visual que dialoga com diversas frentes de atuação, como fotografia, cinema, artes plásticas, publicidade e propaganda, entre outras. Nesse sentido, Luiz Braga ao longo de 40 anos buscou e desenvolveu uma produção visual sobre a Amazônia que representa uma percepção desse espaço para além dos estereótipos já construídos em outras imagens. Todavia, tornando a periferia paraense-amazônica um lugar de potência visual, principalmente por conta da intervenção feita por esses personagens retratados pelo fotógrafo com o uso da cor e da sua relação com a paisagem. Dessa forma, essas manifestações visuais captadas por Luiz Braga criam um amplo diálogo que vai da antropologia como método para criar relações com seus entes a serem fotografados, como das próprias artes visuais na relação com a montagem das cenas, a captura de luz e cor e a subversão da imagem através do Nightvision. Tem-se na exposição Retumbante Natureza Humanizada, o ponto de ancoragem para compreender essa trajetória desenvolvida pelo fotógrafo e buscar nela esses pontos de singularidade que o fazem referência no campo da fotografia autoral. Como aspecto metodológico recorreu-se a entrevistas com o fotógrafo, amigos, parceiros de trabalho, curadores. Pessoas que de certa forma tem relação com o artista ou com a exposição em si. Foi realizada também pesquisa nos arquivos do fotógrafo e de pessoas que possuíram algum vínculo com o artista que possam contribuir na construção narrativa em torno da exposição e das imagens. Por conta da pandemia de COVID-19, Luiz Braga passou a participar de Lives em canais do Instagram, conversando sobre sua trajetória com curadores e críticos. Como ponto teórico buscou-se em Walter Benjamin, João de Jesus Paes Loureiro, Roland Barthes, François Soulage, Roberto Signorini e outros como forma de compreender o processo de narrativa dessa trajetória do fotógrafo, bem como no entendimento para leitura de suas imagens. Essa pesquisa foi financiada pela Universidade do Estado do Pará através da bolsa de incentivo à capacitação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Travessia poética: memórias das paisagens amazônicas como potência no processo autoetnográfico de criação/reflexão artística(Universidade Federal do Pará, 2019-09-10) CAMORIM, Germana de Alencar; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Esta dissertação busca compreender o meu processo criativo, por meio da minha percepção como participante desta cultura, utilizo as paisagens amazônicas, humanas e emocionais como esquema motor da pesquisa, além da análise de seus esquemas simbólicos como o barco, o rio/água e a floresta e da influência da cultura popular na produção artística em sua relação com a matéria miriti e em trocas simbólicas por intermédio de narrativas autoetnográficas e estas como instrumentos culturais. Por fim, exponho o processo produtivo em etapas. Travessia Etnopoética tem como base a compreensão dos processos particulares desta cultura, e tem como método de reflexão a autoetnografia, que busca compreender o meu percurso, por meio das minhas experiências com o meio em que vivo, ou melhor, busco compreender como as paisagens amazônicas, humanas e emocionais norteiam o meu processo criativo, que se desenvolve por meio da utilização de algumas técnicas artísticas como a fotografia e a serigrafia, tendo o miriti como matéria e/ou suporte que identifica o meu espaço territorial, assim como a paisagem como referência identitária e de consciência socioespacial de pertencimento. Em uma composição íntima, como uma estrutura de um ser, onde as imagens trabalhadas (fotografias) seriam uma espécie de fisionomia, em paralelo com o humano – pele, aquilo que dá rosto, que vai sobre o corpo (miriti), ou em uma relação dualística de geografias, paisagem humana dentro da paisagem geográfica, uma geografia íntima que carrega a subjetividade de uma relação mnemônica que constitui e me construiu como artista, como um fôlego que dá vida a esses seres, a essas geografias que despertam a minha memória afetiva como artista-pesquisadora e resultam na produção artística de objetos autorais desenvolvidos em diversas linguagens e técnicas, tendo como suporte o miriti. A condução da pesquisa tem sido guiada a partir de aportes teóricos estabelecidos e norteada pela metodologia autoetnográfica. O arcabouço teórico utilizado encontra amparo em Bastos et al. (2016), Pizarro (2012), Loureiro (2000) e Benjamin (2012).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vídeo aderência: território intervalar de reflexão e experimentação(Universidade Federal do Pará, 2012-02-28) LIMA, Melissa Barbery; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Este trabalho discute o território da videoarte, desenvolvendo uma revisão e reflexão a partir de conceitos estabelecidos dentro de uma linha temporal e territorial em que a videoarte é o mote principal relacionando-o tanto em sua perspectiva histórica, quanto de sua linguagem e técnica, constituindo um percurso a partir de algumas experiências desenvolvidas em projetos artísticos autorais, focando em obras nas quais pequenas formas de vida são abordadas e servem como fio condutor para a reflexão Arte e Vida. Como fruto dessa análise e dos ensaios críticos provenientes do embate conceitual com as obras estudadas, instituímos um território intervalar que conceituamos como Vídeo Aderências.
