Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspectos epistemológicos da ciência da informação: a transcendência da teoria crítica de habermas e os paradigmas da ciência da informação(Universidade Federal do Pará, 2016-06) CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira daA pesquisa visa compreender os paradigmas da Ciência da Informação (CI) através da teoria crítica de Habermas, buscando através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas epistemológicas desses paradigmas a partir de um olhar histórico-hermenêutico. O objetivo do estudo é investigar os paradigmas da CI identificados por Capurro considerando a perspectiva histórico-hermenêutica e a interlocução com a teoria crítica de Habermas, visando oferecer uma percepção mais crítica destes paradigmas. No percurso metodológico abordamos a investigação teórica, com auxílio da hermenêutica com base bibliográfica. Os resultados mostram que pode ser empregado dentro dos paradigmas da informação os estudos emancipatórios através de uma ação comunicativa. Por fim, devemos pensar nos terrenos tomados como verdade na CI na Biblioteconomia de modo a pensar em uma reforma necessária para reconstruir os paradigmas dirimidos da CI.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A biblioteca da Procuradoria da República no Estado do Pará: seu papel na democratização e no acesso da informação jurídica(Universidade Federal do Ceará, 2012-01) PIRES, Erik André de NazaréTrata da importância da Biblioteca da Procuradoria da República integrante do Ministério Público Federal no Estado do Pará, evidenciando o seu papel democrático de acesso a informação no segmento jurídico no que se refere a essa Unidade de Informação (U.I.) na contemporaneidade. Tem como objetivo geral mostrar a influência dessa biblioteca para a sociedade paraense, relatando o seu grau de relevância ao acesso democratizado da informação nos dias correntes e visualizar como a mesma oferece um leque de oportunidades na obtenção de informações jurídicas relevantes para os usuários terem subsídios na realização de suas pesquisas, tendo como o bibliotecário jurídico um mediador entre os consulentes da informação no ramo do direito. A problematização consiste em não existir uma literatura consistente a respeito dessa U.I. e com isso proporcionando como motivação o anseio de aportar conhecimentos a respeito dessa biblioteca. O procedimento metodológico é caracterizado por meio de uma pesquisa teórico-exploratória, com o propósito de embasar a fundamentação teórica para subsidiar a produção do trabalho. Os resultados apresentam que a evolução, principalmente de cunho tecnológico da biblioteca no sentido de oferecer serviços e produtos com qualidade aos seus consulentes, com o intuito propiciar aos mesmos fontes de informações atualizadas no que diz respeito à legislação, doutrina e jurisprudência, principais fontes de informação na área jurídica e assinaturas de periódicos relevantes para esse campo profissional, juntamente com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação para satisfazerem informacionalmente os seus consulentes de modo eficiente e prático.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A catalogação na contemporaneidade: recurso, descrição e acesso (RDA)(Universidade Federal de Minas Gerais, 2012-07) PIRES, Erik André de NazaréTrata acerca do novo padrão de catalogação existente no campo da Biblioteconomia na atualidade, denominado Recurso, Descrição e Acesso (RDA), fazendo um percurso histórico da catalogação até chegar nesse recente molde de tratamento técnico da informação. Na sua amplitude o trabalho tem por objetivo geral, mostrar a importância da catalogação na atualidade que compete a esse novo modelo como processo indispensável para esta organização informacional; e como objetivos específicos têm-se: conceituar o RDA no contexto atual, abrigando informação e tecnologia, e ilustrar seus componentes indispensáveis para o tratamento da informação, seja em meio impresso ou eletrônico. O procedimento metodológico tem por característica a realização de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fundamentar os aspectos teóricos para realização do corpo textual do referido trabalho acadêmico. Finaliza, com uma reflexão acerca dos estudos que visem ampliar o corpus teórico desse segmento da área biblioteconômica, contribuindo para uma formação discente e profissional consistente e eficiente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional e processo de busca da informação: bases fundamentais para pesquisa científica(Universidade Federal do Pará, 2012-12) PIRES, Erik André de NazaréAborda as relações entre o comportamento informacional juntamente com o procedimento de busca da informação tratadas numa perspectiva interdisciplinar para aplicação da pesquisa de cunho cientifico. Com base na pesquisa fundamental apresentada para fundamentar o corpo textual, mostra como essas duas vertentes são importantes na conjectura da ciência. Entende-se que o comportamento de busca da informação e as TIC’s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Enfoques da revolução francesa, nazismo e ditadura militar no Brasil: repressão e censura à informação(Universidade Federal do Pará, 2015-06) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deTrata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A institucionalização do curso de biblioteconomia na Universidade Federal do Pará: sua relevância para a sociedade paraense no âmbito informacional(Universidade Federal do Ceará, 2012-01) DANTAS, Cleide Furtado Nascimento; PIRES, Erik André de Nazaré; AMANAJÁS, Mikally Alves de AndradeMostra a importância da institucionalização da graduação de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando seus apontamentos históricos quanto à questão de inserir o curso para o estado do Pará. O objetivo geral consiste em estudar o papel da instauração dessa graduação no escopo de cursos da universidade e sua contribuição em termos educacionais, científicos e culturais para a sociedade paraense, nos objetivos específicos têm-se: identificar quais os fatores que tornaram a sua inserção de supra-sumo para o estado do Pará com relação a sua contribuição educativa para os paraenses e destacar as características que tornaram essa graduação um importante aliado na conjectura proficiente no tratamento da informação no que tange aos seus usuários. Esta pesquisa foi motivada pelo anseio de contribuir e resgatar a história do referido curso na UFPA mostrando a sua relevância educacional na formação de indivíduos na sociedade do Pará, trazendo assim inúmeros benefícios a quem necessita utilizar informações para a sua qualificação profissional, cientifico e cultural. O procedimento metodológico consiste de uma pesquisa exploratória. Como resultado fica atestado que essa graduação em Belém veio com uma responsabilidade muito grande para o profissional bibliotecário ser agente transformador social no que diz respeito na responsabilidade de gerenciar os aspectos de tratamento, organização, disseminação e gerenciamento informacional aos seus usuários de maneira perspicaz no tocante na educação belenense.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A moda como objeto de informação: o caso do Movimento Feminista Punk Riot Grrrl(Universidade Federal do Pará, 2015-09) CASTRO, Kedma Lima de; CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deIntrodução: Ao se considerar que a moda pode ser entendida como objeto de informação, o objetivo do trabalho é apresentar as características de indumentária e de comportamento do movimento feminista punk Riot Grrrrl como constituintes espaço de discurso e de linguagem e, portanto, no escopo de investigações na área de Ciência de Informação e Biblioteconomia. Método: Trata-se de pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental. Resultados: apresenta-se o momento histórico do movimento punk Riot Grrrl no contexto punk, analisando-se a temática do feminismo, a discussão de gênero e suas relações com a moda entendendo-se a indumentária das riots grrrls como forma de protesto e discurso político em seu contexto histórico-social. Conclusão: as releituras visuais do movimento feminista punk, sustentadas em seus ideários radicais e seu impacto no universo da moda, revelam a representatividade da indumentária e do comportamento como formas emancipatórias no social, configurando-se como espaços de discurso e, portanto, de informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Narrativas da censura informacional registrada sob a ótica historiográfica: apreciações a partir da influência do Terceiro Reich Alemão(Universidade Federal do Pará, 2018-04) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; CASTRO, Jetur Lima deO artigo investiga o contexto historiográfico do Terceiro Reich Alemão situando os caminhos da censura, sua influência com a propaganda política nazista e seu clímax com a ação bücherverbrennung (queima de livros) que envolveu as bibliotecas alemães. Configura-se como uma abordagem teórica de cunho histórico, bibliográfico e documental, adotando o conhecimento indiciário, evidenciando os aspectos interpretativos de outras formas do saber que partilham das pistas e pegadas através do conhecimento indireto. Apresenta o contexto da censura em livros a partir das narrativas historiográficas do Terceiro Reich Alemão, destacando a intenção da intolerância nazista, a qual ficou marcada contra a liberdade de expressão e do conhecimento, que se propagou por estratégias propagandistas empregadas a influenciar adeptos às práticas do extremismo nazista. Resgata à memória dos bibliotecários alemães que no exercício de sua função foram perseguidos pela barbárie nazista e, ao mesmo tempo, cativos de um regime ultrajante nas realizações de suas funções como disseminadores do conhecimento e dos seus aspectos científico, técnico e humanista.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Qualidade da informação: uma breve abordagem sobre a contribuição do periódico científico para ciência(Universidade Federal do Pará, 2012-03) SENA, Alexandre; PIRES, Erik André de NazaréO artigo faz uma breve abordagem sobre a contribuição do periódico científico para a ciência, destacando-o como principal veiculo de comunicação entre os cientistas. Conceitua qualidade da informação, bem como sua importância para agregar valor a serviços e produtos informacionais. Define o que é periódico científico e eletrônico, abarcando aspectos e dimensões constatados na pesquisa. Trata sobre a importância de se filtrar a informação para disponibilizá-la ao usuário. Metodologicamente, o estudo parte de uma pesquisa bibliográfica, contemplando uma abordagem teóricoexploratória. Conclui-se que a qualidade da informação está em evidência no contexto cientifico-acadêmico e precisa ser constantemente utilizada pelos os usuários, afim de que se contribua, de maneira geral, para o desenvolvimento da ciência.
