Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGE/UNICAMP
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9196
O Mestrado em Educação funciona no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Navegar
Navegando Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGE/UNICAMP por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) De Barbalho a Gueiros: clientelismo e política educacional no Pará, 1983-1990(Universidade Estadual de Campinas, 1995-09-06) LIMA, Rosângela Novaes; AVELAR, Lucia Mercês de; http://lattes.cnpq.br/6612732360858250O estudo analisa a atuação do Estado brasileiro nas duas últimas décadas, tendo as Políticas Sociais, e, especificamente, a Política Educacional como o centro de discussão. Analisa o poder local através dos Planos de Governo do Estado do Pará na gestão 1983 a março de 1991, sob a perspectiva da política c1ientelística e suas redes na área governamental. A análise da política pública da educação no Estado do Pará visa compreender a sua eficácia quanto às necessárias mudanças no processo pedagógico. Aceitou-se como premissa que os "atores" que formulam a política e os "atores" que executam essa política são distintos, mas ambos aceitam o desafio da formulação e da gestão da Política Educacional. Embora planejar e executar sejam processos relacionados, na prática, eles não ocorrem dessa forma. Empreendemos, ainda, uma análise comparativa entre os dois governos e as políticas públicas por eles elaboradas e implementadas. Optamos por trabalhar com a política a partir de 1982 - a primeira eleição direta para os Estados pós-64. Até o momento, não há no Estado do Pará estudos sistematizados sobre a gestão das Políticas Públicas da Educação nesse período. A pesquisa foi realizada tomando-se dados tanto de fontes primárias (entrevistas-depoimentos), como secundárias existentes (análise documental).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Relações escolares: o estudo do cotidiano de uma escola pública(Universidade Estadual de Campinas, 1992-08-12) PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa; AROUCA, Lucila Schwantes; http://lattes.cnpq.br/6230989818722568O trabalho discute as relações escolares a partir de pesquisa realizada em uma escola de 1º grau da rede municipal de Campinas. Apresenta as relações escolares do ponto de vista de sua complexidade, buscando compreende-las e a partir de processos e práticas que ocorrem no âmbito da escola em suas interrelações com a rede de ensino, com as políticas educacionais e com a totalidade social. Objetiva traçar um arcabouço teórico de análise dessas relações.
