Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Deslocamentos cotidiano: corpo-cidade-arte-educação(Universidade Federal do Pará, 2012-03-29) PORTO, Priscilla Fragoso da Silva; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184É uma narrativa do cotidiano de uma professora de artes que vive a cidade de Belém do Pará com um olhar estético, têm o objetivo de instigar as pesquisas sobre a cidade, sobre estética e sobre a arte-educação tudo isso atrelado à estética do cotidiano e relacional, onde todas as vivencias são aproveitadas ( percepto e afecto) , uma apreensão do mundo. A arte é uma forma de criar mundos através de uma escritura que revela a os espaços como um suporte artístico onde os próprios acontecimentos que se dão nele já conduzem a uma poética. Usando como referencias teóricas Bachelard, Guattari, Sartre, Walter Benjamin além de alguns autores que percebem a rua, o espaço publico, como um suporte de fruição artística. A cidade, abordada de forma poética e subjetiva. A rua e o cotidiano urbano e a arte-educação conduzem a um pensamento e olhar intenso e denso sobre os espaços que um corpo percorre. As imagens da cidade (especificamente Belém: centro e periferia) e as imagens do cotidiano ( cotidiano urbano e cotidiano escolar) atuam como dispositivos de subjetivação segundo as perspectivas teóricas abordadas nesta pesquisa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mulheres artistas: narrativas, poéticas, subversões e protestos do feminino na arte contemporânea paraense(Universidade Federal do Pará, 2012-02-07) ASSIS, Sissa Aneleh Batista de; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Este trabalho analisa as obras de mulheres artistas plásticas e visuais da arte contemporânea paraense. Entretanto, cito nesta pesquisa a pintora modernista Antonieta Santos Feio por representar em sua obra a mulher paraense. Primeiramente, é apresentado um recorte histórico partindo da representação do feminino desde as estatuetas das Vênus Esteatopígicas da pré-história, das esculturas das Vênus da Idade Clássica às releituras contemporâneas. Uma introdução às condições sociais da mulher e as limitações impostas à sua profissionalização nas artes também serão expostas. Posteriormente apresento uma breve introdução com diferentes perspectivas sobre conceitos de gênero, identidade, identificação e movimentos sociais na contemporaneidade que contribuíram para liberações sociais, sexuais e intelectuais ao universo artístico. A pesquisa mostra o universo feminino nas artes, a expressão artística feminina, a interpretação da artista mulher sobre a mulher e a representação simbólica da mulher regional. As artistas escolhidas para compor esta pesquisa representam narrativas, estéticas e poéticas do feminino na arte contemporânea paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Olhando pro muro, enxerguei o mundo! : uma visão sobre a poética de quatro grafiteiros do cosp tinta crew(Universidade Federal do Pará, 2015-06-29) MACHADO, Carmen Maria Bragança de Souza; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Olhando pro muro, enxerguei o mundo! É assim que começa esta dissertação, uma pesquisa disposta a redescobrir os artistas que se inscrevem nas ruas, nos murospeles de uma cidade-suporte. Quatro grafiteiros do Cosp Tinta Crew, George, Marcelo Bokão, Edpaulo e Fábio Graf, que com suas diferenças, criam espaços nas tramas que se intercruzam no universo do grafite em Belém do Pará. Descobrir como estes Manus se encontram, se completam e circunscrevem as trilhas poéticas de seus trampos foi um dos objetivos conquistados; constatou-se como o conhecimento artístico/estético ampliou e possibilitou que estes rapazes se descobrissem artistas reconhecidos por seus pares e permitiu a aproximação dos universos das realidades teóricas com as realidades práticas, do ensinar o grafite e viver o grafite. Para tanto ressaltou-se as falas e opiniões dos manus, permitindo com que estes escolhessem as imagens que os representavam e interferissem esteticamente nas inscritas, demonstrando perante a academia e através desta, que estes jovens possuem identidade em seus traços e desenhos, sem a pretensão de decifra-los ou fazer análises sobre os significados de seus trampos. Autores como Jan Christiaan Smuts, com o conceito de olhar holístico; Oswald de Andrade e Michel Melamed, com os conceitos do Manifesto Antropofágico e Regurgitofagia; experiência-distante e experiência-próxima, de Clifford Geertz; Leda Guimarães e Romulo Avelar, com seus conceitos da escritas (drawings) em uma dissertação em artes são alguns dos suportes teórico que permitiram o desenvolvimento de uma pesquisa prazerosa e perto da realidade, tanto dos grafiteiros, quanto das escolas em que trabalho como professora de artes. Mas para que esta ponte ocorra é necessário fortalecer a base das crews que se espalham pela cidade e para tanto a academia e suas pesquisas são fontes fundamentais de apoio. Nesses aspectos somos levados a creditar que este trabalho, de caráter acadêmico, não poderá ficar limitado à universidade em um âmbito recolhido. Ele foi realizado com o intuito de uma postura de autorreconhecimento, abrindo a possibilidade de que os grafiteiros se identifiquem e se aproximem cada vez mais da academia, em trocas constantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sob medida: tipologias estratégicas de inserção do vestuário nas artes visuais(Universidade Federal do Pará, 2011-06-30) CIRILO NETO, João; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156O vestuário real, na concepção de Roland Barthes, é admitido como objeto nas artes visuais a partir dos experimentos de vanguarda do modernismo europeu no século XX. O ready made e a roupa de artista (künstlerkleid), conceitos e práticas criados por Marcel Duchamp (1887-1968) e Henry van De Velde (1863-1957), respectivamente, vão promover profundas transformações na arte, nesse sentido. O ready made, permitirá a entrada de inúmeros objetos do cotidianos nos espaços tradicionalmente destinados às obras de arte, o que resultará na concepção da roupa de artista, aqui entendida como subcategoria de ready made restritiva às peças de roupas. O presente trabalho tem por objetivo analisar o emprego e a pertinência do termo roupa de artista como categoria ou meio na produção moderna e contemporânea em artes visuais. Partimos do estudo de aspectos gerais relacionados ao valor social e simbólico das roupas, passando pela proposição de tipologias para a roupa de artista, com base nas estratégias de uso e nos modos de inserção de elementos vestíveis como e na obra de arte. Por fim, no sentido de constatar a validade de tal fenômeno e de nossas proposições, consideramos a roupa de artista em relação à produção em artes visuais desenvolvida em Belém, capital do estado do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará(Universidade Federal do Pará, 2011-02-09) OLIVEIRA, Domingos Sávio de Castro; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A arquitetura da cidade de Belém, no Pará, da segunda metade do século XVIII é marcada pela obra do arquiteto italiano Antônio José Landi responsável pelo projeto e construção, ou reforma, de edificações que marcam a paisagem da cidade até os dias atuais. Ao analisar a bibliografia publicada a respeito do artista, é possível notar uma flutuação entre os autores no que diz respeito à classificação de seu estilo artístico. É possível atribuir esse fato às influências recebidas pelo arquiteto ao longo de sua vida na Europa, o que imprimiu em sua linguagem elementos de várias correntes artísticas. É objetivo desse trabalho, a partir de um estudo sistematizado dos ornatos utilizados pelo arquiteto, perceber seu vocabulário ornamental e fornecer então fundamentos para estudos a respeito das influências que a obra landiana pode ter provocado na arte paraense. Para tanto, reuniram-se os ornatos em quatro grupos a fim de facilitar a visualização de seu vocabulário e, consequentemente, de sua linguagem ornamental. Vasta foi sua produção entre Itália, Portugal e Brasil, entretanto, foram priorizados os ornamentos utilizados na obra realizada em terras brasileiras, suas características, sua utilização e suas variações. A metodologia empregada consistiu de pesquisa bibliográfica, levantamento e análise dos desenhos realizados no Brasil e registro fotográfico e análise das obras executadas em Belém. Ao final da pesquisa, conclui-se que o italiano desenvolveu sua arte, com o uso de um vocabulário ornamental cuja origem teve suas raízes nas influências artísticas europeias que se amoldaram ao ambiente amazônico, suas limitações de materiais e mão-de-obra.
