Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da política pública de ação afirmativa na UFRA: análise do desempenho das cotas sociais no campus Belém (PA)(Universidade Federal do Pará, 2014-12-09) PACHECO, Emilce Nascimento; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718Esta pesquisa tem por objetivo avaliar comparativamente o desempenho dos estudantes de cinco cursos de graduação da UFRA, no período de 2002 a 2004, referentes aos estudantes oriundos de escola pública e privada e o período de 2005 a 2007, referente aos estudantes cotistas e não cotistas, para saber se houve mudança no desempenho acadêmico dos estudantes com a adoção de cotas na universidade, a partir de 2005. Foram utilizadas as informações existentes na Pró-Reitoria de Ensino, por meio dos relatórios de vestibulares e Sistema Acadêmico (SISCA). Na metodologia, utilizou-se a construção de três indicadores: Indicador de Desempenho no Acesso, Indicador de Eficiência e Rendimento e Indicador de Perdas, para submetê-los aos testes comparativos no programa estatístico BioEstat 5.0. Os resultados mostraram que não houve decréscimo no desempenho dos estudantes após adoção de cotas na UFRA. Ou seja, não há diferença entre os estudantes aprovados por escola de origem, com base na Taxa de Sucesso da Graduação, Taxa de Evasão, Frequência de Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) e Taxa de Retenção para escola pública. Houve diferença apenas na Taxa de Retenção dos estudantes oriundos de escola privadaDissertação Acesso aberto (Open Access) Indicadores da qualidade da educação no município de Breves: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática(Universidade Federal do Pará, 2016-05-06) LADISLAU, Antonio Pereira; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718O presente estudo tem por objetivo analisar os indicadores da qualidade do Ensino Fundamental do Município de Breves, na visão dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, procurando constatar como a falta do uso desses indicadores pela comunidade escolar em seus planejamentos está contribuindo para o baixo desempenho do desenvolvimento da educação básica no município de Breves. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada junto a 91 professores de Português e Matemática do Ensino Fundamental da série inicial (5º ano) e série final (8ª série), sendo 47 professores da zona urbana e 44 da zona rural. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil dos profissionais da educação brevense é relativamente jovem, tendo em vista que quase metade dos respondentes (49,45%) corresponde a uma faixa etária entre 30 a 39 anos, e 82 (90,11%) estão entre 25 a 49 anos, com uma média de 12 anos de trabalho. Além disso, possuem uma estabilidade profissional, já que 78 (85,71%) são concursados. O resultado mostrou, ainda, que 85 (93,41%) respondentes do quadro têm nível superior e/ou especialização, o que possibilita uma continuidade no que diz respeito a um planejamento com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. No entanto, os indicadores educacionais que apontam para o desempenho da qualidade de ensino não são discutidos pela comunidade escolar, fato apontado pela maioria dos professores da zona rural e da zona urbana. Foi também averiguado que os diretores/coordenações pedagógicas não discutem as metas educacionais com os professores, realidade essa assinalada pela maioria dos entrevistados da zona rural. Se os indicadores educacionais não são discutidos nos planejamentos pedagógicos com os professores e se não há uma participação efetiva dos pais no seio da comunidade escolar, fica comprometida a participação dos professores frente às avaliações nacionais da qualidade da educação, auferida pelo governo brasileiro, nas unidades escolaresDissertação Acesso aberto (Open Access) Indicadores de permanência e desempenho dos alunos da Universidade Federal do Pará, Campus de Belém: um estudo comparativo entre cotistas e não cotistas ingressantes no período de 2009 a 2011(Universidade Federal do Pará, 2016-04-20) MENDES, Otávio Roberto Ferreira; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a permanência e o desempenho acadêmico dos alunos que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos vestibulares de 2009 a 2011, por meio do sistema de cotas (cotistas) em comparação aos que ingressaram pelo sistema de classificação geral (não cotistas), com base na análise do índice de evasão, taxa de aprovação e índice de integralização de curso por esses estudantes. A revisão da literatura foi fundamentada nas temáticas: ações afirmativas no mundo; ações afirmativas no Brasil; ações afirmativas de reserva de vagas na UFPA e evasão e desempenho no ensino superior. As informações utilizadas foram extraídas do banco de dados do Centro de Processos Seletivos (CEPS)/UFPA e do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)/UFPA. Metodologicamente, utilizou-se inicialmente a construção de dois indicadores: Indicador de Permanência (Índice de Evasão) e Indicador de Desempenho (Taxa de Aprovação e Índice de Integralização de Curso). Posteriormente, os valores calculados foram analisados comparativamente utilizando-se o Teste Binomial do software estatístico BioEstat 5.0. Os resultados mostraram que a permanência dos “Cotistas” é estatisticamente igual ou maior que a dos “Não Cotistas”, com base na análise comparativa dos índices de evasão calculados para os 12 cursos mais demandados e os 05 menos demandados, que compuseram o recorte do estudo. Ainda utilizando-se a análise comparativa para a taxa de aprovação e o índice de integralização de curso, fica evidenciado que os alunos cotistas não têm menor desempenho acadêmico em relação aos não cotistas, visto que na maioria dos cursos do recorte estudado os valores calculados são estatisticamente iguais entre os dois grupos.Os resultados permitiram evidenciar ainda que a política de ações afirmativas de reserva de vagas instituída na UFPA configura-se como uma política pública acertada e inclusiva, contrapondo-se a questionamentos de que haveria prejuízos acadêmicos relacionados à qualidade do ensino superior desta instituição a partir de sua implementação
