Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e unidades de conservação de uso sustentável: um estudo a partir da Casa Familiar Rural da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2016-05-04) LOURENÇO, Reginaldo do Socorro da Silva; SILVA, José Bittencourt da; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; SILVA, Fábio Carlos da; http://lattes.cnpq.br/3704903975084467Este trabalho volta-se para o estudo sobre a educação do campo em unidades de conservação de uso sustentável a partir da experiência da Casa Familiar Rural (CFR) na Reserva Extrativista Mapuá, no município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Analisa a educação do campo, a partir de seu extenso histórico de conquistas e sua importância como política pública através da Casa Familiar Rural na Reserva Extrativista, enfatizando a concepção de organização social na oferta da educação do campo e da sua relação com a Sociedade Civil e com o Estado em todas as suas esferas. Seu objetivo principal é analisar a política de educação na Reserva Extrativista Mapuá, a partir do ano de 2011, com a implantação da Casa Familiar Rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos passos metodológicos foram os seguintes: revisão bibliográfica; levantamento de documentação oficial e acadêmica, publicadas ou não, e visita ao local para aplicação de entrevistas semiestruturadas à 15(quinze) sujeitos, entre eles; moradores da RESEX, lideranças comunitárias e sindicais, gestores, alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da CFR. As questões norteadoras partem das seguintes indagações: Como se avalia o acesso e o atendimento da educação na Reserva Extrativista Mapuá? Como se avalia o acesso à educação e o ensino em relação à Casa Familiar Rural? Se há percepção de melhoria no atendimento à educação na RESEX após a implantação da Casa Familiar Rural e quais mudanças são observadas no comportamento e na vida dos alunos após adentrarem na mesma? O estudo demonstrou que a CFR de Breves, a partir de sua implantação no espaço da RESEX Mapuá, e através da sua rede de parcerias com governos, organizações não governamentais (ONG’s) e com a comunidade local, tem influenciado positivamente na execução da política de educação do campo dentro da Unidade de Conservação e em todo o município de Breves, constituindose como uma importante referência no processo de transformação social
