Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da eficiência do gerenciamento de resíduos sólidos de saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto(Universidade Federal do Pará, 2017) SOUZA, Rafael Monteiro de; PEREIRA, José Almir Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9918600634569244Estudo do gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde – RSS no Hospital Universitário João de Barros Barreto – HUJBB, analisando e mapeando os processos de manejo dos RSS desde sua geração até a entrega final para a empresa coletora. Para isso, foi avaliado o impacto do setor nas despesas operacionais do Hospital e, então, propostas ações para melhorar os processos de manejo, transporte e destinação dos RSS no HUJBB. A metodologia empregada no estudo foi de pesquisa aplicada, de natureza descritiva - exploratória, utilizando métodos de levantamento documental na instituição, entrevistas com as pessoas envolvidas e observação sistemática com pesquisa de campo nos setores. Como resultados da pesquisa qualitativa-quantitativa foi constatado que no ano 2016 foram gerados 55.878,05 Kg de RSS, o que resultou em despesa anual de R$ 134.588,06 de RSS no HUJBB. Com a pesquisa foi verificado que o gerenciamento dos RSS é ineficiente, sendo que a deficiência na gestão operacional reduz o comprometimento dos funcionários envolvidas no processo, razão para a necessidade de melhorar a infraestrutura e reformular os procedimentos no setor de resíduos sólidos do HUJBB.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Institucionalização das práticas de sustentabilidade na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2017-11-30) MENDES, Michela Alessandra Fraga; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718O propósito deste trabalho é compreender o processo de institucionalização das práticas de sustentabilidade na Universidade Federal do Pará - Campus Belém, tendo por parâmetro a teoria institucional, que apresenta o processo de institucionalização, composto de três fases: habitualização, objetificação e sedimentação. A investigação está metodologicamente estruturada como uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, quanto ao tratamento dos dados; exploratório-descritiva, quanto aos objetivos; bibliográfica, documental e pesquisa de campo, quanto aos procedimentos técnicos. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi o questionário, estruturado com perguntas mensuradas por meio da escala de Likert. O instrumento proposto fora aplicado aos servidores do Campus Universitário de Belém. Os resultados foram analisados e apresentados graficamente pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A pesquisa possibilitou o levantamento dos fatores relativos a cada uma das fases do modelo proposto para análise. Os resultados demonstram que está ocorrendo o processo de institucionalização das práticas de sustentabilidade na universidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Planejamento estratégico em instituições federais de ensino superior: análise da utilização do balanced scorecard na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2018-02-16) GONÇALVES, Thiago Borges Lobato; TOMA, Marina Yassuko; http://lattes.cnpq.br/6883396550618718As Instituições de Ensino Superior têm fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da população na qual estão inseridas e por isso precisam utilizar ferramentas adequadas de planejamento e medição de seu desempenho estratégico institucional. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é o de realizar uma análise processo de planejamento estratégico da UFPA com base em documentos institucionais e na percepção dos gestores das áreas diretamente envolvidas com este processo, considerando o período a partir de quando a instituição passou a adotar a metodologia Balanced Scorecard (BSC). Para consecução deste objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, baseando-se em abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratória e descritiva. Quanto aos tipos de procedimentos utilizados, a pesquisa é considerada como um estudo de caso baseado em pesquisa documental e aplicação de um questionário. A pesquisa inseriu-se no contexto da estrutura do Planejamento Estratégico da UFPA, abordando especificamente o processo de monitoramento do alcance dos objetivos e metas do painel de desempenho da Instituição. A pesquisa concentrou-se no período que compreende o início de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011-2015 da instituição, quando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) foi implantada, até os primeiros anos de vigência do PDI 2016-2025, analisando como se desenvolveu a avaliação do desempenho estratégico institucional neste período. Os resultados da pesquisa permitiram concluir-se que a instituição adota adequadamente o modelo BSC e que o planejamento institucional em geral é bem avaliado sendo reconhecido como fator relevante para o sucesso da instituição. Todavia, foram identificadas possíveis fragilidades em determinados parâmetros da política de planejamento da instituição, em especial os relacionados à correlação entre o que está registrado no planejamento e o que é efetivamente executado. Identificou-se ainda a percepção de que há deficiências na comunicação dos resultados do planejamento para toda a equipe da organização.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Suporte à aprendizagem informal no trabalho: um levantamento com os secretários executivos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2017) OLIVEIRA, Priscila Eny Souza; MATTOS, Carlos André Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/3337808570398709; AGUIAR, Ponciana Freire de; http://lattes.cnpq.br/6520306050708912O cenário atual da sociedade exige que os indivíduos estejam preparados para lidar com os múltiplos desafios que surgem cotidianamente no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o suporte à aprendizagem informal, enquanto variável que busca investigar o quanto colegas e chefias incentivam ou restringem as iniciativas de aprendizagem informal no trabalho, torna-se um instrumento cada vez mais relevante seja no desenvolvimento das atividades de trabalho, seja na melhoria do desempenho dos profissionais atuantes nas organizações (COELHO JUNIOR; MOURÃO, 2011). Diante do exposto, o presente estudo tem o objetivo de analisar o suporte à aprendizagem informal no trabalho sob a perspectiva dos secretários executivos da UFPA, por meio da identificação dos fatores que influenciam no suporte à aprendizagem e das diferentes percepções sobre ela. A pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, por meio de um levantamento, com abordagem quantitativa e aplicação da Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho, construída e validada por Coelho Junior (2004) e Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005). Para o tratamento de dados, utilizou-se de técnicas estatísticas descritivas, paramétricas e multivariadas. A análise descritiva mostrou um bom suporte à aprendizagem informal no trabalho, enquanto a análise inferencial apontou que os participantes da pesquisa percebem contribuição organizacional para a aprendizagem informal. A análise fatorial revelou três fatores, que explicaram 74,34% da variância dos dados e foram denominados como: Superior Hierárquico (27,97%); Colegas de Trabalho (24,21%); e Unidade de Trabalho (22,16%). E a análise de agrupamentos resultou numa classificação dos entrevistados em três grupos, com diferentes avaliações do suporte à aprendizagem informal. Como conclusões do estudo, constatou-se que o suporte não é compreendido da mesma forma pelos indivíduos, além de apresentar fragilidades e deficiências. Assim, há necessidade de fortalecer o suporte à aprendizagem na instituição analisada.
