Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1900 – O RANGER DA LIBERDADE: A memória como indutora de performances de rua(Universidade Federal do Pará, 2020-12-04) SANTOS JUNIOR, Paulo César Sousa dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente memorial dissertativo apresenta e analisa o processo criativo 1900 – o ranger da liberdade, um conjunto de performances desenvolvido pelo Zecas Coletivo de Teatro, nas ruas da região metropolitana de Belém do Pará no ano de 2019. A pesquisa objetivou evidenciar a importância e as multicamadas de significações de trabalhos de performances cênicas, como processo prático-teórico, em interface com os estudos da história e da memória social e cultural, a partir dos postulados de Le Goff (2013), Nora (1993), Candau (2011), e Assmann (2011). Sobre as questões referentes à linguagem, propusemos uma reflexão sobre a relação entre o teatro e a performance na perspectiva do “entre”, em Bonfitto (2013) e Féral (2015); e sobre as especificidades da linguagem da performance embasadas em Cohen (2013), Goldberg (2007), Glusberg (2009), Schechner (2006; 2010), e Pavis (1996; 2017). A partir desse universo, abordamos a noção de experienciar a rua na relação entre os performers, os transeuntes e a cidade, no diálogo com as discussões sobre práticas cênicas na rua, propostas por Carreira (2007; 2009; 2011; 2012; 2020), Teles e Carneiro (2005). Como resultados, apontamos: a) a realização de oito performances de rua; b) a proposição do método de instigação e do dispositivo de criação, agenciados durante a pesquisa, a partir dos estudos de Rangel (2015) e Sales (2011) sobre o processo criativo como metodologia de pesquisa em artes, Cypriano (2015) sobre a potência dos processos criativos em performance e Ribeiro (2019) sobre o conceito de lugar de fala; e c) a memória como indutora de performances de rua, como base de criação de obras artísticas desalienantes que, em um diálogo entre o passado e o presente, expõem, performaticamente, questões que potencializam o respeito com as diferençasDissertação Acesso aberto (Open Access) Alma de papel: proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir(Universidade Federal do Pará, 2017) RIBEIRO, Brena Gomes; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amatória: práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da memória líquida de seu corpo(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) GARCIA, Maryori Katherine Cabrita; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592O presente trabalho em artes, intitulada “Amatória, práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da memória líquida de seu corpo” contém oito livrinhos, A-M-A-T-Ó-R-I-A, onde estão presentes meus processos poéticos: ilustrações, rascunhos poéticos, memes poéticos, fotografias, colagens, relatos e crônicas, as quais são experiências de arte/vida/gênero. Memórias líquidas de amores/desamores pessoais e familiares desaguadas nas minhas mínguas, lágrimas, alegrias, suores, mudanças, mortes, raivas, sangues, dores, ódios, feminicídios, estupros, assédios, perdas, interrupções voluntárias da gravidez, pulsões, mãosturbações. Aqui tudo mergulha em mim, como mulher, filha, neta, amiga, estudante, feminista, professora, pesquisadora, artista, deusa, animal e humana. Todas elas me desdobram nos agires da minha vida cotidiana e criativa. Não obstante, os oito livrinhos em Amatória vão deixando seu flutuar de passados/presentes. A possibilidade de criar/sentir práticas curativas no corpo. Insistir em práticas amorosas diferentes para se contrapor às práticas de ódio do sistema patriarcal, que é narrado como amor, mas é machista, sexista, racista, explorador, misógino e - a meu ver – existente em nossas sociedades da América do Sul e América Latina. Porém, deixo aqui os fatos emborráveis. No entanto, vocês acharão uma escrita que sana dores. Joguei fora experiências amargas que levam as marcas da violência de gênero. O percurso todo são práticas amatórias, com o fim de partilhar a importância de caminhar sozinha, de tomar tempo para si, de cuidar de si, escutar-nos, de dar-nos ternura, fortalecer nossos imaginários corporais, sexo -afetivos e exercitar nossa autonomia como sujeitas criadoras de novos vínculos com o corpo, o sexo e os relacionamentos. Reafirmar-nos criadoras e merecedoras de amor próprio! Minha intenção é reescrever novas memórias líquidas e amorosas em meu corpo, pois sou uma feminista amorosa que deseja dar seus grãos de águas neste caminho da vida, da vida criativa e vida sexual. Expus uma narrativa às vezes muito repetitiva quanto à criança e meu Eu social, como mulher, latina e heterossexual de seus contextos familiares andinos e venezuelanos, tentando acolher as imagens da minha mãe e as vovós de minhas lembranças, e assim nos reconciliar. Para fins metodológicos usei fontes diversas: feminismos negros plurais, romances de escritoras negras brasileiras, textos de antropologia, crítica de arte, psicologia terapêutica, poesia; desencadeados numa cachoeira de Mar-Rio, onde se misturam as águas barthesianas e os fluxos críticos e amorosos das escritoras e feministas Lívia Natália, Conceição Evaristo e Vilma Piedade, entre outras, que deram-me a cachoeira de água salobre e outras bem doces, enquanto nadei até o fundo de meu corpo, e por isso me acharão narrando em primeira pessoa e outras vezes como as outras flores que moram em mim, pois sou uma floresta múltipla e inconclusa. Meus processos da vida/arte não têm resultados, nem dados, só têm experiências, exercícios que saem das minhas memórias líquidas de lá da Venezuela e de meu percurso Rios-risos, daqui de Belém do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amazoniana, transzamazônia, transarte: a geoestética(Universidade Federal do Pará, 2015-08-17) PRADO, Alcidean Augusto Brasil; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Em Amazoniana, Transzamazônia, Transarte: a Geoestética abordar-se-á questões sobre o lugar da imagem na Amazônia, o lugar da matéria na região, o lugar do tempo na Amazônia. Como esses ciclos de tempos entre o espaço da imagem, o território da matéria e a entropia se dão na Amazônia, é o que decidirá quando e como surgem os ciclos da Amazoniana. Amparado no objeto de pesquisa, o projeto Amazônia, lugar da Experiência1, começa a pensar a região pelo substrato do projeto, a Coleção Amazoniana de Arte, para chegar à Amazônia como objeto maior a ser investigado na compilação dos quatro ensaios de visualidade, os quais são subdivididos por sete mônadas². Partindo para a Amazônia por questões suscitadas pela Amazoniana e com o objetivo de trazer à luz os efeitos e estados da região sobre questões da Estética, da Imagem e da Arte para discutir domínios da visualidade sob o desenvolvimento da Amazônia, a partir de uma pergunta: “Qual o lugar da imagem na Amazônia?”.Tese Acesso aberto (Open Access) Os amigos que desconheço : performance(s) do caminhar e a guerrilha dos cuidados no Antropoceno(Universidade Federal do Pará, 2022-06-22) MOTA, Artur Dória; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692Os amigos que desconheço é um processo de criação artística e poética concebido como uma performance caminhante em que o caminhar é composto como um fundamento e qualidade de guerrilha e posto em prática como um cuidado de pensamento e ação em relação à emergência e a permanência do Antropoceno. Se o Antropoceno, a época geológica do homem, o homem tornado força geológica, indica um tempo inexorável de intensificação das catástrofes em todo o planeta, como é possível caminhar-viver por entre catástrofes? E o que o caminhar pode nos fazer ver e criar como linha de fuga e deserção em relação ao modo como temos vivido, sobretudo, frente às estruturas de colapso que são os grandes centros urbanos? Assim, este caminho artístico é pronunciado através dos impactos e das metamorfoses que afetam o performercaminhante em um mundo que rapidamente e violentamente se atropela de novas premissas à vida. Os calçados, nesse sentido, se situam como o ponto de partida que o orientam na trama deste processo-caminho. Aparecem como imagens espectrais que insinuam tragédias. Calçados nas ruas: que dizem da falência do mundo e o que podem sugerir de histórias e/ou situações que suscitem sensibilidades e/ou cuidados que nos fortaleçam e/ou apontem outros caminhos? Para pensá-los nestes termos, performei um modo de ir e de me fazer ao encontro deles; sou seu amigo, eu lhes disse. Junto a eles é que esse processo foi se alargando – dando origem, inclusive, a séries performativas consequentes – e sendo esculpido através de inúmeras linhas de escrituras e densidades literárias, entre enxertos e estratos de pensamento, fragmentos poéticos e insinuações teóricas e/ou imagéticas, que especulam e discorrem, à sua maneira, acerca dos modos e das possibilidades de caminhar e, portanto, de existir, em um mundo cada vez mais hostil ao corpo e aos corposTese Acesso aberto (Open Access) Ânima trama: dança e artes mágicas como processo de autocriação.(Universidade Federal do Pará, 2021-02-01) LAVAND, Ana Rosangela Colares; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Esta é uma tese memorial que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra de dança contemporânea Ânima Trama, adotando como mote a dimensão feminina familiar da pesquisadora e suas relações com as poéticas manuais femininas, práticas artesanais que se utilizam de tecido, linha e agulha. A pesquisadora declara ser aranha tecelã e assume como corpo de pesquisa suas oito pernas, as quais são dimensões de percepção e análise da obra, ou espaços por onde o processo de criação se espalha. A metodologia de pesquisa é entendida como uma teia labirinto, metáfora da produção de conhecimento em arte, teia porque a matéria que a compõe é orgânica, visceral e de natureza sutil, pois advém do corpo da pesquisadora, e labirinto por suas múltiplas possibilidades de percurso, onde perder-se é sempre possibilidade. O fio condutor da pesquisa é o fio da vida aqui representado pelo cordão umbilical e a partir desta ideia de linhagem feminina, sua dimensão mágico-religiosa e suas tessituras, a pesquisadora apresenta a noção de autocriação, por afirmar que enquanto cria a obra vivencia uma série de questionamentos e ajustes de coerência frente ao mundo e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Animação Audiovisual Paraense: formação do campo e narrativas quadro a quadro(Universidade Federal do Pará, 2018-11-14) DUARTE, Andrei Miralha Padilha; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos (Melgaço-PA)(Universidade Federal do Pará, 2015-05-28) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Nesta pesquisa objetivamos analisar poéticas orais em vozes de moradores que habitam a cidade de Melgaço, no Marajó das Florestas-PA. Tomando por base o entrelaçamento rural-urbano na Amazônia e considerando que uma série de pesquisas sobre narrativas orais centraram-se em territórios rurais, interpretamos estas narrativas como modos de vida, criação, vivência artística e cultural produzidas em poéticas da voz, performances e estéticas por moradores urbanos de Melgaço; mapeamos movimentos criativos para apreender formas como os narradores socializam estas histórias que são inventadas, recriadas, sofrem adaptações ou entram em desusos nos viveres urbanos. Seguindo orientações teóricas dos Estudos Semióticos, Literários, Linguísticos, Psicológicos, Antropológicos e Culturais, em conexões com o campo da Arte, por meio da metodologia da História Oral, esforçamo-nos para adentrar a poeticidade oral de uma cidade da Amazônia Marajoara, captando a estética do imaginário que se elabora no cotidiano do sabercriar, gestado na arte do contar e do ouvir por moradores de Melgaço. Em nossa percepção, as narrativas orais urbanas recuperam, em seu conteúdo, memórias afroindígenas, heranças históricas, saberes práticos, artísticos, simbólicos, psicológicos, filosóficos e religiosos transmitidos de geração a geração em forma de aconselhamento e conduta humana. Mergulhados neste universo, descobrimos, pela morfologia da arte oral, que Melgaço, na voz de cada depoente, é o lugar de acolhimento, trabalho, encontros entre amigos e luta pela vida. Pelas vozes performatizadas, os poetas-narradores exteriorizam sentimentos de dedicação, carinho e amor pela cidade. A poética da voz visibiliza estéticas do imaginário local em que a arte de narrar tem um valor singular na vida de cada poeta por compartilhar felicidade, deleite para a alma, terapia para o corpo, momento de encontro e diálogo com o outro, entrelaçando diferentes tempos, espaços e gerações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte, Educação, Cultura no interior do Pará: Um estudo de caso na E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, Castanhal - PA(Universidade Federal do Pará, 2023-11-24) SETÚBAL, Mylena Monteiro; COUSTON JUNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654Esse estudo objetiva analisar e demonstrar, a partir de um estudo de caso, o negligenciamento na sistematização de seus espaços de arte na cidade de Castanhal – PA, pela falta de investimentos nas diversas formas de contato com a cultura, seja de formal, não-formal e/ou informal. Sob uma lupa, está a realidade, história e formação desta cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho de educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Através de observação, entrevista e projeto na escola citada acima, nota-se que uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” e um melhor diálogo para com seu alunado pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultura no interior dessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte, imaginação e criação com crianças da cidade de Benevides-PA(Universidade Federal do Pará, 2025-05-15) CALDERARO, Kelly Lene Lopes; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a pintura das crianças, e o que estas podem representar em sua vida. Especificamente nesta pesquisa foi estabelecido a escuta de crianças, através de desenhos sobre o território de Benevides, Pará, e procurar estabelecer relações com sua vida buscando os conceitos de Imaginação e Arte na infância. Para embasamento conceitual considerou-se a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vigotski (2014), na qual observa-se que, quanto mais rica culturalmente a experiência humana for, maior será o material disponível para sua imaginação e criação. Vendo por esta perspectiva, a imaginação da criança estaria expressivamente aberta a inúmeras experiências criativas considerando que ela, quando comparada ao adulto, não estaria com seu repertório permeado por marcas de vivências já amplamente experimentadas. E é neste sentido que o projeto Arte, Criança e Cidade buscou esta vivência de escuta, para dar voz as crianças e trazê-las ao centro do processo, no qual estas podem sim participar da construção de um território, pois tem a percepção do lugar em que vivem e desejos a serem realizados para este lugar demonstando sua sensibilidade e afetividade. É nesse sentido que se ressalta a importância do olhar tanto para as experiências que a criança já possui quanto para àquelas que estão em aberto. Observar as relações que se estabelecem entre a criança, a arte e sua criação. A metodolofia utilizada foi a pesquisa participante. A técnica aplicada foi a escuta de crianças, através de desenhos, em quatro praças públicas no território de Benevides, com a ergunta norteadora de como elas vêem esta cidade e como gostariam que a mesma estivesse? Foram coletados setenta e oito desenhos para análise de construção dos resultados. Da mesma forma, na metodologia desenvolvida foi realizada pesquisa bibliográfica, cujos dados apresentados provêm de livros, dissertações, teses, pesquisas divulgadas em periódicos e apresentações de trabalhos científicos. Para análise destes esenhos foi utilizado médoto da análise do discurso e o embasamento de Vygotsky sobre a Arte e a maginação.Espera-se que esta pesquisa, junto a outras pesquisas, possa contribuir para o espaço acadêmico, assim como para dar maior visisbilidade a importância de escuta as crianças, seus anseios, ideias e sonhos, através da Arte e da Imaginação.Tese Acesso aberto (Open Access) Arte-Educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade(Universidade Federal do Pará, 2020-11-20) SOUSA, Maria Jucilene Silva Guida de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O propósito deste trabalho parte da ideia-força de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo psicoterápico de determinados fenômenos relacionado ao comportamento humano. Tem a assertiva de que ao serem utilizadas, ambas não perdem sua importância frente ao objeto de estudo, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade. Para tanto, o problema de que norteou a pesquisa, é descrito da seguinte forma: como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema é possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. O estudo demonstra como é possível aplicar a Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem perda de sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Para tal consecução utiliza o método Fenomenológico que busca compreender um fenômeno e não necessariamente explicá-lo. Como tipo de pesquisa, esta tese é qualitativa e fez a pesquisa Teórico-aplicada, por meio da Observação Participativa em um laboratório de experimentação no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís-MA, para dois grupos de pacientes com transtorno de depressão e ou ansiedade: um para intervenção com atividades em Educação Musical e outro para testagem comparativa de resultados. Obteve como resultado, a constatação de que o grupo de pacientes, que teve atividades de Educação Musical no processo de intervenção psicológica e psicopedagógica obteve 100% de melhora comportamental, de acordo com os testes e reteste aplicados e com o parecer da equipe multidisciplinar de acompanhamento, enquanto o grupo de pacientes que não teve atividades em Educação Musical obteve somente 20% de melhora. Conclui, portanto que foi confirmado a hipótese inicial de que a Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artes indígenas no sistema das artes visuais: modos de exibição na Argentina e no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2025-08-12) MELI, Marlene Binder; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A pesquisa analisa os modos de exibição das artes indígenas no Brasil e na Argentina, partindo da invenção moderna do conceito de arte e explorando as categorias de artesanato, arte indígena e arte popular no contexto contemporâneo dos dois países. A partir da análise da trajetória historiográfica local e duma reflexão sobre duas exibições – Tierra de encuentros, cielos y colores (Buenos Aires, 2015) e a I Bienal das Amazônias (Belém, 2023), o texto busca reconhecer práticas insurgentes e repensar as narrativas sobre a inserção dessas produções nos sistemas de arte visuais. Ao questionar as categorias e as formas estabelecidas de exibição de artes indígenas em instituições de arte em ambos os casos, tenta-se estabelecer uma abordagem comparativa para tentar entender a dinâmica cultural e de exibição de cada país. Também problematiza a influência da colonialidade na valorização da arte indígena, propondo uma reflexão crítica sobre como essas obras são inseridas (ou marginalizadas) no circuito institucional da arte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artivismo ambientalista no Brasil: A luta pela conservação e distribuição da água nas ações do Movimento Artistas Pela Natureza coordenadas por Bené Fonteles(Universidade Federal do Pará, 2024-06-07) COSTA, Dóris Karoline Rocha da Costa; STOCO, Sávio Luís; http://lattes.cnpq.br/3206903170798612Esta pesquisa aborda as intervenções artísticas do Movimento Artistas Pela Natureza (MAPN), fundado e liderado por Bené Fonteles, investigando sua singularidade no cenário brasileiro, a partir da temática do artivismo ambientalista. As contribuições da pesquisa incluem a ampliação do entendimento na História da Arte do artista paraense Bené Fonteles e do Movimento Artistas Pela Natureza no escopo do artivismo no Brasil. Os objetivos da pesquisa se concentram em compreender as características particulares do artivismo do MAPN, explorando ações específicas voltadas para a conservação e distribuição da água no Brasil, como Encontro das águas I e II. Os objetivos específicos incluem a definição dos conceitos e modos de operação de arte ativista, o exame do contexto da trajetória do artista e do MAPN em relação às intervenções selecionadas, a coleta de dados visuais e descritivos das intervenções e a análise textual e contextual das mesmas. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adota uma metodologia híbrida que combina a História Cultural da Arte com a Cultura Visual. Isso envolve revisão bibliográfica, análise contextual, pesquisa documental em acervos e hemerotecas, bem como análise dos eventos a partir de uma perspectiva da cultura visual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artivismo sapatão amazônida na cultura digital como dispositivo de afeto(Universidade Federal do Pará, 2024-12-10) SALIMOS, Nícia Coelho; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545A pesquisa investiga o artivismo lesbofeminista de coletivas amazônidas paraenses, as quais denomino sapativistas, focando nas expressões visuais, disponíveis digitalmente, que configuram um “dispositivo artificado de afeto sapatão”. O conceito de dispositivo é fundamentado em Michel Foucault (1979) e direcionado às interseccionalidades de gênero, raça e classe, presentes, especialmente, em bell hooks (1995; 2019) e Sueli Carneiro (2005; 2019), e será entendido como prática cultural que articula afeto, identidade e resistência LBTQ+ no contexto da cultura digital. A pesquisa busca compreender como as produções visuais e poéticas de coletivas como Sapato Preto Amazônida e Rede ALAMP, no Instagram e nos espaços físicos, expressam e constroem um imaginário de resistência e afeto, evidenciando símbolos e narrativas de pertencimento. A identificação das imagens como formas de arte é fundamentada em conceitos do artivismo, com base em Lucy Lippard (2024), e na hipótese da artificação, trazida principalmente por Ellen Dissanayake (2009). A metodologia de análise combina abordagens feministas e epistemologias sapatãs e queer, fundamentadas em autoras como Adrienne Rich (2012), Audre Lorde (2019), Glória Anzaldúa (2000; 2005), Ann Cvetkovich (2021) e Sara Ahmed (2006; 2010), que trazem perspectivas para entender a produção poética dissidente por meio da existência e do continuum lésbico, ajudando a desvendar os códigos estéticos e afetivos presentes nas imagens e ações coletivas, bem como o impacto dessas produções em ampliar a visibilidade lésbica e fomentar políticas públicas. Entre os resultados, identifica-se o artivismo lesbofeminista amazônida na contemporaneidade, que se movimenta nas redes sociais digitais, e se apropria desses espaços para dar existência e, sobretudo, ampliar, visibilizar, ressignificar imagens e aglutinar pessoas em espaços físicos ou não por meio de encontros de resistência política e cultural. Sob as perspectivas de uma poética ativista e da artificação, as sapativistas tornam-se não apenas sujeitas ativistas e protagonistas sociais, em todos os grupos analisados, mas também artivistas criativas e criadoras que dão novos sentidos às imagens, tornando-as potentes formas de afetos e afecções. Com este estudo esperamos ajudar a evidenciar as expressões artísticas historicamente dissidentes, além de contribuir com o debate sobre o papel da cultura digital na expansão e reconfiguração de discursos lésbicos e feministas das coletivas amazônidas. Algo desafiador frente aos algoritmos de mídias marcadas por um conceito de heteronormatividade compulsória, enquanto promovem novas formas de articulação política para a comunidade sáfica local.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atmosfera imanente: poética de luz da companhia moderno de dança(Universidade Federal do Pará, 2015-06-11) ALVES, Tarik Coelho; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; p://lattes.cnpq.br/6144243746546776Esta pesquisa investiga o processo de criação da visualidade em iluminação cênica dentro dos espetáculos da Companhia Moderno de Dança. Entendendo que a iluminação cênica no processo criativo desta companhia absorve os princípios criadores do corpo que dança e desenvolve sua poética própria, aponto aqui as aproximações entre a metodologia do grupo, isto é, a dança imanente, e os procedimentos que permeiam a criação da iluminação na referida companhia. Partindo de uma análise das suas particularidades cenográficas e das visualidades obtidas na cena através da iluminação cênica, a pesquisa tem como mote a busca pela assinatura visual do iluminador cênico e o modo como este desenvolve seus processos de criação. Como fundamentação teórica das artes visuais e da dança, utilizam-se os estudos sobre estética da luz de Gill Camargo e Iara Souza, criatividade e processos de criação de Anna Mantovani e dança imanente em Ana Flávia Mendes e Luiza Souza, entre outras teorias que tratem de visualidade e corporeidade, como Johann Goethe, Donis Dondis, João de Jesus Paes Loureiro e José Gil. Como metodologia, utiliza-se o referencial da etnopesquisa, de Roberto Sidnei Macedo, na perspectiva da observação participante, adotando como estratégias a pesquisa bibliográfica e análise documental. Dessa forma, dão-se bases para o entendimento desta visualidade obtida na dança, assim propondo a ampliação do conceito de Atmosfera Influente por meio da aproximação com a dança imanente, desenvolvendo e organizando a Atmosfera Imanente como uma assinatura visual do iluminador cênico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atos performativos de uma Bufonaria Matuta: Arte, cura e ancestralidade em Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) NUNES, Ana Carolina Marceliano; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente trabalho é fruto da pesquisa “Atos performativos de uma bufonaria matuta - Arte, Cura e Ancestralidade em Belém do Pará”, dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, 2023. A pesquisa investigou o processo de criação voltado à bufonaria e ao teatro de rua, que vem sendo desenvolvido desde 2015, com o foco no cruzamento de saberes que esta criação cênica tem articulado ao longo dos anos, propondo a reflexão teórico-poética a partir de atos performativos de cura da bufonaria matuta. A escrita traz à tona as seguintes questões: É possível por meio da arte reconectar saberes apagados pelo tempo? De que forma saberes característicos da Amazônia paraense podem resistir ao projeto colonial? Poderá a arte ser um canal de reconexão com a ancestralidade e resgate de memórias? Como atos performativos de cura através do humor podem fazer frente às estruturas hegemônicas de poder, que causam o adoecimento das populações e sua marginalização? Norteada pela cosmovisão contracolonial (Santos, Krenak) a pesquisa trabalha com a encruzilhada epistemológica (Martins) que converge três caminhos principais: arte, cura e ancestralidade; por meio da bufonaria (Bosque; Brondani; Freire; Marques;) e dos atos de cura (Almeida e Lima; Jung; Miranda; Souza), a oralitura de um corpo-encruzilhada-fêmea faz emergir subjetivações de origem cabocla da Amazônia paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A atriz da diáspora: um estudo sobre a poética-política de Zélia Amador de Deus(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) BANDEIRA, Maria Ceci Leal; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211O trabalho analisa, a partir do conceito de corpo performático do negro da diáspora, de Zélia Amador de Deus, a trajetória artística dessa atriz e diretora e o seu caráter poético-político. A pesquisa foi dividida a fim de analisar suas três principais personagens: Catirina, personagem do auto Coronel de Macambira (1972); Suely, personagem da peça Quarto de Empregada (1976); e personagem sem nome, interpretada para o espetáculo Theastai Theatron (1983). A reflexão que norteia a pesquisa será feita à luz do feminismo como perspectiva de análise crítica e teórica das categorias de classe, raça, gênero, conforme teorizado pela filósofa Angela Davis (2016) e combate ao epistemicídio, categoria de pensamento realocada pela filósofa Sueli Carneiro (2005). Ao traçar a trajetória artística de Zélia Amador de Deus encontro uma nova forma de pensar a construção do corpo do negro da diáspora e de seus descendentes pelo viés performático que representa os atravessamentos político socio-culturais que diferenciam ainda hoje esse corpo. Por se tratar de uma problemática que inicia no corpo e não se desvincular dele, as análises partem do corpo de suas três principais personagens para demonstrar não apenas a evolução artística da atriz, mas principalmente a evolução política e existencial de uma mulher negra na AmazôniaTese Acesso aberto (Open Access) O Auto do Santo Preto e a bênção das três fomes: a carnavalização-afeto das festividades jurunenses de São Benedito em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2020-11-06) CHAGAS, Eduardo Wagner Nunes; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199Este trabalho traduz a imersão dos últimos dez anos de minha vida nos passos das muitas procissões, festas, ladainhas, alvoradas integrantes do complexo de eventos que compõem as festividades dedicadas a São Benedito, realizadas anualmente no bairro do Jurunas, em Belém do Pará, entre o fim do mês de julho e início de agosto. Imersão vivida na carne de um carnavalesco-etno-devoto, por meio da qual percebo essas festividades como práticas culturais espetaculares, possuidoras de um vocabulário simbólico requintado tendo função de linha que borda e une memórias, pertencimento, identidades, identificações, singularidades, em um único estandarte, burlando tensões sociais; ações sustentadas pelo que nomeio de carnavalização-afeto, conceito formulado à luz dos entendimentos de carnavalização, festa e afetos, a partir de Mikhail Bakhtin, Émile Durkheim, Michel Maffesoli e Davi Le Breton. Em seu horizonte epistemológico, o trabalho é construído sobre o vislumbre do mundo como texto, pela visão de Paul Ricouer, da antropologia interpretativa, de Clifford Geertz, das sociologias compreensiva e orgiástica, de Michel Maffesoli, e da antropologia das emoções, de Davi Le Breton. Em sua perspectiva metodológica, somada a seu horizonte epistemológico, o trabalho é produto etnocenológico, trazendo a própria vivência daquele que pesquisa como ferramenta do olhar, de onde emerge o conceito de espetacularidade e o vislumbre dessas festas como Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados. O trabalho, por fim, traduz-se na leitura burlesca do carnaval das escolas de samba, guiando a pesquisa das procissões beneditinas pelo olhar espetacular de um enredo de escola de samba, juntando, num mesmo bordado, pesquisa, vida artística e afetações que de mim e sobre mim emanam.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do aprendizado musical de crianças com transtorno do espectro do autismo em aulas de percussão(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) OLIVEIRA, Glaucia Freire de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Sabe-se que a educação musical possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como a percepção, ritmo e improvisação. No que diz respeito à musicalização para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a educação musical vai além dos conteúdos formais. Com este trabalho, pretendeu-se analisar o aprendizado musical de crianças com TEA em aulas de percussão. Para o alcance do objetivo prosposto, foi realizado um curso de treinamento teórico e prático para graduandos a fim de introduzi-los à pesquisa científíca e para que estes pudessem atuar como monitores. Foi repassada a estrutura da intervenção e a forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre seis e nove anos, sendo oito com autismo e 12 típicos (sem o transtorno). Cada responsável assinou um termo de consentimento livre esclarecido, onde constavam os objetivos desta pesquisa e preencheram o relatório que traçou o perfil comportamental de cada criança. A coleta de dados foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Cada dia de intervenção tinha duração de uma hora e ocorria uma vez por semana, durante três meses, constando de dez atividades fundamentadas nos métodos de Carl Orff e Zoltán Kodály. Para realizar a avaliação do aprendizado musical desses alunos, foi utilizado a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical-Percussão, construída por Oliveira, Pantoja, DeFreitas Jr., Espírito Santo e Nascimento (2011), a partir da adaptação da Escala de Verificação do Aprendizado Musical no Instrumento Violoncelo (DEFREITAS Jr., 2007), a qual vem composta por instruções e ilustrações para melhor compreensão do avaliador. Podemos com esta pesquisa observar o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos com TEA e melhoras significativas em seu comportamento e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.
