Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Institutos "Instituto de Ciências da Arte"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) 1900 – O RANGER DA LIBERDADE: A memória como indutora de performances de rua(Universidade Federal do Pará, 2020-12-04) SANTOS JUNIOR, Paulo César Sousa dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260O presente memorial dissertativo apresenta e analisa o processo criativo 1900 – o ranger da liberdade, um conjunto de performances desenvolvido pelo Zecas Coletivo de Teatro, nas ruas da região metropolitana de Belém do Pará no ano de 2019. A pesquisa objetivou evidenciar a importância e as multicamadas de significações de trabalhos de performances cênicas, como processo prático-teórico, em interface com os estudos da história e da memória social e cultural, a partir dos postulados de Le Goff (2013), Nora (1993), Candau (2011), e Assmann (2011). Sobre as questões referentes à linguagem, propusemos uma reflexão sobre a relação entre o teatro e a performance na perspectiva do “entre”, em Bonfitto (2013) e Féral (2015); e sobre as especificidades da linguagem da performance embasadas em Cohen (2013), Goldberg (2007), Glusberg (2009), Schechner (2006; 2010), e Pavis (1996; 2017). A partir desse universo, abordamos a noção de experienciar a rua na relação entre os performers, os transeuntes e a cidade, no diálogo com as discussões sobre práticas cênicas na rua, propostas por Carreira (2007; 2009; 2011; 2012; 2020), Teles e Carneiro (2005). Como resultados, apontamos: a) a realização de oito performances de rua; b) a proposição do método de instigação e do dispositivo de criação, agenciados durante a pesquisa, a partir dos estudos de Rangel (2015) e Sales (2011) sobre o processo criativo como metodologia de pesquisa em artes, Cypriano (2015) sobre a potência dos processos criativos em performance e Ribeiro (2019) sobre o conceito de lugar de fala; e c) a memória como indutora de performances de rua, como base de criação de obras artísticas desalienantes que, em um diálogo entre o passado e o presente, expõem, performaticamente, questões que potencializam o respeito com as diferençasDissertação Acesso aberto (Open Access) Alair Gomes e Alvin Baltrop: o voyeurismo e o flaneurismo pornoerótico na fotografia gay dos anos de 1970(Universidade Federal do Pará, 2013-06-13) BARATA, Rodrigo Otavio Maroja; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Este estudo objetiva analisar o interdito da pornografia na arte relacionado à nudez masculina, investigar o voyeurismo e o flaneurismo sensuais e o pornoerotismo na arte e suas consequências estéticas, além da subversão da pornoarte pós-interdito e de como ela é encontrada na fotografia gay e voyeur/flâneur de Alair Gomes e de Alvin Baltrop, artistas que abraçaram a nudez masculina e realizaram um vasto trabalho como eternizadores do ícone gay originado nos anos setenta.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alma de papel: proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir(Universidade Federal do Pará, 2017) RIBEIRO, Brena Gomes; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amanheceu, paid’égua!: o sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense(Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) PUGET, Dayse Maria Pamplona; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira. O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas. Em se tratando de uma pesquisa cujo objeto está inserido em escolas de samba, ela se embasa no contexto da Etnomusicologia a partir do olhar de teóricos que a fundamentaram. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas enredo. Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, etnomusicologia, samba, samba de enredo, ditadura militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens. O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes no carnaval paraense. Após a obtenção dos dados procedi à análise dos sambas e dos processos criativos dos seus compositores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amatória: práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da memória líquida de seu corpo(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) GARCIA, Maryori Katherine Cabrita; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592O presente trabalho em artes, intitulada “Amatória, práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da memória líquida de seu corpo” contém oito livrinhos, A-M-A-T-Ó-R-I-A, onde estão presentes meus processos poéticos: ilustrações, rascunhos poéticos, memes poéticos, fotografias, colagens, relatos e crônicas, as quais são experiências de arte/vida/gênero. Memórias líquidas de amores/desamores pessoais e familiares desaguadas nas minhas mínguas, lágrimas, alegrias, suores, mudanças, mortes, raivas, sangues, dores, ódios, feminicídios, estupros, assédios, perdas, interrupções voluntárias da gravidez, pulsões, mãosturbações. Aqui tudo mergulha em mim, como mulher, filha, neta, amiga, estudante, feminista, professora, pesquisadora, artista, deusa, animal e humana. Todas elas me desdobram nos agires da minha vida cotidiana e criativa. Não obstante, os oito livrinhos em Amatória vão deixando seu flutuar de passados/presentes. A possibilidade de criar/sentir práticas curativas no corpo. Insistir em práticas amorosas diferentes para se contrapor às práticas de ódio do sistema patriarcal, que é narrado como amor, mas é machista, sexista, racista, explorador, misógino e - a meu ver – existente em nossas sociedades da América do Sul e América Latina. Porém, deixo aqui os fatos emborráveis. No entanto, vocês acharão uma escrita que sana dores. Joguei fora experiências amargas que levam as marcas da violência de gênero. O percurso todo são práticas amatórias, com o fim de partilhar a importância de caminhar sozinha, de tomar tempo para si, de cuidar de si, escutar-nos, de dar-nos ternura, fortalecer nossos imaginários corporais, sexo -afetivos e exercitar nossa autonomia como sujeitas criadoras de novos vínculos com o corpo, o sexo e os relacionamentos. Reafirmar-nos criadoras e merecedoras de amor próprio! Minha intenção é reescrever novas memórias líquidas e amorosas em meu corpo, pois sou uma feminista amorosa que deseja dar seus grãos de águas neste caminho da vida, da vida criativa e vida sexual. Expus uma narrativa às vezes muito repetitiva quanto à criança e meu Eu social, como mulher, latina e heterossexual de seus contextos familiares andinos e venezuelanos, tentando acolher as imagens da minha mãe e as vovós de minhas lembranças, e assim nos reconciliar. Para fins metodológicos usei fontes diversas: feminismos negros plurais, romances de escritoras negras brasileiras, textos de antropologia, crítica de arte, psicologia terapêutica, poesia; desencadeados numa cachoeira de Mar-Rio, onde se misturam as águas barthesianas e os fluxos críticos e amorosos das escritoras e feministas Lívia Natália, Conceição Evaristo e Vilma Piedade, entre outras, que deram-me a cachoeira de água salobre e outras bem doces, enquanto nadei até o fundo de meu corpo, e por isso me acharão narrando em primeira pessoa e outras vezes como as outras flores que moram em mim, pois sou uma floresta múltipla e inconclusa. Meus processos da vida/arte não têm resultados, nem dados, só têm experiências, exercícios que saem das minhas memórias líquidas de lá da Venezuela e de meu percurso Rios-risos, daqui de Belém do Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Amazoniana, transzamazônia, transarte: a geoestética(Universidade Federal do Pará, 2015-08-17) PRADO, Alcidean Augusto Brasil; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156; MANESCHY, Orlando Franco; http://lattes.cnpq.br/6198572031091761Em Amazoniana, Transzamazônia, Transarte: a Geoestética abordar-se-á questões sobre o lugar da imagem na Amazônia, o lugar da matéria na região, o lugar do tempo na Amazônia. Como esses ciclos de tempos entre o espaço da imagem, o território da matéria e a entropia se dão na Amazônia, é o que decidirá quando e como surgem os ciclos da Amazoniana. Amparado no objeto de pesquisa, o projeto Amazônia, lugar da Experiência1, começa a pensar a região pelo substrato do projeto, a Coleção Amazoniana de Arte, para chegar à Amazônia como objeto maior a ser investigado na compilação dos quatro ensaios de visualidade, os quais são subdivididos por sete mônadas². Partindo para a Amazônia por questões suscitadas pela Amazoniana e com o objetivo de trazer à luz os efeitos e estados da região sobre questões da Estética, da Imagem e da Arte para discutir domínios da visualidade sob o desenvolvimento da Amazônia, a partir de uma pergunta: “Qual o lugar da imagem na Amazônia?”.Tese Acesso aberto (Open Access) Os amigos que desconheço : performance(s) do caminhar e a guerrilha dos cuidados no Antropoceno(Universidade Federal do Pará, 2022-06-22) MOTA, Artur Dória; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692Os amigos que desconheço é um processo de criação artística e poética concebido como uma performance caminhante em que o caminhar é composto como um fundamento e qualidade de guerrilha e posto em prática como um cuidado de pensamento e ação em relação à emergência e a permanência do Antropoceno. Se o Antropoceno, a época geológica do homem, o homem tornado força geológica, indica um tempo inexorável de intensificação das catástrofes em todo o planeta, como é possível caminhar-viver por entre catástrofes? E o que o caminhar pode nos fazer ver e criar como linha de fuga e deserção em relação ao modo como temos vivido, sobretudo, frente às estruturas de colapso que são os grandes centros urbanos? Assim, este caminho artístico é pronunciado através dos impactos e das metamorfoses que afetam o performercaminhante em um mundo que rapidamente e violentamente se atropela de novas premissas à vida. Os calçados, nesse sentido, se situam como o ponto de partida que o orientam na trama deste processo-caminho. Aparecem como imagens espectrais que insinuam tragédias. Calçados nas ruas: que dizem da falência do mundo e o que podem sugerir de histórias e/ou situações que suscitem sensibilidades e/ou cuidados que nos fortaleçam e/ou apontem outros caminhos? Para pensá-los nestes termos, performei um modo de ir e de me fazer ao encontro deles; sou seu amigo, eu lhes disse. Junto a eles é que esse processo foi se alargando – dando origem, inclusive, a séries performativas consequentes – e sendo esculpido através de inúmeras linhas de escrituras e densidades literárias, entre enxertos e estratos de pensamento, fragmentos poéticos e insinuações teóricas e/ou imagéticas, que especulam e discorrem, à sua maneira, acerca dos modos e das possibilidades de caminhar e, portanto, de existir, em um mundo cada vez mais hostil ao corpo e aos corposDissertação Acesso aberto (Open Access) Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003(Universidade Federal do Pará, 2013-06-26) MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a presença negra na pintura de artistas locais na primeira metade do século XX. Parte do pressuposto de que para compreender a presença do segmento afrodescendente na sociedade local é imprescindível buscar indicativos das representações sobre esse segmento e de que maneira tais representações são apropriadas para estabelecer visibilidade à identidade afrodescendente. A metodologia adotada neste estudo envolveu pesquisa em acervos de instituições museológicas de Belém, sobre a ocorrência de pinturas de artistas paraenses com produção voltada à representação negra, com destaque aos artistas plásticos Antonieta Santos Feio, Waldemar da Costa e Dahlia Déa. Este trabalho em campo foi fundamental para estabelecer a seleção de quais quadros e autores subsidiam adentrar na temática da representação afrobrasileira na pintura local. A relevância desta pesquisa para a área de Arte/Cultura Afrobrasileira e para as disposições da Lei 10.639/2003 é a possibilidade de refletir acerca da presença do negro na sociedade local, uma vez que considera a dimensão da diversidade cultural como fenômeno histórico-social capaz de desarticular concepções eurocêntricas de referenciais epistemológicos e de representação visual. Nesta perspectiva, a participação negra e sua devida contextualização permitirão construir novos discursos sobre a visibilidade afrodescendente na História da Arte e Cultura Paraense.Tese Acesso aberto (Open Access) Ânima trama: dança e artes mágicas como processo de autocriação.(Universidade Federal do Pará, 2021-02-01) LAVAND, Ana Rosangela Colares; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Esta é uma tese memorial que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra de dança contemporânea Ânima Trama, adotando como mote a dimensão feminina familiar da pesquisadora e suas relações com as poéticas manuais femininas, práticas artesanais que se utilizam de tecido, linha e agulha. A pesquisadora declara ser aranha tecelã e assume como corpo de pesquisa suas oito pernas, as quais são dimensões de percepção e análise da obra, ou espaços por onde o processo de criação se espalha. A metodologia de pesquisa é entendida como uma teia labirinto, metáfora da produção de conhecimento em arte, teia porque a matéria que a compõe é orgânica, visceral e de natureza sutil, pois advém do corpo da pesquisadora, e labirinto por suas múltiplas possibilidades de percurso, onde perder-se é sempre possibilidade. O fio condutor da pesquisa é o fio da vida aqui representado pelo cordão umbilical e a partir desta ideia de linhagem feminina, sua dimensão mágico-religiosa e suas tessituras, a pesquisadora apresenta a noção de autocriação, por afirmar que enquanto cria a obra vivencia uma série de questionamentos e ajustes de coerência frente ao mundo e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Animação Audiovisual Paraense: formação do campo e narrativas quadro a quadro(Universidade Federal do Pará, 2018-11-14) DUARTE, Andrei Miralha Padilha; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos (Melgaço-PA)(Universidade Federal do Pará, 2015-05-28) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Nesta pesquisa objetivamos analisar poéticas orais em vozes de moradores que habitam a cidade de Melgaço, no Marajó das Florestas-PA. Tomando por base o entrelaçamento rural-urbano na Amazônia e considerando que uma série de pesquisas sobre narrativas orais centraram-se em territórios rurais, interpretamos estas narrativas como modos de vida, criação, vivência artística e cultural produzidas em poéticas da voz, performances e estéticas por moradores urbanos de Melgaço; mapeamos movimentos criativos para apreender formas como os narradores socializam estas histórias que são inventadas, recriadas, sofrem adaptações ou entram em desusos nos viveres urbanos. Seguindo orientações teóricas dos Estudos Semióticos, Literários, Linguísticos, Psicológicos, Antropológicos e Culturais, em conexões com o campo da Arte, por meio da metodologia da História Oral, esforçamo-nos para adentrar a poeticidade oral de uma cidade da Amazônia Marajoara, captando a estética do imaginário que se elabora no cotidiano do sabercriar, gestado na arte do contar e do ouvir por moradores de Melgaço. Em nossa percepção, as narrativas orais urbanas recuperam, em seu conteúdo, memórias afroindígenas, heranças históricas, saberes práticos, artísticos, simbólicos, psicológicos, filosóficos e religiosos transmitidos de geração a geração em forma de aconselhamento e conduta humana. Mergulhados neste universo, descobrimos, pela morfologia da arte oral, que Melgaço, na voz de cada depoente, é o lugar de acolhimento, trabalho, encontros entre amigos e luta pela vida. Pelas vozes performatizadas, os poetas-narradores exteriorizam sentimentos de dedicação, carinho e amor pela cidade. A poética da voz visibiliza estéticas do imaginário local em que a arte de narrar tem um valor singular na vida de cada poeta por compartilhar felicidade, deleite para a alma, terapia para o corpo, momento de encontro e diálogo com o outro, entrelaçando diferentes tempos, espaços e gerações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte e mídia digitais: as relações de hibridação nas obras de artemídia de Giselle Beiguelman(Universidade Federal do Pará, 2012-03-29) LIMA, Diogo Chagas; SAMPAIO, Valzeli Figueira; http://lattes.cnpq.br/6142863342585522A Artemídia emerge como campo de estudos, leva em conta intercâmbios culturais e artísticos na contemporaneidade da Arte. Hibridação de conceitos e práticas se ressalta nas interpenetrações de avanços na Arte, Ciência e Tecnologia. Objetiva-se estudar as relações de hibridação nas obras de Artemídia da artista brasileira Giselle Beiguelman. Analisar a ubiquidade, os espaços híbridos, nomadismo e intermedialidade nos fluxos das teleintervenções e propostas metalinguísticas da artista. Dessa forma, abordamos a emulação da ação sistêmica da natureza; a metalinguagem de códigos do impresso e do digital; a intermedialidade dos objetos híbridos de sons, imagens e palavras; interfaces interativas. Discutimos espaços híbridos nas propostas interativas com tecnologias nomádicas. A noção de fluxo é aplicada às relações de hibridação encontradas nas obras. Apresentam propostas metalinguísticas na Internet e teleintervenções. As propostas metalinguísticas empregam morfogêneses e intermedialidades para desenvolver híbridos do impresso e do digital, e expandir o sentido do livro no ciberespaço, reciclando os códigos do livro no/com o digital. As teleintervenções produzem espaços híbridos, conectam ruas, galerias de arte e websites, através de dispositivos nomádicos. Essas obras atuam no contexto de ubiquidade e de ampliação da interação em situações de trânsito entre espaços. Os desvios nas lógicas de programação proporcionam relações de hibridação. As propostas estéticas colocam os fluxos em primeiro plano. O papel da artista se faz programadora de interfaces e de eventos. Emerge a relação sistêmica da obra com o interator.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “Arte em movimento dialógico”: uma experiência criativa em dança a partir de diálogo entre ballet clássico e danças regionais paraenses(Universidade Federal do Pará, 2014-06-10) COUTINHO, Lucienne Ellem Martins; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Esta pesquisa visa ao dialogismo como forma de construção de um saber teórico-prático, como espaço de relação entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais Paraenses em uma experimentação cênica em dança vivenciada em sala de aula, com adolescentes do Projeto “Arte em Movimento” da Instituição Lar de Maria, em Belém do Pará, no segundo semestre de 2013. A pergunta da investigação foi a seguinte: Como realizar um diálogo entre técnicas provenientes do Ballet Clássico e outras advindas de Danças Regionais, de forma lúdica e criativa, com adolescentes, tendo como resultado uma experimentação cênica diversificada e inovadora em Dança? O lúdico no sentido prazeroso, capaz de criar um clima de entusiasmo. É este aspecto que envolve emocionalmente o indivíduo, que torna a atividade de forte teor de motivação, um grande gerador de estado de euforia e vibração. E o criativo pelo prazer da descoberta do corpo, dos movimentos, do espaço, do diálogo, da interação. Como objetivo geral, pretendi investigar o processo dialógico dos elementos técnicos do Ballet Clássico com os de Danças Regionais na construção de uma experimentação cênica em dança de forma lúdica e criativa. Para o desenvolvimento deste estudo, realizei uma pesquisa-ação. Nela, investiguei: a relação entre a teoria e a prática no que tange aos elementos técnicos do Ballet Clássico e de Danças Regionais; os elementos que se assemelham entre tais técnicas; a contribuição que posso dar para futuros trabalhos que visem a um diálogo ético e estético entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais. O desenvolvimento desta pesquisa envolveu tanto os objetivos presentes no Projeto “Arte em Movimento” - por exemplo, o de inclusão social através da dança -, quanto os objetivos que eu construo em meu próprio planejamento docente, entre eles o estímulo à criatividade, ao conhecimento e ao respeito à Cultura, à Arte, e principalmente, à Dança. Os resultados da pesquisa apontaram, na relação entre teoria e prática no que tange aos elementos técnicos do Ballet Clássico e de Danças Regionais: tanto no ballet quanto em danças regionais trajetória de saltos, giros, deslocamentos frontais, laterais, verticalidade; as danças regionais na vertente da teatralidade formada pelos “microeventos da vida cotidiana”, e o ballet clássico na espetacularidade formada pelos “macroeventos que ultrapassam a rotina, são extracotidianos”; um diálogo ético e estético entre as técnicas do Ballet Clássico e de Danças Regionais, numa mesma cena; demonstração de processos de criação envolvendo danças regionais em experimentações e discussões por meio do dialogismo entre técnicas consideradas distintas; e retificação de ideias obsoletas no que tange ao ballet clássico, visto pelo “senso comum” apenas como uma forma de dança fechada - ao contrário, saliento-a como uma dança étnica, atrelada à sociedade na qual surgiu.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A arte na sua cotidianidade: uma percepção de arte na Feira do Guamá(Universidade Federal do Pará, 2013-07-01) CASTRO, Marina Ramos Neves de; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778A dissertação desenvolve uma abordagem da arte enquanto socialidade a partir de um enfoque no quotidiano da feira do Guamá. Para tanto, utilizando um marco referencial centrado em Simmel e em Maffesoli, partimos de uma perspectiva compreensiva, observando a feira enquanto “forma social”. Compreendemos, assim, por forma, o resultado de um processo social de construção do sentido que se desenvolve ininterruptamente, através das relações sociais. Procuramos perceber como essas relações sociais são produzidas a partir de sentimentos partilhados: de um sentir-junto, de experiências comuns, sensações, emoções da vida de toda ordem, enfim, que ganham sentido quando vividas e percebidas em conjunto. Propomos que esse sentir-junto, no caso tratado, o da feira do Guamá, conforma formas sociais, as quais identificamos como fazendo parte de um processo de “transmanência”, dessa maneira produzindo uma estética e quiçá uma arte, que resulta nas relações estabelecidas no banal da quotidianidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte na TV: reflexões sobre matérias de arte em telejornais paraenses(Universidade Federal do Pará, 2011) ANDRADE, Ana Paula Dias; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Arte e comunicação, duas áreas do conhecimento capazes de provocar reflexões e questionamentos sobre a realidade humana, ainda precisam afinar o (com)passo. Esta dissertação propõe uma parceria entre os dois campos, para que juntos possam contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade crítica e enriquecida culturalmente. O ponto de convergência escolhido para o estudo é a mediação de informações sobre arte pelo telejornalismo paraense. Será que os telejornais valorizam, incentivam e dão visibilidade às pautas sobre arte, principalmente locais? Na tentativa de responder esta e outras perguntas, mergulha-se em uma pesquisa bibliográfica abordando temáticas referentes à linguagem artística e à televisiva, à crítica de arte e ao jornalismo cultural, levantando pilares para compreensão de como a TV, enquanto veículo de comunicação de massa, deve atuar para a correta mediação da informação artística. A partir de levantamento teórico, observa-se, na prática, matérias jornalísticas veiculadas em telejornais de emissoras paraenses de canal aberto: TV Liberal (Rede Globo); TV RBA (BAND) e TV Cultura do Pará (emissora pública); escolhidas para esta análise de conteúdo. Na pesquisa, as matérias trazem temáticas artísticas, parte do cenário contemporâneo. Coletar material de canais distintos colabora com a observação de como é abordada a informação artística em cada emissora; se é dada visibilidade à temática, valorizando-a; e se há incentivo, motivação ou colaboração com a formação do público de arte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A arte popular entre o real e o imaginário: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges(Universidade Federal do Pará, 2016-07-08) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A arte popular entre o real e o fantástico: o imaginário na xilogravura e no cordel de J. Borges usa uma investigação sobre a Arte Popular através do estudo da arte de J. Borges e os vários olhares voltados a esse tema desde a primeira metade do século XX. A pesquisa sublinha o entendimento e o posicionamento de artistas e estudiosos sobre o papel da arte do povo brasileiro na criação de uma identidade nacional e cultural, assim como o espaço da arte popular no sistema de arte; particularmente os aportes de Mário de Andrade e Lina Bo Bardi e as considerações de Gilbert Durand e Michel Maffesoli sobre o imaginário. Ao longo dessa narrativa é traçado um panorama possível da arte popular e sua evolução (ou evolução do seu estudo e debate) para ambientar e situar o tema historicamente até os dias atuais. Em meio a isso, a pesquisa apresenta o artista pernambucano J. Borges, reconhecido por seus cordéis e suas xilogravuras. O trabalho tenta demonstrar como o artista é influenciado pelas mais diversas questões e transpõe isso para seu trabalho, fazendo dele um relato de experiências cotidianas, sociais e imaginárias. Pesquisa bibliográfica com entrevistas e observações de campo e de vida se encontram para construir este trabalho e formar uma base - entre tantas possíveis - sobre a qual se pode pensar e discutir a arte popular brasileira.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte, Educação, Cultura no interior do Pará: Um estudo de caso na E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, Castanhal - PA(Universidade Federal do Pará, 2023-11-24) SETÚBAL, Mylena Monteiro; COUSTON JUNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654Esse estudo objetiva analisar e demonstrar, a partir de um estudo de caso, o negligenciamento na sistematização de seus espaços de arte na cidade de Castanhal – PA, pela falta de investimentos nas diversas formas de contato com a cultura, seja de formal, não-formal e/ou informal. Sob uma lupa, está a realidade, história e formação desta cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho de educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Através de observação, entrevista e projeto na escola citada acima, nota-se que uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” e um melhor diálogo para com seu alunado pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultura no interior dessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte, imaginação e criação com crianças da cidade de Benevides-PA(Universidade Federal do Pará, 2025-05-15) CALDERARO, Kelly Lene Lopes; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a pintura das crianças, e o que estas podem representar em sua vida. Especificamente nesta pesquisa foi estabelecido a escuta de crianças, através de desenhos sobre o território de Benevides, Pará, e procurar estabelecer relações com sua vida buscando os conceitos de Imaginação e Arte na infância. Para embasamento conceitual considerou-se a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vigotski (2014), na qual observa-se que, quanto mais rica culturalmente a experiência humana for, maior será o material disponível para sua imaginação e criação. Vendo por esta perspectiva, a imaginação da criança estaria expressivamente aberta a inúmeras experiências criativas considerando que ela, quando comparada ao adulto, não estaria com seu repertório permeado por marcas de vivências já amplamente experimentadas. E é neste sentido que o projeto Arte, Criança e Cidade buscou esta vivência de escuta, para dar voz as crianças e trazê-las ao centro do processo, no qual estas podem sim participar da construção de um território, pois tem a percepção do lugar em que vivem e desejos a serem realizados para este lugar demonstando sua sensibilidade e afetividade. É nesse sentido que se ressalta a importância do olhar tanto para as experiências que a criança já possui quanto para àquelas que estão em aberto. Observar as relações que se estabelecem entre a criança, a arte e sua criação. A metodolofia utilizada foi a pesquisa participante. A técnica aplicada foi a escuta de crianças, através de desenhos, em quatro praças públicas no território de Benevides, com a ergunta norteadora de como elas vêem esta cidade e como gostariam que a mesma estivesse? Foram coletados setenta e oito desenhos para análise de construção dos resultados. Da mesma forma, na metodologia desenvolvida foi realizada pesquisa bibliográfica, cujos dados apresentados provêm de livros, dissertações, teses, pesquisas divulgadas em periódicos e apresentações de trabalhos científicos. Para análise destes esenhos foi utilizado médoto da análise do discurso e o embasamento de Vygotsky sobre a Arte e a maginação.Espera-se que esta pesquisa, junto a outras pesquisas, possa contribuir para o espaço acadêmico, assim como para dar maior visisbilidade a importância de escuta as crianças, seus anseios, ideias e sonhos, através da Arte e da Imaginação.Tese Acesso aberto (Open Access) Arte-Educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade(Universidade Federal do Pará, 2020-11-20) SOUSA, Maria Jucilene Silva Guida de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217O propósito deste trabalho parte da ideia-força de que Arte-educação e Psicologia podem ser aliadas no processo psicoterápico de determinados fenômenos relacionado ao comportamento humano. Tem a assertiva de que ao serem utilizadas, ambas não perdem sua importância frente ao objeto de estudo, isto é, sem que nenhuma seja descaracterizada, subjugada ou coisificada em função da outra, nem submetida a uma mera funcionalidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a Educação Musical pode ajudar na qualidade de vida dos pacientes com depressão e /ou ansiedade. Para tanto, o problema de que norteou a pesquisa, é descrito da seguinte forma: como a Educação Musical pode ajudar no tratamento de pessoas com Transtornos de Depressão e/ou Ansiedade? Diante desse problema é possível entender que o exercício da Arte-educação pela Educação Musical não é uma tarefa apenas de Educadores Musicais, dentro das salas de aula, mas pode ser também de Psicopedagogos e Psicólogos, que trabalham na área da Saúde e que buscam se qualificar na área de Educação Musical, para aplicá-la nos contextos psicopedagógicos e psicoterapêuticos, por meio de objetivos claros e definidos na promoção de saúde individual e coletiva. O estudo demonstra como é possível aplicar a Arte-educação em Psicologia, num processo interdependente e dialógico, sem perda de sua essência, já que todas elas priorizam o sujeito em suas diferenças. Para tal consecução utiliza o método Fenomenológico que busca compreender um fenômeno e não necessariamente explicá-lo. Como tipo de pesquisa, esta tese é qualitativa e fez a pesquisa Teórico-aplicada, por meio da Observação Participativa em um laboratório de experimentação no Serviço de Psicologia e Psicopedagogia da Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís-MA, para dois grupos de pacientes com transtorno de depressão e ou ansiedade: um para intervenção com atividades em Educação Musical e outro para testagem comparativa de resultados. Obteve como resultado, a constatação de que o grupo de pacientes, que teve atividades de Educação Musical no processo de intervenção psicológica e psicopedagógica obteve 100% de melhora comportamental, de acordo com os testes e reteste aplicados e com o parecer da equipe multidisciplinar de acompanhamento, enquanto o grupo de pacientes que não teve atividades em Educação Musical obteve somente 20% de melhora. Conclui, portanto que foi confirmado a hipótese inicial de que a Educação Musical contribui para minimização de transtornos depressivos e ou de ansiedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artes carnavalescas: processos criativos de uma carnavalesca em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2012-06-19) PALHETA, Cláudia Suely dos Anjos; RODRIGUES, Carmem Izabel; http://lattes.cnpq.br/5924616509771424; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este trabalho apresenta como artes carnavalescas as expressões e representações artísticas presentes em ateliês e barracões das escolas de samba durante a produção de um desfile carnavalesco, incluindo textos de sinopses de enredo, letras de sambas-enredo, desenhos, fantasias e alegorias. Trata-se de um estudo realizado a partir de minhas ações como carnavalesca em três escolas de samba de Belém: Academia de Samba Jurunense, em 2005; Grêmio Recreativo Deixa Falar, em 2006, 2007, 2008 e 2009 e Associação Carnavalesca Bole-Bole, nos anos de 2010 e 2011. A partir do registro de memórias, experiências e observações, elaboro uma auto-etnografia de meus processos criativos, ao mesmo tempo em que busco contribuir para uma etnografia dos processos criativos do carnaval paraense.
