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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) LAGE, Leandro RodriguesO objetivo do texto é apresentar as linhas gerais de uma proposta epistemológica e também metodológica no debate em torno das imagens enquanto expressões afetivas da indignação, da convicção e do desejo. Busca-se examinar fotografias dos regimes artístico e fotojornalístico enquanto alegorias do sofrimento e da resistência dos povos amazônicos, com a intenção de discutir como essas imagens agenciam e dão expressão visível e sensível a experiências de sofrimento, a fisionomias do tempo histórico, a sobrevivências do desejo e a subjetivações políticas. A proposta assume o experimentalismo do saber por alegorias, ensaiando a produtividade teórico metodológica da episteme alegórica benjaminiana na legibilidade das imagens e tensionando as formas, correspondências, temporalidades e convenções no exame de imagens que ofereçam uma apreensão da história como anacronia dos sofrimentos e das lutas. O pano de fundo dessa abordagem é o vínculo inextrincável entre imagem e política.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Os ciberconsumidores e a ciberpublicidade: marcação interagente e interações reativas como práticas de consumo no facebook(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2018-06) SOUSA, Thatianne Silva; MARQUES, Jane AparecidaNeste artigo, apresentamos reflexões acerca de práticas de consumo desenvolvidas por ciberconsumidores a partir da forma como eles interagem com (e a partir) da ciberpublicidade nas redes sociais na internet, especificamente no Facebook. Realizando uma breve abordagem teórica sobre os conceitos de ciberpublicidade e a atuação dos ciberconsumidores, descrevemos o percurso metodológico que nos auxiliou na análise das interações e na identificação de práticas de consumo cultural e midiático que denominamos como marcação interagente e interação reativa simbólica.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Circulação das discussões teóricas e epistemológicas da comunicação no norte do Brasil(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015-06) MALCHER, Maria Ataide; LOPES, Suzana Cunha; MIRANDA, Fernanda ChocronEste trabalho é orientado pelo seguinte questionamento: qual a circulação (BRAGA, 2012a) das discussões do GT Epistemologia da Comunicação da COMPÓS no âmbito da formação de mestres no Norte do país, considerando o GT como um dos principais espaços de atualização das discussões sobre essa temática no Brasil? Nosso primeiro foco foi identificar a circulação dos textos e autores integrantes do Grupo nas referências das dissertações já defendidas no PPGCOM-UFPA e no PPGCCOM-UFAM. Encontramos a citação de alguns autores do GT, que se dá principalmente a partir de textos mais antigos, o que revela uma defasagem das discussões sobre teorias no Norte. Com esse levantamento, percebemos também a grande presença de outros textos sobre Teorias da Comunicação. Por isso, em um segundo momento, agregamos à discussão experiências empíricas de sala de aula no PPGCOM-UFPA, por percebermos que esta ainda é um dos principais ambientes de circulação desses conhecimentos no Norte.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020-06) CASTRO, Marina Ramos Neves deNosso objetivo, com este trabalho, é discutir a relação entre a comunicação intersensorial na conformação do gosto vivenciado na feira do Guamá. Nosso trabalho parte de uma etnografia sensorial (PINK, 2010; 2009 [2017]) realizada entre agosto de 2011 e agosto de 2017. Utilizamos como procedimento teórico metodológico a fenomenologia de Gadamer (1976) e de Merleau-Ponty (1945), procurando estabelecer uma fusão entre a reflexão etnográfica e a redução, ou a descrição fenomenológica, com o objetivo de escavar os sentidos das interações sensoriais a partir dos processos de comunicação dos sentidos do corpo e produzidos através dele nas formas de interagir na feira do Guamá e, a partir de então, na conformação do gosto ali vivenciado. Ou seja, procuramos compreender como o gosto na feira é produzido a partir dos processos cognitivos percebidos pelo corpo e, ao mesmo tempo, produzido pelos sentidos no seio das interações ali produzidas, gerando processos comunicacionais e, participando, assim, do engendramento e das sociações ou formas sociais (SIMMEL, 1983, 2006; 2013) ali geradas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Comunicação em ouvidoria: um modelo de prática organizacional para os hospitais universitários federais(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) NOBRE NETO, Pedro Germano; MOURA, Flavia de Almeida; RABELO, Melissa Silva Moreira; SANTOS, Protásio Cézar dosEste artigo resulta de uma pesquisa que buscou entender as práticas comunicativas da Rede de Ouvidorias da Ebserh, sob a ótica da tríade manifestação de Ouvidoria, pesquisa de satisfação e acesso à informação, na perspectiva de que elas podem ser analisadas no contexto da comunicação organizacional. A partir de um entendimento de rede social enquanto construção de vínculos relacionais entre indivíduos e de uma metodologia qualitativa, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica; pesquisa documental sobre a legislação vigente; observação participante; questionário; e entrevista. Concluiu-se que a comunicação nas ouvidorias pode ser orientada e padronizada, sendo produzido um Modelo de Comunicação em Ouvidoria, com duas ações: proposta de treinamento e um guia com a orientações gerais de práticas comunicativas na Ouvidoria.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) MALCHER, Maria Ataide; RODRIGUES, Ronaldo de OliveiraNeste artigo são apresentados dados de observação dos processos de consumo e assistência de programas telereligiosos das Igrejas Católica (IC) e Assembleias de Deus (AD) por jovens moradores de Breves-Marajó, no Pará. A partir de uma agenda de observação, foram identificadas e analisadas as estratégias de uso de anúncios publicitários em programas veiculados em TV aberta das Igrejas Católicas (TV Nazaré e Canção Nova) e das igrejas Assembleia de Deus do Brás e Vitória em Cristo, a partir da percepção de jovens católicos e assembleianos. Enquanto a IC tem utilizado com mais cadência a exploração de anúncios em sua programação de TV, a AD mostra esse recurso como sua principal estratégia dentro dos programas telerreligiosos. De modo geral, observações que as práticas de consumo institucionalizadas pela igreja e os processos de consumo estabelecidos pelos jovens não podem ser compreendidos em uma perspectiva isolada das demais mediações implicadas no cotidiano do grupo investigado.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura, sensibilidade e comunicação intersensorial: as festas das aparelhagens no Estado do Pará(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2021-06) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Hans Cleyton Passos daO artigo se propõe a pensar as festas de aparelhagem, tradicionais eventos festivos do estado do Pará, a partir de sua dimensão tecnológica e assim, enquanto dinâmica de criação, produção e reverberação sensorial. A partir de uma pesquisa etnográfica e refletindo sobre a importância dos dispositivos tecnológicos presentes nas aparelhagens, busca-se compreender a comunicação intersensorial presente nesses eventos e, da mesma forma, os sentidos de cultura e de intersubjetividade. Nesse percurso, discute-se a relação entre comunicação, cultura, tecnologia e sensorialidade utilizando Le Breton (2016a; 2016b), Laplantine (2017) e Anonimizado (2018). Também recorre-se a Miller (2008; 1998) e Gonçalves (2007) para refletir sobre a cultura material produzida em torno dos artefatos tecnológicos das festas e a Anonimizado (2020) para debater a problemática da comunicação intersensorial.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2013-06) BAENA, Talita Cristina Araújo; AMARAL FILHO, OtacílioO artigo analisa a experiência musical do espetáculo e projeto de divulgação da música produzida no estado do Pará, denominado Terruá Pará. Para este exercício de análise e reflexão, o artigo relaciona a experiência do Terruá Pará com estágios da música popular massiva e aspectos históricos e identitários da cultura da música na Amazônia Paraense. Partindo da concepção de que “o princípio da midiatização orienta a priori a representação e a interpretação dos fenômenos comunicacionais” (Muniz Sodré), o artigo descreve o espetáculo e conclui que além de uma política de estesia, o Terruá Pará é produto de uma espécie de metonímia das experiências musicais vivenciadas no território paraense, pronto para ser comercializado no mainstream.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Estrada de ferro Belém-Bragança: sujeitos, memórias e narrativas na Amazônia paraense(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2018-06) COSTA, Vânia Maria TorresEste artigo problematiza significações e interações comunicacionais de sujeitos sociais, seguindo-se o percurso da antiga Estrada de Ferro Belém Bragança (EFB), desativada pelo governo militar em 1965. O trem, como meio de comunicação, nos instigar a refletir sobre as relações, aglomerados e cidades que foram surgindo a partir de suas viagens e deslocamentos, assim como os núcleos familiares que se formaram às proximidades da via férrea. As narrativas memoráveis sobre a referida ferrovia nos servirão de mapa simbólico inicial para problematizar as relações entre comunicação, cultura e identidades na Amazônia paraense. Livros, fotos, mapas, blogs e vídeos são pistas para buscar os rastros do trem de Bragança e de seus passageiros por meio de suas narrativas. Percebe-se o modo como tais textos produzem no tempo a totalidade dessa experiência, que atravessou vidas em épocas datadas como acontecimento lembrado em busca da construção de si a partir da memória coletiva.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Uma etnografia sensorial do fazer a feira na feira do Guamá(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019-06) CASTRO, Marina Ramos Neves deEste trabalho parte de uma etnografia realizada em uma feira em Belém, entre 2011 e 2018. Buscamos transitar no campo de diálogo entre Comunicação e Antropologia, explorando a proposição uma “etnografia sensorial” (PINK, 2009; 2010) e a discussão sobre a partilha do sensível feita por Laplantine (2007); Caune (2014) e Le Breton (2016a; 2016b; 2017) para compreender as formas sociais (SIMMEL, 2013) do gosto no espaço pesquisado. Na empreitada ressaltamos as implicações das experiências sensoriais vivenciadas no fazer a feira através das interações lá vivenciadas; como estas constroem certa estética, certa maneira de estar-junto que reverbera-se na quotidianidade do fazer a feira.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Explorando a memória sobre a homossexualidade em jornais de Belém: estudo preliminar de 1901 e 1911 na Folha do Norte(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019-06) SANTA BRÍGIDA, Jessé Andrade; SEIXAS, Netília Silva dos AnjosO objetivo deste trabalho foi observar as memórias sobre os homossexuais no jornal Folha do Norte no início das duas primeiras décadas do século XX em Belém, Pará, na perspectiva de um estudo histórico e exploratório, haja vista que a menção à homossexualidade nos meios de comunicação não é tão nova e que os discursos sobre o homossexual estão inscritos em uma rede de memórias a qual tais meios integram e, ao mesmo tempo, possibilitam-nos acessá-la, mesmo que em partes. Como parâmetro, partimos dos estudos de James Green, que aponta o mês do Carnaval como época propícia para a emergência de notícias com a presença de homossexuais nas ruas. Observamos 57 edições do jornal no mês de fevereiro de 1901 e 1911, sendo encontrados quatro textos com a temática buscada, que compuseram o corpus de análise. Na Folha há uma construção enunciativa semente para os casos observados, trazendo a natureza como um elemento que prenuncia ou contextualiza as práticas homoeróticas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Gaby Amarantos, vestida para causar: interfaces entre moda e comunicação(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha de; LIMA, Regina Lúcia Alves deA partir da percepção de um constante recurso a uma dimensão comunicativa da moda nos estudos que compõem os fashion studies, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, propomos pensar em como alguns desenvolvimentos contemporâneos no campo da comunicação contribuem para abordar processos caros aos estudos de moda. Principalmente por conta da preocupação com uma dimensão interacional/relacional presente nos dois campos. Após apresentarmos a proposta de interface, dedicamo-nos à análise dos figurinos da cantora paraense Gaby Amarantos, a fim de apontar como essa perspectiva se aplica ao estudo de casos empíricos.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) As guitarradas paraenses: um olhar sobre música, musicalidade e experiência cultural(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2012-06) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo discute a mediação cultural presente nas “guitarradas”, gênero musical paraense de expressivo sucesso popular, que tem sido midiatizado de maneira cotidiana e significativa no espaço regional. Observando a cena musical construída em torno das “guitarradas”, o artigo discute a dimensão sociocultural do fenômeno, percebendo como ele produz experiências coletivas sensíveis, estéticas, comunicativas e que, em consequência, impactam sobre a produção de narrativas identitárias, com sua inerente dimensão política. Para compreender esse fenômeno propõe-se uma abordagem centrada em dois elementos: a compreensão da cultura enquanto experiência intersubjetiva e enquanto processo de sociabilidade.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016-06) ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana MirandaEste artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Interações, consumo midiático e sentido: uma proposta teórico-metodológica para a pesquisa em moda(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015-06) LIMA, Regina Lúcia Alves de; VASCONCELOS NETO, Dilermando Gadelha deO artigo propõe uma visada teórico-metodológica para a moda a partir do campo da comunicação. Observando a insufciência do modelo transmissivo da comunicação, buscamos mostrar como os argumentos desenvolvidos a partir de um modelo interacional (Quéré, 1991; França, 2001, 2003) abrangem de maneira mais sólida o fenômeno da moda. Em seguida discutimos como os estudos de consumo midiático (CANCLINI, 1995, 2006; TOALDO e JACKS, 20013; SCHMITZ, 2013, 2014) oferecem uma boa base metodológica para a realização de pesquisas empíricas em moda na área da comunicação. Por fim apresentamos como exemplo nossa pesquisa em curso.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Jovens e interação comunicativa na Amazônia paraense: entre o rural e o urbano(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2015-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Alda Cristina Silva da; IGREJA, Monique FeioEste artigo propõe uma reflexão sobre a forma que se estabelecem as interações comunicativas dos jovens que vivem na ilha de Murutucu, Belém-PA, pertencentes a um território com práticas marcadas pela articulação entre o urbano e o rural. Com a pequena distância da ilha para Belém - apenas 9 km -, os jovens locais vivem em um contínuo deslocamento entre o meio rural e o urbano, fator que os coloca em contato com realidades diversas. Este estudo possibilitou o mapeamento de dados relacionados à experiência de morar na ilha e relativos ao deslocamento a Belém. Permitiu, também, a caracterização do uso do smartphone e da internet pelos jovens de Murutucu. Na pesquisa de campo, foram utilizados questionários, direcionados a 10 jovens, com o objetivo de identificar o perfil dos jovens ilhéus.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Marcas culturais da Amazônia: dialogismo e construção de sentidos entre a televisão e a literatura na obra Dois Irmãos(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) COSTA, Vânia Maria Torres; COSTA, Alda Cristina Silva da; NUNES, Paulo Jorge MartinsA cultura, como o tecido social, nos identifica, nos aproxima e nos faz sentir pertencentes a um grupo, lugar e espaço sociais. Assim refletimos: o que é a Amazônia? E quais as marcas culturais presentes nas vozes daqueles que a enunciam? Nosso objetivo aqui é analisar os elementos mobilizadores que constroem o sentido cultural da Amazônia, na interseção das linguagens televisiva e literária. Como escopo de análise, selecionamos o romance Dois Irmãos, adaptado pela Rede Globo de Televisão, em minissérie, exibida em 2017. Nela, Milton Hatoum narra os dramas de uma família de origem libanesa em Manaus. Analisamos a adaptação daquele romance, marcado pelo dialogismo e pela polifonia, numa aproximação entre linguagens, que evidenciam elementos culturais de interpretação da Amazônia. Nessa análise, o rio é metáfora de existência humana, dado que ele é fluxo de vida, indicador de serenidade e angústia, tensão e inquietação, memória e construção cultural.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O marketing da floresta: a promessa publicitária para as populações indígenas, populações tradicionais e novas populações do mundo global na Amazônia(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2020-06) AMARAL FILHO, OtacílioO artigo analisa a promessa publicitária oferecida pela cultura do consumo, evidenciando o processo de midiatização das populações indígenas por meio do documentário “Os guerreiros da floresta”, que mostra a experiência sustentável dos Huni-Kuin no Acre, dos Paeter-Suruí em Rondônia, e dos Yanomami no Amazonas como forma de resistência na luta contra a invasão de suas terras. Evidencia-se o processo de comunicação com base na visualidade e visibilidade que possibilita a apresentação da cultura destas populações de forma espetacularizada, conduzida pelo discurso da sustentabilidade que orienta, em boa medida, o ativismo ambiental e as novas sociabilidades nos espaços midiatizados.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: Etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves deO artigo descreve uma pesquisa etnográfica com apoio da etnometodologia realizada numa feira da cidade de Belém, Pará em dois momentos temporais: um com nove meses de duração em 2011-12 e outro com seis meses de duração, em 2015. Observando os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais dessa feira, procura-se descrever as tipificações (Schutz, 1967) que conforma a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social (Simmel, 1999; Simmel, 2006) de uma quotidianidade banal (Heidegger, 1976; Heidegger, 1985; Heidegger 1992) e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A notícia entre jornalismo e comunicação estratégica: reflexões teórico-metodológicas(Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-06) SAMPAIO, Claudiane de Oliveira CarvalhoEste artigo propõe apresentar apontamentos teórico-metodológicos para análise da noticia construída na relação entre jornalismo e comunicação estratégica. Articula-se Análise de Discurso (AD) de vertente sociodiscursiva, hermenêutica (H) e teorias da comunicação no intuito de abarcar os contratos comunicativos estabelecidos, a construção do efeito de sentido de verdade, os critérios e valores mobilizados. Nessa direção, o artigo é composto de três partes. No primeiro momento, a notícia é apresentada como discurso, uma tessitura narrativa que articula o “fazer saber” e o “fazer seduzir”. A segunda parte é dedicada à construção da notícia que ocorre na fronteira, nas interseções entre o jornalismo e a comunicação estratégica. Por fim, faz-se um breve levantamento de desafios e perspectivas instituídos na contemporaneidade à construção noticiosa em foco. O texto compreende a notícia como produção sociodiscursiva, atravessada pelos atores em cena, finalidade e propósito do contrato comunicativo e ambiência comunicacional.
