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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Anthropologie d'une saudade: mémoire et imaginaire dans la représentation du cycle du latex à Belém do Pará(De Boeck Supérieur, 2001) CASTRO, Fábio Fonseca deArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Descrição de aspectos da variante étnica usada pelos parkatêjê(Universidade Federal do Pará, 2005-06) FREITAS, Marília Fernanda Pereira deEste artigo apresenta uma breve descrição da variante étnica da língua portuguesa falada pelos parkatêjê, a qual, provavelmente, devido à situação de contato entre as duas línguas, têm características de ambas. A interferência dos usos de uma língua na outra pode ser observada nos aspectos fonético-fonológicos, morfossintáticos, lexicais bem como semânticos da variante étnica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Nem só de conceitos vivem as transformações: equívocos em torno da avaliação formativa no ensino/aprendizagem de línguas(Universidade Federal do Pará, 2006) CUNHA, Myriam Crestian Chaves daEste artigo apresenta uma reflexão sobre o modo como, no ensino/ aprendizagem do português língua materna, o conceito de avaliação formativa sofre um esvaziamento ao ser manipulado como senha mágica para a transformação das práticas, sem que as representações às quais se articulam as atividades de ensino/aprendizagem e de avaliação sejam analisadas em seus fundamentos epistemológicos e desdobramentos didáticos. Examinam-se alguns equívocos gerados pela fetichização do conceito, como aqueles perpetrados em torno da pretensa independência das práticas de avaliação do caráter qualitativo dos objetos de avaliação e do caráter contínuo e processual das práticas avaliativas, com o intuito de mostrar a legitimidade de uma avaliação verdadeiramente reguladora no desenvolvimento das competências discursivas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Dalcídio Jurandir e os Heréus da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2007-06) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo observa sociologicamente a obra de Dalcídio Jurandir, procurando perceber como o autor faz refletir, na estrutura das relações sociais que envolvem os personagens, as relações de parentesco peculiares e tradicionais do espaço marajoara. Por meio de uma abordagem hermenêutica, evocam-se os processos locais de aliança matrimonial, “herificação”, transmissão de nomes e formatação do capital social e simbológico da sociedade marajoara. Sugere-se que as tramas do romance empreendem uma leitura sensível de processos sociais concretos e que, muitas vezes, evocam sujeitos e acontecimentos que tiveram lugar, efetivamente, na vida cotidiana e familiar dos campos de Marajó.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Estudos comparativos do léxico da fauna e flora Aruák(Universidade Federal do Pará, 2007-08) BRANDÃO, Ana Paula Barros; FACUNDES, Sidney da SilvaAs línguas Apurinã, Piro e Iñapari, membros da família lingüística Aruák, são inicialmente comparadas com base nos dados utilizados na reconstrução de Payne (1991), e nas correspondências fonológicas apresentadas em Facundes (2000, 2002). A partir das evidências de agrupamento dessas três línguas, cognatos especificamente relacionados à fauna e flora Aruák são estabelecidos. Utilizando-se dos resultados encontrados na comparação, três questões são examinadas: o que as retenções lexicais indicam sobre o lugar dessas línguas dentro da família Aruák? Com base nos cognatos identificados, quais conceitos da flora e fauna provavelmente podem ser reconstruídos para estágios anteriores no desenvolvimento dessas três línguas a partir de uma língua ancestral? E, finalmente, quais inferências podem ser feitas sobre o passado desses povos com base na semântica da fauna e flora reconstruída?Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A model for the enhancement of autonomy(2008) SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno eEste artigo apresenta um modelo para o fomento da autonomia dos aprendentes, mostra alguns resultados alcançados na aplicação desse modelo e discute desafios ainda a serem enfrentados. O modelo comporta a investigação de áreas problemáticas do processo individual de aprendizagem de cada sujeito, a identificação de seus estilos preferenciais de aprender, o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar a autonomia na aprendizagem, o desenvolvimento de um leque maior de estratégias de aprendizagem de línguas e a implementação de rotinas de auto-monitoramento e auto-avaliação. Este modelo tem sido aplicado nos últimos três anos com alunos de Letras cursando Licenciaturas em Alemão, Francês ou Inglês. Três ordens de resultados emergem dos dados da pesquisa: primeiramente, o modelo provou sua eficácia em prover um andaime para a aprendizagem autônoma de línguas dos alunos; em segundo lugar, as experiências de aprendizagem autônoma vividas pelos futuros professores de línguas poderão ser espelhadas em suas vidas profissionais futuras com seus próprios alunos; finalmente, os dados emanados dos participantes da pesquisa podem lançar uma luz sobre a variedade de maneiras pelas quais as pessoas aprendem no contexto local.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização(Universidade Federal do Pará, 2009) GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida deEste artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica PerguntaResposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada(Universidade Federal do Pará, 2009) SANTOS, Sandoval Nonato GomesEste estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvidoArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Conhecimento técnico e atitude no ensino de língua portuguesa(2009-12) FAIRCHILD, Thomas MassaoContra a ideia de que os conhecimentos técnicos do professor de língua materna sirvam prioritariamente ao conteúdo de seu ensino ou ao planejamento de suas aulas, neste artigo, discute-se o preceito de que tal conhecimento seja assumido também como base para a elaboração de uma atitude a ser mantida nas interações face a face da sala de aula. Essa atitude diz respeito à constante necessidade de tomar decisões diante do inesperado e aponta para a construção de um lugar discursivo específico do professor de língua - o de quem escuta a palavra do aluno e a enlaça à sua, de maneira a garantir que a assunção de um lugar de sujeito passe por uma reflexão sobre os meios linguísticos disponíveis para tanto. Toma-se como exemplo para esse debate a interpretação inusitada que alguns alunos fazem da palavra "rataria", presente num texto de Monteiro Lobato. Discutem-se certas atitudes que poderiam ser tomadas em relação a esse erro de leitura e suas implicações: requisitar a modificação da resposta, modificar o material didático, explicitar o trabalho linguístico subjacente ao erro ou utilizar o erro como pretexto para outras atividades. Os encaminhamentos discutidos fundamentam-se na premissa de que erros e outras manifestações imprevistas não apenas revelam procedimentos de construção do conhecimento, mas também oferecem oportunidades importantes para que o professor se faça incluir na palavra do aluno, sendo, portanto, um aspecto fundamental na construção de uma relação em que o ensino se torne possível.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras(Universidade Federal do Pará, 2010) FAIRCHILD, Thomas MassaoNeste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um “discurso profissional docente” através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de “imagem” proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Negritude e crioulização em Bruno de Menezes(2010-12) FERNANDES, José Guilherme dos SantosEste artigo tem por objetivo reconhecer a obra do poeta paraense Bruno de Menezes como antecipadora dos conceitos de negritude e crioulização, impressos em Aimé Cesaire e Edouard Glissant, conceitos que qualificam a modernidade do literato. Para tanto, serão analisados três poemas de Menezes, publicados no livro Batuque (1931), considerando-se o estilo e as condições sociais e históricas de produção. Conclusivamente, destaca-se que o não reconhecimento da poesia de Menezes, no cânone local e nacional, foi muito mais decorrente de fatores sociais do que em razão da qualidade de sua obra.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise de citações em textos acadêmicos escritos(2011) MACEDO, Tatiana do Socorro Chaves Lima de; PAGANO, Adriana SilvinaEste artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comparando as consoantes das línguas Tapajúna e Suyá(2011-12) RODRIGUES, Cíntia Karla Coelho; SILVA, Marília de Nazaré FerreiraEste estudo faz considerações sobre a investigação histórico-comparativa da língua tapajúna (Jê), mais especificamente sobre as consoantes em seu aspecto fonético-fonológico, comparando cognatos dessa língua e da língua suyá (também da família Jê) com o objetivo de verificar suas semelhanças e diferenças no contexto das consoantes, tendo em vista contribuir para a reconstrução do tronco linguístico Macro-Jê. Para o estudo aqui desenvolvido, foi utilizado o método comparativo por meio do qual são verificadas as correspondências existentes entre as línguas envolvidas em um estudo dessa natureza, com o fim de observar como seria possivelmente constituída a forma original, que teria originado as formas das duas línguas. Os dados de tapajúna e de suyá também foram comparados aos dados do Proto-Jê, reconstruído por Davis (1966). De um modo geral, observa-se que há poucas diferenças entre tapajúna e suyá. No caso das variações em contextos fonético-fonológicos idênticos, há a questão da variação de faixa etária, como a ocorrência das consoantes pré-nasalizadas na fala dos mais jovens do povo tapajúna, enquanto os mais velhos usam as nasais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A dialética entre redes e grupos no campo da comunicação midiática na Amazônia(Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo intenta, primeiramente, um mapeamento das redes e dos grupos de comunicação presentes na região Amazônica. Procura-se discutir, a partir desse mapeamento, os conflitos de interesse presentes nas relações de afiliação, dos grupos locais, às grandes redes de comunicação nacionais. Nossa intenção é demonstrar as microdisputas hegemônicas presentes nessa relação, discutindo as limitações na interpretação do modelo sistêmico das redes de comunicação enquanto fluxo verticalizado, caracterizado pela regularidade das relações de poder.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) É tempo de Preamar. A política cultural de Paes Loureiro no Pará, em 1987-1990(Universidade Federal da Bahia, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves deO artigo discute a ação cultural do professor João de Jesus Paes Loureiro à frente da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, entre 1987 e 1990. Procura-se compreender a sua política cultural, a partir de suas fontes discursivo-ideológicas principais. Apresenta-se também uma descrição dos programas centrais da sua gestão, discutindo-os à luz dessas matrizes discursivas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A identidade encenada. A produção artística de Belém como laboratório e teatro da identidade amazônica(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo discute o processo social de produção de elementos e de figurações de uma “identidade” amazônica nos círculos artísticos e intelectuais de Belém, no Pará. Interpreta mos esse processo como uma reação às transformações impostas à Amazônia pelo projeto desenvolvimentista do governo brasileiro. Discutimos a tipificação dos conhecimentos identitários presente na estética e apresentamos nossas conclusões, sucintamente, abor dando o papel dos intelectuais, a questão da formulação estética e a dinâmica geral de tipificação no horizonte estudado.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As guitarradas paraenses: um olhar sobre música, musicalidade e experiência cultural(Universidade Federal da Bahia, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo observa a cena musical construída em torno das “guitarradas”, gênero musical paraense, discutindo a dimensão sociocultural e intersubjetiva do fenômeno e perce bendo como ele produz experiências coletivas sensíveis, estéticas, comunicativas e que, em consequência, impactam sobre a produção de narrativas identitárias.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comunicação, Identidade e TV pública no Pará(Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca deO artigo discute a subjetividade de uma emissora de televisão, a TV Cultura, do Pará, identificando, na sua história, a persistência de um discurso nativista e patrimonialista cuja tônica é a percepção do espaço amazônico com uma pretensão à totalidade e à essencialidade. Tratar-se-ia de um discurso essencialmente conservador, fechado a inovações que não sejam produzidas, internamente, no seio de sua própria matriz de referência. Ele pensa a cultura como uma identidade exclusiva e afirma idéias de propriedade, permanência, integridade e superioridade, constituindo uma tradução do pensamento das elites de Belém, que se sentem ameaçadas pela pretensa “perda” de seus referenciais simbólicos tradicionais mediante as dinâmicas de integração, inclusive midiática, do espaço amazônico à sociedade nacional brasileira.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Vogais na Amazônia paraense(2012) CRUZ, Regina Célia FernandesEste artigo trata essencialmente de uma apresentação das ações do projeto institucional Norte Vogais vinculado ao Diretório Nacional PROBRAVO. O artigo fornece uma ideia precisa de como a equipe da UFPA vinculada ao PROBRAVO está conduzindo suas investigações sobre a variedade do português falada no Pará. O projeto Norte Vogais conta com amostras de fala de trezentos e dezoito informantes nativos do Pará no seu banco de dados. As descrições sociolinguísticas empreendidas pela equipe da UFPA priorizaram a investigação de três aspectos fonéticos em particular: a) a variação das vogais médias pretônicas; b) a variação das vogais médias postônicas mediais e; c) a nasalidade alofônica. Os resultados obtidos reforçam a hipótese de Silva Neto (1957) de que o Pará compreenderia uma ilha dialetal na classificação de Antenor Nascente entre os dialetos do Norte do Brasil. Com o objetivo de refinar as descrições sociolingüísticas, duas novas ações se impuseram: a) o mapeamento da situação sociolinguística das áreas de contato interdialetal no Pará e; b) a análise acústica do sistema vocálico do português falado na Amazônia Paraense.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A sociologia fenomenológica de Alfred Schutz(Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012-04) CASTRO, Fábio Fonseca deEste artigo elabora uma revisão biobibliográfica do pensamento de Alfred Schutz e de seu projeto em constituir uma sociologia fenomenológica. O trabalho de Schutz se situa na confluência da sociologia compreensiva de Weber com a fenomenologia de Husserl, podendo ser compreendido na perspectiva de uma teoria antiessencialista cujo principal pressuposto é a rejeição de uma integral racionalidade do real. Sua proposição seria refundar, fenomenologicamente, a sociologia compreensiva. Não obstante, para fazê-lo, foi necessário elaborar uma crítica da egologia transcendental husserliana, com a qual é possível lançar o tema da subjetividade numa perspectiva sociológica, estabelecendo a matriz da ideia de uma ideia de intersubjetividade que supere a simples constelação de subjetividades individuais, inerentes ao pensamento de Husserl. O pensamento de Schutz apresenta soluções originais para a problemática da intersubjetividade na sociologia construindo o arcabouço central de uma sociologia fenomenológica.
