Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12578
A Revista Margens Interdisciplinar é um periódico criado no Campus de Abaetetuba no ano de 2004, pelo Núcleo de Pesquisa, coordenado pelo professor Dr. Otaviano, inicialmente a revista tinha a função de realizar a divulgação científica de professores e alunos da Universidade Federal do Pará, com o passar dos anos a revista que era publicada somento no formato impresso, foi ganhando importância e reconhecimento acadêmico até que no ano de 2015 migrou para o formato digital. Nesses 11 anos, foram publicados 13 números. Somente em 2013 é que a revista Margens conseguiu respeitar a periodicidade semestral. Nesses últimos três anos tem sido lançados dois números por ano. Sempre no formato de dossiê temático a revista foi a primeira revista científica da UFPA, editada e publicada em um dos 9 CAMPI da UFPA, localizada no inteiro do estado do Pará. Em 2016, além dos dois volumes anuais, teremos um número especial em comemoração ao 10 ano em que o periódico publica regularmente.
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Navegando Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI por Periódicos "Margens"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Os abandonados de "Belém do Grão-Pará", de Dalcídio Jurandir: a vida nua anda descalça(Universidade Federal do Pará, 2018-06) MORAES, Viviane DantasO retrato da vida nua é a expressão do abandono. No romance Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir, o quarto livro do Ciclo do Extremo Norte, acompanhamos a travessia do protagonista Alfredo entre o universo marajoara e o ambiente citadino decadente da capital, que amarga as mazelas da falência do projeto de desenvolvimento da era da Borracha na Amazônia. Nesse entremeio do vislumbre por uma promessa de felicidade que se desmorona no perambular de Alfredo pelas ruínas e desagregações sociais da cidade, o menino encontra-se e se depara com um ambiente de despojo de direitos, de abandono, de estado de Exceção, em que um entrelaçado de agregados vindos de todas as partes e sofrem à margem de uma sociedade idealizada pelos ares da belle époque. São os abandonados, os descalços, os que fazem parte do bando, os que estão desamparados pela lei, “o meio homem meio bicho”, segundo as denominações e reflexões que se encontram na teia de investigação do filósofo Giorgio Agamben, em seus estudos sobre o estado de exceção e a vida nua, e que, no âmbito literário, se repercutem nos infames personagens dalcidianos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Abordagens sobre a condição de classe das juventudes da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2017-12) ALVES, João Paulo da Conceição; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de LimaEste trabalho analisa a inserção da(s) juventude(s) amazônica(s) no contexto social e a sua condição de classe. Como problema de pesquisa buscamos compreender: qual a condição de classe das juventudes da Amazônia, a partir da análise de dados oficiais sobre a(s) juventude(s) no estado do Pará? Para tanto, mediante a realização de pesquisa documental e a coleta de dados oficiais, foram organizadas as seguintes categorias de análise: Juventude urbana e violência; Juventude amazônida: trabalho/emprego e rendimentos; e Juventude amazônida e educação. A análise documental revelou que a juventude de origem trabalhadora paraense está fortemente submetida à violência urbana inclusive sob conseqüências fatais, possui uma inserção precoce e desqualificada no mercado de trabalho e que a escola não se coloca como uma alternativa capaz de promover uma formação mais humanizante a estes jovens.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Pará, 2015-06) PEREIRA, Zildene FranciscaDiscutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa temática é um desafo constante, pois são inúmeras as dificuldades impostas em sala de aula cotidianamente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2007) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraO texto procura analisar a inter-relação afetividade e conheciemento, por meio da narrativização de alguns episódios envolvendo uma aluna adulta.Funda-se ana abordagem histório-cultural desevolvida por Vigotski e na teoria da enunciação, de Bakhtin, que reconhecem que o homem é sujeito simbólico e que o social e o cultural - entre as quais a linguagem - sedenpenham um papael fundamental na constituição da vida psíquica, constituída pela indissociável inter-relação entre vida afetiva e cognitiva.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2005-01) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraAFETIVIDADE E CONHECIMENTO: A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR UMA MULHERArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Água, vida e saberes na pesca(Universidade Federal do Pará, 2004-09) MORAES, Sérgio Cardoso deO artigo discute a construção e sistematização de conhecimentos pautados pela tradição, aqueles que tem por base a oralidade e as práticas cotidianas. Trata-se de saberesnão-científicos trandmitidos de geração a geração.Dentre as populações que se falem dessa forma de compreenção e comunicação com a natureza, elegemos os pescadores artesanais da Região do Baixo Tocantins, no Estado do Pará. Nos valemos de algumas entrevistas realizadas no ano de 2001 e da própria experiência de trabalho junta a populações ribeirinha nda Amazônia.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As águas e os ribeirinhos – beirando sua cultura e margeando seus saberes(Universidade Federal do Pará, 2014-08) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ELIAS, Lina Gláucia Dantas; VILHENA, Maria de NazaréEste texto é uma reflexão sobre os ‘saberes das águas’ a partir do cotidiano e movimento dos ribeirinhos na dinâmica da Amazônia paraense. Resumidamente trata-se de elucidar os saberes das águas pelas representações dos moradores, seus modos de viver e estar no espaço-tempo dos rios, furos, igarapés e florestas, buscando contribuir para as discussões sobre a Educação Básica do campo no sentido de compreender como esses saberes se inserem na dinâmica educacional de forma a valorizar o desenvolvimento do ‘campo’ a partir das necessidades dos sujeitos ribeirinhos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Algumas incursões em trabalhos produzidos no campo da história da leitura no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2014-01) DUARTE, Raimunda Dias; ALVES, Laura Maria Silva AraújoNeste trabalho é feito um breve levantamento de teses desenvolvidas sobre a ‘história das práticas da leitura no Brasil’, referente ao período de 2003 a 2010, para investigar como esse objeto vem sendo tratado do ponto de vista teóricometodológico. O procedimento metodológico consistiu em um levantamento no banco de teses da CAPES e de três Instituições de Ensino Superior (IES) de teses vinculadas a programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas dentro da temática escolhida. Os resultados da investigação revelam que a abordagem teóricometodológica que orienta as pesquisas é a história cultural, principalmente os trabalhos introduzidos por Roger Chartier, com foco metodológico na pesquisa documental. Os dados revelam também que, das IES investigadas, esse tipo de abordagem teóricometodológica predomina na UNICAMP, em razão de essa instituição desenvolver projeto de grande envergadura voltado para a história da leitura.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) "Amor de Maria", Inglês de Sousa: uma leitura sob a perspectiva de gênero(Universidade Federal do Pará, 2008-06) ARAÚJO, Israel FonsecaO presente artigo trata de uma leitura literária da narrativa “Amor de Maria”, de Inglês de Sousa. Mais especificamente, de uma leitura da atuação da personagem Mariquinha, a nuclear daquele conto, sob a ótica de Gênero. Através de um estudo exploratório e do método de análise de conteúdo (em mensagens que utilizam o código lingüístico), bem como da leitura de autores (as) da teorização da Literatura e do campo de teorização e de investigação chamado de Estudos Culturais, tendo como centro o viés de análise o gênero, concluiu-se que o narrador da história “pinta” Mariquinha de forma pejorativa, ao se referir à sua saga de forma sarcástica, demonstrando uma postura sexista, em que ele aponta para a moça apenas a feminilidade hegemônica, na qual a personagem deveria ter o casamento (heterossexual) como prática certa para o seu futuro de mulher vilabelense. Percebeu-se, igualmente, que Mariquinha transgride a essa “regra”, ao recusar vários pedidos de casamento, tão logo chega aos dezoito anos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise das atividades propostas em livros de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: estudo com base na linguística aplicada(Universidade Federal do Pará, 2019-12) MORAES, Benedito Júlio; COSTA, Naír Miranda da; SÁ, Talita Rodrigues deEsta pesquisa tem como objetivo analisar atividades que compõe o livro didático de Língua portuguesa, buscando verificar se a elaboração das mesmas é feita com base nos conceitos de Linguística Aplicada. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre o tema, visto que ela permite a observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como dos padrões da construção científica e das considerações pertinentes à investigação e pesquisa documental em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. A seleção dos livros didáticos foi feita com base nos seguintes critérios: estruturação, bases teóricas, relevância do conteúdo. A análise das obras nos permite concluir que a oportunidade de conhecer e comparar a estrutura que compõe os livros didáticos, amparados pela Linguística Aplicada, possibilita-nos tecer reflexões quanto às concepções linguísticas que são importantes ao processo de construção e organização do livro didático.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise do curso de engenharia industrial da UFPA Abaetetuba empregando o método SERVQUAL na percepção discente(Universidade Federal do Pará, 2018-12) MARTINS, Harley dos santos; LOBATO, Beatriz Cardoso; SANTOS, Ismael Gomes dos; MELO, Andreza Negrão; RODRIGUES, Stefane DiasO objetivo deste trabalho é desenvolver uma pesquisa quantitativa, fazendo levantamento das expectativas e percepções dos alunos de engenharia industrial em relação ao curso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de aplicação de questionários online, utilizando a ferramenta googleforms, e questionários impressos. As informações coletadas foram tabuladas calculando-se assim os gaps para analisar pontos negativos e positivos, onde se destaca que as maiores lacunas encontradas foram os itens que tratam da cantina (-1,264), divulgação de informações de eventos e serviços de interesse aos discentes (-1,321) e laboratórios específicos do curso (-1,377). Por fim, utilizando a ferramenta da qualidade 5W1H, se propôs um plano de ação para aperfeiçoar processos e evitar erros e insatisfações.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Anísio Teixeira: municipalização e democratização do ensino primário(Universidade Federal do Pará, 2007) RIBEIRO, Edinéa Bandeira; NASCIMENTO, Afonso Welliton de SousaAs discussões iniciais a cerca da temática da municipalização do ensino primário no Brasil coincide com as idéias de Anísio Teixeira em identificá-la como estratégia de amplianção e democratização desse nível de ensino. A partir de então, a polêmica em torno desse tema vem sendo frenquentemente incorporado ao debate educaional. Esse texto faz inferências ao pensamento de Anísio Teixeira em torno da questão, indicando também suas proposições sobre alguns aspectos centrais de suas obras: democratização, descentralização e financiamento da educação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Apontamentos teóricos sobre as pesquisas (auto)biográficas e de histórias de vida e suas dimensões formativas e experienciais(Universidade Federal do Pará, 2020-06) DEROSSI, Caio Corrêa; FERREIRA, Karen Laíssa MarcílioO presente ensaio teórico busca refletir sobre alguns horizontes teórico-metodológicos das pesquisas (auto)biográficas no campo educacional, destacando as dimensões acerca das formações e das experiências. Para tanto, o texto discutirá a partir de uma visão crítica aos pressupostos biológicos e exatos da ciência moderna, a produção e a construção de conhecimentos a partir do entendimento das (auto)biografias e das histórias de vida. Em seguida, explicita-se as relações dessas teorias e metodologias de pesquisa com os conceitos de formação e de experiência, visando ao final, compreender outras perspectivas relacionadas aos caminhos e percursos da produção da pesquisa nas ciências humanas e na educação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Apresentação do dossiê: margens, poder e insurgências na América latina(Universidade Federal do Pará, 2021-06) SILVA, Tiago Lemões da; LOBO, Janaina Campos; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira deAo tomarmos como lócus de reflexão a América Latina, em sua multiplicidade de culturas, cosmologias, modos de existir e resistir, é inevitável incidir sobre a relação entre modernidade, Estado, violência e racismo, articulados a formas locais de poder em sociedades marcadas pela experiência colonizadora e pelo que Achille Mbembe considera como processos de efabulação, expressos pela falaciosa invenção de enunciados sobre a inferioridade desumana e selvagem de determinadas populações. O fluxo dos processos históricos de dominação e opressão que ainda correm pelas veias abertas da América Latina, no entanto, jamais deixou de enfrentar coletividades insurgentes que, em contextos rurais e urbanos, (re)inventam identidades e narrativas outras, afrontando mecanismos de subjugação e silenciamentos, desestabilizando a produção estatal das “zonas de não-direito”, positivando identidades subalternizadas e lutando por mudanças nas relações de poder desde as margens do Estado, no sentido atribuído por Veena Das e Deborah Poole.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Arte relacional na Amazônia estudo sobre a ação BarcoR – Estética Tocantina(Universidade Federal do Pará, 2015-06) BOTELHO, Deize Almeida; SANTOS FILHO, Alexandre Silva dosA pesquisa tem como objetivo refletir sobre a ação BarcoR – Estética Tocantina, na perspectiva da arte relacional, sobre a vida dos trabalhadores ribeirinhos amazônicos na região do rio Tocantins em Marabá (PA). Buscou-se a apreensão das relações interculturais vivenciadas entre os barqueiros e artistas visuais (de Marabá e São Paulo), os quais estabeleceram um diálogo constante na construção de uma visualidade que pudesse expressar a localidade, nesse pequeno recorte territorial da microrregião de Marabá. Trata-se de um estudo de caso que suscitou reflexões críticas sobre a realidade local; valorizou a ação patrimonial material e imaterial dos barqueiros e artistas envolvidos; promoveu novos significados na vida do e para o lugar.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspecto da narrativa de resistência na literatura e no cinema(Universidade Federal do Pará, 2010-06) CASTRO, Veridiana Valente Pinheiro; SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria PereiraCom o objetivo de observar as ressonâncias de um determinado período histórico/cultural, o da ditadura militar de 1964, o trabalho em questão parte da relação entre literatura e cinema e de seus efeitos, na composição do romance Em Câmera lenta (1977), do paraense Renato Tapajós.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspectos resistentes e performáticos nas tragédias medeia, Electra e as Troianas de Eurípedes(Universidade Federal do Pará, 2015-12) PINTO, Rosane Castro; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto NascimentoEste artigo propõe um estudo das tragédias Medeia, Electra e as Troianas, de Eurípides, nas quais discutiremos como se dá a performance e a resistência. Deternos-emos em analisar as personagens femininas, os elementos do trágico e de que maneira a narrativa é importante para a compreensão das categorias violência, memória e esquecimento. Para compreendermos as teorias relacionadas à performance, resistência e trauma utilizaremos os textos de autores como Jorge Glusberg (1980) que assegura à performance um relacionamento com o delírio, manifestado através do desejo inconsciente do performer, pois “o discurso resultante é próximo do delírio e, também, da verdade que é sempre delirante” (GLUSBERG, 1980, p.124). Assim como Sarmento-Pantoja o qual afirma que a performance também pode ser considerada como um desempenho construído pelas personagens, “para nós este desempenho pode ser fundamental para compreendermos o que chamamos de performance do sofrimento” (SARMENTOPANTOJA, 2002 p.23). Alfredo Bosi observa que resistir é “opor a força própria à força alheia” (BOSI, 2002, p. 118) no qual compreendemos como oposição de forças que conflitam entre si.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A atividade filosófica em alguns pensadores originários(Universidade Federal do Pará, 2010-06) SEIBT, Cezar LuísO pensamento ocidental se enraíza na atividade reflexiva dos primeiros filósofos gregos. Eles são considerados pensadores originários, pois se ocuparam com questões que se tornaram os problemas fundamentais da filosofia posterior e cuja formulação acompanhou toda história do ocidente. O artigo pretende mostrar a grandeza desse pensamento originário e apontar para os conceitos importantes que surgem diante dos problemas enfrentados pela filosofia nas suas origens, em alguns dos pensadores originários.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Autismo infantil: proposições para minimizar impactos do impactos enfrentado pelos pais(Universidade Federal do Pará, 2014-01) GAIA, CarlosO artigo discute a caracterização do Autismo Infantil. O objetivo é contribuir com proposições que visam minimizar impactos do transtorno autista enfrentado pelos pais. É um tema ainda pouco conhecido e timidamente estudado por especialistas de diversos segmentos da sociedade, principalmente nas instituições de ensino e de saúde. Tem como principais características o sério comprometimento do desenvolvimento das habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação e presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. O texto é de grande relevância para a área da educação por discutir sobre um transtorno comportamental que afeta a relação entre o sujeito autista e a família, a escola e outros segmentos sociais. Os dados têm origem em estudos reflexivos com embasamentos teóricos a partir de pesquisa bibliográfica em fontes teóricas físicas e virtuais, motivados a partir da disciplina ministrada no curso de pós-graduação em nível de mestrado acadêmico.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A autonomia dos sujeitos do campo: métodos e identidades(Universidade Federal do Pará, 2016-12) BENTES, Haroldo de VasconcelosO artigo discute a autonomia dos sujeitos do campo, sob a égide da Educação do Campo, no que tange a seus protagonismos e identidades seja na Escola ou fora dela. O objetivo é sinalizar com a necessidade de centrar esforços na direção da valorização existencial desses homens e mulheres e suas produções no espaço e tempo, de forma estratégica, alargando o diálogo legítimo, global-local e vice-versa. Na linha de argumentação, duas questões: sobre os pressupostos da autonomia e legitimidade, temporalidade de saberes, memória coletiva, e suas especificidades? E a importância da relação global-local na existência daqueles, na confluência do paradigma da cientificidade e conexões com os avanços tecnológicos? A fundamentação teórica e metodológica alinha os pressupostos da dialética, cientificidade e Iniciação Científica. Nas conclusões: os sujeitos do campo precisam ser tratados como agentes políticos no processo analítico da realidade; o diálogo com conexões entre o local e o global, cientificidade e tecnologias como conhecimentos reconhecidos e validados; o fazer metodológico, político e epistêmico do professor promovendo novas possibilidades na aprendizagem do adulto; a iniciação científica como método que alarga e aprofunda a visão do real.
