Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Linha de Pesquisa "TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alma de papel: proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir(Universidade Federal do Pará, 2017) RIBEIRO, Brena Gomes; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atos performativos de uma Bufonaria Matuta: Arte, cura e ancestralidade em Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-30) NUNES, Ana Carolina Marceliano; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente trabalho é fruto da pesquisa “Atos performativos de uma bufonaria matuta - Arte, Cura e Ancestralidade em Belém do Pará”, dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA, 2023. A pesquisa investigou o processo de criação voltado à bufonaria e ao teatro de rua, que vem sendo desenvolvido desde 2015, com o foco no cruzamento de saberes que esta criação cênica tem articulado ao longo dos anos, propondo a reflexão teórico-poética a partir de atos performativos de cura da bufonaria matuta. A escrita traz à tona as seguintes questões: É possível por meio da arte reconectar saberes apagados pelo tempo? De que forma saberes característicos da Amazônia paraense podem resistir ao projeto colonial? Poderá a arte ser um canal de reconexão com a ancestralidade e resgate de memórias? Como atos performativos de cura através do humor podem fazer frente às estruturas hegemônicas de poder, que causam o adoecimento das populações e sua marginalização? Norteada pela cosmovisão contracolonial (Santos, Krenak) a pesquisa trabalha com a encruzilhada epistemológica (Martins) que converge três caminhos principais: arte, cura e ancestralidade; por meio da bufonaria (Bosque; Brondani; Freire; Marques;) e dos atos de cura (Almeida e Lima; Jung; Miranda; Souza), a oralitura de um corpo-encruzilhada-fêmea faz emergir subjetivações de origem cabocla da Amazônia paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A atriz da diáspora: um estudo sobre a poética-política de Zélia Amador de Deus(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) BANDEIRA, Maria Ceci Leal; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211O trabalho analisa, a partir do conceito de corpo performático do negro da diáspora, de Zélia Amador de Deus, a trajetória artística dessa atriz e diretora e o seu caráter poético-político. A pesquisa foi dividida a fim de analisar suas três principais personagens: Catirina, personagem do auto Coronel de Macambira (1972); Suely, personagem da peça Quarto de Empregada (1976); e personagem sem nome, interpretada para o espetáculo Theastai Theatron (1983). A reflexão que norteia a pesquisa será feita à luz do feminismo como perspectiva de análise crítica e teórica das categorias de classe, raça, gênero, conforme teorizado pela filósofa Angela Davis (2016) e combate ao epistemicídio, categoria de pensamento realocada pela filósofa Sueli Carneiro (2005). Ao traçar a trajetória artística de Zélia Amador de Deus encontro uma nova forma de pensar a construção do corpo do negro da diáspora e de seus descendentes pelo viés performático que representa os atravessamentos político socio-culturais que diferenciam ainda hoje esse corpo. Por se tratar de uma problemática que inicia no corpo e não se desvincular dele, as análises partem do corpo de suas três principais personagens para demonstrar não apenas a evolução artística da atriz, mas principalmente a evolução política e existencial de uma mulher negra na AmazôniaDissertação Acesso aberto (Open Access) Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em Paragominas-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-07) MORAES, Tirsa Lais De Oliveira Gonçalves; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a prática musical da Banda Daniel Nascimento, problematizando sua relação com a sociedade de Paragominas ao longo dos seus 20 vinte anos de existência, conquistando lugar musical, social e até político. Nesta perspectiva, veremos um panorama de sua trajetória musical, identificando os principais impactos do grupo sobre a vida social/cultural/artística da cidade de Paragominas e buscando compreender de que maneira se constrói sua prática musical. Para coletar as informações, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas e levantamento documental, trabalhando metodologicamente com autores da etnomusicologia, Seeger (2008, 2004), Blacking (2007, 2000), e da memória, Assmann (2016), Candau (2017). Através de uma etnografia da performance musical, veremos da “Bandinha” à “Orquestra”, a Daniel Nascimento se desdobrar ao exercer sua função de ação catalizadora das atividades musicais mantidas na Escola de Música pela Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, responsável pela difusão musical nas políticas públicas do município.Tese Acesso aberto (Open Access) O brega cibermórfico de Wanderley Andrade: pontos de inflexão no mercado musical contemporâneo(Universidade Federal do Pará, 2023-01-30) SAGICA, Frank de Lima.; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134A presente tese propõe investigar como se desenvolveram a produção, a circulação e o consumo da música durante e após o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, tendo como recorte etnográfico o cantor Wanderley Andrade, abordando com olhar interpretativo a sua produção, sua adaptabilidade e suas articulações nas principais plataformas digitais, que foram ferramentas rentáveis para o artista se manter no período de isolamento social imposto como forma de contenção do contágio e proliferação da COVID-19. Proponho focalizar o ponto de inflexão que demarcou as mudanças significativas na acepção mercadológica e posicional nas paragens digitais nos anos de 2020/2021, focalizando o surgimento e a aplicação de editais emergenciais e festivais culturais criados pelo Governo do Estado do Pará, que foram: Lei Aldir Blanc, Te Aquieta em Casa e Minha Banda na Cultura. Para isso, foi realizada entrevista com o artista da música, compositor, pesquisador, produtor musical e diretor do departamento de música da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT) – Allan Carvalho. Todas essas medidas foram essenciais para a sobrevivência de muitos profissionais, contemplando não somente artistas, mas também outros profissionais da música, como roadies, iluminadores, técnicos de som, DJs entre outros. Mediante às transformações promovidas pelo avanço tecnológico, esta tese propôs um novo modelo conceitual-analítico, definido por mim como neopersona cibermórfica, utilizado para um melhor enquadramento teórico sobre o fenômeno do novo perfil identitário que transita nos ciberespaços, que tem a individualidade afetual, o nomadismo virtual e a metamorfose identitária, particularidades estas que dão sustentáculo para a construção de uma mentalidade que se metamorfoseia constantemente, em consequência do avanço tecnológico em constante fluxo, padrão representativo das sociedades contemporâneas. Pode-se inferir que o brega, além de sua concepção fundamentada como um ritmo, também compreende uma série de conflitos, de relações sociais e de poder; de oposições frente às classes dominantes; de adaptações que foram feitas em contrapartida às novas tendências musicais surgidas ao longo da história. Nesse sentido, Wanderley Andrade é o estereótipo perfeito dessa mutação cibermórfica, evidenciada ao longo de toda a sua jornada como um artista brega, seja no ecletismo do seu repertório musical, na sua indumentária peculiar ou na fusão da estética local com a global. Esta proposição intelectual também tem a intenção de lançar um material que possa servir de base bibliográfica para futuras pesquisas que venham a se relacionar com aspectos voltados a uma suposta pós-modernidade cibernética. Foi utilizada como ferramenta metodológica a etnografia virtual, dado a dificuldade na recolha de dados de modo presencial, por consequência das medidas de isolamento do período pandêmico. O uso de novas tecnologias e mídias, as adaptabilidades do mercado da música, bem como a análise das particularidades cotidianas de uma sociedade em transição são temas caros a este estudo, tendo a etnomusicologia como chave elementar para elucidar os entremeios nos quais sojornam confluências e disrupturas, entre os quais: mercado musical, glocalização, tribalismo, tradição e tecnologia, temas estes que podem, consequentemente, trazer contribuições não apenas para o campo teórico como também para o âmbito cultural.Tese Acesso aberto (Open Access) A caminhada como modo de existir na Festa de São Marçal: poéticas moventes, espetacularidades e geração de outros mundos possíveis em São Luís/MA(Universidade Federal do Pará, 2022-01-31) FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Esta escritura incursiona a respeito dos modos de existência experimentados pelos corpos brincantes que caminham na Festa de São Marçal, em São Luís, capital maranhense. A festa, também conhecida como Encontro de Bois de Matraca, acontece anualmente no dia 30 de junho, dia de São Marçal, no bairro do João Paulo. Com base nesse contexto festivo e caminhante, a pesquisa mira por outros modos de fazer e dizer epistêmicos, atentos às sapiências das ruas (SIMAS, 2019) em meio às invenções produzidas pelos grupos de Bumba meu boi. Nisso, elaborei giros, redemoinhos, cruzos e ruminações, gerando a proposição metodológica da etnocaminhada, noção que tem proximidade epistêmica e afetiva com a motriz de pensamento da etnocenologia (SANTA BRÍGIDA, 2016, 2015; BIÃO, 2009, 2007). É pela etnocaminhada que percebo a força dos processos estéticos, devotivos, ritualísticos, poéticos e políticos nutridos na Festa de São Marçal, sobretudo do corpo brincante em seus movimentos e gestualidades assentadas no tempo espiralar (MARTINS, 2021). Além disso, a etnocaminhada fez emergir, como acontecimento metodológico, meu estado de caminhante etno-pesquisadora, que é quando caminho na imersão festiva com o desejo intenso pelas encruzilhadas, dobras, frestas e bordas do fenômeno espetacular e pelos encontros gerados a partir do estar-junto coletivamente (MAFFESOLI, 2014; 1998). O estudo busca ainda conhecer as táticas elaboradas (DE CERTEAU, 1994) pelos homens lentos (SANTOS, 1996) e suas corpografias geradas (JACQUES E BRITTO, 2006) na ambiência urbana e caminhante de São Marçal, como experiência festiva geradora de microrresistências. O contexto pandêmico e as novas configurações do festejar também movimentaram esta investigação, que versa acerca da inventividade empregada e do alargamento no modelo festivo, profundamente afetando pela pandemia. Portanto, a pesquisa objetiva compreender como a caminhada ativa modos inventivos de existir, transformando a paisagem festiva de São Marçal num espaço – físico e virtual – de trocas afetivas, criação nômade e geração de outros mundos possíveis (KRENAK, 2019; ROLNIK, 2019).Dissertação Acesso aberto (Open Access) A casa da atriz: uma cartografia desassossegada das sociabilidades de um coletivo teatral em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) PORTO, Luciana de Andrade Moreira; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074A Casa da Atriz: uma Cartografia Desassossegada das Sociabilidades de um Coletivo Teatral em Belém do Pará assume como princípio criador arriscar-se por caminhos bifurcados, que a investigação das convivialidades deste coletivo teatral, exige. A pesquisadora sabe que para desbravar caminhos iniciais de uma cartografia precisa criar um território existencial entre as jornadas anteriores e o presente, para compreender a necessidade ou não, da existência da casa-útero. Tem como fundo da investigação, outras casas-sedes aqui reconhecidas como geografias interiores onde moradores e abrigos se confundem, convergindo memórias, sentimentos e poéticas. Como objeto, sensações dicotômicas existentes e habitantes em ambas as estruturas (viajante e casa). No meio dos caminhos, no entre, a escolha da pesquisadora é ser cartógrafa da alma e dos desassossegos, andarilha e moradora. Ao se lançar no caminho do pensamento poético, descobre nos traços dos passos deixados no asfalto fervente outros pés, então, sabe-se acompanhada por outros caminhantes em livros: Gaston Bachelard dizendo do bem mais precioso, o ter e o ser casa; Fernando Pessoa poetizando que os descaminhos desassossegados existentes nos planos das ideias e a vida não passam de um ensaio do poder vir a ser; Lewis Carroll e Alice como seres que arriscam o novo, o tempo todo; Hilda Hilst ardendo os desejos e Ítalo Calvino, presente nas linhas do imaginário, que retrata e reconhece através da fábula, o próprio habitat. Assumindo o erro e o inacabado como parte dos caminhos percorridos, ela precipita uma nova jornada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) CASA DE BONECA: Arte e Decolonialidade(Universidade Federal do Pará, 2023-11-06) FREITAS, André Luis Pereira de; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211Esta pesquisa parte do brinquedo/objeto casa de boneca, referindo-se tanto a um brinquedo europeu quanto as casas senhorias da cidade de Belém, para discutir os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder como plano de uma colonização violenta pautada sob o mito da modernidade, culminando com uma urbanização que ainda hoje é exaltada, mas que custou a destruição de povos e saberes. No primeiro capítulo falo sobre as primeiras motivações de se trabalhar um tema relacionado a uma casa de boneca. As minhas brincadeiras com Maria, desde a sua tenra idade, e abordo a importância da brincadeira para a criança. No segundo capítulo trato de uma questão metodológica, a necessidade de construir uma pesquisa pautada em um pensamento decolonial. Para isso, tento esclarecer conceitos como colonialidade, colonialismo, descolonização e decolonialidade. No terceiro capítulo trato mais especificamente sobre as casas de bonecas que foram produzidas: a primeira é uma replica da igreja de santo Alexandre, representando o papel da igreja e do cristianismo no esquema de colonização; a segunda casa é uma réplica do Palacete Bolonha, símbolo do período gomífero e da Belle Epoque; a terceira casa é uma replicado do casarão onde funciona o PPGarte; e trato mais especificamente, sobre a experiência de ser negro na universidade. Nas considerações finais trabalho com a descolonização dos currículos. Inserindo as casas de boneca numa proposta didática. Refletindo sobre a possibilidade se trabalhar as casas em escolas tendo com base a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/08Dissertação Acesso aberto (Open Access) Casarão do boneco: experiência de um corpo relacional em um território existencial(Universidade Federal do Pará, 2018-06-22) NASCIMENTO, Paulo Ricardo do; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Nesta dissertação, escrevi sobre um casarão antigo que é sede de um grupo de teatro com bonecos e espaço compartilhado de trabalho coletivo de 37 artistas/produtores de cenas diversas, recebedor de fluxos de público para experiências estéticas em comum. São pontos de vistas, lugares de onde se olha. Paisagem e sujeito se confundem em plataformas entrecruzadas em frequente comunicação. De dentro do Casarão do Boneco, em qualquer uma das plataformas, percebi que estamos diante de uma peculiaridade, uma nuance no âmbito relacional, entre os habitantes, seus espaços, as diversas linguagens artísticas, o público e a cidade. Há uma intensa habitação, que provoca movimentos com/n’o Casarão do Boneco, que rearranja a realidade ante a potência para as maneiras de se relacionar. O Casarão parece apresentar suas próprias qualidades, componentes absorvidos nos meios que se sobrepõem, que o diferenciam sob diversos aspectos e nas linhas de fuga, juntos se dimensionam a um devir-expressivo territorializante. A jardinagem praticada pela lógica da floresta, baseada na manutenção da vida pela diversidade e abundância de recursos próprios, é a metáfora para os cultivos da sua compreensão. Seguimos algumas pistas do método cartográfico de Gilles Deleuze e Félix Guattari e o seu pensamento rizomático. Vislumbramos os vários lugares que definem e que tornam o Casarão um lugar único, um corpo único sendo definido pelas relações estabelecidas entre três blocos de força: seus habitantes, seus espaços, seus movimentos. Um corpo, como Deleuze observa o corpo definido por Espinoza (2002), composto por uma infinidade de partículas, que se elabora das relações entre velocidades e lentidões, repousos e movimentos dessas partículas. Não é definido como forma, mas como força interativa. Um corpo composto por outros corpos, tal a ideia cosmogônica da pessoa marubo, ou mesmo animado tal ao boneco que vira personagem pela manipulação de tantos atores. Um corpo tramado em mapas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do mercado artístico(Universidade Federal do Pará, 2018-06-27) SAGICA, Frank de Lima; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134A presente pesquisa etnográfica propõe um novo conceito – cena musical neotribal, utilizado como sistema de análise para tratar uma cena musical em Belém/PA até então não investigada no meio acadêmico. Esta cena está constituída por uma superposição de vários gêneros musicais que abarca múltiplos espaços de interação e experiência coletiva aonde os grupos experimentam diferentes tipos e formas de sociabilidade e peculiaridades intersubjetivas em um determinado contexto cultural. Para a compreensão da formação e trajeto desta cena, o recorte etnográfico focalizou três artistas paraenses - Roosevelt Bala, vocalista da banda Zona Rural; Markinho Duran, artista solo; e Bruno Rodriguez, vocalista da banda Reggaetown. Sendo o rock, o pop e o reggae seus respectivos gêneros musicais. A investigação aborda o cruzamento de uma prática teorizada sob o viés mercadológico com a produção no campo musical. Três foram os locais selecionados para a pesquisa de campo: Mormaço Bar e Arte, Old School Rock Bar e Templários Bar e Restaurante. Investigar como se articula o fazer artístico musical com as dinâmicas de mercado noturno na capital paraense, sob uma perspectiva etnomusicológica, foi o objetivo principal desta pesquisa. O estudo tangencia pontos de confluência entre os processos de produção, circulação e consumo de música, orientados pela análise dos aspectos da vida social e análise cultural da música, em que foi determinado alcançar, ao término deste processo, uma forma de valorização e reconhecimento da qualidade da produção musical local e da diversidade cultural de nosso Estado e, consequentemente, trazer contribuições não somente para o âmbito da etnomusicologia, como também para o meio artístico.Tese Acesso aberto (Open Access) Como Estrela és David: um Miguel da cor de breu(Universidade Federal do Pará, 2020-07-10) PUGET, Dayse Maria Pamplona; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134David Miguel dos Santos, compositor paraense nascido no bairro do Jurunas, em Belém do Pará, em 29 de dezembro de 1926, e falecido nesta mesma cidade, em 19 de fevereiro de 2000, é o objeto desta pesquisa. Este compositor foi um cronista do cotidiano e um cantador da periferia de Belém. Investigar os fatores que incidem no seu processo criativo a partir de uma perspectiva etnomusicológica foi o objetivo geral desta pesquisa. Os objetivos específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre este compositor, prover um catálogo comentado das suas obras, descrever o seu processo criativo e analisar os sambasenredo deste compositor. Para alcançar os objetivos propostos realizei levantamento bibliográfico, discográfico, imagético e audiovisual em diversos acervos; lancei mão de pressupostos da História Oral (entrevistas semiestruturadas, depoimentos e narrativas), interpretação e análises dos dados coletados e registrados, entre as quais: históricas, contextuais, cognitivas, estruturais, textuais e musicais, tendo como suporte teórico autores da Etnomusicologia e da Antropologia, entre outros, Béhague (1992), Blacking (2000), Merriam (1964), Nettl (2005) e Durand (2012). David Miguel, pela importância da sua obra, está inserido no lugar que lhe é de direito: a Música Popular Paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concerto de câmara para clarineta em si bemol e orquestra de Vicente Alexim: uma abordagem interpretativa(Universidade Federal do Pará, 2015-06-01) LOPES, Thiago de Araújo; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134Vicente Alexim é clarinetista, compositor e arranjador brasileiro que, apesar de bastante jovem, vem se destacando no panorama artístico musical nacional e do exterior. Como compositor é autor de obras para clarineta, piano, soprano, orquestra de câmara e sinfônica. Seu “Concerto de Câmara para Clarineta em Si Bemol e Orquestra”, composto em 2008, é o objeto de estudo desta pesquisa. Do ponto de vista técnico, essa obra, de grande virtuosidade, apresenta diversos níveis de dificuldades para o solista - frullati, glissandi, multifônicos, escrita orquestral densa e uma tessitura composicional comum ao repertório contemporâneo. Observa-se o cuidado do compositor na indicação de mudanças de caráter e na organização da execução de técnicas estendidas tanto para o solista quanto para os instrumentos da orquestra. Fornecer uma concepção interpretativa para o referido concerto, considerando o enfoque de Robert Morris da Teoria dos Contornos e a análise estrutural da obra foi o objetivo principal desta proposta. Levantamento de fontes bibliográficas sobre o compositor, a obra e temas afins, de informações adicionais em sítios eletrônicos, blogs da internet, arquivos pessoais e institucionais, entrevistas estruturadas e semiestruturadas com o compositor e outros músicos, assim como uma análise minuciosa do concerto foram realizados, na tentativa de responder às questões propostas. A análise realizada, a literatura e a técnica da clarineta contribuíram para a abordagem interpretativa do concerto, considerando sua unidade estrutural e composicional. Poucos são ainda os trabalhos que tratam de questões interpretativas de obras do repertório brasileiro para clarineta, por conseguinte, esta dissertação servirá como referência para o executante com interesse nesse concerto, podendo servir ainda como base de estudo para obras afins, contribuindo e ampliando a literatura sobre o assunto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construindo memórias: produção de álbum objetoartisticográfico ilustrando a vida e morte das memórias de uma família libanesa em Belém(Universidade Federal do Pará, 2021-01-28) SOUZA, Patrícia Abud; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211A presente pesquisa busca entender o envolvimento afetivo que uma família descendente de imigrantes tem com suas fotografias, através das memórias que as mesmas carregam, tomando como apoio para o trabalho artístico o processo de luto e do esquecimento. Para isso, foi necessário fazer um apanhado histórico da imigração libanesa no Brasil e no Pará, através de pesquisa bibliográfica e fotografias jornalísticas, além de identificar o quão é importante em um grupo familiar a preservação das recordações. Ao longo desta pesquisa procuro estabelecer um diálogo entre autores como José Alberto Buchabiqui e Assaad Zaidan que trata sobre a imigração libanesa; Edgar Morin e Henry Bergson que falam sobre a questão da memória individual, perda de individualidade; relacionado à questão da morte, Maurice Halbwachs e Fernando Catroga como base para a memória coletiva, já Philippe Áries, João José Reis, Charles Feitosa, Roland Barthes, Maria Eliza Borges, Boris Kossoy, Jay Ruby, Michel Vovelle e Koury tratam de questões relacionadas a costumes fúnebres, inclusive na arte e na história da fotografia, Yosef Hayim Yerushalmi falando sobre esquecimento; e, por fim, como o processo de luto pode ser trabalhado dentro da arte, através de estudos de Hanna Segal e Sigmund Freud.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O coro cênico da Universidade da Amazônia: experienciando uma identidade a partir de um repertório musical(Universidade Federal do Pará, 2015-06-26) BEZERRA, Joelma de Almeida e Silva; CHADA, Sonia Maria Moraes; http://lattes.cnpq.br/1004865944722134O objetivo principal desta pesquisa foi o de investigar a experiência de construção de uma “identidade”, a partir de um repertório musical do Coro Cênico da UNAMA, que originou a produção da série de CDs Trilhas D’Água, constituído de repertório musical de carimbós, lundus, cantos pastoris, cordões-de-bicho, bois, acalantos e canções, uma releitura do universo musical amazônico para a linguagem do canto-coral. Questões como de que forma a mudança no repertório musical contribuiu para a construção da “identidade” do grupo, as transformações observadas nos coristas quanto ao pensamento, o comportamento e o próprio som gerado, na comunidade acadêmica que o mantém, assim como no contexto cultural em que este grupo se insere são abordadas. A dissertação é estruturada em três seções. A primeira apresenta uma biografia contextualizada do Coro Cênico da UNAMA; a segunda descreve o processo de ensino e aprendizagem do grupo e, a prática musical é analisada na terceira, considerando a esfera social na qual o grupo se insere. São utilizadas fontes bibliográficas sobre mudança musical e identidade musical, à luz da etnomusicologia. Levantamento de dados disponíveis em blogs e sites sobre a prática coral foram realizados, assim como entrevistas “semiestruturadas” e “episódicas” com a comunidade acadêmica, alunos participantes do grupo, antigos alunos, reitor e pró-reitor da instituição, compositores e a regente, considerando a história oral recontada pelos agentes que constroem e executam a prática musical de alguma forma na universidade. Parte-se do princípio de que esses agentes são as pessoas que detém as bases e as concepções do que seja a prática musical na Universidade da Amazônia.Tese Acesso aberto (Open Access) CORPO OCUPANTE AUTOCRIADOR: Diálogos possíveis entre fazer artístico e diversidade sexual e de gênero(Universidade Federal do Pará, 2023-12-28) SILVA, Juanielson Alves; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211Esta tese nasce do desejo de compreender o fazer artístico, em especial os que tecem diálogos diretos com a Diversidade sexual e de gênero, como processos que se fazem no entre Arte&vida e que, por conseguinte, por meio de insurreições e insubordinações geram caminhos possíveis para o tensionamento do dispositivo de violência e vigilância do gênero e da sexualidade, isto é, a LGBTfobia/homofobia. Para tal, versando a noção de autocriação artística (LAVAND 2021) enquanto trajeto de pesquisa, debruçou-me sobre uma série de experiências artísticas que transitam entre processos criativos e experiências comunitárias, que podem ser lidos como práticas artísticas LGBTQIAPN+, vivenciadas por mim entre os anos de 2019 e 2023. Como suporte teórico, dialogo com três principais artistas-pesquisadoras da Amazônia paraense e algumas noções chaves de suas teorias-práticas que são: Ana Flávia Mendes (2010) e o “Corpo Imanente”, Mayrla Andrade Ferreira e o “Habitante Criador” e Rosangela Colares Lavand (2021), com a, anteriormente mencionada, “Autocriação Artística”, além de autores do campo dos estudos de gênero e sexualidade tais como Daniel Borrillo (2016), Regina Facchini(2003) entre outros, para materializar linhas de força entre esta pesquisa e sua função social artivista dos direitos humanos, em especificamente do direito a existência da comunidade LGBTQIAPN+ com suas dobraduras e intersecções. De tal forma, enquanto tese, defendo que o fazer-pensar em artes é capaz de tensionar o cis-heteropatriarcado ao inventa outros modos de existência por meio da autocriação artística presente em práticas artísticas LGBTQIAPN+, na qual há um corpo que se ocupa e cria incessantemente a si mesmo, sendo um processo em que o artista é implicado no e com o fazer poético em que ao mesmo tempo que se transforma, transforma o mundo. Um corpo que, em suas criações e feituras artísticas, também se encontra em processo de criação de si. Um Corpo Ocupante Autocriador.Tese Acesso aberto (Open Access) Corpos alterados: gesto, performance e paixão entre torcedores do Paysandu(Universidade Federal do Pará, 2023-07-03) COUTINHO, Lucienne Ellem Martins; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344; https://orcid.org/0000-0003-2662-8704A presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu. No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a paixão do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu.Tese Acesso aberto (Open Access) Cosmogonias amorosas: aberturas do caderno de encenadora n’A casa da atriz(Universidade Federal do Pará, 2021-05-31) PORTO, Luciana de Andrade Moreira; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414Cosmogonias Amorosas: aberturas do caderno de encenadora n’A Casa da Atriz é uma cartografia afetiva e luminosa sobre o processo de descoberta de uma encenadora na casa-teatro. Pensada como um desmanche, como nominou Rosane Preciosa em Rumores discretos da Subjetividade, são composições que arriscam a se desarticular completamente. Tentativas de construções do processo criativo através de imagens e exercícios induzidos com Eugênio Barba em Queimar a Casa: Origens de um diretor são vozes múltiplas que se compõem e se esgotam. Há mudanças de tempos verbais, confusões, histórias e sonhos. Assumindo a fala de Barba quando diz que no meio do processo criativo há uma ferida e somando à voz de Jorge Dubatti em O teatro dos mortos quando diz que precisamos reconhecer nossas falhas para falhar melhor, nos coloca (no sentido de ciência e construção de sentido) em posição mais humana e verdadeira com o objeto da matéria do que escrevo: a humanidade da carne, do pensamento, do errôneo afastamento das falhas que por vezes me tornaram apenas um autômato da cena. A tese é um acordo de humanidade que faltava, de doutorar-se em época pandêmica, dos riscos que corremos e do privilégio de continuar pensando. Mesmo que de outras formas. Eliana Bertolucci em Psicologia do Sagrado e Zulma Reyo em Alquimia interior são faíscas na escuridão, para tomar consciência do processo criativo, há que dar luz, iluminar lugares ainda não conhecidos, se aproximar daquilo que não se sabe falar ao certo. Um risco concebido em três fases: Mistérios Gozosos que cria através do prazer o método de captura da escrita; Cosmos devém dos outros que habitam comigo, trocas de presença, ensaios sobre o universo da encenadora no momento de criação e Conjunções Lunares são as formas de constelar na essência como diz Hilda Hilst em Sete cantos do poeta para o anjo, implica a presença e afetação do outro na sua poética, no pensamento. Assombros.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Criança de um planeta chamado Combu: modos de aprender e ensinar arte, vida e amor(Universidade Federal do Pará, 2018-12-21) SILVA, Adriele Cristine Silva da; LEÃO, Ana Cláudia do Amaral; http://lattes.cnpq.br/3091200390689592Esta pesquisa é uma escuta cuidadosa e uma interlocução visual e de palavras que realizei com um grupo de crianças na Ilha do Combu, no ano de 2015, quando estava como docente de artes nas três turmas do Anexo Escolar Santo Antônio que fica localizado no Igarapé Perequitaquara. Ao longo de um ano letivo desenvolvemos diversas atividades que resultaram na construção de mapas, imagens e textos delas, as crianças, e de um planeta chamado Combu. A pesquisa se situa no território insular sul, da Ilha do Combu, no Igarapé Perequitaquara, em Belém. Conectei o conhecimento de autores como Tetsuro Watsuji (2016), João Dergan (2006), Jocilete Ribeiro (2010) e Arjun Appadurai (1996) articulando diferentes disciplinas em igualdade com a fala de moradoras e moradores do Periquitaquara para falar desse território. Na escritura do texto dialoguei com Ana Mae Barbosa (1998), Jorge Larrosa (2017), Walter Benjamin (2002), Mirian Celeste Martins (2012) para descrever alguns modos de fazer em artes descrevendo atividades e minha metodologia em sala de aula. E finalmente encontrei com Ailton Krenak (2015), Paulo Freire (2003), Rosilene Pereira Holiparkorhó (2013) para ver e ouvir com olhos e ouvidos atentos quem são as crianças do Igarapé Periquitaquara a partir delas e de suas produções escritas, visuais, de suas falas, seus corpos e de toda poesia que são.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da lamparina aos refletores: memórias e (in) performatividades em dança de salão de uma artista da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2019-09-10) ROSA, Edilene do Socorro Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260A presente dissertação de mestrado se propôs estudar as inter-relações que envolvem saberes, manifestações culturais e produções artísticas no contexto sociocultural amazônico, a partir de memórias corporais intrafamiliar e cênicas que envolvem a pesquisa, através de vivências com a Dança de Salão. O percurso teórico-metodológico permite dilatar e fundamentar análises pautadas no campo dos Estudos da Performance, com Schechner (2003) e Ligiéro (2011); em atos/ações que permeiam os conceitos de performance e de performatividade com Galucci (2010) e Lopes (2010); e dos Estudos da Memória, com Le Goff (2003), Assman (2016), Pollak (1992), entre outros, ao refletirem sobre as funções sociais, culturais e comunicativas da memória. Assim, este trabalho procura discutir a experiência artística com e a partir da Dança de Salão, em diálogo com vivências pessoais e coletivas disparadas pelo envolvimento com reminiscências e observações que nos atravessaram durante o percurso da pesquisa. Dessa maneira, as experimentações e as vivências provocadas pela investigação proporcionaram repensar práticas e novas possibilidades de criação, de ensino de arte/dança no contexto pensados a partir de um dançar a dois, aconchegado em um abraço brasileiro, do convite feito por uma artista-pesquisadora da/na Amazônia.Tese Acesso aberto (Open Access) Dança, Cabala, Espiritualidade: autoetnografia dançada em roda na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2021-10-21) COSTA, Ana Cláudia Pinto da; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344Os fios que tramam a escrita desta Tese se entrelaçam aos fios de experiências vividas pela artista-pesquisadora/focalizadora-dançante Ana Cláudia Pinto da Costa, no contexto do coletivo UBUNTU, movimento de Danças Circulares Sagradas da cidade de Belém/PA. O trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico e autoetnográfico no campo das Artes, acerca das doze Orações Corporais, inspiradas na Cabala pela bailarina e coreógrafa Frida Zalcman. Tais danças correspondem à “tradução” dançada das orações cantadas na sinagoga. A pesquisa se insere num estudo mais amplo acerca das chamadas orações corporais, norteadas, neste caso específico, pelos preceitos da Cabala, a Árvore da Vida, levando-se em consideração seus quatro mundos e suas emanações energéticas (sefirót). Essas orações corporais são um modo de vivenciar, por meio da dança, os rituais litúrgicos do Judaísmo, favorecendo o contato do praticante com os mundos da Cabala, onde supostamente acontece o encontro com o Criador. O estudo busca compreender o sentido e o significado que os preceitos da Cabala dão à dança, tal como foi organizada e sistematizada por sua idealizadora, implícitas no contexto da performance ritual da Oração Corporal Mode Ani Lefanecha, a partir da cosmovisão das dançantes. A pesquisa se inscreve em três campos teórico-metodológicos: 1. Antropologia da Dança, campo que possibilita observar, vivenciar, e compreender a “dança” – movimentos, passos, ritmos, gestos, simbolismos, ritual, entre outros elementos – em sua relação com o contexto no qual ela é transmitida e praticada; 2. Fenomenologia da Percepção de MerleauPonty, com estudos focados na estesiologia do corpo; 3. Dança Terapia de Andrea Bardawil que se constitui na experiência com a dança, a partir do diálogo com a educação somática, a consciência corporal e a improvisação.
