Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6806
O Mestrado em Artes, em 2008 foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com funcionamento no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA por Linha de Pesquisa "HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Animação Audiovisual Paraense: formação do campo e narrativas quadro a quadro(Universidade Federal do Pará, 2018-11-14) DUARTE, Andrei Miralha Padilha; AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de; http://lattes.cnpq.br/9182752708471137Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte da voz e do corpo: poéticas de narradores urbanos (Melgaço-PA)(Universidade Federal do Pará, 2015-05-28) VIEGAS, Jurema do Socorro Pacheco; SILVA, Joel Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Nesta pesquisa objetivamos analisar poéticas orais em vozes de moradores que habitam a cidade de Melgaço, no Marajó das Florestas-PA. Tomando por base o entrelaçamento rural-urbano na Amazônia e considerando que uma série de pesquisas sobre narrativas orais centraram-se em territórios rurais, interpretamos estas narrativas como modos de vida, criação, vivência artística e cultural produzidas em poéticas da voz, performances e estéticas por moradores urbanos de Melgaço; mapeamos movimentos criativos para apreender formas como os narradores socializam estas histórias que são inventadas, recriadas, sofrem adaptações ou entram em desusos nos viveres urbanos. Seguindo orientações teóricas dos Estudos Semióticos, Literários, Linguísticos, Psicológicos, Antropológicos e Culturais, em conexões com o campo da Arte, por meio da metodologia da História Oral, esforçamo-nos para adentrar a poeticidade oral de uma cidade da Amazônia Marajoara, captando a estética do imaginário que se elabora no cotidiano do sabercriar, gestado na arte do contar e do ouvir por moradores de Melgaço. Em nossa percepção, as narrativas orais urbanas recuperam, em seu conteúdo, memórias afroindígenas, heranças históricas, saberes práticos, artísticos, simbólicos, psicológicos, filosóficos e religiosos transmitidos de geração a geração em forma de aconselhamento e conduta humana. Mergulhados neste universo, descobrimos, pela morfologia da arte oral, que Melgaço, na voz de cada depoente, é o lugar de acolhimento, trabalho, encontros entre amigos e luta pela vida. Pelas vozes performatizadas, os poetas-narradores exteriorizam sentimentos de dedicação, carinho e amor pela cidade. A poética da voz visibiliza estéticas do imaginário local em que a arte de narrar tem um valor singular na vida de cada poeta por compartilhar felicidade, deleite para a alma, terapia para o corpo, momento de encontro e diálogo com o outro, entrelaçando diferentes tempos, espaços e gerações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Arte, Educação, Cultura no interior do Pará: Um estudo de caso na E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, Castanhal - PA(Universidade Federal do Pará, 2023-11-24) SETÚBAL, Mylena Monteiro; COUSTON JUNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509; BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; http://lattes.cnpq.br/3710898379776654Esse estudo objetiva analisar e demonstrar, a partir de um estudo de caso, o negligenciamento na sistematização de seus espaços de arte na cidade de Castanhal – PA, pela falta de investimentos nas diversas formas de contato com a cultura, seja de formal, não-formal e/ou informal. Sob uma lupa, está a realidade, história e formação desta cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho de educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Através de observação, entrevista e projeto na escola citada acima, nota-se que uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” e um melhor diálogo para com seu alunado pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultura no interior dessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artes indígenas no sistema das artes visuais: modos de exibição na Argentina e no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2025-08-12) MELI, Marlene Binder; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A pesquisa analisa os modos de exibição das artes indígenas no Brasil e na Argentina, partindo da invenção moderna do conceito de arte e explorando as categorias de artesanato, arte indígena e arte popular no contexto contemporâneo dos dois países. A partir da análise da trajetória historiográfica local e duma reflexão sobre duas exibições – Tierra de encuentros, cielos y colores (Buenos Aires, 2015) e a I Bienal das Amazônias (Belém, 2023), o texto busca reconhecer práticas insurgentes e repensar as narrativas sobre a inserção dessas produções nos sistemas de arte visuais. Ao questionar as categorias e as formas estabelecidas de exibição de artes indígenas em instituições de arte em ambos os casos, tenta-se estabelecer uma abordagem comparativa para tentar entender a dinâmica cultural e de exibição de cada país. Também problematiza a influência da colonialidade na valorização da arte indígena, propondo uma reflexão crítica sobre como essas obras são inseridas (ou marginalizadas) no circuito institucional da arte.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artivismo ambientalista no Brasil: A luta pela conservação e distribuição da água nas ações do Movimento Artistas Pela Natureza coordenadas por Bené Fonteles(Universidade Federal do Pará, 2024-06-07) COSTA, Dóris Karoline Rocha da Costa; STOCO, Sávio Luís; http://lattes.cnpq.br/3206903170798612Esta pesquisa aborda as intervenções artísticas do Movimento Artistas Pela Natureza (MAPN), fundado e liderado por Bené Fonteles, investigando sua singularidade no cenário brasileiro, a partir da temática do artivismo ambientalista. As contribuições da pesquisa incluem a ampliação do entendimento na História da Arte do artista paraense Bené Fonteles e do Movimento Artistas Pela Natureza no escopo do artivismo no Brasil. Os objetivos da pesquisa se concentram em compreender as características particulares do artivismo do MAPN, explorando ações específicas voltadas para a conservação e distribuição da água no Brasil, como Encontro das águas I e II. Os objetivos específicos incluem a definição dos conceitos e modos de operação de arte ativista, o exame do contexto da trajetória do artista e do MAPN em relação às intervenções selecionadas, a coleta de dados visuais e descritivos das intervenções e a análise textual e contextual das mesmas. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adota uma metodologia híbrida que combina a História Cultural da Arte com a Cultura Visual. Isso envolve revisão bibliográfica, análise contextual, pesquisa documental em acervos e hemerotecas, bem como análise dos eventos a partir de uma perspectiva da cultura visual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Artivismo sapatão amazônida na cultura digital como dispositivo de afeto(Universidade Federal do Pará, 2024-12-10) SALIMOS, Nícia Coelho; MELO, Ana Cláudia da Cruz; http://lattes.cnpq.br/4777116947247545A pesquisa investiga o artivismo lesbofeminista de coletivas amazônidas paraenses, as quais denomino sapativistas, focando nas expressões visuais, disponíveis digitalmente, que configuram um “dispositivo artificado de afeto sapatão”. O conceito de dispositivo é fundamentado em Michel Foucault (1979) e direcionado às interseccionalidades de gênero, raça e classe, presentes, especialmente, em bell hooks (1995; 2019) e Sueli Carneiro (2005; 2019), e será entendido como prática cultural que articula afeto, identidade e resistência LBTQ+ no contexto da cultura digital. A pesquisa busca compreender como as produções visuais e poéticas de coletivas como Sapato Preto Amazônida e Rede ALAMP, no Instagram e nos espaços físicos, expressam e constroem um imaginário de resistência e afeto, evidenciando símbolos e narrativas de pertencimento. A identificação das imagens como formas de arte é fundamentada em conceitos do artivismo, com base em Lucy Lippard (2024), e na hipótese da artificação, trazida principalmente por Ellen Dissanayake (2009). A metodologia de análise combina abordagens feministas e epistemologias sapatãs e queer, fundamentadas em autoras como Adrienne Rich (2012), Audre Lorde (2019), Glória Anzaldúa (2000; 2005), Ann Cvetkovich (2021) e Sara Ahmed (2006; 2010), que trazem perspectivas para entender a produção poética dissidente por meio da existência e do continuum lésbico, ajudando a desvendar os códigos estéticos e afetivos presentes nas imagens e ações coletivas, bem como o impacto dessas produções em ampliar a visibilidade lésbica e fomentar políticas públicas. Entre os resultados, identifica-se o artivismo lesbofeminista amazônida na contemporaneidade, que se movimenta nas redes sociais digitais, e se apropria desses espaços para dar existência e, sobretudo, ampliar, visibilizar, ressignificar imagens e aglutinar pessoas em espaços físicos ou não por meio de encontros de resistência política e cultural. Sob as perspectivas de uma poética ativista e da artificação, as sapativistas tornam-se não apenas sujeitas ativistas e protagonistas sociais, em todos os grupos analisados, mas também artivistas criativas e criadoras que dão novos sentidos às imagens, tornando-as potentes formas de afetos e afecções. Com este estudo esperamos ajudar a evidenciar as expressões artísticas historicamente dissidentes, além de contribuir com o debate sobre o papel da cultura digital na expansão e reconfiguração de discursos lésbicos e feministas das coletivas amazônidas. Algo desafiador frente aos algoritmos de mídias marcadas por um conceito de heteronormatividade compulsória, enquanto promovem novas formas de articulação política para a comunidade sáfica local.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação do aprendizado musical de crianças com transtorno do espectro do autismo em aulas de percussão(Universidade Federal do Pará, 2015-06-23) OLIVEIRA, Glaucia Freire de; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217Sabe-se que a educação musical possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades, como a percepção, ritmo e improvisação. No que diz respeito à musicalização para crianças com deficiência ou transtornos, em especial nesta pesquisa, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a educação musical vai além dos conteúdos formais. Com este trabalho, pretendeu-se analisar o aprendizado musical de crianças com TEA em aulas de percussão. Para o alcance do objetivo prosposto, foi realizado um curso de treinamento teórico e prático para graduandos a fim de introduzi-los à pesquisa científíca e para que estes pudessem atuar como monitores. Foi repassada a estrutura da intervenção e a forma de manejo com as crianças. Participaram desta intervenção 20 crianças com idades entre seis e nove anos, sendo oito com autismo e 12 típicos (sem o transtorno). Cada responsável assinou um termo de consentimento livre esclarecido, onde constavam os objetivos desta pesquisa e preencheram o relatório que traçou o perfil comportamental de cada criança. A coleta de dados foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Cada dia de intervenção tinha duração de uma hora e ocorria uma vez por semana, durante três meses, constando de dez atividades fundamentadas nos métodos de Carl Orff e Zoltán Kodály. Para realizar a avaliação do aprendizado musical desses alunos, foi utilizado a Escala de Avaliação do Aprendizado Musical-Percussão, construída por Oliveira, Pantoja, DeFreitas Jr., Espírito Santo e Nascimento (2011), a partir da adaptação da Escala de Verificação do Aprendizado Musical no Instrumento Violoncelo (DEFREITAS Jr., 2007), a qual vem composta por instruções e ilustrações para melhor compreensão do avaliador. Podemos com esta pesquisa observar o desenvolvimento de habilidades musicais dos alunos com TEA e melhoras significativas em seu comportamento e aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As bandas de música na construção de saberes de formação e a atuação de um professor de música em Santarém-PA(Universidade Federal do Pará, 2015-06-05) NINA, Leonice Maria Bentes; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310Esta pesquisa tem como proposta descrever a trajetória de um professor de música de Santarém-PA, oriundo de bandas de música e licenciado em música, e analisar como os saberes adquiridos nesses contextos de formação se refletem na sua prática pedagógica. Optei por uma abordagem qualitativa, fazendo uso da entrevista na perspectiva da história oral. Os resultados da pesquisa apontam diversos saberes dialogando ao longo do desenvolvimento profissional do professor de música entrevistado, e o lugar que cada um ocupa em sua atuação. Dentre esses saberes, constatou-se a forte contribuição dos saberes experenciais, vivenciados na família, escola, os saberes acadêmicos e os saberes de tradição. Por meio deste estudo pretende-se contribuir para a compreensão do processo de formação do professor de música no início do século XXI, em Santarém, de modo a subsidiar tomadas de decisão para o incremento do ensino da música na escola de educação básica, em Santarém-PA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Butoh: o artesão de si mesmo(Universidade Federal do Pará, 2018-06-19) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A presente dissertação trata de uma análise crítica sobre o processo criativo de Tatsumi Hijikata, quando em sua produção do butô. A partir das observações aferidas, busco encontrar parâmetros que permitam identificar dentro do procedimento dito como corpo morto, relações com a ideia de não lugares para através desta leitura de corpo propor uma concepção a respeito do trabalho do atuante cênico intitulada de “não corpo”.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Clube musical 31 de Agosto: perfil de uma banda de música paraense a partir de seus contextos histórico, sociocultural e educacional(Universidade Federal do Pará, 2017-12-15) PALHETA, Bruno Daniel Monteiro; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310A presente pesquisa tem como objetivo geral traçar o perfil da Banda 31 de Agosto a partir de seus contextos histórico, sociocultural e educacional. O percurso metodológico tem caráter qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Especificamente a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com ênfase em uma abordagem do tipo etnometodológica, e o uso de técnicas próprias da investigação etnográfica. Optou-se também por realizar pesquisa de campo através de coleta de dados em entrevistas semiestruturadas e abertas. Os sujeitos da pesquisa foram: alunos, músico, ex-músicos, professores, maestros e membros da diretoria da banda pesquisada. Os resultados da pesquisa apresentam o perfil de uma banda de música da cidade de Vigia como um tipo de instituição de valor sociocultural que se construiu historicamente além de exercer um importante papel educacional. Espera-se, por meio deste estudo, contribuir para a construção de conhecimento no campo da Arte em interface com a Musicologia no âmbito dos estudos sobre a música no Pará.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contradispositivos-mapas de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2017-06-30) TAVARES, Roseane Moraes; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Esta ação de pesquisa cartografa, pela inscrição performativa de mapas, os contradispositivos poéticos e de gestão de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos de Belém do Pará, entendidos como unidades autônomas pela totalidade sui generis de sua composição poética-política, cuja capacidade de se autogerir, como estratégia de resistência, sobrevivência e amadurecimento de seu fazer dentro de um contexto cultural da cidade, dialoga com o sentido que criou para si. Espaços independentes, autônomos, autogestionados e intencionais, são outras terminologias dadas ao que é definido aqui como espaço artístico autopoiético, sendo este o lugar gerido por artistas que firmam uma produção poética com potência política ao promover, de modo autônomo, práticas de intervenção, formação e experimentação artística que se constituem como micropolíticas para a cidade. O termo autopoiético é uma declinação do conceito de autopoiese , dos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela, acionado para sustentar um pesquisar na diferença, na medida em que os espaços se autogerem como poiese de um artista ou coletivo em interação cognitiva com seu meio, produzindo uma ecologia de saberes que maquinam, de forma singular, a extensão e o formato de suas atividades, processos criativos, discursos ideológicos, modos de se definir, organizar, e constituir territorialidades na cidade. Essa poiese que resulta numa obra de arte enquanto fenômeno do lugar, faz um deslocamento do seu sentido estritamente material, ampliando esse fazer para as relações de produção e vivência do espaço enquanto obra. A rede de espaços artísticos autopoiéticos, nesse sentido, é heterogênea, polifônica, e se comunica de modo colaborativo como um organismo sistêmico pulsionado pela insurreição de corpos que encontram no circuito de afetos o fluxo condutor de sua potência de vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana(Universidade Federal do Pará, 2015-06-30) OLIVEIRA, Marluce Souza de; SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de; http://lattes.cnpq.br/6889411521648199; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Esta dissertação apresenta fragmentos de histórias de vida de duas mulheres de teatro. Esse encontro acontece em momentos decisivos de nossas vidas, uma artista veterana como referência, Wlad Lima, e eu, Marluce Oliveira, aprendiz do ofício de ser atriz. No primeiro ato, registro minhas memórias traduzidas em cenas cotidianas e artísticas. No segundo ato, descrevo o encontro de duas mulheres gordas, com semelhantes vivências; destaco a poética da atriz veterana e o seu envolvimento profissional, os espaços onde ambas trabalharam, dividiram e (des) construíram sonhos, as semelhanças identificadas que foram desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. Esse encontro foi determinante para a poética emergente da pesquisadora, como atriz iniciante - este estudo, denominado Encontro Embriagado. No terceiro ato, desenvolvo um estudo do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Este trabalho repercutiu fortemente em nossas vidas, uma como encenadora, a outra como atriz. O estudo visa também compreender especificidades e correlações do encontro poético entre nós. Encontros e convergências no âmbito familiar, a vida amorosa, os trabalhos registrados em fragmentos de história de vida de cada uma que compreendem esse encontro. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada sob o enfoque da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Amparada pelos referenciais dos autores François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, e a obra da encenadora pesquisada: Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado. Na pesquisa revisitei memórias e registros de um espetáculo fundamental em nossas trajetórias de vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cotidiano no ensino da música na educação básica: uma revisão do tema em artigos da revista da associação brasileira de educação musical − 1992 a 2014(Universidade Federal do Pará, 2015-06-09) ALMEIDA, Shirlene Pereira; VIEIRA, Lia Braga; http://lattes.cnpq.br/8247703330856310A Revista da ABEM é um espaço de publicação de artigos inéditos em Educação Musical, resultantes de pesquisas de caráter teórico e reflexões críticas sobre experiências pedagógicas. Entre os temas pesquisados, encontra-se o cotidiano musical. Nesta pesquisa, tive como objetivo geral investigar de que forma o cotidiano musical extraescolar do aluno tem sido abordado em artigos sobre a educação musical na educação básica, na Revista da ABEM, no período de 1992 a 2014, bem como as relações subjacentes com tendências pedagógicas da educação escolar. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, com os seguintes passos: coleta de artigos da Revista da ABEM sobre cotidiano extraescolar dos alunos no ensino da música na escola de educação básica, realizada no site da entidade; leitura de reconhecimento; leitura exploratória; leitura reflexiva; e leitura interpretativa (LIMA & MIOTO, 2007) dos artigos coletados, visando à seleção, análise e catalogação crítica dos artigos. Os trabalhos encontrados foram analisados à luz da fundamentação teórica desta pesquisa, em torno dos temas: cotidiano e tendências pedagógicas da educação. Os resultados da pesquisa indicam que no período de 1992 a 2014 a Revista da ABEM publicou 25 artigos que tratam do cotidiano musical extraescolar do aluno na Educação Básica. Entre outros aspectos, os artigos trazem e reflexões e modos subjacentes de se trabalhar o cotidiano na aula de música. Considerar as experiências musicais pertencentes ao cotidiano dos alunos para que sejam inseridas nas aulas ministradas no âmbito da Educação Básica não se trata apenas de escutar suas músicas favoritas. Os autores realizaram suas investigações buscando compreender o universo musical dos alunos e como ocorrem seus processos educativos informais. Apresentaram em suas discussões a relevância de contribuir para a ampliação desse universo de escuta sem impor o repertório erudito na qualidade de superior ou redentor no sentido de integração a um padrão social estabelecido, mas no formato de desafio aos educadores musicais de criar estratégias para a produção de conhecimento através do exercício de troca de informações como mediador entre os conhecimentos e o aluno numa relação horizontal, sem rotular o repertório familiar aos alunos. As tendências pedagógicas que predominam de maneira subjacente nos textos, são aquelas que defendem a consideração da cultura do aluno, a relação horizontal entre professor e aluno, a valorização das experiências cotidianas dos discentes e o desenvolvimento cognitivo e do pensamento crítico. Essas premissas se encontram na tendência progressista libertadora, libertária, liberal escolanovista e histórico-crítica também conhecida como crítico-social dos conteúdos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação musical e o ensino de violino para crianças autistas: Uma vivência com o método de Edgar Willems.(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) PINHO, Vivian Ferreira.; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217No âmbito legislativo, está em vigor a Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em seu artigo 3º estabelece que são direitos da mesma o acesso à educação e ao ensino profissionalizante. Nessa perspectiva, o professor precisa estar preparado para assumir os desafios da docência para esse público. Este estudo visa contribuir com essa questão ao abordar estratégias metodológicas para a educação musical e ensino do violino para crianças autistas, inspiradas na proposta pedagógico-musical de Edgar Willems e consequentemente fornece diretrizes para o docente que pretende se especializar no campo da educação musical para turmas inclusivas com crianças autistas. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa investigar quais as contribuições do método de Edgar Willems para o processo de musicalização e ensino do violino em turmas inclusivas com crianças autistas. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, que são: propor atividades musicais, por intermédio da revisão da literatura, baseadas no método de Willems; e verificar o aprendizado musical dos alunos autistas alcançado por meio de uma escala avaliativa. Para tanto, uma revisão de literatura foi realizada, em artigos, dissertações, teses e livros nos idiomas português e espanhol, disponíveis em plataformas on-line, para identificar o que a literatura trata sobre a educação musical, na perspectiva da educação inclusiva direcionada a pessoas com TEA, envolvendo temáticas como a legislação inclusiva, educação musical inclusiva, autismo, relações entre a educação musical e a psicomotricidade na perspectiva inclusiva, educação musical e ensino de violino e a educação musical para Edgar Willems. Esta é uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e tem caráter exploratório. Os participantes desta pesquisa são oriundos do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA), em atividade na Universidade Federal do Pará (UFPA), como técnica de coleta foi realizada a observação participante e estruturada uma escala avaliativa baseada nos pilares da proposta pedagógico musical de Edgar Willems, são eles: a canção, o ritmo, o movimento sonoro (altura do som) e a audição. Ocorreram 11 aulas e 3 avaliações, as aulas foram planejadas previamente e baseadas nos pilares do método revelados na revisão de literatura. Os resultados do aprendizado das crianças autistas coletados nas avaliações foram expressos em gráficos e foi realizada a descrição mediante à pesquisa participante dos avanços musicais e quanto ao comportamento de todos os participantes. O estudo revelou que a turma como um todo, tanto os alunos autistas quanto os típicos, evoluiu. As crianças autistas demonstraram desenvoltura e entendimento das práticas musicais, experimentaram os elementos musicais e com autonomia transferiram esse conhecimento para o estudo do violino.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal Pará: memória e história do ensino do teatro em Belém do Pará (1962-1970)(Universidade Federal do Pará, 2019-09-26) SANTOS, Ana Maria da Gama; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Analisar sobre os sentidos socioculturais do ensino de artes cênicas na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) é o ponto fundamental da presente pesquisa. O estudo objetiva compreender o processo de formação do ator e a prática de ensino de teatro na Amazônia paraense e seus sentidos históricos, através de análise documental, considerando as influências e as transformações do ensino do teatro na capital paraense, por meio da ETDUFPA, desde a sua fundação, em 1962 até o ano de 1970, trazendo a continuidade histórica do ensino para os dias atuais. O suporte metodológico envolve a pesquisa documental, por meio do levantamento de documentos oficiais produzidos pela escola; além de periódicos, fotografias e entrevistas com Carlos Eugênio Marcondes de Moura e Cláudio de Souza Barradas, professor e ex-aluno/fundador de que participaram da implementação do curso de Formação de Ator, e da trajetória da Escola de Teatro no período acima citado. Os diálogos teóricos são feitos com os estudos da memória, a partir das reflexões propostas por Halbwachs (2013), Nora (1993) e Pollak (1992); com os estudos teatrais brasileiros/paraenses de Bezerra (2013), Faria (2012), Jacobbi (2012), Magaldi (2004), Prado (2008) e Salles (1994). Assim, a presente investigação surge pela necessidade de contar essa história, devido a essas memórias estarem à margem dos estudos já realizados, e pela urgência em se debater os significados históricos da implantação de uma escola de teatro em Belém, criada para qualificar atores e atrizes da cidade. Dessa maneira, a presente pesquisa de mestrado contribuirá com a historiografia do teatro brasileiro e paraense, em diálogo com o campo do ensino de artes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Escritos sobre a gravura contemporânea em Belém(Universidade Federal do Pará, 2017-08-22) SOBRAL, Armando Sampaio; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156Esta pesquisa insere-se no campo da historiografia da arte. Analisa o movimento da gravura artística em Belém no período que compreende os primeiros projetos de difusão do ensino dessa modalidade de arte na região, nos anos 80, à retomada do movimento, a partir de 2001, com a implantação do núcleo de gravura da Fundação Curro Velho - iniciativa que trouxe à Belém um modelo de ensino pautado no trabalho colaborativo praticado nos coletivos de arte e ateliês públicos de gravura –, e a formação dos espaços autônomos, o Atelier do Porto e o Aparelho, instâncias sociais que, hoje, respondem pela produção e a inserção da gravura produzida em Belém no circuito de arte contemporâneo. O estudo averigua o papel dos espaços autônomos na conformação dos novos fluxos de produção da gravura na cidade e a efetividade da atuação dos coletivos como organizações sociais propositoras de novos campos de compartilhamento de experiências com a arte. Nesse percurso, uma nova geração de artistas com propostas identificadas com a gráfica apontam tendências que marcam o mapa da gravura produzida em Belém na atualidade. Diversos artistas são citados, porém cinco deles tiveram suas obras estudadas, são eles: Jocatos, Alexandre Sequeira, Elaine Arruda, Pablo Mufarrej e Ronaldo Moraes Rêgo. No último capítulo, encontram-se reunidos fotos e ensaios críticos sobre a gravura, escritos no período que compreende o seu restabelecimento em Belém, entre 2003 e 2016.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Este sim, veio para alegrar toda a gente : visualidades artísticas do cordão última hora do carnaval das águas, Cametá (PA)(Universidade Federal do Pará, 2019-09-12) D'OLIVEIRA, Renan Souza; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta dissertação é uma pesquisa que tem como objetivo analisar a visualidade e processo criativo das máscaras, do estandarte e das letras do barco do cordão Última Hora, e não menos importante, descrever o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual criado para esta dissertação com o material registrado em vídeo durante os anos de 2014 a 2019. No primeiro trajeto, conto uma breve história de Cametá e da Comunidade do TenTém, com a ajuda dos estudos de Raimundo Coelho (2012). Utilizo as pesquisas de Georg Simmel (2009) e João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre a paisagem e visualidade amazônica respectivamente para refletir a cerca da paisagem dos rios e afluentes do rio TenTém. No segundo trajeto, utilizo os estudos de Felipe Ferreira (2004) e Miguel Santa Brígida Junior (2006) para tratar sobre os conceitos e origens do carnaval, Eric Hobsbawm (2008) sobre tradição e Michel Maffesoli (1986) sobre o sentimento de coletividade da comunidade do TenTém. Seguindo no terceiro trajeto, utilizo os estudos de Richard Sennet (2013) sobre o papel de Vital 2 como Artífice, Martine Joly (2015) sobre análise da imagem artística, Fayga Ostrower (2016), e novamente João de Jesus Paes Loureiro (2015) sobre os barcos e suas letras decorativas. No quarto trajeto se inicia o memorial, no qual descrevo o processo criativo da tipografia Última Hora e do documentário audiovisual Cordão de Mascarados Última Hora do rio TenTém (PA).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma experiência política na Casa-museu: as trajetórias da política cultural empreendida no espaço cultural Casa das Onze Janelas em Belém-Pará (1998-2018)(Universidade Federal do Pará, 2018-08-31) SAMPAIO, Lívia Morbach Condurú Gurjão; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Criado em 1998 pelo Governo do Estado do Pará, O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é inaugurado ao grande público em dezembro de 2002, tornando-se importante museu público de arte contemporânea brasileira, sediado no norte do país, mais especificamente em Belém, Pará. Por meio do Decreto no. 1.568 de 17 de junho de 2016, assinado pelo então governador Simão Jatene (PSDB), o mesmo grupo político que o criou, defenestra museu de sua edificação histórica original, Casa das Onze Janelas, iniciando uma longa batalha entre a sociedade civil e o Governo do Estado. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, constituiu cartografia capaz de demonstrar uma experiência política da Casa-corpo enquanto Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, desde quando ainda ideia, em 1998, possibilitando o detalhamento do jogo de forças que compôs sua trajetória de resistência. Disputa de poder entre o Governo do Estado do Pará e o sistema das artes visuais paraense, pela permanência da Casa como museu de arte contemporânea brasileira, não apenas no que tange a desestabilização do objetivo estatal de transformá-la em uma das sedes do Polo Gastronômico da Amazônia; mas também naquilo que permitiu sua diversificada programação e ampliação de acervo, ao longo de grande parte da trajetória da Casa-museu, em muito alijada pela ausência de política cultural estadual que alimentasse suas múltiplas necessidades. Para tanto utilizou-se da metodologia esquizoanalítica, possibilitada pelo agenciamento de diversos intercessores, amparado em entrevistas semi-estruturadas realizada com nove atores do sistema das artes visuais, diretamente ligados a trajetória do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas; a minha trajetória como produtora cultural; no exame de documentos oficiais; no levantamento de entrevistas efetuadas, pela mídia, com Paulo Chaves Fernandes e revisão bibliográfica. Ao experenciarmos esta cartografia restou evidente que a política cultural empreendida pelo PSDB desde 1995, para grande parte das linguagens artísticas que dão corpo ao capital cultural paraense, ao invés de contribuir para o equilíbrio socioeconômico das comunidades que compõe o Estado, acentuam desigualdades. Aparelho de Estado interessado apenas em manter fixo seus pactos e alianças com o poder mercantil; e os interesses unilaterais daqueles que nos governam.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Financiamento Coletivo Audiovisual Universitário : Uma reflexão a partir da realização do longa-metragem A Besta Pop(Universidade Federal do Pará, 2021-09-29) FERNANDES, Suelen Cristina Nino; STOCO, Sávio Luís; http://lattes.cnpq.br/3206903170798612A dissertação analisa o uso do financiamento coletivo pelos universitários de cinema, audiovisual e áreas afins enquanto alternativa criativa de viabilização dos projetos, propondo uma reflexão a partir da experiência pessoal de realização do longa-metragem A Besta Pop (2018). Em um primeiro momento, apresento o processo de construção do filme desde a origem até suas diversas exibições, traçando um paralelo entre o modelo de produção do mercado e as adaptações realizadas no ambiente universitário do longa, utilizando como referencial teórico Aída Marques (2007), Chris Rodrigues (2007) e Jose Quesada (1996). Em seguida, traço um panorama das características do financiamento coletivo, enquanto braço financeiro das práticas de construções coletivas que acontecem no ambiente virtual, conhecido como crowdsourcing, valendo-me do escopo teórico de Vanessa Valiati (2012; 2013) e Scott Steinberg e Russel DeMaria (2012), dentre outros. Para tanto, analiso os mecanismos presentes na plataforma Catarse, apresentando o levantamento de dados dos projetos hospedados na plataforma que se identificaram como universitários, entre os anos de 2016 a 2018, com vistas a entender o perfil dos projetos e dos proponentes. Neste sentido, procuro compreender o movimento do financiamento coletivo no contexto da economia criativa, propondo uma leitura da criatividade na atuação do produtor audiovisual, embasando-me em John Howkins (2007), Richard Flórida (2012), Mariana Madeira (2014), entre outros, como referências para refletir sobre os desafios impostos por questões sociais, econômicas e políticas da atividade audiovisual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fluviografias cênicas: memórias e presenças de um corpo em travessias.(Universidade Federal do Pará, 2021-01-20) FONSECA, Roseany Karimme Silva; ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/0024366223698692O presente trabalho propõe a elaboração poético-cênica de um corpo situado no entre, este compreendido enquanto intersecção: entre a cidade de Belém e o interior marajoara, entre a narrativa e a cena, entre a palavra e a ação, entre a memória e a presença. O entre, aqui, se dispõe como meio de compreender a história de uma pesquisadora em seus processos de travessias físicas, escritas, registradas e recontadas. Autores amazônidas como Eidorfe Moreira e Joao de Jesus Paes Loureiro sustentam a ambientação desta pesquisa, guiando reflexões para uma travessia pessoal; há a busca de uma poética do espaço, como propõe Gaston Bachelard (1993). Além disso, a pesquisa dialoga com o conceito de “Dramaturgia Pessoal”, definida por Wladilene Lima (2004) e as chamadas Escritas de Si. Diante deste contexto, as seguintes questões emergem: 1) o corpo, enquanto organismo, pode constituir-se em uma paisagem – abordada neste trabalho à luz da geografia humanista? 2) este corpo pode expressar-se cenicamente, em consonância com um ambiente, no qual vive sua própria travessia por meio de escritos, viagens e memórias? 3) quais as relações entre o corpo, o texto e outros elementos de cena no processo de encenação? A partir destas interrogações, objetiva-se compreender a condição atingida pelo corpo da atuante, quando ele atravessa e é atravessado enquanto sujeito/objeto de uma poética desenvolvida em cena. Quanto aos processos de elaboração e seus desdobramentos, esta pesquisa se entende como uma imersão fluviográfica, haja vista considerar paisagens, margens e fluxos expressos dos rios e nos rios cursados. Enquanto dispositivo da prática, busca-se a linguagem corporal, os estados possíveis de composição cênica de um corpo extracotidiano e da “Corpografia” destacada por Juliano Jacopini (2016). Como procedimento metodológico, as fluviografias acompanham a ideia de pesquisa em arte proposta por Sônia Rangel (2009), adequada à linha de pesquisa de Poéticas e Processos de Atuação em Artes. Logo, a metodologia dar-se-á imersa na prática de criação cênica. Criar, atravessar e mergulhar configuram-se como os verbos de ação para o ato cênico, trabalhando um estado cênico como realidade inscrita e presentificada em um corpo/ espaço de identificações da atuante, resultantes de suas travessias.
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